EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

pneu esta certo ou errado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Tmourax

avatar
Membro
Membro
Ja estou no quarto jogo de pneus sempre pirelli atr, percebi a algum tempo que o carro ecosport e muito facil de aguaplana nao sou o unico que reclama disso .... começei a observar que os pneus sao colocados (mesmo de fabrica porq onde passo que tem ecosport eu paro e olho).. virados as duas rodas de um dos lados os desenhos ate mesmo o escorpiao fica virado pra frente e o outro lado fica pra traz..... ate hoje nao teve alquem q me explicasse se atrapalha ou nao, sei q sempre ele escapa na agua por mesmo lado....

#2
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Sobre a aquaplanagem, eu tive esse problema algumas vezes com um pneu velho que estava usando... Ele estava comido por dentro, a cambagem estava errada e detonou o pneu. Depois que troquei e arrumei não tive mais problemas. Por outro lado, a Eco tem bastante torque e é comum cantar pneu, com água fica pior ainda. Nas frenagens eu já não sei dizer se a situação é a mesma!

Abs

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Tmourax.

É verdade. O eco, assim como qualquer carro que tenha pneus mais largos, tem um risco maior de aquaplanar.

Se a isso você somar pneus desgastados e com falhas na geometria, como o colega Simioni citou, aí as chances aumentam. 

Por isso eu procuro trocar os pneus antes de chegar ao TWI. Quando estão com uns 3 mm de sulco eu já troco. Assim como você, já troquei 4 jogos de pneus (mas em quatro carros diferentes, rsrsrsrs).     

Um outro agravante são os pneus Scorpion ATR. Eu gosto e só uso deles, mas reconheço que também são um agravante para a aquaplanagem, pois seu desenho privilegia o uso em terra, não em asfalto. Tudo bem que ele tem uma boa resistência à aquaplanagem, mas se você quiser garantias mesmo use pneus assimétricos. Estes sim são desenvolvidos para proporcionar uma excelente dispersão de água...   

Viajo toda semana por um trecho que alaga por qualquer chuvinha, daí já sei: ao me aproximar diminuo a velocidade e tento ficar distante dos demais veículos, pois sei que momentaneamente vou perder o controle da direção. É algo muito rápido, mas perigoso. E olha que quando chove eu só uso o 4WD. E bloqueio a tração quando a chuva está intensa ou me aproximo de áreas sabidamente alagadas.

Ou seja, o segredo é sempre diminuir a velocidade. Aliás, na chuva a velocidade recomendada nunca passa de 80 km/h. Às vezes 60 ou 40 km/h, em curvas. Nós é que costumamos abusar da velocidade mesmo...

Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo:

https://www.youtube.com/watch?v=IrBIIm-ZLKM

http://claudia.abril.com.br/materia/o-que-fazer-em-caso-de-aquaplanagem/?p=/especiais/mulheres-ao-volante

http://carplace.virgula.uol.com.br/aquaplanagem-saiba-como-enfrentar-as-chuvas-de-verao-sem-riscos/

Quanto ao lance do escorpião, não se preocupe. Os pneus Scorpion ATR são totalmente simétricos - tanto faz serem colocados de um jeito ou de outro. A única diferença é que, nos pneus que tem marca branca nos nomes, ela só aparece de um lado (para quem não quiser usar a marca, é só virar o pneu).

O fato do escorpião ficar virado é pelo sentido de rotação dos pneus. Pelo mesmo motivo as porcas das rodas são giradas de um jeito de um lado e do contrário no outro...

Mas você é detalhista mesmo, Tmourax. Garanto que 99% dos usuários jamais repararam neste detalhe...

Grande abraço...



Última edição por Josimar Medeiros em Qui Out 03, 2013 7:11 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Tmourax

avatar
Membro
Membro
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Tmourax.

É verdade. O eco, assim como qualquer carro que tenha pneus mais largos, tem um risco maior de aquaplanar.

Se a isso você somar pneus desgastados e com falhas na geometria, como o colega Simioni citou, aí as chances aumentam. 

Por isso eu procuro trocar os pneus antes de chegar ao TWI. Quando estão com uns 3 mm de sulco eu já troco. Assim como você, já troquei 4 jogos de pneus (mas em quatro carros diferentes, rsrsrsrs).     

Um outro agravante são os pneus Scorpion ATR. Eu gosto e só uso deles, mas reconheço que também são um agravante para a aquaplanagem, pois seu desenho privilegia o uso em terra, não em asfalto. Tudo bem que ele tem uma boa resistência à aquaplanagem, mas se você quiser garantias mesmo use pneus assimétricos. Estes sim são desenvolvidos para proporcionar uma excelente dispersão de água...   

Viajo toda semana por um trecho que alaga por qualquer chuvinha, daí já sei: ao me aproximar diminuo a velocidade e tento ficar distante dos demais veículos, pois sei que momentaneamente vou perder o controle da direção. É algo muito rápido, mas perigoso. E olha que quando chove eu só uso o 4WD. E bloqueio a tração quando a chuva está intensa ou me aproximo de áreas sabidamente alagadas.

Ou seja, o segredo é sempre diminuir a velocidade. Aliás, na chuva a velocidade recomendada nunca passa de 80 km/h. Às vezes 60 ou 40 km/h, em curvas. Nós é que costumamos abusar da velocidade mesmo...

Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo:

https://www.youtube.com/watch?v=IrBIIm-ZLKM

http://claudia.abril.com.br/materia/o-que-fazer-em-caso-de-aquaplanagem/?p=/especiais/mulheres-ao-volante

http://carplace.virgula.uol.com.br/aquaplanagem-saiba-como-enfrentar-as-chuvas-de-verao-sem-riscos/

Quanto ao lance do escorpião, não se preocupe. Os pneus Scorpion ATR são totalmente simétricos - tanto faz serem colocados de um jeito ou de outro. A única diferença é que, nos pneus que tem marca branca nos nomes, ela só aparece de um lado (para quem não quiser usar a marca, é só virar o pneu).

O fato do escorpião ficar virado é pelo sentido de rotação dos pneus. Pelo mesmo motivo as porcas das rodas são giradas de um jeito de um lado e do contrário no outro...

Mas você é detalhista mesmo, Tmourax. Garanto que 99% dos usuários jamais repararam neste detalhe...

Grande abraço...

estava olhando as marcas do pneu na lama e tem diferença nao acho oq vc falou sobre (O fato do escorpião ficar virado é pelo sentido de rotação dos pneus. Pelo mesmo motivo as porcas das rodas são giradas de um jeito de um lado e do contrário no outro) esteja totalmente certo............ se fasem marcas diferente tabem a esperçao de agua sera diferente ocasionando uma resistencia maior ou menor de um dos lados por isso q sempre em aguaplanagem ele puxa pro mesmo lado......

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom, eu tentei ajudar, rsrsrsrs. Mas parece que a dúvida vai continuar. Vamos ver se alguém tem uma ideia melhor....

Sobre as marcas serem ao contrário eu não sei dizer. Mas acho que você está certo. Como os pneus são invertidos devido ao lado do carro, isso deve acontecer mesmo.

Mas, neste caso, eu arriscaria dizer que isso acontece em todo e qualquer carro, e não apenas no Eco. E os motivos para a maior facilidade para a aquaplanagem eu descrevi acima.

Mas quanto ao fato de puxar sempre para o mesmo lado durante a aquaplanagem , não nego que pode ser pela dispersão da água, mas creio que outros fatores também devem ser considerados:

Like a Star @ heaven O correto alinhamento (melhor: toda a geometria) do veículo;

Like a Star @ heaven A direção do veículo no momento do evento (será que estava 100% em linha reta?);

Like a Star @ heaven O fato das estradas serem projetadas com um desvio na angulação (elas não são niveladas), tanto para contribuir com o escoamento da água quanto para ajudar a diminuir a força inercial centrífuga, especialmente nas curvas; 

Like a Star @ heaven Raramente você conseguirá manter o veículo em linha reta se soltar o volante (apenas durante alguns seg.) em uma estrada. O carro sempre tenderá a "puxar" mais para um lado (geralmente para a direita).

Cool

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos