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vela quebrada apos uso extremo na rodovia

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#1
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
ol'a pessoal, ontem eu estava na rodovia e como sempre ando sempre em velocidade alta (antes que me cruxifiquem sei dos perigos e da imprudencia). O fato é que sempre estico a 4 marcha ate os 6000 a 6200rpm e muitas vezes seguro nessa rotacao por vários km, pois a quinta é over e o carro nao desenvolve.
Apos um boa esticada pra podar uma tres carretas, senti que o carro perdeu potencia e fui levando ate a cidade mais proxima.
chegando la ao reduzir na lombada na entrada da cidade, senti o motor bater... ja pensei no pior das hípóteses, o motor rajou.

em nenhum momento acendeu luz de oleo , temperatura normal. Abri o capo, agua no nivel normal, puxei a vareta de oleo, oleo limpo recem trocado. Fui conferir os cabos de vela, e a do primeiro cilindro estava torrado, puxei ele e dentro estava tudo preto; ai pensei, fudeu... furo o pistao.

acionei o seguro, guichado ate onde moro... la no meu mecanico de confianca fomos checar a vela, estava frouxa e quando retirada estava com o eletroudo quebrado, nao era derretido, era quebrado mesmo.

bom, pelo menos o eletroudo quebrado deve ter saido pelo escape sem maiores problemas. (ja tive o desprazer de ter um eletroudo quebrado no meu gol de arrancada por excesso de pressao do turbo; 3,14kg de pressao hehehehe, deu falta de combustivel e ae fudeu com cabecote, turbina e risco o pistao.)

bom, ate agora eu e meu mecanico estamos sem entender como essa vela afroxou, deixando escapar a centelha e queimando o cabo e ainda quebrado o eletroudo.


fica ae o relato.

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Bom, o fato de vc acelerar ate 6000rpm não compromete as velas ...
O teu carro é de que ano ? pra quebrar o eletrodo as velas devem ter rodado mais de 50mil km rsss

Talvez a folga do eletrodo tava muito pequena e esquentou demais e quebrou ?


abraço

#3
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Bom ... a propria vibracao aliada com uma vela mau apertada podem ter feito esse servico !

Certamente o problema nao foi por vc dar pau no carro .... pq ja estou na minha segunda eco ... a primeira rodei 115 mil km e vendi um reloginho ...a atual ja tem 58mil e tb esta perfeita !

Uso o carro diariamente e pego estrada obrigatoriamente 2 sabados por mes ... muita serra e sempreeeeeee levando o motor ao maximo pq o 1.6 da eco eh bom , mais para ficar exelente soh tirando o sangue dele !

Na outra Eco , isso quando ela ja tinha acredito que uns 100 mil km peguei a Rio Mage de madrugada ... foi mais de 30 minutos dando final tirando o peh toda hora para o carro nao corta ... lembro que parei logo depois em um posto para tirar aquela agua do joelho e a Eco estalava TODA , parecia que ira quebrar e 1000 pedacos ... porem pegou de 1º e foi embora sem reclamar !

acredito q seu problema foi mah sorte mesmo!

Ahh ... seu eletrodo nao foi embora nao ... certamente esta preso em seu catalizador ! rs

#4
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
sorte que o resto do eletrodo passou pra fora do cilindro senao ja era. Poderia ter riscado cilindro, amassado parte do pistao, etc...
Mas acho que ele nao saiu pelo escapamento, pois no meio do caminho tem o catalizador que com certeza nao tem espaço para passar qualquer coisa.

#5
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