EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TROCA ECO 1.6 PELA 2.0 AUTO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
OLÁ TURMA.

A nova Ecospost é fantastica, muito bonita e robusta. mesmo a versão mais simples dá 10 x 0 em muitos utilitarios espotivos.

Mas, gosto não se discute, Ainda prefiro a versão antiga. Acho ela completa para meu uso.

Tenho uma Ecosport 2012/2012 (versão antiga) 1.6 8v manual. Estou pensando vender ou trocar pela mesma Eco mas, 2.0 automatico também 2012/2012. Ainda existe algumas unidades a venda nas concessionárias da Ford ou em lojas do ramo. (prefiro na concessionária).

já observei em alguns tópicos aqui no forum que a galera prefere o cambio auto + o motor 2.0. apesar de que o 1.6 não fica muito para traz.
Neste caso, praticamente não irei desembolsar muito para fazer a troca aqui em Salvador. Já fiz algumas pesquisas e não irei gastar muito.

Gostaria de opniões dos amigos se esta minha escolha da troca é boa ou não.
Valeu.Cool 

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se a diferença $$$ não for grande, vai ser como trocar água por vinho. Apesar de nunca ter possuído a versão automática, já dirigi carros automáticos/automatizados e a diferença á grande.

Todos meus amigos que tem ECo A/T falam muito bem do veículo, além de ser uma unanimidade entre os colegas do fórum.

Só não comprei a eco A/T porque preferi o 4WD, já que esta versão não tem câmbio automatizado, e eu queria a experiência da tração 4x4.  

Além de tudo, a motorização 2.0 vai lhe fornecer uma potência muito superior à que você está acostumado com o 1.6. É quase 50% a mais de potência...

Então, não pense muito e boa sorte...

#3
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Olá Anru,

Tenho uma 2008 AT 2.0 16V e curto muito o carro. Como o Josimar disse, a diferença na potência é notável! Nunca tive problemas com o carro, porém é preciso dar uma atenção um pouco maior ao câmbio (trocar o óleo sempre que recomendado, acho que na 2012 nem precisa fazer a troca) e não vacilar com o motor, pois se você tiver algum defeito (superaquecimento ou algo do tipo) a manutenção fica mais cara.

O conforto é garantido, principalmente no trânsito. Outra coisa que você vai notar de diferente é a parte de freios. Muda um pouco o jeito de usar e a eficiência também, tudo isso por conta da transmissão.

Vai fundo, você vai curtir muito o carro!

Abraços

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Vai ser uma bela troca. Você ficará mais contente com o Duratec 2.0 16V.

Boa sorte

Abraços



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 Convidad

Anonymous
Convidado
Concordo com a opinião dos colegas, tenho uma Eco 2009 XLT Auto e estou bastante satisfeito, o cambio não é dos mais modernos, mas é muito suave nas trocas de marcha, apesar de ter apenas 4 marchas o cambio é bem escalonado, para uso urbano é perfeita, na estrada ou serra sinto que a 3° marcha fica com um pequeno buraco até a 4° marcha, isso se sente entre 90 a 110 km por hora, mas isso existe em praticamente qualquer automático 4 marchas, a exemplo do C4 que meu pai tem.
Solução nesse casos de subida de serra é desligar o over drive e subir em 3° marcha para poupar o cambio.
Com certeza compraria outra Eco automática.

Abraço

Daniel:D 

#6
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
A Fiat lançou o novo uno e continua a produção do antigo.
A Chevrolet lançou o corsa sedan e manteve a produção do classic
A propria Ford lançou o novo fiesta mas continua a produção do antigo.

Será que a Ford faz o antigo Ecosport sobre encomenda?

#7
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Eu tive um Eco Fsl 2007 1.6 e hoje tenho um XLT AUTO. O 2.0 é muito superior ao 1.6 e praticamente não há diferença em consumo, exceto se voce morar em uma cidade pequena ou de morros pois o consumo ai tende a ser elevado não passando de 4-4,5 no etanol.
Pergunte a qualquer um que tenha carro automatico se quer voltar para cambio manual e verá que a resposta em 90% dos casos é não.

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
luiz.henrique escreveu:Eu  tive um Eco Fsl 2007 1.6 e hoje tenho um XLT AUTO. O 2.0 é muito superior ao 1.6 e praticamente não há diferença em consumo, exceto se voce morar em uma cidade pequena ou de morros pois o consumo ai tende a ser elevado não passando de 4-4,5 no etanol.
Pergunte a qualquer um que tenha carro automatico se quer voltar para cambio manual e verá que a resposta em 90% dos casos é não.
ola Luiz Henrique.... nao entendi o que vc quiz dizer sobre morar numa cidade com morros.... entao nessas cidade o automatico 2.0 gasta mais que mecanico 1.6?   afinal motor 2.0 tem mais torque e em locais com morros nao teria que ser mais economico?
Ainda  + aquela propaganda que diz que cambio automatizado com 2 embreagens de 6 marchas seria mais economico que cambio mecanico.... apesar que nao eh o caso em questao.
Eu acho que neste quesito os automaticos teriam que tem um tipo de computador que calcula qtos km ta fazendo por litro e ver a melhor relacao de marcha para aquela situacao.... Mas o computador teria que calcular de segundo-em-segundos esta operacao.

#9
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Ola Kentakk,
O que eu quis dizer é basicamente que o Eco 2.0 auto possui bom consumo somente após deslanchar em ruas, avenidas ou estradas.
O acelera e para, acelera e para ou o acelerar sem aliviar o pé torna o motor muito gastador.
Por o automatico não ter tanta interferencia do freio motor, voce pisa até a velocidade necessarária e alivia o pé do acelerador e isso faz com que ele se torne mais economico.

#10
 Paulinho da Eco

Paulinho da Eco
Membro Jr
Membro Jr
Tenho praticamente 99,9% de certeza de que a ford não faz mais a Eco antiga.

E a troca em que vc está interessado é bem interessante.

#11
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
olá amigos, muito obrigado pelas respostas.
tenho mais duvidas com relação ao uso deste cambio automático e será que os colega conseguem responder?!

1 = com o carro parado e o cambio em D ou 1, ao acelerar, o carro resposte de imediato ou existe uma certa demora para coloca-lo em movimento?

2 = quando na posição D, devemos parar a eco para migrar para 1 e 2 em uma subida ou decida ou posso muda-la com a eco em movimento?

3 = para mudar de posição a alavanca, tenho que apertar aquele botão do lado?

4 = a 4° marcha só entra coma eco acima de 90km/h?

descupe-me pelas perguntas meio ridículas mas, isso porque sou totalmente analfabeto com relação a eco automática.

valeu.Cool

#12
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala anru!

Vamos lá.

1 - A aceleração é imediata, não tem nenhum tipo de atraso. Se você tirar o pé do freio com o carro em D ou 1 (até em 2 dá para sair) o mesmo já vai começar a andar (no plano) sozinho.

2 - Você pode mudar para 1, 2 e até N sem precisar parar. Essas opções são muito úteis quando você se depara com uma subida ou descida muito íngreme. É claro que se você estiver a 120 km/h e colocar em 1 o carro não vai reduzir imediatamente para a primeira marcha. Conforme a velocidade reduz o carro faz a redução até chegar na primeira marcha.

3 - Sim, para fazer as mudanças você pressiona o botão e depois muda a posição da seletora. Quando o carro estiver parado isso sempre será necessário, mas em algumas posições (com o carro em movimento) você não precisa apertar o botão, basta mexer na seletora. Eu troco sem apertar o botão quando passo de R para N e quando passo de 2 para D também...

4 - Até onde eu sei não, assim que você tira o pé do acelerador o carro faz a mudança para a marcha mais alta.

Espero ter ajudado, se pintar mais alguma dúvida é só falar!

Eu curto muito a minha Eco automática, o câmbio é bem legal, não tenho do que reclamar...

Abs

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ótimas explicações, Simioni. Bom para quem não tem experiência com AT, como eu...  

Mas vou pegar carona e tentar tirar uma dúvida:

SIMIONI escreveu:Fala anru!

4 - Até onde eu sei não, assim que você tira o pé do acelerador o carro faz a mudança para a marcha mais alta.  Abs
Tem que tirar o pé do acelerador para poder mudar para uma marcha mais alta??? Como assim? A marcha não muda durante a aceleração?

Valeu!

#14
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Josimar!

Tentei explicar da maneira mais simples possível Very Happy 

Então, na verdade é assim: conforme você acelera, o carro vai mudando de marcha sozinho. De vez em quando eu dou umas esticadas com o pé no fundo até 120 km/h (lol! ), sem tirar o pé. O câmbio faz tudo sozinho, é claro! Para dirigir um carro automático basta você pisar no acelerador.

Na verdade você não precisa tirar o pé, eu exagerei um pouco. Aliviando um pouco o pé, o câmbio joga para a próxima marcha, pois ele entende que você não precisa de tanta aceleração assim para manter a velocidade (redução de RPM) ou que você não precisa acelerar tão rápido assim. Isso tudo acontece para não "prender" o carro (altas RPMs em baixa velocidade) e para economizar combustível.

Quando você acelera "pouco" o carro vai mudando de marcha por volta de 3.000 RPMs, porém se você pisar fundo a primeira sobe até quase 6.000 affraid Por aí dá pra ver que o sistema é bem inteligente, sempre buscando a melhor configuração de acordo com as atitudes do usuário.

Quando a velocidade e as RPMs caem (em uma marcha mais alta) o câmbio faz a redução automaticamente. Se você precisar fazer uma ultrapassagem, basta apertar o acelerador mais fundo que o sistema reduz na hora, com o tempo você pega o ponto do acelerador. As vezes eu acabo usando o botão de O/D (overdrive) para desativar a quarta marcha, isso também proporciona uma redução instantânea.

Para mim só falta uma coisa no câmbio AT da Eco: redução de marchas conforme o freio é pressionado. Eu andei num Audi uma vez que fazia isso, conforme você pressiona o pedal do freio o câmbio faz uma redução automática para auxiliar a frenagem. Isso é ótimo, pois o carro para com muito mais facilidade e você economiza com pastilhas, discos e etc. De vez em quando eu acabo jogando a segunda marcha na seletora para ajudar a parar... Faz uma diferença brutal!

Acho que agora ficou melhor a explicação, hehehe. Qualquer coisa me fala!

Abs

#15
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Galera, estou quase realizando a troca. Para bater o martelo, só tenho mais uma duvida/; quando colocado a seletora em 2, o cambio fica comutando entre 1 e 2 ou fica fixo em 2?

valeu.Cool 

#16
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
1 e 2 são fixas como no carro manual

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
anru escreveu:Galera, estou quase realizando a troca.  Para bater o martelo, só tenho mais uma duvida/; quando colocado a seletora em 2, o cambio fica comutando entre 1 e 2 ou fica fixo em 2?

valeu.Cool 
Na verdade ele fica comutando entre 2 e 1 conforme a demanda.  Por exemplo o carro parado e ao arrancara sai em primeira e depois entra a segunda, mas nao passa disso. Serve como freio motor em ladeiras. Na verdade funciona como um bloqueio para nao entrar a terceira ouquarta marcha.....
Os cambios mais modernos sao adaptativos, que me caso de descida em ladeiras ele acaba por reduzir uma marcha para ter freio-motor.

#18
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu se colocar em 1ª fica o tempo todo, só muda se eu colocar em 2ª

#19
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
O que você colocar na seletora é o que vai ficar! Como o Zanetti disse, se deixar em 1 não vai passar da primeira marcha. Alguns carros fazem a mudança automática se exceder um número X de RPM para não forçar o motor, mas na Eco eu não sei se existe essa função... Nunca forcei a esse ponto lol! 

Abraços!

#20
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu já peguei uma reta e o giro vai lá em cima e não muda se é defeito esta ótimo é assim mesmo que quero

#21
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
OLÁ TURMA.
Realizei a troca da minha ECO 1.6 pela 2.0.

Troque meu modelo 2012/2012 1.6 free style pela 2011/2011 2.0 auto xlt.

A unica diferença entre elas (além do motor e cambio) é o vidro eletrico. Na freestyle, dou um clique na chave e os vidros sobem. Na xlt, tenho que prescionar o botão na chave para os vidros subirem, o resto é tudo igual.

É realmente um outro carro, a forma de conduzi-la é bem diferente e bem divertida.

Ainda estou, a todo instante, levantando o pé esquerdo para pisar no pedal embreagem. As vezes, coloco o pé esquerdo no pedal do freio. Estou aos poucos caindo na real que não presciso fazer mais isso.

Com relação a maior força do motor, senti que a retomada é bem mais rápida com relação ao 1.6. A 2.0 atinge a rotação de 2000 a 2500 bem mais rápida. Perbebo que o segredo na mudança da marcha está no pedal do acelerador, dou uma esticada e depois tiro o pé e aí a ECO muda de marcha. Ainda considero este câmbio sendo semi-automatico porque você tem a possibilidade de mundar a marcha manualmente e com este macete do pedal do acelarador, abaca o motorista da ECO determinando a mudança da marcha.

Agora, observo que existe uma certa briga entre a posição D com o freio ou seja, para freiar a eco 2.0, tenho que fazer uma frenagem um pouco maior com relação a 1.6. Parece que existe uma briga de cabo de guerra, a ECO, querendo ir para frente e você freiando-a para parar.

Depois irei ver o consumo mas, percebo que a 2.0 automatic é para rodar de forma suave, com calma, sem pressa. Quem dirige de forma agressiva, acho que a 1.6 ou mesmo a 2.0 manual é mais indicada pois o uso do freio motor é bem mais eficiente e rápida. Não é a toa que os ladrões de carros não tentam roubar carro auto porque vagabundo não sabe rodar com câmbio auto, ele não serve como carro de fulga.

Observei no manual que a relação de marcha da 2.0 auto, é mais longa em comparação a 1.6 e a 2.0 manual. A 1° marcha da 2.0 auto é 2.8, uma relação entre a 1° e 2° da manual e, a 2° marcha da 2.0 auto é praticamente a 3° marcha da manual.

Galera, me descupe por colocar minhas observações da 2.0 auto, isso porque sei que existe um topico que fala da 2.0 mas, como iniciei este topico, acho interessante para a pessoa que pensa em fazer a mesma troca que a minha.

valeu.

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns, Anru. Pena que não conseguiu uma 2012 como almejava, mas com certeza deve ser super nova.

Vou aproveitar para agradecer ao colega Simioni que respondeu algumas dúvidas sobre câmbio. Parte do que ele explicou tem a ver com os fatos que você citou: 
 
SIMIONI escreveu:Valeu Josimar! Tentei explicar da maneira mais simples possível Very Happy 

[...] Aliviando um pouco o pé, o câmbio joga para a próxima marcha, pois ele entende que você não precisa de tanta aceleração assim para manter a velocidade (redução de RPM) ou que você não precisa acelerar tão rápido assim. Isso tudo acontece para não "prender" o carro (altas RPMs em baixa velocidade) e para economizar combustível.

Quando você acelera "pouco" o carro vai mudando de marcha por volta de 3.000 RPMs, porém se você pisar fundo a primeira sobe até quase 6.000 affraid Por aí dá pra ver que o sistema é bem inteligente, sempre buscando a melhor configuração de acordo com as atitudes do usuário. [...]

Para mim só falta uma coisa no câmbio AT da Eco: redução de marchas conforme o freio é pressionado. Eu andei num Audi uma vez que fazia isso, conforme você pressiona o pedal do freio o câmbio faz uma redução automática para auxiliar a frenagem. [...]

De vez em quando eu acabo jogando a segunda marcha na seletora para ajudar a parar... Faz uma diferença brutal!

Abs
Cool

#23
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Parabéns pela nova nave!
Particularmente, nunca tinha tido carro automático e o primeiro foi justamente a ECO XLT auto.
É outro mundo. Ainda apanho com o instinto de usar uma reduzida qnd quero cortar ou vou entrar numa curva mais fechada.
Mas a eco se comporta MUITO bem.
Tem retomadas rápidas e com o double kick ela vira um monstro!

[]s

#24
 fsmleite

avatar
Iniciante
Iniciante
anru escreveu:A Fiat lançou o novo uno e continua a produção do antigo.
A Chevrolet lançou o corsa sedan e manteve a produção do classic
A propria Ford lançou o novo fiesta mas continua a produção do antigo.

Será que a Ford faz o antigo Ecosport sobre encomenda?
Perfeita colocação! Eu acho que a Ford poderia proceder da mesma forma.

#25
 fsmleite

avatar
Iniciante
Iniciante
Eu já comecei na Eco, pela 2.0 AT. Como tenho problema no ciático, e moro no RJ, que o transito não deixa nada desejar para o de SP, a passagem de marcha estava me matando...

A grande diferença é a troca de motor. O Duratec 2.0 é impressionante. Não tem pra ninguém se você meter o pé no acelerador. Outra coisa muito importante é sobre o câmbio automático que a Ford utiliza nessa versão. É automático mesmo e não os automatizados da Fiat e VW, que dão inúmeros problemas. É um dos melhores câmbios automáticos do mercado, pela resistência (o bicho não dá manutenção) e pela versatilidade (Função Over Drive, por exemplo).

Claro que não é igual aos câmbios novos de 6 marchas, mas prefiro este do que o CVT da Honda, por exemplo, porque eu gosto de perceber a troca de marcha e me utilizo muito da função "Kick-Down", que permite você realizar ultrapassagens com rapidez e segurança.

Abraço.

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos