EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ARRANCANDO - ECO 2.0 16V aut.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RickHell

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá galera, tenho uma eco 2.0 gas aut. e queria saber qual a maneira mais eficiente de arrancar com ela??? Atualmente eu faço assim, com o overdrive desligado eu jogo na 1 e seguro com o pé esquerdo no freio, acelero ate um certo 3000 3500 rpm e então solto o freio e acelero fundo.
Ja as troca de marchas eu passo de 1 até D em +- 6000 rpm... Alguém se habilita a responder ai qual rpm terei mais torque pra trocar de marcha e acima de quanto estarei perdendo potencia etc... Abrass.

#2
 RickHell

avatar
Iniciante
Iniciante
só lembrando que meu interesse seria fazer o melhor tempo num 400m digamos...

#3
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Teu câmbio não vai durar um ano desse jeito... ainda mais a gás. Pobre do próximo dono.
Não precisa mexer na alavanca. Pisando no fundo, o câmbio só vai trocar de marchas a 6200RPM. E não faz o menor sentido colocar a alavanca no 1 e desligar o overdrive, o carro nunca vai arrancar em 2ª - mesmo assim, desligar o overdrive só vai desligar a 4ª marcha...

#4
 Johnny79

avatar
Iniciante
Iniciante
Pensei a mesma coisa, kingleer, sugiro ao colega não fazer isso.
A Ecosport não tem o perfil de carro ao qual você pretende destinar.
Não vai agüentar muito tempo e o câmbio abre o bico. Uma saída "mais forte" ainda vá lá mas forçar o conjunto do carro desta maneira não convém.
Em tempo, o overdrive é comumente confundido com a "tecla sport" do câmbio. Ele nada mais é que um prolongador da última marcha objetivando consumo de combustível. Dificilmente usamos a 4a marcha no trânsito urbano deste modo a utilização do overdrive é claramente destinada às estradas.
Se quer sair forte sem danificar seu carro só tem um jeito, vai pisando fundo. Infelizmente a Ecosport não tem tiptronic que ajudaria o aproveitamento melhor das rotações neste caso.
Espero ter ajudado.

#5
 RickHell

avatar
Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:Teu câmbio não vai durar um ano desse jeito... ainda mais a gás. Pobre do próximo dono.
Não precisa mexer na alavanca. Pisando no fundo, o câmbio só vai trocar de marchas a 6200RPM. E não faz o menor sentido colocar a alavanca no 1 e desligar o overdrive, o carro nunca vai arrancar em 2ª - mesmo assim, desligar o overdrive só vai desligar a 4ª marcha...

eu sei disso kingler, acontece q eu não quero fazer arrancada td dia com ela não, vc não entendeu direto, ou eu me expressei mal... que se por acaso algum dia eu quiser arrancar com ela (não vou fazer isso td dia lógico) gostaria de saber a maneira mais eficiente (mais rápido) para tal. Vou chipar a eco mês que vem e gostaria de saber se realmente ela ganha uns cvs e torque a mais baixando o tempo 0-100 e 0-400m, por esse motivo é que eu quero aprender a arrancar bem com ela, só para fazer uma medição ok, Valeu.

Mais uma coisa, vc falou em 6200... seria 6200 o melhor giro para troca de todas marchas na eco então (objetivando uma arrancada rápida)?

#6
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
É a rotação em que o câmbio troca de marchas com o pé no fundo. 6000 RPM é a rotação de potência máxima.
Johnny, a Eco engata a 4ª a 50Km/h. Sem limitador, estica até 220Km/h. A 3a vai até 170...

#7
 RickHell

avatar
Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:É a rotação em que o câmbio troca de marchas com o pé no fundo. 6000 RPM é a rotação de potência máxima.
Johnny, a Eco engata a 4ª a 50Km/h. Sem limitador, estica até 220Km/h. A 3a vai até 170...

Ok valeu kingler, vou trocar em 6000 então. sua eco é chipada?

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Neste assunto arrancada eu sou leigo. mas se a intencao eh fazer o maximo num determinado tempo acho que essa maneira descrita esta correta. Eh como fazem os pilotos de aviao comercial em pistas curtas de aeroportos como santos dumont e congonhas. Eles freiam o aviao, aceleram as turbinas e qdo houver o empuxo maximo eles liberam os freios.
Mas do ponto de vista economia de gasolina esta tudo errado, pois acelerando com os freios acionados eh a pior forma de economizar combustivel. assim como os automaticos nos semaforos ficam engatados gasstando gasolina. A nao ser que tenha o neutro automatico.

#9
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos