EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sobre o estepe na tampa da mala no NOVO ECOSPORT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
Bom no tópico do lançamento do novo EcoSport, tivemos muitos questionamentos sobre a permanencia do mesmo na tampa, que representaria uma perda de segurança, mudança na estética....

Algumas palavras do chefe de design da FORD:



"Uma marca registrada"

"É o que define uma das características mais marcantes do modelo.
Segundo João Marcos Ramos, chefe de design da Ford Brasil, o estepe na parte externa é uma forte característica do EcoSport, que será mantida em todos os mercados onde for vendido.

O EcoSport foi o primeiro utilitário esportivo compacto a ser lançado no Brasil, e desde então ele evoluiu de forma constante, sempre teve seu design diferenciado e o estepe na tampa do porta malas, uma verdadeira marca registrada do carro, que a Ford sempre fez questão de preservar

Sobre o estepe na tampa da mala no NOVO ECOSPORT Ecosport%2Bevolu%25C3%25A7%25C3%25A3o

Alguns podem dizer que o estepe exposto representa sérios riscos em colisões, isto é um mito, segundo Moray Callum, diretor de design, o estepe não representa riscos, muito pelo contrário, ele faz parte do equilíbrio do carro.
O estepe é totalmente centrado, pois se ele fosse deslocado para qualquer lado na tampa acabaria afetando a dinâmica do veículo.

A abertura lateral do porta malas é outro marco, facilita o acesso as bagagens e ainda possui porta objetos na parte interna da tampa.

Versatilidade, visual diferenciado e robustez sempre fizeram do EcoSport um veículo único em seu segmento, que finalmente o mundo vai conhecer."




Fonte: Blog EcoSport

#2
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Por isso que ele é diretor de design, e não engenheiro. Pede pra ele ler um pouquinho dos artigos do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Não dá pra bater o que diz um cara que quer _vender_ o produto com um instituto que analisa o risco que um carro representa avaliando custos de reparo para seguradoras. Isso são fatos.

“When one RAV4 struck the other, it didn’t engage the rear bumper because this SUV doesn’t have a rear bumper. Instead the striking RAV4 hit the spare tire mounted on the tailgate,” Lund says. “This spare tire was the ‘antibumper.’ It didn’t absorb any energy. It didn’t prevent any damage. In fact, it caused most of the damage to both vehicles. The spare damaged the hood and grille of the striking RAV4. It also crushed the tailgate on the struck RAV4."
http://www.iihs.org/news/2004/iihs_news_091304.pdf

"O estepe foi um anti-párachoques. Ele não absorveu nenhum impacto. Ele não preveniu nenhum dano. Na verdade, ele causou a maior parte dos danos a ambos os veículos".

"The worst performer is the 2000 model Isuzu Trooper. It sustained more than $11,000 damage in the four crash tests, including more than $3,000 damage in the 5 mph rearinto-pole impact. Intrusion of the spare tire mounted on the back of this SUV crushed both of the rear tailgates and shattered the glass. ìThis is a very poor performer. The Trooper is the worst midsize SUV weíve ever tested,î OíNeill notes"
http://www.iihs.org/news/2000/iihs_news_091300.pdf

"A invasão do estepe montado na traseira deste SUV esmagou ambas as portas traseiras e estilhaçou o vidro".

"In rear-end collisions, damage is sustained almost twice as frequently 10 parts other than the bumpers of Rodeos, compared with Ford Explorers without the extemal tire. The problem is, that tire on back hits first in a collision, concentrating crash force in this one place. The tire is then pushed into the tailgate. The Rodeo isn't the only utility vehicle tested with this design. The Land Rover's spare tire is on back, too."
http://www.iihs.org/externaldata/srdata/docs/sr3102.pdf

"O problema é que o pneu na traseira é atingido primeiro em uma batida, concentrando a força apenas em um lugar. O pneu, em seguida, é empurrado para dentro da porta traseira".

A Ford deve é encher os bolsos trocando vidro e porta traseira de Ecosport, isso sim. Nos EUA os fabricantes mudaram a posição do estepe da maioria dos carros por causa disso, com o agravante de que colisões traseiras lá são bem mais frequentes (text and driving).

Repetindo, um vídeo contendo os primeiros estudos do IIHS sobre o estepe:


Sem querer ser chato, mas tomem consciência. Smile

#3
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
Membro Gold
Fala kingleer, blz?

Cara não estou querendo criar polemica com vc, somente repasso as declarações dadas. Concordo com vc em gênero, número e grau, sobre a segurança, principalmente aqui no Brasil, que temos essas carroças rodando até hoje. Só quem já precisou de um sistema de segurança e tinha disponível no carro que sabe como é fundamental ter!

Agora se é pra fazer a galera se ligar, vamos começar pelo começo. No Brasil, a chapa de aço dos carro é a mais fina do mundo. Fiz esse teste em 2008, quando fui aos EUA, aluguei um corola, do mesmo modelo vendido no Brasil na época (quem quiser fazer é bem simples, abra o capo do carro e tente torcer o capo.) o capo do corola lá nos EUA, é muito mais grosso do que o vendido aqui. aqui no que vc torce o capo, ele empena todinho. lá, ele quase não mexe. um civic 2002, que sofreu um acidente alguns anos atras na lagoa, no rio, à 110km/h partiu no meio, e TODOS os ocupantes morreram. O "MESMO" carro sofreu um acidente parecido nos EUA na mesma época, e ficou destruído, e TODOS os ocupantes sobreviveram!!Então vamos começar reclamando da espessura das chapas dos veículos no Brasil.

#4
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu discordo sobre algumas palavras ditas como equilibrio e dinamica. A diferenca entre colocar um pourco pra direita oupra esquerda vai mudar mito pouco o equilibrio do carro se fosse assim o melhor seria colocar debaixo do carro que melhoraria o centro de gravvidade do carro.
Alias que nao eh nenhum bolido para correr a 1000por hora na estrada, deve ser um carro comportado entao o mais logico eh deixar do lado de ffora para aproveitar melhor o espaço interno do porta malas.

#5
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
É, quem viu os testes do Latin Ncap sabe... olha o mais vendido se desmanchando aí:



Infelizmente, no fim das contas, o ideal é importar os carros - o que é feito no Brasil acaba saindo com qualidade inferior. E tem gente que reclama dos chineses! Não é a primeira vez que vejo alguém falando isso da qualidade dos carros (também citando o Corolla) em relação aos feitos aqui e lá fora. Curioso é que a gente exporta aço e ainda economiza...

Também não é um estepe e 10kg que vai afetar o equilíbrio do carro. Se ele estivesse falando de motor longitudinal e mais baixo, diferencial central e acerto de suspensão, aí sim... mas é o diretor de design, né.

#6
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Essa eu vi hoje de manhã na rua... o Idea freou forte, uma Ducato que vinha atrás não conseguiu parar a tempo e bateu a uns 15Km/h. Deu nisso: bateu no estepe, que amassou a porta e estilhaçou o vidro. Depois, andando até a oficina, vi uma Ecosport com o vidro traseiro sendo consertada pelo mesmo motivo.

Sobre o estepe na tampa da mala no NOVO ECOSPORT Img2012021500138

#7
 Elton

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Em um engavetamento, pior que em baixa velocidade, fui premiado com a traseira de um ECO na minha frente, meu carro (saveiro G3) saiu no guincho. O ECO nada aconteceu, nada mesmo!!!

#8
 andre luis

andre luis
Membro
Membro
eu não tenho tanto conhecimento para falar sobre esses detalhes mais técnicos ,como de estrutura ou estabilidade devido o estepe na traseira ,só sei
que sai com meu carro ileso de duas batidas na traseira do mesmo devido a roda estar estar na traseira, na mais grave delas o corsa sedan que bateu em mim teve sua frente inteira amassada e meu carro apenas teve um corte na capa de estepe ...imagina o meu prejuízo se o estepe não tivesse lá para absorver o choque...

#9
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
O problema é dos outros...

#10
 Edmarceneiro

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Na minha opinião deixando a polêmica da segurança de lado, o estepe na trazeira fica muito bonito, vi umas fotos de pessoas que tiraram e ficou um horror, na minha opinião é uma marca registrada dos off road, e quem não gosta compra outro carro, até porque carro sem estepe na trazeira é maioria, muito mais fácil de encontrar....

#11
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Legal do EcoSport é isto. Voce pode usar o estepe na tampa trazeira, como vem de fábrica, ou tirá-lo facilmente (acho que são 4 parafusos) se preferir, por segurança ou estética.

Tirando, penso que seria ótimo se existisse um sistema basculante que facilitasse a colocação e retirada do estepe em baixo do porta-malas; existe um espaço enorme alí, completamente perdido.

Acho que o regi1968 'stá pensando em algo assim:
https://ecosportclub.forumeiros.com/t34p40-retirei-o-estepe-da-traseira#11156

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#12
 deepbluemx3

deepbluemx3
Membro Jr
Membro Jr
-A estética realmente fica mais bonita com o estepe na traseira, em batidas mais leves parece que ele protege a traseira da Eco, mas pelos vídeo acima se percebe que a uma vel um pouco maior o estepe causa muito mais danos à traseira do veículo do que se ele não estivesse lá...Com o estepe a pancada ocorre na altura da porta traseira, e não onde deveria, no parachoque. A engenharia da FORD, ou de outras montadoras, poderia usar um um suporte de forma que a força do impacto fosse transferida para baixo, para o parachoque, e não para a porta, e/ou vidro traseiros, é questão de pesquisar e insvestir nisso, é possível.
-Na minha primeira Eco sofri uma colisão traseira relativamente leve ao reduzir um pouco a vel e ser abalroado por uma mulher distraída que vinha logo atrás com um astra. O estrago foi na tampa e no suporte, não chegou a quebrar o vidro. Se o problema existe deve ser equacionado, e resolvido pela engenharia, para satisfação da maioria dos usuários, e para manter a estética da Eco com o estepe na traseira, mas de uma forma segura e não dispendiosa para os proprietários.Aquela idéia do parachoque no engate que absorve impactos me parece um bom começo se fosse aplicada ao suporte do estepe da tampa da Eco...A engenharia tem como resolver isso com certeza.

#13
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Num pais que ninguem paga para ter AIRBAG E FREIOS ABS
ENTRE PACOTE COM OS DOIS E UM AR. 99.9% preferem veiculo com ar.

Só me lembro de um ECOSPORTY XLT que comprei e pasmem veio com AIRBAG
na hora de vender, pensa se alguem perguntou ou realçou o fatro do ECOSPORT
ter AIRBAG?
Nãooooooooooooo ?

Os que ligaram perguntavem bobagens ,como se o veiculo tinha ESTRIBO
se tinha aquele Quebra Mato ridiculo na frente.

Portanto falar que PNEU ESTEPE EXTERNO eh rs "perigoso"
PRIMEIRO vamos comprar o veiculo com o0 MÍNIMO

>>>AIR BAG DUPLO *TR4 so tem o do motorista na versão GLS ridiculo
>>>FREIO ABS
edEPOIS DESTES EQUIPAMENTOS básicos DE SEGURANÇA, AI SIM VENHAM DISCUTIR SOBRE PNEU ESTEPE INTERNO OU EXTERNO.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
BASICO escreveu:Num pais que ninguem paga para ter AIRBAG E FREIOS ABS
ENTRE PACOTE COM OS DOIS E UM AR. 99.9% preferem veiculo com ar.

Só me lembro de um ECOSPORTY XLT que comprei e pasmem veio com AIRBAG
na hora de vender, pensa se alguem perguntou ou realçou o fatro do ECOSPORT
ter AIRBAG?
Nãooooooooooooo ?

Os que ligaram perguntavem bobagens ,como se o veiculo tinha ESTRIBO
se tinha aquele Quebra Mato ridiculo na frente.

Portanto falar que PNEU ESTEPE EXTERNO eh rs "perigoso"
PRIMEIRO vamos comprar o veiculo com o0 MÍNIMO

>>>AIR BAG DUPLO *TR4 so tem o do motorista na versão GLS ridiculo
>>>FREIO ABS
edEPOIS DESTES EQUIPAMENTOS básicos DE SEGURANÇA, AI SIM VENHAM DISCUTIR SOBRE PNEU ESTEPE INTERNO OU EXTERNO.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

No brasil culturalmente os motorista ou donos de carros prezam primeiro pela aparencia do veiculo. Pode ser o carro mais pe de boi que seja mas se for bonito ele vende.
Ao contrario de carros completos mas feios acabam encalhando.

#15
 emerson

emerson
Admin
Admin
Ontem acabei provando desse maldito estepe. kkkkkkkkkkk

Minha mãe tá aprendendo a dirigir, ela foi retornar na rua pra estacionar e acabou batendo no poste, acabou amassando a lata onde fica o suporte, já tentei puxar mas nem voltou.

Será que tem como resolver sem pagar um funileiro ou martelinho?

https://ecosportclub.forumeiros.com

#16
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Soltando a forração interna do porta malas talvez você consiga empurrar de volta.

É uma tentativa.

Abraços

#17
 emerson

emerson
Admin
Admin
efemota escreveu:Soltando a forração interna do porta malas talvez você consiga empurrar de volta.

É uma tentativa.

Abraços
Humm, vou tentar durante a semana.

Valeu!

https://ecosportclub.forumeiros.com

#18
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos