EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Desmontando o painel de instrumentos

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 4]

#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos do clube,

Segue um pequeno tutorial de como retirar o painel de instrumentos do carro para que no futuro voce possa trocar os led's (não se usa mais lampadas hehehehe) queimados ou mesmo pra dar uma limpeza nele:

Primeiro passo: puxar essa moldura que fica por cima do painel, precisa apenas puxar pois ela é só encaixada:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte1painel

Aqui umas fotos da moldura já fora do seu lugar original:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte2painel

Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte3painel

O segundo passo é soltar esses 2 parafusos que prendem o painel, vc vai usar uma chave de boca "numero 7"
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte4painel

O terceiro passo é desconectar o chicote que comanda o painel, ele é esse marcado com a seta:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte5painel

Agora é só retirar o painel de instrumentos do carro:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte6painel

Essa proteção plastica transparente que impede vc de tocar nos ponteiros também é apenas encaixada no painel, com as mãos voce vai soltar umas 5 ou 6 travas plasticas pra ter acesso aos instrumentos como na foto abaixo:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Parte7painel

Agora é só puxar com muito cuidado os dois ponteiros do painel (puxar pelo meio na parte preta) que essa capa preta plastica sai inteira e dae por baixo dela voce terá acesso a todos os led's que acendem no painel (os de iluminação e os de sinais de freio,luz alta, setas, etc ...)

Como eu não tinha nenhum led queimado no painel pra trocar, nem tirei mais fotos mas acredito que agora já vai ajudar o pessoal que precisar mexer nele.


Abraço


#21
 Alancleyton

Alancleyton
Membro Jr
Membro Jr
Seguindo os passos do inicio do tópico. Tem como dar alguma coisa errada? Tipo se tirar os pinos de forma errada? Desrregular alguma coisa? Gostaria de dar uma olhada como é o painel por dentro (Alguem teria uma foto?), pra ver se tenho coragem de mudar os leds. Mas fico com um pé atrás.. Uma vez desmontei o painel de uma moto que eu tinha.. e o mesmo ficou louco.. nunca mais funcionou. Preju de R$200,00. Sad


Agradeço desde já.

#22
 Pablo Machado

avatar
Iniciante
Iniciante
Gostaria de uma ajuda de todos os amigos que entendem mais do assunto. A minha Ecosport 4wd 08 possui Airbag e de um tempo para cá, o led do Airbag fica acesso direto. Levei na autorizada e eles dizem que teriam que trocar tipo uma mola, ou algo assim e cobram uma fortuna!! Segundo a autorizada, independente do led ficar acesso, não interfere no funcionamento do Airbag. Será que se eu desmontar o painel de instrumentos, como no passo a passo e tirar o led do Airbag, pode causar algum problema no funcionamento do mesmo? Alguém já fez algum teste assim em carros com Airbag?
Obrigado pela ajuda.

#23
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Pablo,

Se o led acendeu é porque aconteceu alguma coisa de errado, mesmo que seja uma coisa simples.

Por exemplo: alguem instalou som no seu carro e pra passar a fiação pelo painel o instalador desligou o chicote do airbag, dae durante
a instalação o instalador ligou a chave pra testar o radio e como o chicote do airbag estava solto a luz acendeu no painel indicando
erro, o problema é que ela não vai apagar de novo se não passar no scanner pra deletar o codigo de falha no sistema.,

Precisa verificar o que aconteceu que fez a luz acender.

#24
 Pablo Machado

avatar
Iniciante
Iniciante
Então Marcos,

Meu pai levou o carro na autorizada e eles disseram que o problema é uma mola que faz o contato com o led do Airbag e cobram mais de R$ 600,00 para trocar. Isso não afeta o funcionamento do Airbag.
Por isso que eu queria saber se tem como desativar esse led, porque o mesmo fica ligado direto e "irrita"... hehehe
Obrigado pela ajuda.

#25
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
pede pra passarem o scanner e dae a luz vai apagar, isso é coisa de 10 minutos

#26
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Olá leonardo,

os leds que servem pra iluminar o painel e pra acender os simbolos de freio, luz alta, seta, etc ... são
quase iguais esses leds SMD de celular de alto brilho, segue uma foto que achei na net:

Desmontando o painel de instrumentos - Página 2 Led_smd3528_branco2

Sobre as informações do computador de bordo, eu tbm gostaria de ter isso mas não é possivel simplesmente
pq não tem onde visualizar as informações no painel.


abraço


Ola Marcos! esse led debaixo, vc tem ideia de onde encontro esses leds na cor vermelha?

#27
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
voce acha esses leds em loja de eletronicos ou lojas que consertam celulares

#28
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante
tem como por fotos mostrando aonde fica cada micro led no painel? ai ficaria mais facil de eu identificar para trocar... e alem dos micro leds oq mais q eu tenho que trocar, pois sou do rio essa loja q vc falou é de sampa.

parabens pelo seu painel

#29
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
felipe paranhos escreveu:tem como por fotos mostrando aonde fica cada micro led no painel? ai ficaria mais facil de eu identificar para trocar... e alem dos micro leds oq mais q eu tenho que trocar, pois sou do rio essa loja q vc falou é de sampa.

parabens pelo seu painel

eu teria que desmontar o painel pra poder tirar as fotos, os micro leds ficam visiveis se retirar os ponteiros e essa capa preta
onde estão impressos o velocimetro e o conta-giros.
alem deles, tem um led atras de cada simbolo que acende no painel como led da luz de freio, led da bateria, led do farol alto aceso,
led do pisca direito, led do pisca esquerdo etc ...

#30
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante
marcos a minha duvida é pq eu gostaria de mudar a cor da luz do painel, gostaria de tirar esse verde_sono. gostaria de por parecido com o jarajara só que aqui no rio de janeiro não tem nenhuma loja q faça esse serviço e como eu tenho uma noção de eletronica, só não sei se tem que mudar mais alguma coisa alem dos micro leds e aonde achar (qual site).

#31
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Preguntinha basica. Quando desliga a alimentacao nao tem o perigo de zerar o hodometro?
E tirar o ponteiro como colocar ele na posicao original???? heim,heim?

#32
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:Preguntinha basica. Quando desliga a alimentacao nao tem o perigo de zerar o hodometro?
E tirar o ponteiro como colocar ele na posicao original???? heim,heim?


amigo eu sei que o painel tem memoria propria q mesmo vc desligando e religando só ano q vem ele vai voltar as mesmas configurações a duvida é como tirar o ponteiro

#33
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Na verdade a memoria está no modulo de injeção que fica localizado abaixo do porta-luvas, se voce tiver que comprar um novo painel
de instrumentos vai ter que levar numa concessionaria pra programa-lo pra consequentemente receber as informações que estavam no
painel antigo como hodometro total e parcial.

#34
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante
Marcos vc não consegue tirar fotos dos leds do painel não? acho q os leds originais são brancos e o painel q é verde, vc sabe se os ponteiro jarajara foi pintado de vermelho?

abc

#35
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Felipe, é bem complicado por que tem que desmontar o painel inteiro só pra tirar as fotos.
Se eu conseguir reservar umas 2 horas livres no fim de semana eu tiro as fotos.

#36
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante

o problema maior é justamente q independente da cor da lampada o proprio painel é verde. tanto q a lampada q ilumina o contagiro e o velocimentro é da cor laranja.

tem q conseguir alguem q faça essa "imagem" do painel personalizada ...

#37
 felipe paranhos

avatar
Iniciante
Iniciante
consegui trocar e ficou parecido com o do jarajara, muito show.... e gastei só 30 reais de material e um pouco de neuronios queimados rsrs. falta só trocar as lampadas do botão do farol de milha e as outras....

mais tarde eu posto algumas fotos....

#38
 Alancleyton

Alancleyton
Membro Jr
Membro Jr
Opa Felipe..

faz o favor de postar as fotos aew parceiro, e um passo-a-passo de como fazer, ajudaria muita gente.

Quais as dificuldades encontradas.. a especificação dos leds.. como tirar o ponteiro sem estragar..

Tô louco pra mudar o meu pra um Vermelho bem forte.. será que dá certo?

Agradeço desde já!

#39
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Alancleyton escreveu:Opa Felipe..

faz o favor de postar as fotos aew parceiro, e um passo-a-passo de como fazer, ajudaria muita gente.

Quais as dificuldades encontradas.. a especificação dos leds.. como tirar o ponteiro sem estragar..

Tô louco pra mudar o meu pra um Vermelho bem forte.. será que dá certo?

Agradeço desde já!

Padrão VW detected ...

#40
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Na eco 2009 alguem sabe informar o que faz com que os numeros fiquem na cor verde? Pois a 2011 tem cor branca que achei da hora, apesar de nao ter gostado do grafismo da nova. Entao eu queria o grafismo da 2009 e letras na cor branca.
Eu acho que as lampadas sao incandescentes mesmo e algum tipo de filme verde para dar a cor, pois o ponteiro tem um vermelho lindo. So nao gostei do vermelho que indica gasolina no fim e temperatura maxima, pois ficou um vermelho meio morto.

#41
 deepbluemx3

deepbluemx3
Membro Jr
Membro Jr
Muito bom esse Tuto, vou tirar o verde-sono-ford assim que puder trocando os leds pelos SMD azuis! Very Happy

#42
 carvalho a+

avatar
Iniciante
Iniciante
felipe paranhos escreveu:consegui trocar e ficou parecido com o do jarajara, muito show.... e gastei só 30 reais de material e um pouco de neuronios queimados rsrs. falta só trocar as lampadas do botão do farol de milha e as outras....

mais tarde eu posto algumas fotos....


Felipe,

Vc postou as fotos? E o tutorial, conseguiu preparar pra gente?
Abç,

#43
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
caramba ! o post começou explicando como tirar o painel fora e agora a galera ja ta com um monte de ideias diferentes.
tambem to curioso pra ver as fotos do amigo que mudou a cor do painel, aquele verde original da sono mesmo hehehe

aguardamos as fotos.

#44
 Alancleyton

Alancleyton
Membro Jr
Membro Jr
Também estou no aguardo das fotos.. já troquei as luzes dos botões dos vidros e farol milha e desembaçador. Falta só o painel e o ar. ^^

#45
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
então voce pode começar postando as suas fotos hehehehe

#46
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 4]

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos