Só um "causo" desses pra vcs aprenderem:
Meu pai, formado em mecânica no CEFET-RJ, e nosso antigo Logus 1.8 a álcool...
O carro tinha cerca de 90000km rodados e provavelmente só tinha visto troca de filtro de óleo nas últimas revisões de fábrica ainda com o primeiro dono. Os mais de 70000km seguintes, nada! Eu cantei a pedra mais de uma vez que precisava trocar. Ele, na sua soberba, dizia que era modinha e história pra vender filtro.
Certa vez, com uma ex-namorada na serra grajaú-jacarepaguá (cariocas conhecem), a luz de óleo acenteu. Ficou intermitente, mas acendeu.
De pronto cantei que era o filtro. O "espertão" do meu pai, dizendo que era a cebolinha...
Ignorou solenemente e resolveu ir pro interior de Minas com a minha madrasta, irmã e mais 2 passageiros e mala cheia. Nem mal pegou a estrada e a luz acendeu. Cagou e andou, foi e voltou. Chegou em casa e o motor parecia uma máquina de costura. Levou no mecânico e qual o diagnóstico?
FILTRO DE ÓLEO 100% ENTUPIDO. Trocou o filtro e o óleo e voltou ao "normal". O motor quase morreu, começou a fumar e tivemos que passar a usar óleo de alta quilometragem (bem mais grosso).
Daí foi começar a planejar a venda do carro.
Tanta dor de cabeça por causa de 15 a 20 reais por troca de óleo... quem paga qse 200 reais numa troca de óleo 1 ou 2x por ano não deveria ficar chorando miséria por causa de um filtro de 10% do valor do serviço e que pode salvar seu carro.
Pergunta se ele não se pela de medo disso hoje em dia.
Via de regra troco o filtro do Tigra TODA troca de óleo e foi a primeira coisa que fiz qnd peguei a eco (troca de óleo E filtro).
Acreditem, 20 reais saem bem mais em conta que uma retífica de motor.
[]s