Tenho um ecosport 2008 2.0 automatico
É muito confortável o cambio automático. É um câmbio bem robusto, puxa bem, silencioso e não tem trancos. Adorei esse carro.
Fazendo a manutenção conforme o manual (troca de óleo e fitro a cada 50.000 KM) e utilizando o câmbio corretamente ele é para toda a vida do carro.
É um câmbio bem testado no mercado. É o mesmo do focus. O do civic por exemplo tem problemas crônicos, pesquise para vc ver.
Eu fiquei com essa dúvida tb, mas como moro em São Paulo e considerei o automático pelo seguinte:
- muito trânsito, com isso cambio manual exige muitas trocas o que cansa bastante
- comprei automático para minha mulher aprender a dirigir o carro com mais facilidade, partindo posteriormente para um câmbio manual.
- conforto de ter as duas mãos a disposição do volante.
- maior perfeição em manobras em todas as situações
- vc não cansa a mão com trocas de marchas e nem o pé toda hora tendo que soltar acelerador e pisar em embreagem;
- ao sair em ladeira dependendo do grau da ladeira vc ñ precisa nem pisar no freio, pq ele dá uma segurada para o carro não voltar para trás. Se a ladeira for muito íngreme ele volta para trás com menos velocidade que o cambio manual, aí basta vc pisar no acelerador, isso é muito confortável e seguro.
- aquela “vontade” de trocar de marcha, bobeira isso, eu mato andando de moto.....hehe
O veículo com câmbio automático é mais rápido que o manual em muitas situações:
- saída em semáforo, lombada, saída em ladeira, manobras, estacionamentos, ao frear repentinamente vc apenas acelera e sai, não precisa ficar perdendo tempo e as vezes errando ao escolher a marcha, deixando o carro morrer, etc.
O carro automático praticamente não tem freio-motor, com isso vc pega embalo muito rapidamente, vai estranhar um pouco no começo.
Com isso vc pode usar este mesmo embalo para economizar combustível sem ter que acelerar ele todo o tempo, por exemplo ao ver a frente um sinal fechando vc deixa o carro ir pelo embalo sem acelerar mais, só dirigindo mesmo para vc entender este uso.