EcoSport Club

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Dúvidas de um novo proprietário

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#1
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
Saudações!

Acabei de comprar minha Eco Freestyle 2010/2011!!! Estou muito feliz com ela!
Me cadastrei aqui no fórum e estou vendo muita coisa legal! Show de bola mesmo! A galera está de parabéns!!!

Estou há pouco mais de uma semana com ela... e agora me ocorreram algumas dúvidas que não consegui achar aqui no fórum, em uma pesquisa prévia, na totalidade das respostas que preciso...:

Alarme (som) ao travar as portas da Eco
- Quando eu travo a Eco, não emite um som? Eu li aqui mesmo (no fórum) que se segurar novamente o botão para travar por 3 seg ele iria piscar a lanterna e emitir um som da buzina... o que acontece qdo eu tento isso na minha ECO é que os vidros abaixam e depois sobem... rs...

A minha tinha apenas 22 mil km rodados... dá para confiar?

Fico no aguardo...
Abs a todos,

Eder

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vc já disparou o alarme para ver se a buzina esta funcionado?

No controle tem um terceiro botão que quando acionado dispara o alerta e a buzina do alarme

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Eder, seja bem vindo ao fórum.

Parabéns por sua aquisição. Você tem que apertar o botão para travar e praticamente imediatamente (1 a 2 seg. depois) dar outro toque rápido. Daí ouvirá um toque da buzina e as luzes piscarão uma vez caso as portas tenham travado adequadamente.

Sobre a km, é complicado confiar. Mas ele deve estar na garantia e com as revisões feitas na CSS. Veja no manual se os intervalos correspondem a um pouco uso (mais ou menos 10.000 km/ano). Neste caso as revisões devem ter sido feitas pelo tempo (de 6/6 meses). Assim já deveria estar mais ou menos na 4ª ou 5ª revisão.

Mas de qualquer forma eu não me preocuparia muito com isso. É um carro seminovo e mesmo que estivesse com 50.000 km ainda seria um ótimo negócio. falando nisso, tenho uma 2008 que está com 50.000 km rodados. 

Abs.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já que o colega Zanetti falou em testar o alarme, vou passar algumas dicas:

O sensor volumétrico está localizado acima do retrovisor interno. Após acionar o alarme, este sensor é ativado automaticamente, uns 40 segundos após o acionamento do travamento das portas pelo controle remoto.

Como saber se o alarme volumétrico está ativo? Trave as portas mas fique dentro do carro. Após 40 seg. se fizer qualquer movimento o alarme deverá disparar. Isso também funciona se deixar um dos vidros aberto e colocar as mãos dentro do carro.

Como desativar o sensor volumétrico? Pressione o botão inibidor (no meio da peça) e, em menos de 20 seg., abra e feche a porta. Pressione o botão do controle remoto para travar o veículo e aguarde passar os tais 20 seg. e faça algum movimento dentro do carro. O alarme não deve disparar...

Para desativar a função inibidora, destrave o veículo pelo controle remoto e saia do carro. Tudo deve voltar ao padrão...

Eder, sobre o toque da buzina, você escreveu que se "segurar novamente o botão para travar por 3 seg ele iria piscar a lanterna e emitir um som da buzina"

Creio que para funcionar o correto seria "segurar novamente o botão para travar APÓS por 3 seg ele iria piscar a lanterna e emitir um som da buzina"

Abs

#5
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
Muito obrigado pelas respostas! Amanhã mesmo irei tentar!
Manos... estou muitíssimo feliz com o carro! Eu tinha uma picape corsa... vou ser papai... e precisei trocar de carro... imagina a diferença!
Tudo da hora... funcionando direitinho... show de bola! Só tenho a agradecer a Deus pelas bênçãos em minha vida!

Já pesquisei muita coisa aqui no fórum e já obtive muitas dicas! Parabéns a todos pelo excelente trabalho aqui no fórum! Muito legal mesmo!

Bem... voltando ao assundo... aqui vão mais algumas dúvidas:

- para colocar água e sabão neutro no reservatório, para a limpeza dos vidros, devo colocar até onde? não vi onde marca...
- Pelo que falaram... ainda posso fazer revisões então... ai sim^^ gostei! kkk (Só falta o dinheiro agora ne... kkkk) E se está com 22 mil km +-... qdo devo fzer a revisão?
- Sobre os pneus... o correto é colocar a pressão 30?



#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É muito bom ver um novo proprietário de Eco feliz com seu veículo. Conforme dizem alguns colegas aqui no fórum, é uma fase de "namoro"; às vezes a patroa fica até com ciúmes...Suspect 

A galera que entende mesmo não recomenda colocar detergentes ou sabões no reservatório... Criam crostas com o tempo e podem manchar os vidros, em vez de limpar. É só colocar água mesmo e, se quiser, um daqueles aditivos para limpeza (o problema é que são caros). Eu compro no atacado (5 litros) e uso por uns 2 anos. Sempre ponho 200 ml de aditivo para limpeza no reservatório.

Não conheço um limite para o líquido neste reservatório. Coloco até encher pela borda. Sua capacidade é de 2,5 litros. Como viajo muito, faço isso praticamente toda semana.

Sobre as revisões, você recebeu o manual? Tem ideia de quando foi feita a última? Em caso de dúvidas, sugiro no mínimo trocar óleo e filtro. Não confie em revendedores que dizem que "trocamos o óleo", sem dar provas.

A pressão recomendada para os pneus com carga mínima é de 30 libras. Alguns colegas primam pelo conforto e colocam 27 ou 28. Se estiver com três ou mais passageiros o recomendado é colocar 35 nos pneus traseiros. Eu coloco 33.

Abs

#7
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar escreveu:Alguns colegas primam pelo conforto e colocam 27 ou 28.
Presente!!!
Estepe 35
Eu sempre coloquei detergente no reservatório e nunca tive problema e olha que sou do tempo do ODD ainda, claro que um dedo de detergente (do frasco) e completo com água

#8
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
HEhehe firmz na proeza^^

Muito obrigado pelas dicas amigos!

Um grande abraço!
Eder

#9
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Eder bem vindo ao forum!

Aprecie o porta objeto que fica em baixo do banco do passageiro, o bolso canguru entre as pernas do motorista e o porta sacolas na tampa do porta luvas (pode-se pendurar ali o saquinho de pão quando for a padaria rs). Os buracos na porta do porta malas servem para colocar os apoios de cabeça quando você for rebater os bancos traseiros.

Sobre o alarme se você apertar o botão somente um vez, ele só vai travar as portas e não vai emitir o bip da buzina. Se apertar o botão de fechar e mante-lo pressionado os vidros devem subir e a portas fecharem. Para emitir o bip você deve apertar duas vezes o botão do cadeado fechado. Na primeira ele trava as portas e na segunda ele emite o bip.

Para destravar o carro aperte o botão do cadeado aberto...para destravar e abrir os vidros aperte o botão do cadeado aberto e mantenha pressionado por 3s. Ufa!!! Se os vidros não estiverem funcionando no modo um toque, compartilhe conosco que eu te passo como configurar.

Você estáoficialmente convocado a participar do nosso encontro em Monte Verde no dia 10 e 11 de Agosto. Aprecie o tópico encontros SP. Abraços. Fernando



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ufa (de novo)! Fernando, acho que você bateu o record de mais informações em menos tempo! Se eu fosse escrever a mesma coisa daria umas 40 linhas...affraid 

Eu nunca tinha pensado em usar "os buracos na porta do porta malas para colocar os apoios de cabeça quando rebater os bancos traseiros". Jogava embaixo dos bancos dianteiros mesmo. Agora já sei, hehehehe.

lol!

#11
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Ah eu já falei tudo de legal que o carro tem pro amigo curtir ao máximo. os buracos pro encostos são ótimos e funcionais. Tenho amigos que trabalham comigo e que possuem a Eco e que desconheciam o porta objetos em baixo do banco. Eu passei todas  infos possiveis pro amigo agora cabe a el participar dos encontros para trocar uma ideia. kkkk



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#12
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
Eu fiz o esquema do alarme e deu tudo certinho conforme vocês me falaram... Muito obrigado!!!

Show de bola as dicas!!!
A do compartimento "secreto" eu ja tinha visto aqui no fórum... fui conferir na mesma hora! eheheh mto loko!
E o compartimento secreto para guardar a carteira no banco do motorista... show!
O da "sacolinha de mercado" eu ri mto! Minha mulher que pirou ne rsrsrs...

A dica sobre "os buracos na porta do porta malas" eu não sabia! Vai ajudar mto!!!

Os pneus eu vou calibrar conforme me indicaram tbem...
Outra dica que me ajudou bastante foi sobre a trava do step que vi aqui no fórum... bem legal!

Sobre o evento, agradeço demais o convite e vamos ver manos... meu filho está para nascer aproximadamente nesta data, segundo a médica... Tudo pode acontecer ne!? rs...

Um grande abraço! E mais uma vez muito obrigado!
Eder

#13
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Tranquilo Eder, agora é "nóis de eco!"

Com nascimento de seu bem mais precioso possivelmente você sinta falta de um porta malas maior, pois no da eco não cabe um carrinho de bebe. Caso não tenha comprado o carrinho de bebe opte por um modelo que fecha no meio. Abraços!



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:
Josimar escreveu:Alguns colegas primam pelo conforto e colocam 27 ou 28.
Presente!!!
Estepe 35
Eu sempre coloquei detergente no reservatório e nunca tive problema e olha que sou do tempo do ODD ainda, claro que um dedo de detergente (do frasco) e completo com água
Bom esclarecimento sobre o detergente, Zanetti. Também lembro do ODD... Naquela época a concorrência (variedade) não era tão grande e algumas marcas acabaram virando sinônimo dos produtos, hehehehe.

Agora vamos a uma discussão interessante: sempre ouvi falar desta recomendação de colocar mais libras no estepe. Quando usávamos câmaras de ar nos veículos havia uma oscilação na calibragem que não percebo nos dias atuais (pneus sem câmara).

Quando o pneu fica no porta-malas, ou pior, embaixo do carro, calibrá-lo é uma tortura. No EcoSport não temos este problema.

Depois do Eco, passei a calibrar o estepe sempre que calibro os demais pneus. Aliás, faço isso regularmente, no mínimo de 15 em 15 dias. Nunca notei que os pneus baixavam a pressão, muito menos o estepe.

A não ser, é claro, que algum deles estivesse furado. Aliás, já perdi a conta de quantas vezes fui ao borracheiro. Fiz até amizade com um próximo à minha residência. Neste caso, a verificação da calibragem serve mais para detectar precocemente algum dano ao pneu.

Dito isso, qual será a justificativa para a recomendação tradicional de colocar 5 libras a mais no estepe?

confused

#15
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
é "nóis de eco!"... Gostei dessa!!! eheheh

Mais uma dúvida: Eu coloquei o computador de bordo para me avisar qdo chego a 80 km/h... mas as vezes eu saio com a Eco e ele apita...
mesmo estando a uns 10 a 20 por hora... seria algum problema???

*Infelizmente não identifiquei no meu manual as visitas do antigo dono à CSS... fogo hein...

Nos pneus eu to colocando 30 de pressão... verifiquei que antes tava com 32 na frente e 33 atrás...
Fogo que um dos meus pneus acho q tá furado... tenho que calibrar sempre... preciso ir ver isto...

Estou pensando em ir trocar o óleo... vi no manual que tem um óleo específico da Ford... precisa ser ele? Eu não o acho para comprar... acho que só na CSS mesmo neh!? Duro que to meio apertado de grana agora... Mas logo precisarei fazer uma revisão! Acho que é a melhor coisa para ficar mais tranquilo...

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se você programou o aviso sonoro para 80 km/h ele não deveria emitir nenhum aviso antes. Aliás, você mesmo deve ter percebido que o speed alarm só funciona acima de 30 km/h.

Quando ele apita aparece o nome speed alarm e a velocidade (80 km/h) piscando por alguns segundos?  Além do bipe, esse é o sinal de que a velocidade máxima programada foi ultrapassada.

Se o aviso sonoro for ativado sem este sinal que citei, é provável que não tenha a ver com a velocidade. Quando a velocidade máxima é ultrapassada e mantida acima de 5 km (p. ex. 87), o sinal muda. A cada 10 segundos um bipe duplo e curto é emitido.

Fora estes avisos, só conheço o alerta sonoro de autonomia do veículo (aos 80, 40, 20 e 0 km), quando o combustível no tanque está em níveis baixos (em geral menos de 10 litros).

As portas estão travando aos 15 km/h? É que você citou os 10 a 20 por hora e relacionei com esta característica.

cheers

#17
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
As vezes qdo dá esse "apito" eu vejo la no marcador e tava piscando "80 km/h"... Mas sei lá... pode ser alguma "noobice" minha! kkk
É... pode ser a autonomia com o que tem de combustivel no tanque... não tinha pensando nisso... vou verificar...
Vlw Josimar!
Qdo eu saio com a Eco e ando um pouco ela trava as portas sim!

Fora isto, to curtindo pacs a Eco... Show de bola!!! Logo irei postar uma foto aqui no fórum... ;-)

#18
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Se for óleo do motor que você irá trocar, segue a especificação:

SL SAE 5W 30 100 SINTETICO.

Eu sempre compro o Original da FORD Motorcraft, mas pode ser qualquer marca com a mesma especificação.

Comprei no mercado car em SP (barra funda) por R$27,90 o litro, troquei o filtro de combustível e o filtro de ar. O bom é que essa loja funciona 24hs. Tente ir lá. O óleo é mais barato e fazem a troca por lá mesmo.





EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#19
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
Opa... ai sim! Vlw efemota!!!
Verifiquei que tem uma loja em Santo Amaro tbem... Vou lá conferir!
Muito obrigado pela dica ;-)

#20
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Você pode vir pela Av. do Estado e passar na loja da Barra Funda. Antes era uma lojinha de esquina, hoje é um prédio de 3 andares. Quando tiver oportunidade vá lá visitar.

Abração



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#21
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fui na MercadoCar na semana passada, muito legal a loja... Recomendo que você vá lá durante a semana ou de madrugada na Barra Funda, pois no final de semana o lugar fica infernal affraid affraid affraid 

#22
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
Opa... firmz na proeza! Assim que der eu irei lá!
Muito obrigado pela dica!

Uma coisa legal que descobri aqui no fórum também foi que para engatar a marcha ré é bom pisar na embreagem por uns 3 segundos e só então engatar... Nunca mais "engasgou"... show de bola esta dica Very Happy 

#23
 djlobao

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Iniciante
Iniciante
Eder Oliveira escreveu:As vezes qdo dá esse "apito" eu vejo la no marcador e tava piscando "80 km/h"...  Mas sei lá... pode ser alguma "noobice" minha! kkk
É... pode ser a autonomia com o que tem de combustivel no tanque... não tinha pensando nisso... vou verificar...
Vlw Josimar!
Qdo eu saio com a Eco e ando um pouco ela trava as portas sim!

Fora isto, to curtindo pacs a Eco... Show de bola!!! Logo irei postar uma foto aqui no fórum... ;-)

A minha apita quando o combustível está baixo e aparece mesmo 80 km. Mas observando bem, percebi que não são 80 km/h
Apenas mostra a autonomia.
O problema é que a informação aparece e some rapidamente e dá a impressão de ser o aviso de velocidade.

Uma coisa que notei:
o aviso é sobre a autonomia e não sobre a quantidade de combustível no tanque.
Quando abasteço com gasolina o avisa soa bem perto da reserva.
com etanol, próximo de 1/4.

XLT 2.0 A/T.

Abs,
Lobão.

#24
 Eder Oliveira

Eder Oliveira
Membro
Membro
E era isto mesmo!
Nossa... to curtindo pacs a Eco... tem mta coisa legal nela! E este esquema foi uma novidade que pirei! rs... mto legal mesmo!
vlw pessoal!!!
Abraço!

Eder

#25
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