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Oléo de Motor

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#1
 Alexandre

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Iniciante
Iniciante
Comprei uma eco e o antigo dono não estava usando o oléo 5W-30 nela.
A pergunta: E agora continuo a usar o oléo que ele estava usando ou troco pelo
5W-30 desde ja muito obrigado.

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Desde a compra da minha Eco 2009, eu troco o óleo e o filtro a cada 5.000Km.
Compro o óleo e o filtro na concessionária e levo no meu mecânico de confiança para trocar.
Compre o óleo MotorCraft em uma concessionária da FORD e faça a troca.

IMPORTANTE: Você adquiriu um automóvel FORD, não compre óleo ALENIA das carroças da FIAT.

Abraços

#3
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
POde colocar o oleo original, recomendo trocar o óleo e o filtro, se aparecer algum problema, a troca do óleo pelo ex dono, fo pra esconder algum problema, se tiver em garantia, reclame!! caso nada aconteça, mantenha a troca em dia com o óleo recomendado pelo fabricante.

#4
 emerson

emerson
Admin
Admin
Como você sabe se ele não usava o óleo certo?

Ele te contou?

Mas coloca sempre óleos de boa qualidade, Selenia num é tão ruim só porque é usada nos carros perfeitos da Fiat.AahuauhauaHuAhAuaH

https://ecosportclub.forumeiros.com

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
emerson escreveu:Como você sabe se ele não usava o óleo certo?

Ele te contou?

Mas coloca sempre óleos de boa qualidade, Selenia num é tão ruim só porque é usada nos carros perfeitos da Fiat.AahuauhauaHuAhAuaH


huauahuauahuaua essa foi muito boa, o dia já começou bem animado por aqui hehehe
duvido que o ex dono foi tão sincero em te falar que usava oleo ERRADO.

se vc descobriu isso em algum adesivo de posto colado no parabrisas, torça pra que
o frentista tenha errado apenas uma vez em usar esse óleo.

imagina voce depois de almoçado um monte usar uma calça apertada e ficar andando
um tempão ? com o motor do carro acontece o mesmo se ele é acostumado com um
óleo fino e dae vem um doido e coloca um óleo muito grosso, coitado do motor vai
trabalhar sob pressão e esse oleo grosso não vai circular tão bem como o fino iria.

comece a usar imediatamente o oleo correto 5W30, não precisa ser motorscraft que custa muiiito mais caro que os demais, pode ser outra marca boa q vc conheça

Como ja disseram aqui troque sempre o filtro junto, não vale a pena economizar uns R$ 20,00 pra trocar o filtro a cada 2 trocas do oleo.

#6
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
na minha primeira revisao dos 6meses o tecnico disse que um dia eles colocaram um oleo fora da especificacao no motor zetec e comecou a fazer um barulho diferente no carro.
Um carro que teve este problema foi os fox 1.0 que se nao usasse o oleo certo o motor faria muito barulho prejudicando o mesmo.

#7
 Dudu Gutierrez

Dudu Gutierrez
Iniciante
Iniciante
A minha esta usando um bardhal 10w40 semissintetico. axo que esse oleo ta errado pro meu carro pois ele esta com 152.000 rodados.

Ecosport Xlt 2.0 16v 2005

#8
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
eu uso o que o fabricante indica, se aparecer algum barulho ou problema no funcionamento, é pq tem algum problema no motor!! simples assim!! os engenheiros da fábrica estudaram, pensaram, debateram tempos, pra chegar ao óleo ideal, isso tem um motivo. NÃO USE óleo sem ser o especificado!!

#9
 ftries

ftries
Iniciante
Iniciante
Oi cara!

Acho que já está respondido. Mas vale a repetição.

No teu caso, troque o óleo por um 5w30. Se está com dúvida se o antigo dono ultilizou mineral ou não, coloque um semi-sintético. Caso contrário, se ele utilizou sintético, continue com esta opção.

Recomendação de trocar o óleo com o motor quente.

Abraço!!

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
duvida cruel. Minha eco ta com menos de 5mil km. E ja na segunda revisao passando para a terceira. Sera que o mecanico trocou o oleo na revisao dos 6 e 12 meses? Sendo que na epoca devia ter uns 2mil km....
Sera que a concessionaria tambem da nó no fregues?
Pra mim oleo nao estraga com o tempo(6meses).

#11
 eder360

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Membro
Membro
Meu faz o que tá no manual, troca a cada 6 meses ou 10000 Km. Óleo 5W30 sintético. Não precisa ser o óleo Motorcraft, o próprio manual fala isso, só fala que tem que ter as especificações Ford. E o Selenia tem essas especificações, basta olhar no verso da embalagem. Eu uso o Selenia, bom e barato.

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem sabe o preco do litro do oleo na concessionaria?

#13
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Eu sempre uso o Valora da BR 5w30 mineral ... da minha ex eco rodei 118 mil km e nao baixava 1 gota de oleo ... na atutal ja estou na casa dos 67 e ta melhor que relogio suico ! rs

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
renan.rj21 escreveu:Eu sempre uso o Valora da BR 5w30 mineral ... da minha ex eco rodei 118 mil km e nao baixava 1 gota de oleo ... na atutal ja estou na casa dos 67 e ta melhor que relogio suico ! rs

Mas e aquela historia de oleo sintetico?
Pois teve uma epoca em que os fox motor 1.0 se nao usasse o oleo sintetico o motor ia pro saco e fazia um barulho estranho.

#15
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Não entendo a dificuldade dessa gente em seguir o que está escrito no manual...

#16
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kingleer escreveu:Não entendo a dificuldade dessa gente em seguir o que está escrito no manual...

Caro colega. O problema é que quando se segue o manual, muitas vezes é so pra tomar o dinheiro do consumidor. Pois ele ganham muito no pos-vendas. Agora so falta estar escrito no manual para voce se jogar pela janela no quinto andar e vc obedecer.
Sei que na primeira revisao o custo da revisao era de 150reais, mais ai o chefe de ofiicina ja foi oferecendo um oleo melhor, um filtro nao sei la o que, no final das contas os 150reais acabaram virando 400reais. Me senti um cara com as orelhas um pouco maiores que realmente o sao.
Para isso temos o forum, e trocar ideias para nao jogar dinheiro fora.
Agora quem tem dinheiro para torrar a vontade nem precisa do forum, é so levar na concessionaria e confiar neles.

#17
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Não sabe qual é o óleo, olha no manual. Isso que eu quis dizer. Não é um "entendido" ou mechânico que vai dizer que se usa tal ou tal óleo. São os engenheiros que fizeram o carro. Dinheiro jogado fora é motor batendo biela, por causa do óleo errado, isso sim...

Uma coisa é seguir o manual, outra coisa é ser trouxa e aceitar tudo o que a concessionária empurra. Cool Desde os 30 mil km eu não faço mais revisão na concessionária e sempre segui o manual para revisar os itens do carro. Em nenhum lugar dele diz que eu tenho que trocar o óleo da direção hidráulica na concessionária; diz que é pra trocar com 50 mil km. É bem diferente.

Aliás, na última revisão, o "consultor" da concessionária inventou que eu tinha que trocar o reservatório de água do radiador e do óleo da direção hidráulica. E outro me disse que não precisava trocar o óleo do câmbio automático (sendo que está no manual a troca a cada 50 mil km). Vai confiar em quem não conhece o próprio produto?

Lembra da história do Marea, que diziam que o Fivetech era ruim, manutenção cara, etc? Quem dizia isso era o povo que não sabia que óleo colocar e achava que correia dentada nunca arrebentava. Resultado, um dos melhores motores já lançados no Brasil pegou má fama e hoje não vale quase nada. Não façam isso com outros carros...

#18
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Ah, complementando... sobre a dúvida de trocar em 10.000km ou 6 meses. Em um engarrafamento, o carro fica ligado, mas parado na maior parte do tempo. Isso gera muito mais desgaste dos componentes do que andando com o carro em uma estrada a 80Km/h, por exemplo. Por isso é necessário trocar com 10 mil km ou 6 meses, o que chegar primeiro. Eu acabo sempre trocando com 7-8 mil km.

Os componentes dos aviões possuem um medidor de tempo de uso, o que faz muito mais sentido do que medir pela distância percorrida.

#19
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Penso que um óleo diferente do recomendado pela Ford para o Zetec, poderia impossibilitar, por exemplo, este jato de óleo nos pistões do print abaixo:

Oléo de Motor Piston

aos 3min:10seg. do video: https://www.youtube.com/watch?v=m5iYdGGNWFs

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#20
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Oleo bom é o especificado no manual do carro!
O cara (frentista, mecânico) chega com um 20W40 de uma marca top , sintético e diz que o oleo é otimo e manda voce por na Eco...maior cagad############!!!!
A minha Eco 2007 anterior, eu deixei no mecanico pra trocar e falei pra usar o original 5w30 (não importava a marca mas tinha que ser essa especificação). O FDP do mega engenheiro meteu um oleo lá que não era o 5w30 mas era o top... Magnatec!!! - Oleo excelente Dr.!!!! Excelente pro carro dele pro meu excelente era o 5w30...mandei secar o carter e fazer o serviço direito conforme eu tinha mandado. O dono da oficina perdeu os 4,5 l por que não paguei.
Eu não sei como esses caras tão entendidos de oleo estão fazendo nos postos de gasolina ou oficinas boca de porco. Esses caras deviam estar na engenharia de produtos da Ford, Ferrari, Porshe, etc... è um desperdicio!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
O oleo bom pra Eco é o 5w30, que esta sendo indicado no manual. Se a sua for zero continue usando o Motorcraft.
Compre onde quiser e troque por gravidade sempre (num inventa de trocar à vacuo) se até hoje (seculo XXI) tem um buraco e um parafuso no carter, por que voce vai confiar na maquina a vacuo????????????? Se fosse bom os carros viriam com uma entrada propria para o vacuo não acha??? Pra que ficar levantando carro em macaco hidraulico, desmontar protetor, se sujar com o oleo que pinga????????????

#21
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Verdade ... vacuo de c* eh rol@ ! Do meu carro esquento o carro , tiro o oleo e deixo pingar ateeeeeee a ultima gota ! rs

#22
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Óleo de câmbio automático também não se tira com a máquina, se troca apenas o óleo sujo que fica no cárter. O óleo forma uma cera que protege os componentes, e quando se tira todo com a máquina, essa cera vai embora e a chance do câmbio dar problema é muito alta. Quem me disse isso foi um especialista em câmbio AT, o mais antigo em PoA (25 anos de experiência), que teve experiências bem ruim com essas máquinas de flush...

#23
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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kingleer escreveu:Não sabe qual é o óleo, olha no manual. Isso que eu quis dizer. Não é um "entendido" ou mechânico que vai dizer que se usa tal ou tal óleo. São os engenheiros que fizeram o carro. Dinheiro jogado fora é motor batendo biela, por causa do óleo errado, isso sim...

Uma coisa é seguir o manual, outra coisa é ser trouxa e aceitar tudo o que a concessionária empurra. Cool Desde os 30 mil km eu não faço mais revisão na concessionária e sempre segui o manual para revisar os itens do carro. Em nenhum lugar dele diz que eu tenho que trocar o óleo da direção hidráulica na concessionária; diz que é pra trocar com 50 mil km. É bem diferente.

Aliás, na última revisão, o "consultor" da concessionária inventou que eu tinha que trocar o reservatório de água do radiador e do óleo da direção hidráulica. E outro me disse que não precisava trocar o óleo do câmbio automático (sendo que está no manual a troca a cada 50 mil km). Vai confiar em quem não conhece o próprio produto?

Lembra da história do Marea, que diziam que o Fivetech era ruim, manutenção cara, etc? Quem dizia isso era o povo que não sabia que óleo colocar e achava que correia dentada nunca arrebentava. Resultado, um dos melhores motores já lançados no Brasil pegou má fama e hoje não vale quase nada. Não façam isso com outros carros...

Nao me fale em marea. Aqui no meu bairro tem um oficina especializada em marea. O que tem de marea 5cilindros com motor fudido vc nem imagina.
Meu vizinho comprou um desses mareas, era comum ver o carro dele vindo de volta pra casa em cima do guincho. Foi 2 alegrias, uma na hora de comprar e outra na hora de vender. Conclusao eles compraram um FIT e um Tucson. É mais garantido.
Nao posso negar que o ronco do motor do marea eh muito legal. Mas eu nao confio naquele motor nem a pau.
Sobre os 10mil km ou 6 meses, no meu caso nao tem erro, pois ele roda somente em estrada a passeio.

#24
 felicio.otero

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Membro Jr
Membro Jr
Estou com uma dúvida, tive um escort zetec 97 e troca de óleo para mim era sagrada, sempre usei o motorcraft 5w30 mineral, depois tive um civic 2001 1.7 dohc, como fiz as revisoes dele na honda o mecanico me recomendou usar o 5w30 sintetico. Minha duvida é, na Eco vi no manual que a recomendação é 5w30, como comprei o Carro este sábado, tenho mania de trocar oleo e filtro sempre que compro um carro, apenas por segurança, uso o sintetico ou o mineral? Abraços...

#25
 adilson garcia

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Membro Pro
Membro Pro
Felicio eu comprei a minha eco 2006, faz pouco tempo, tambem tive duvidas em qual oleo usar porque no manual pede o 5w30, so que nao diz se e sintetico ou mineral, sendo que para as outras trocas de oleo por ex. do cambio ou compressor do motor um 1.0 com supercharger, ele especifica com um (parenteses) na frente do oleo recomendado se e mineral ou nao, e depois disso resolvi pesquisar na net sobre qual a diferença entre um e outro e cheguei a conclusao que se tiver a especificação correta que é aquelas letras e numeros que fica no verso da embalagem pode ser qualquer um, hoje mesmo eu estou usando o havoline energy 5w30 mineral que tem todas essas especificações e recomendado pela ford.

#26
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