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Questão de Torque

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#1
 diogenesdidi

diogenesdidi
Membro
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Prezados, boa noite!

Minha EcoSport Freestyle 1.6 (ABS+AirBag) 2011/2012 está à caminho, e estou bastante ansioso. Como viajo praticamente todos os dias a trabalho, tenho que solucionar algumas dúvidas.
Estava vendo que ela gera 105 cv de potência a 5.500 rpm e 14,8 kgfm a 4.250 rpm (na gasolina). A velocidade ideal de cruzeiro (o carro anda com melhor economia) é atingida na faixa de maior força, ou seja, 4.250 rpm.

Assim, nesta faixa de rpm, a EcoSport estará em que velocidade?

#2
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
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Ola amigo .. + - 140 km/h !

Na verdade a Eco 1.6 roda " economica " ate 110 km/h na estrada ... depois disso ela ja bebe um pouco mais !

Eu viajo semana sim , semana nao ... na estrada no alcool a minha faz entre 9 e 11 , dependendo se eh " dutra " ou serra!

#3
 diogenesdidi

diogenesdidi
Membro
Membro
Obrigado, Renan.

Entao a pratica é diferente da teoria.
Creio que nao vou ter problemas no consumo, pois sempre viajo entre 100~110km/h.

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Diogenes,

Posso apostar que a melhor economia do teu carro não acontece em 4250 rpm,
esse giro é considerado muito alto para uma velocidade constante em estrada.

É melhor voce andar mais devagar e manter o giro do motor em no maximo 3.000rpm

Pra voce ter uma ideia de como isso está certo basta observar como o barulho do
motor a 4250rpm vai invadir a cabine e te incomodar na estrada...

Alem disso se vc aumentar a velocidade de 100/110 pra 140 como o Renan ja comentou
o consumo vai aumentar uns 30%



#5
 diogenesdidi

diogenesdidi
Membro
Membro
Marcos-CWB escreveu:Diogenes,

Posso apostar que a melhor economia do teu carro não acontece em 4250 rpm,
esse giro é considerado muito alto para uma velocidade constante em estrada.

É melhor voce andar mais devagar e manter o giro do motor em no maximo 3.000rpm

Pra voce ter uma ideia de como isso está certo basta observar como o barulho do
motor a 4250rpm vai invadir a cabine e te incomodar na estrada...

Alem disso se vc aumentar a velocidade de 100/110 pra 140 como o Renan ja comentou
o consumo vai aumentar uns 30%




Entendi, Marcos.
Então a regra dos 3000 rpms deve ser utilizada em qualquer veículo, independente da cilindrada.
Abraço.

#6
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Olha, eu ja tive santana 1.8, golf 1.8, palio flex 1.3, escort 1.8 e ecosport 2.0
e em todos os manuais existia a referencia de usar como base uma rotação "media"
de 3000 rpm para troca de marchas em favor do consumo.

Pode ver que a potencia dos motores era bem variada e a informação dos 3000rpm era sempre a mesma. Voce acha coincidencia 3000 rpm ser exatamente a metade dos giros
que os carros podem atingir ?

Pode notar que 90% dos paineis do carros tem a faxa vermelha no conta-giros onde marca 6000rpm





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