EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Pneu do Estepe pode "ressecar"???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
CAros colegas, não coloquei nenhum tipo de capa no meu estepe pois acho bonito ele da maneira como está. É uma freestyle 2013/14. Achei legal o designe da roda e o pneu, por esatar novo, dá uma estética bem bacana.

Mas a minha dúvida é: eu deixo o meu carro em lugar exposto ao tempo diariamente. Sem uso, o estepe pode ressecar e com isso comprometer o pneu mais rapidamente do que se estivesse coberto?

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pense que os outros 4 também estão expostos e nada acontece, o meu nunca foi usado e já tem 5 anos e esse sim não confio devido ao tempo e não as intempéries

#3
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
zanetti escreveu:Pense que os outros 4 também estão expostos e nada acontece, o meu nunca foi usado e já tem 5 anos e esse sim não confio devido ao tempo e não as intempéries

Na verdade, zanetti, os outros quatro pneus, por estarem em uso, tendem a perder a camada, ou seja, a borracha vai sendo gasta, no entanto, renovada.

Não sei... fiquei com esta dúvida pois eu tinha um palio weekend 2002 e, por muita sorte, nunca tive de usar o estepe. Depois de 10 anos, um dia que fui precisar usá-lo, ao calibrar, ele rachou inteiro. Tudo bem que era um estepe de 10 anos. Mas penso se o do Ecosport, por ficar exposto ao tempo, não pode estragar ainda mais rápido....

Será que vale a pena passar silicone ou alguma cosia do tipo para mantê-lo "vivo" por mais tempo?

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acredito que seu estepe estourou devido ao tempo de vida e não as intempéries, afinal a vida útil de um pneu é de 5 anos

Leia essa matéria que fala sobre pneu
http://carplace.virgula.uol.com.br/especialista-explica-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-pneus/

A parte que fala sobre a vida dele é essa
A vida útil segura de um pneu, independente do uso e quilometragem, é de cinco anos. Pneus acima dessa idade devem ser analisados com mais rigor, pois pode ocorrer ressecamento da borracha com perda de flexibilidade, além de micro-rachaduras e tendência à falha.

Para saber a “idade” dos pneus instalados no seu veículo, verifique a data de fabricação que normalmente está marcada na lateral do pneu ao final da identificação “DOT”. Como exemplo um pneu com marcação 2506 significa que foi fabricado na 25ª semana de 2006.

#5
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Cotovax,

O meu caso é bem parecido com o seu. Eu até tinha aquela capa rígida de estepe, mas o suporte do parafuso quebrou e estava tudo meio solto, fazia barulho e sinceramente eu não achava muito bonita aquela capa... Quando tirei que descobri que havia uma roda de liga leve igual as outras lá, aí comprei o PlastiDip preto fosco e criei um estepe bem estiloso. Enfim, se você manter o pneu sempre calibrado, lavá-lo sempre que lavar o carro e abusar no pneu pretinho ou silicone pode ter certeza que ele vai ficar bem conservado e bonito.

#6
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Um consultor da Pirelli há algum tempo atras me indicou que ao invés de comprar 4 pneus novos, comprasse somente 3 e colocasse o estepe (zero) pra rodar. Os pneus usados não estavam em condições tão ruins por isso deu pra utilizar um no estepe. Achei bem sensato e acreditei nele pois ele mesmo estava deixando de vender um pneu.
A justificativa dele foi que o pneu na traseira, alem de ter validade como os outros de 5 anos (no meu caso só tinha 2 anos), fica muito mais exposto ao tempo em carros como ecosport, crossfox, etc.

#7
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Complementando...
Tudo que for produto quimico (pretinho, silicone industrial, solupam etc...) ataca a borracha e destrói ainda mais ao invés de proteger.
O ideal é nunca passar nada nos pneus (conforme informação do mesmo consultor)... o duro é que a estetica sem o pneu brilhando deixa a desejar...
As primeiras lavadas do meu carro quando comprei, o lavador se negou a passar produto que desse brilho pois disse que se desse algum problema no pneu iriam alegar que a culpa foi dele!!!
Lavador já tava "veiaco"!! deve ter passado por isso já!!!

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu quando lavo (raro), só uso água e uma escova tipo aquelas de unha, só que maior

#9
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
luiz.henrique escreveu:Um consultor da Pirelli há algum tempo atras me indicou que ao invés de comprar 4 pneus novos, comprasse somente 3 e colocasse o estepe (zero) pra rodar. Os pneus usados não estavam em condições tão ruins por isso deu pra utilizar um no estepe. Achei bem sensato e acreditei nele pois ele mesmo estava deixando de vender um pneu.
A justificativa dele foi que o pneu na traseira, alem de ter validade como os outros de 5 anos (no meu caso só tinha 2 anos), fica muito mais exposto ao tempo em carros como ecosport, crossfox, etc.

Eu fiz a mesma coisa, meu estepe hoje é um dos pneus da frente que troquei.

Sobre os produtos, eu acho estranho dizer que todos eles atacam a borracha e estragam ao invés de proteger. TODOS os fabricantes de silicone e afins afirmam que o produto pode ser usado em borracha, será possível que todos iam enganar o consumidor e correr o risco de enfrentar um processo? Não estou falando de produtos vagabundos pessoal, eu só uso produtos de marcas boas. Um exemplo de silicone spray que uso é da Wurth, que é uma marca muito séria e que está no mercado a muito tempo. Outro exemplo é o silicone da 3M. Não sou nenhum expert, mas acho que não é bem assim...

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Apesar de achar bonito um estepe (no caso da Eco) novo, com os "cabelinhos" intactos, há algum tempo passei a comprar apenas três pneus e colocar o estepe para rodar, devido à validade dos pneus, conforme já dito aqui. 

Aliás, acabei de lembrar de uma dica interessante para quando for comprar um veículo usado. Verificar se a data de fabricação dos pneus é coerente com o ano de fabricação do carro (isso só vale para veículos com até uns 70.000 rodados).

Já fiz este teste e, em geral, a data de fabricação dos pneus é bem próxima à do veículo. Então dá ter uma ideia se a km foi adulterada pela data dos pneus.

What a Face

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, o meu tem cabelinho e não confio nele por já ter 5 anos, só emergência mesmo e com cautela

#12
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
Quanto a colocar o estepe para rodar, temos de ter cuidado com isso!!!! Uma pessoa que não roda muito - tipo uns 10/15 mil por ano - pensando que o pneu dura usn 60 mil... neste caso, se colocar o estepe para rodar, o memso já estará com 5 ou mais anos. Neste caso, prefiro deixar ele no estepe e colocar 4 pneus novos. ou, se estiver sobrando "unas platas", comrpar logo 5 novos.

Vale a pena colocar o estepe para rodar somente se este estiver no MÁXIMO com uns 3 anos.

penso também se o desgaste deste Estepe rodando nào seria maior que os dos outros 3 pneus, justamente pleo fato de ter uma borracha mais velha.


Um assunto técnico e bastante polêmico. Valew as dicas e discussões. Grande abraço.

Obs. Neste caso, de por para rodar, não me refiro apenas à ECO, ams neste caso a qualquer carro, mesmo com estepes internos.

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem lembrado sobre a validade, Thiago. Está nas entrelinhas que a ideia é colocar o estepe para rodar antes que perca a validade, ou, como você frisou, bem antes.

Eu costumo colocar para rodar após um a dois anos parado. É que, como rodo muito, costumo trocar os pneus mais frequentemente. Aliás, primo muito pela segurança, e comigo não tem esse negócio de rodar até o limite. Troco com uns 40.000 a 50.000 km. Como uso mais o 4WD, o desgaste é mais pronunciado.

Contudo, não tive a chance de frisar que penso exatamente igual a você em relação à beleza do estepe: se ele está lá para aparecer, porque cobrir com uma capa?

Cotovax escreveu:Caros colegas, não coloquei nenhum tipo de capa no meu estepe pois acho bonito ele da maneira como está. É uma freestyle 2013/14. Achei legal o designe da roda e o pneu, por estar novo, dá uma estética bem bacana. [...] 
Já cheguei a comprar um pneu novo e colocar no estepe, só para ver o danado lindão... Mas daí em pouco tempo precisei para o outro carro e acabei tirando...

E fica ainda mais bonito com detalhes brancos nas letras...

O Pneu do Estepe pode "ressecar"??? Dsc01351800x600

Como tenho dois Ecos e ainda o do meu irmão, costumo fazer trocas cruzadas entre os carros.

Abs

#14
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
Sem dúvida, Josimar, segurança em primeiro lugar.

e sobre a estética, o preço de um pneu é igual ou menor que o preço de uma capa rígida na CSS, assim, vale à pena deixá-lo lá, bonitào aparecendo e dando destaque hehehe.

abraços

Josimar Medeiros escreveu:Bem lembrado sobre a validade, Thiago. Está nas entrelinhas que a ideia é colocar o estepe para rodar antes que perca a validade, ou, como você frisou, bem antes.

Eu costumo colocar para rodar após um a dois anos parado. É que, como rodo muito, costumo trocar os pneus mais frequentemente. Aliás, primo muito pela segurança, e comigo não tem esse negócio de rodar até o limite. Troco com uns 40.000 a 50.000 km. Como uso mais o 4WD, o desgaste é mais pronunciado.

Contudo, não tive a chance de frisar que penso exatamente igual a você em relação à beleza do estepe: se ele está lá para aparecer, porque cobrir com uma capa?

Cotovax escreveu:Caros colegas, não coloquei nenhum tipo de capa no meu estepe pois acho bonito ele da maneira como está. É uma freestyle 2013/14. Achei legal o designe da roda e o pneu, por estar novo, dá uma estética bem bacana. [...] 
Já cheguei a comprar um pneu novo e colocar no estepe, só para ver o danado lindão... Mas daí em pouco tempo precisei para o outro carro e acabei tirando...

E fica ainda mais bonito com detalhes brancos nas letras...

O Pneu do Estepe pode "ressecar"??? Dsc01351800x600

Como tenho dois Ecos e ainda o do meu irmão, costumo fazer trocas cruzadas entre os carros.

Abs

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
com certeza o ultra violeta do sol podera ressecar mais rapidamente o pneu.... independente disso a borracha resseca com o tempo.... e a validade dele eh de 5 anos desde a fabricacao... como vou trocar os meus agora vou passar os velhos para frente.

#16
 Gastaldi53

avatar
Membro Pro
Membro Pro
e um pneu vencido pode acarretar no não pagamento de um seguro caso aconteça um acidente .

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gastaldi53 escreveu:e um pneu vencido pode acarretar no não pagamento de um seguro caso aconteça um acidente .
eu creio que isso nao acontece... mas com certeza o pneu mais ressecado vai ter menos aderencia no asfalto e por consequente maior economia de combustivel(lado positivo).....
Quanto ao seguro acho que nao eh motivo pra isso.... pois tenho uma moto velha que tem uns pneu bem velhos mas estao como novos(quase sem uso). Rodei somente 11mil km com a moto e ta parada ja ha 10anos....
Mas eu vou trocar mais eh pela estetica mesmo (aro 16), pois caso contrario nem ia mexer nelas....

#18
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos