EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dúvida na compra de ECOSPORT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 ligialadeira

ligialadeira
Iniciante
Iniciante
Bom dia, pessoal!
Sou nova aqui no fórum e pretendo comprar meu primeiro carro e não entendo muito do assunto.  Embarassed Tenho pensado no Ecosport, e o motivo da escolha é que eu sou de BH/MG mas estou morando no interior temporariamente - 3/4 anos - e gostaria de carro apenas para fazer viagens, tanto para BH quanto viagens de lazer mesmo. Ou seja, procuro um carro apenas para estrada, não tenho intenção de utilizar o carro para as atividades simples do dia-a-dia. Além do meu gosto pessoal - gostar de viajar, acampar, etc -, dos carros mais robustos, o ecosport é o único que cabe no meu orçamento restrito, já que pretendo gastar na faixa de 30/32 mil reais.
Queria saber a opinião de vocês, mais experientes, em relação ao Ecosport 1.6 Freestyle Flex manual, 2011/2012, quilometragem abaixo de 80 mil rodados - na faixa de 30 mil reais. É um bom carro para o meu objetivo? O que me dizem sobre a manutenção?  Question  
Qualquer ajuda, dica, informação, será de grande ajuda, até para ajudar a filtrar melhor as buscas, ainda que seja para me indicar um outro modelo/carro...
Obrigada de antemão por qualquer ajuda.

#2
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Oi Lígia. Estou na minha primeira Ecosport, 2009 2.0 16v automática, mas é o meu 5° Ford. Gosto muito dos carros da marca. São confortáveis, confiáveis, de boa resistência mecânica e de consumo interessante... Na minha opinião, o ponto fraco da Ford é suspensão, que necessita de manutenção com alguma frequência. Meu Fiesta 2002 fiz suspensão completa duas vezes num prazo de 5 anos e 70 mil km. Meu Fiesta 2012 fiz suspensão 1 vez em 4 anos (60 mil km). Sobre a Ecosport, eu entendo que é um bom carro. Sua altura do solo favorece enfrentar terrenos irregulares, cruzar um riachinho, enfrentar uma estrada de terra... O porta-malas não é dos maiores, mas o espaço interno para os passageiros é bom. Consumo tbm não é dos melhores, mas, carros desse porte apresentam um consumo maior, mesmo. São grandes e pesados, não teria como gastarem o que um carro 1.6 gastaria. A minha que é 2.0 automática está fazendo 4,5km/l de alcool. Vc que tem interesse em uma manual 1.6, talvez consiga chegar num consumo de 5,5/6 km/l de álcool (isso eu li na internet...).

Outro ponto que merece atenção é o estilo de condução. Por ser um carro mais alto, sua estabilidade é menor do que a de um carro de passeio, portanto, não se deve abusar da velocidades nas curvas. E pelo estilo do carro (um "jipinho") ele pula um pouco. Enfim, seu nível de conforto é um pouco diferente de um carro de passeio.

Falando sobre o modelo que vc deseja, se eu não estou enganado, ela não conta com airbag e abs. Eu procuraria as modelo XLT, que são completas, e vou além! Se vc só vai usar em estrada, pense na possibilidade de comprar uma automática. Muuuiiitttooo mais conforto.

Vc citou a quilometragem do carro. Veja, eu nao acho que a quilometragem seja o principal critério. O ideal seria vc ter o histórico de manutenção. O carro pode ser pouco rodado e mal cuidado... Comprei a minha 185 mil km e está muito boa!!! Se vc comprar de uma pessoa física, as chances dela ter esse histórico são maiores do que se comprar numa agência ou concessionária. Na dúvida, leve ao mecânico antes de fechar a compra.

Bom... Falei, falei, falei... E espero ter ajudado.

Boa sorte!!!

#3
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Bom amigos!! acho que posso falar um pouquinho do carro, estou na minha quarta Eco da série quadradinha, a primeira foi 2004/05 XLS na época não tinha air bag entre outros acessórios mais tops nem nas xlt se não me engano até as 2008 as diferenças entre acessórios de um modelo a outro eram mínimas, mais mesmo frisos, bancos, painel acabamentos, barra de torção para choques, estribo e mais!!!.
Quanto a mecânica elas apresentam bem menos defeitos que os modelos baixos da Ford tipo Fiest, Ka pois devido ser um SUV os componentes de motor e suspensão sofrem menos com impactos do dia a dia, e quanto ao que o amigo falou sim os modelos baixos da Ford sofrem um pouco com a suspensão, mas pode ter certeza que bem menos que um Volks ou um GM e com custo de manutenção muito menor, no caso da Eco so tive realmente problema nesse quesito na 2008 um rangido chato na bucha da balança e as coifas dos amortecedores que cederam no demais praticamente manutenção nenhuma, SÓ QUE SOU EXTREMAMENTE SISTEMÁTICO ou seja: OLEO DE MOTOR SÓ MOTORCRAFT API CORRETA, A CADA 2 ANOS ADITIVO DO RADIADOR HAVOLINE EXTEND LIFE COM CÓDIGO DE REFERENCIA FORD, e no caso as velas que uso as de Iridium e sempre a primeira coisa que troco outros podem falar o que quiser o impacto no consumo e monstruoso fora que o motor fica muito sereno, e mecânico de confiança mas nunca tive problema sério com nenhuma das minhas Eco.
Agora quanto ao modelo Ligia, é uma coisa de gosto e VALOR é claro, no caso da quadradinha além dos AIRBAG e ABS, você não irá encontrar muita diferença de 2008 a 2012 além de frisos, bancos de couro, e acessórios externos tipo estribo, overbump ( ou quebra mato) como preferir, e existe os modelos 1.6 manual e automático e o mesmo para o 2.0. Vou citar a minha experiência eu sou da antiga...kkkkkk, adoro carro manual, pois nada tem mais peso no consumo de combustível que a destreza e conhecimento de um motorista no tempo da passagem de marchas, como falei estou na quarta Eco, as duas primeira manuais e 1.6 o consumo era bom, Gasolina na faixa dos 9,5 urbano e 12,5 na estrada, isso levando em conta um motor 1.6 puxando 1230 quilos de carroceria, então resolvi pegar uma automática realmente como o Fabio falou o conforto de não ter que ficar trocando marchas e bem maior, mas entrei no dilema que ele falou do consumo mas não era tão baixo no meu caso ficou urbano na faixa dos 7,5 e 11 na estrada foi a Eco que fiquei menos tempo por causa disso e por gostar do cambio manual, e a resposta do automático em ultrapassagem deixava a desejar a sensação que tinha motor mas a caixa não acompanhava.
Enfim a minha Eco atual que estou muito relutante em trocar agora com 100mil KM super nova pois adoro carro, 2011/12 4WD na época ja estressado com a 2009 automática bebendo demais, surgiu uma promoção pois sou funcionário público com desconto monstro peguei esse modelo, que era cambio manual super completo de tudo, mas 2.0 4x4 com controle de tração o medo foi demais, e para minha surpresa consumo 9,5 urbano e 13 na estrada, fiquei surpreso, mas tive certeza que o cambio manual e mais econômico, lógico sabendo usar, fiz 4 revisões na CS e depois disso coloquei velas LASER IRIDIUM que so tem para o modelos 2.0 no 1.6 so iridium normal, e hoje faço entre 10,5 com muito congestionamento e ate 12 urbano na gasolina e ja consegui fazer 15,5 na estrada sem o ar condicionado em velocidade constante de 120 conforme mostrei em outro post.......... E MANUTENÇÃO ZERO NESSE MODELO só a preventiva mesmo. Resumindo a 4WD é 186kg mais pesada que os outros modelos mas responde muito melhor. E o problema de estabilidade que o amigo citou sim existe nos modelos 4x2 vem um adesivo no para-sol do motorista avisando sobre o risco de capotamento mas na 4WD de 2010 a 2012 que tem uma suspensão totalmente diferente de todos os outros modelos isso foi resolvido.
Espero não ter sido cansativo e ajudado com os detalhes............ Mas antes de comprar sim procure mecânico de confiança e revise o carro de sua escolha, porque carro maltratado, que recebe uma cera para ser vendido tem um monte.

#4
 ligialadeira

ligialadeira
Iniciante
Iniciante
Olá, novamente!
Muitíssimo obrigada pelas dicas, Fábio e Henrique!
Na verdade eu tinha eliminado a opção pela automática só por ignorância minha mesmo, tinha um certo receio de comprar um carro usado automático e ele vir me dar dor de cabeça("dor no bolso") depois. Após as dicas, estou considerando também como uma opção válida, vou dar uma pesquisada ainda nessa questão de combustível, já que até então eu pensava que a automática fosse mais econômica. Tenho que ver se o conforto na direção vai compensar o gasto à mais que terei.
Vou dar uma olhada também no 4WD, que ainda não pesquisei muito sobre, e pra falar a verdade eu não tinha muita noção desse problema de estabilidade do Ecosport.
No hora de comprar eu vou levar um parente que entende mais que eu, pra me ajudar a levar ao mecânico e avaliar o carro, mas, por ser um investimento alto, quero entender e estudar o máximo que puder para fazer uma compra boa e segura, até para filtrar melhor também as minhas opções.
Henrique, esse desconto que você mencionou por ser funcionário público, do que se trata? Sou servidora também, fiquei interessada!
Obrigada mais uma vez, pessoal!

#5
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
ligialadeira escreveu:Olá, novamente!
Muitíssimo obrigada pelas dicas, Fábio e Henrique!
Na verdade eu tinha eliminado a opção pela automática só por ignorância minha mesmo, tinha um certo receio de comprar um carro usado automático e ele vir me dar dor de cabeça("dor no bolso") depois. Após as dicas, estou considerando também como uma opção válida, vou dar uma pesquisada ainda nessa questão de combustível, já que até então eu pensava que a automática fosse mais econômica. Tenho que ver se o conforto na direção vai compensar o gasto à mais que terei.
Vou dar uma olhada também no 4WD, que ainda não pesquisei muito sobre, e pra falar a verdade eu não tinha muita noção desse problema de estabilidade do Ecosport.
No hora de comprar eu vou levar um parente que entende mais que eu, pra me ajudar a levar ao mecânico e avaliar o carro, mas, por ser um investimento alto, quero entender e estudar o máximo que puder para fazer uma compra boa e segura, até para filtrar melhor também as minhas opções.
Henrique, esse desconto que você mencionou por ser funcionário público, do que se trata? Sou servidora também, fiquei interessada!
Obrigada mais uma vez, pessoal!

Bom dia Ligia, eu creio que a regra se aplique a todos os Estados e em todos âmbitos, quase todas as montadoras oferecem descontos a servidores públicos mas para aquisição de carro ZERO, o que foi meu caso quando comprei a 4WD no fim de 2011, a Ford estava oferecendo um desconto na época de IPI entre outros impostos que no caso da Eco foi em torno de 29% em modelos menores o desconto era até maior, aqui no RJ ano passado quem estava oferecendo tais descontos era a Renault e Pegeout, acho que varia de cada ano, mas você entrar no site no montadora do seu interesse e verificar, normalmente consta la se eles estão oferecendo algum convenio, só que hoje com essas trocas de modelos, a Ecosport especialmente a STORM que é a atual 4WD top de linha encosta nos 100mil então não acho que o desconto valha muita a pena.... Mas se um ZERO possa a vir lhe interessar e bom dar uma pesquisada ou mesmo verificar na sua repartição se existe algum convenio vigente com montadoras.

Agora sugestão, se por acaso você começar a olhar alguma Eco de 2012 em diante que ja no modelo bolinha, so cuidado com cambio powership, é fato constatado que a Ford vacilou o cambio, ele apresenta super aquecimento e inúmeros defeitos consequentes, ao invés de um RECALL que seria o correto, como aqui é Brasil aumentou a garantia, ou seja você compra e na hora de vender pena, isso se não sofrer no bolso antes.......

#6
 ligialadeira

ligialadeira
Iniciante
Iniciante
JHenrique.rj escreveu:
ligialadeira escreveu:Olá, novamente!
Muitíssimo obrigada pelas dicas, Fábio e Henrique!
Na verdade eu tinha eliminado a opção pela automática só por ignorância minha mesmo, tinha um certo receio de comprar um carro usado automático e ele vir me dar dor de cabeça("dor no bolso") depois. Após as dicas, estou considerando também como uma opção válida, vou dar uma pesquisada ainda nessa questão de combustível, já que até então eu pensava que a automática fosse mais econômica. Tenho que ver se o conforto na direção vai compensar o gasto à mais que terei.
Vou dar uma olhada também no 4WD, que ainda não pesquisei muito sobre, e pra falar a verdade eu não tinha muita noção desse problema de estabilidade do Ecosport.
No hora de comprar eu vou levar um parente que entende mais que eu, pra me ajudar a levar ao mecânico e avaliar o carro, mas, por ser um investimento alto, quero entender e estudar o máximo que puder para fazer uma compra boa e segura, até para filtrar melhor também as minhas opções.
Henrique, esse desconto que você mencionou por ser funcionário público, do que se trata? Sou servidora também, fiquei interessada!
Obrigada mais uma vez, pessoal!

Bom dia Ligia, eu creio que a regra se aplique a todos os Estados e em todos âmbitos, quase todas as montadoras oferecem descontos a servidores públicos mas para aquisição de carro ZERO, o que foi meu caso quando comprei a 4WD no fim de 2011, a Ford estava oferecendo um desconto na época de IPI entre outros impostos que no caso da Eco foi em torno de 29% em modelos menores o desconto era até maior, aqui no RJ ano passado quem estava oferecendo tais descontos era a Renault e Pegeout, acho que varia de cada ano, mas você entrar no site no montadora do seu interesse e verificar, normalmente consta la se eles estão oferecendo algum convenio, só que hoje com essas trocas de modelos, a Ecosport especialmente a STORM que é a atual 4WD top de linha encosta nos 100mil então não acho que o desconto valha muita a pena.... Mas se um ZERO possa a vir lhe interessar e bom dar uma pesquisada ou mesmo verificar na sua repartição se existe algum convenio vigente com montadoras.

Agora sugestão, se por acaso você começar a olhar alguma Eco de 2012 em diante que ja no modelo bolinha, so cuidado com cambio powership, é fato constatado que a Ford vacilou o cambio, ele apresenta super aquecimento e inúmeros defeitos consequentes, ao invés de um RECALL que seria o correto, como aqui é Brasil aumentou a garantia, ou seja você compra e na hora de vender pena, isso se não sofrer no bolso antes.......

Obrigada pela resposta, Henrique. É, carro zero pra mim só no futuro distante.
De fato, começaram a aparecer bons modelos 2013 a 2015 de Eco automático no meu orçamento, inclusive muito abaixo da tabela. Deve ser por causa desse problema do cambio Powershift q você mencionou, suponho? Ainda bem que você me alertou para o problema.

#7
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
ligialadeira escreveu:
Obrigada pela resposta, Henrique. É, carro zero pra mim só no futuro distante.
De fato, começaram a aparecer bons modelos 2013 a 2015 de Eco  automático no meu orçamento, inclusive muito abaixo da tabela. Deve ser por causa desse problema do cambio Powershift q você mencionou, suponho? Ainda bem que você me alertou para o problema.

Bom dia Ligia, a com certeza sim, pois a Ford estendeu a garantia para 10 anos a contar da data da nota fiscal, ou seja 2012 termina em 2022, é um bom tempo lógico tendo que avaliar quanto tempo você vai ficar com o carro e pior na hora de vender o comprador também terá essa informação, é um daqueles carros como nome de filme "PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR" kkkkkkk, mas imagina você na rua e a embreagem pifa ou mesmo so enguiça temporariamente, pior em lugar ruim tarde da noite, qualquer carro pode fazer isso sem aviso, mas andar com uma bomba relógio sem saber o timer é complicado.
Não sei qual foi o vacilo da Ford nesse cambio seco, até porque ele foi desenvolvido com uma empresa alemã que fabrica câmbios secos para BMW e outros renomados que não dão defeito, mas esse não teve jeito, tanto é que nos novos modelos a partir de 2018 ela voltou para o cambio CVT que na minha concepção tem um melhor desempenho. E minha prima adquiriu uma Titanium 2015 que alguns meses depois foi para concessionaria com problemas na embreagem, quando voltou eu dei uma volta com ela, e notei diferença do antes e depois de ter sido mexido, é como se antes ele tivesse mais força na arrancada e até mesmo nas passagens de marcha, depois da manutenção na Ford, achei que eles deram um novo ajuste ao corro, o motor passou a andar sempre abaixo dos 2mil giros como se tivesse economizando marcha e a primeira ficou mais longa uma coisa um pouco estranha levando em conta que não gosto de carro automático como falei foi motivo para na época motivar muito ela a trocar o carro.
Então ligia se você pode pegar uma mais nova a bolinha e bem bonita, apesar que tem um pouco menos espaço que as quadradinhas, e afinal é mais novo, so sugiro não se arriscar no powershif e talvez gastar dinheiro e perder dinheiro na revenda.
Boa sorte na sua escolha!

#8
 rogjr8086

rogjr8086
Iniciante
Iniciante
Todo carro usado depende do antigo dono. Se ele cuidou, fez as revisões em dia, trocou as peças que precisava e não ficou fazendo gambiarras o carro jamais te dará dores de cabeça. Mas a grande maioria das pessoas não são assim, infelizmente.
A eco é um carro fenomenal, bonito e confortável, tem tudo que precisa na mão, e se quebrar tem peças, além de ter motores simples o que facilita a manutenção e o preço. Quanto ao cambio o pessoal ai de cima ja respondeu, mas segue a msm lógica, se o dono cuidou ele vai estar bom, senão prepare o bolso. Cambio automático é mais dificil de dar problemas, pois o usuário não tem tantas opções de estragar como o manual.
Enfim, eco é um carro luxuoso e muito resistente. Acho q 2012 1.6 ainda é motor zetec rocam, é um motor fenomenal, na minha opinião o melhor motor q a ford fez. Tem seus probleminhas mas isso todo carro tem. E sempre que for pegar um carro observe ele bem, se nao vaza água, óleo, assim como o estado desses fluidos. Leve em um mecânico de confiança e teste ar quente, ar condicionado, etc.

Boa sorte!

#9
 pkchu

pkchu
Membro
Membro

olá Ligia, tive uma ECOSPORTO XLS no ano 2005 a 2010 , depois outra modelo FREESTYLE entre 2014/2018 e agora estou com a nova geração da ECOSPORT, como motor 3 cilindros, 1.5, freestyle, automatica lançada em 2018. Nas minhas idas e vindas, acabo voltando para a FORD por não encontrar tudo que procuro em outra montadora..Então o que posso dizer...A ECO é um ótimo carro, consolidado no mercado, possui motor potente em relação a concorrência, posição elevada e confortável de dirigir, e sua mecânica é avançada e confiável apesar da rede de concessionárias não agradar a muitos consumidores, não tive problema com manutenção e conserto. A cada ano que passa a ECO evolui em todos os aspectos. Só evite comprar os modelos lançados com cambio automatizado "power shift". No mais, não tenho dúvida que é uma ótima compra e vc vai se impressionar com esse carro. Boa sorte

ligialadeira escreveu:Bom dia, pessoal!
Sou nova aqui no fórum e pretendo comprar meu primeiro carro e não entendo muito do assunto.  Embarassed Tenho pensado no Ecosport, e o motivo da escolha é que eu sou de BH/MG mas estou morando no interior temporariamente - 3/4 anos - e gostaria de carro apenas para fazer viagens, tanto para BH quanto viagens de lazer mesmo. Ou seja, procuro um carro apenas para estrada, não tenho intenção de utilizar o carro para as atividades simples do dia-a-dia. Além do meu gosto pessoal - gostar de viajar, acampar, etc -, dos carros mais robustos, o ecosport é o único que cabe no meu orçamento restrito, já que pretendo gastar na faixa de 30/32 mil reais.
Queria saber a opinião de vocês, mais experientes, em relação ao Ecosport 1.6 Freestyle Flex manual, 2011/2012, quilometragem abaixo de 80 mil rodados - na faixa de 30 mil reais. É um bom carro para o meu objetivo? O que me dizem sobre a manutenção?  Question  
Qualquer ajuda, dica, informação, será de grande ajuda, até para ajudar a filtrar melhor as buscas, ainda que seja para me indicar um outro modelo/carro...
Obrigada de antemão por qualquer ajuda.

#10
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos