EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Agua da refrigeração do motor indo para o esguicho do limpador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Ola galera !!

Tenho uma Eco a muito pouco tempo ..Demorou  mais peguei uma .

Bem ..acontece o seguinte. Esta semana  ao tentar usar o esguicho do limpador de´para-brisa, vi que o mesmo não tinha água . O que fiz , fui encher o reservatório e o mesmo ( lado esquerdo ) estava cheio por completo. E para minha surpresa o reservatório de resfriamento do motor ( lado direito ) estava vazio . Fiz o seguinte enchi o mesmo e o esguicho do limpador  voltou a funcionar. Também observei que a água sai morna do esguicho , enquanto o reservatorio do limpador não baixa nada da quantidade de agua .
Pelo que percebi a agua que esta sendo usada para limpeza do para-brisa, é do reservatório errado !!  Alguem já teve esse tipo de problema ?

Como disse essa é minha primeira Eco

#2
 Pé na Cova

avatar
Iniciante
Iniciante
Oi Raul...não sei se o Duratec mudam as posições no motor. Porém na 1.6 vc olhando o cofre do motor de frente, o reservatório do lado esquerdo é o do liquido de arrefecimento, e o do canto direito é o de esguicho do parabrisa!

Se a água sair morna é normal, devido a temperatura do cofre do motor acaba esquentando o reservatório também.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Raul, acredito que o colega Pé na cova está certo: olhando o cofre do motor de frente (é o padrão quando se trata do motor), o reservatório do lado esquerdo é o do liquido de arrefecimento, e o do canto direito é o de esguicho do parabrisa!

O meu Duratec 2.0 é de 2009, mas acredito que esta característica não muda. A temperatura também foi explicada pelo colega.

Então, não se assuste. Isso é normal. E ainda bem que os esguichos funcionaram perfeitamente. Pode acontecer, caso eles passem muito tempo sem uso e especialmente sem água no reservatório, que se formem crostas que acabam entupindo a canalização da água.   

E caso o reservatório de arrefecimento estivesse vazio, você já teria notado bem antes: o motor iria literalmente ferver!

Talvez você tenha se enganado porque em outro carro que possuiu as posições eram inversas!

Grande abraço.

#4
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Pé na Cova escreveu:Oi Raul...não sei se o Duratec mudam as posições no motor. Porém na 1.6 vc olhando o cofre do motor de frente, o reservatório do lado esquerdo é o do liquido de arrefecimento, e o do canto direito é o de esguicho do parabrisa!

Se a água sair morna é normal, devido a temperatura do cofre do motor acaba esquentando o reservatório também.
Concordo com vcs ... Porem me desculpem , eu estava vendo a posição dos reservatórios de dentro do carro . Olhando de frente para o motor o reservatório de arrefecimento fica realmente do lado esquerdo e o do limpador do lado direito.
acabei de fazer um teste . Porem o teste não foi conclusivo .. motivos abaixo.
01 - Reservatorio de arrefecimento quase vazio ..o motor esta frio .
1.1 -Tentei usar o limpador e não tenha água esguicho não funcionou )
1.2 - Completei o arrefecimento, liguei o carro e o esguicho funcionou.

Obs : Será que o esguicho só funciona com o carro ligado ???.. E por coencidencia toda vez que fiz o teste o motor estava frio e com isso o reservatório de arrefecimento estava com o nível muito baixo.


#5
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Pé na Cova escreveu:Oi Raul...não sei se o Duratec mudam as posições no motor. Porém na 1.6 vc olhando o cofre do motor de frente, o reservatório do lado esquerdo é o do liquido de arrefecimento, e o do canto direito é o de esguicho do parabrisa!

Se a água sair morna é normal, devido a temperatura do cofre do motor acaba esquentando o reservatório também.
Concordo com vcs ... Porem me desculpem , eu estava vendo a posição dos reservatórios de dentro do carro . Olhando de frente para o motor o reservatório de arrefecimento fica realmente do lado esquerdo e o do limpador do lado direito.
acabei de fazer um teste . Porem o teste não foi conclusivo .. motivos abaixo.
01 - Reservatorio de arrefecimento quase vazio ..o motor esta frio .
1.1 -Tentei usar o limpador e não tenha água esguicho não funcionou )
1.2 - Completei o arrefecimento, liguei o carro e o esguicho funcionou.

Obs : Será que o esguicho só funciona com o carro ligado ???.. E por coencidencia toda vez que fiz o teste o motor estava frio e com isso o reservatório de arrefecimento estava com o nível muito baixo.

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Raul, o que vc relata é impossível, o sistema de arrefecimento trabalha sobre pressão e nesse caso o esguicho ficaria atuando todo o tempo que o motor estivesse funcionando e sim o esguicho só funciona com a chave acionada

Procure vazamento no seu sistema de arrefecimento, existem alguns tópicos com dicas tipo reservatório com rachadura e outras

#7
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Em 99% dos carros que conheço a bomba do esguicho tem bomba elétrica e é ligada no positivo pós-chave.
Então a chave tem q estar, pelo menos, na posição I pra poder funcionar.
Mas o motor em si não precisa estar ligado.

[]s

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ok, Raul. Realmente há uma certa confusão quando se trata de relatar itens à esquerda/direita do veículo. Mas, até onde sei, o padrão para o compartimento do motor é aquele que citei, e para outros itens se usa a posição em que o motorista dirige (então realmente se invertem as posições neste caso).

Quanto ao funcionamento do esguicho, o Zanetti já esclareceu: só com a chave pelo menos na posição II. A questão do reservatório de arrefecimento vazio é outra questão delicada, como frisou Zanetti.

Muitos Ecos têm problemas neste reservatório. Eventualmente ele trinca ou a tampa não funciona adequadamente. Tem que verificar isso.

Abs

#9
 Pé na Cova

avatar
Iniciante
Iniciante
Veja se não existe rachadura no próprio reservatório, eu já troquei o da minha Eco na época com 50.000km (hoje está em 70.000).
O reservatório é barato, lembro que não passou de 200,00 já com liquido do arrefecimento novo e sistema inteiro limpo!

Não vacile com isso, se vc deixar o motor ferver o prejuízo poderá ser muitoooooooo maior!

#10
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Em 99% das vezes que o esguicho nao funciona, é por culpa da mangueira que leva agua até o parabrisas, as vezes ele escapa do reservatorio e as vezes
ela amassa ou entorta e não deixa a agua passar. Em apenas 1% é culpa do motor eletrico que para de funcionar.

#11
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Fala Amigos !!!!

Nem vou mais procurar uma resposta para esse caso sobre natural !!!

Pessoal .. Acabei de fazer o teste :
Carro Frio + arrefecimento Baixo = Esguicho não funcionou ( Ele até esguichou ...Só 2 vezes e parou, fiz o teste com o carro ligado )

Mais quero deixar claro que na semana passada como choveu aqui no Rio , Eu usei normalmente o esguicho enquanto estava com o carro em movimento

TESTE:
Fiz primeiro com a peleta levantada para não aranhar o vidro , como não funcionou abaixei a paleta Tentei e como sempre nada !!! No affraid 

Mais pensando bem ..Realmente o que vcs falam tem razão , pois a água do esguicho não sai com aquela cor de Ferrugem ( Calma .. Eu vou limpar o sistema de arrefecimento para me livrar dessa agua com essa cor , é que ainda não tive tempo )

#12
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos