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Gasolina, Gasolina e Gasollina

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#1
 luiz.henrique

luiz.henrique
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Pessoal,

Resolvi abrir esse topico para tratarmos sobre experiencias com as "diferentes" gasolinas que são vendidas por ai.

Há muitas pessoas dizendo que a V-power da Shell torna o carro mais economico ou mais potente, mas com base em que são essas afirmações?
Ela não tem mais octanas que a gasolina comum.
A Vpower é uma gasolina aditivada. Gasolina aditivada é gasolina de mesma octanagem que gasolina comum adicionada de detergente!
Não consigo entender senão que após o uso da gasolina aditivada houve uma melhora do consumo por uma limpeza nos bicos de injeção, filtros, etc, que limpos passaram a conferir aproveitamento melhor e consequentemente rendimento ao sistema no todo. Obviamente com uso continuo as sujeiras não existirão no sistema e o sistema será sempre economico.

O maunual da Eco 2011 recomenda o uso de aditivada a cada 3 meses ou 5.000 km (o que ocorrer primeiro).

Agora temos as chamadas premium (Vpower racing, podium da BR) que possuem octanagem maior. Essas sim dependendo do motor do carro pode conferir maior potencia devido a maior explosao do combustivel relacionado a taxa de compressão do motor. Não sei na Eco, mas esse combustivel num Mille não fará menor diferença devido a taxa de compressão do motor 1.0.

O que depende e muito da eficiencia do combustivel é sua procedencia. Abastecer em posto confiavel é sem duvida a melhor forma de economizar.

#2
 diogomcr

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Iniciante
Iniciante
é

http://www.diogobiologia.uni7.net

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando

#4
 Alfredo Carlos

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efemota escreveu:A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando
É meus caros parece mentira mas não é, já usei premium da BR, cara demais, depois Ipiranga, nemhuma mudança, agora estou usando a Shell, abasteço com comum e outras com aditivada, sem nemhuma regra específica, apenas preservano o mesmo posto que fica perto de onde moro. O que aconteceu é que o consumo ficou um pouco melhor, hoje faço sempre médias acima de 9km/l em cidade e vias expressas, uma média boa para 2.0 AUT com ar ligado.
A Shell melhorou definitivamente o consumo.
Abraços
Alfredo

#5
 marcodell

marcodell
Membro Jr
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Alfredo Carlos escreveu:
efemota escreveu:A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando
É meus caros parece mentira mas não é, já usei premium da BR, cara demais, depois Ipiranga, nemhuma mudança, agora estou usando a Shell, abasteço com comum e outras com aditivada, sem nemhuma regra específica, apenas preservano o mesmo posto que fica perto de onde moro. O que aconteceu é que o consumo ficou um pouco melhor, hoje faço sempre médias acima de 9km/l em cidade e vias expressas, uma média boa para 2.0 AUT com ar ligado.
A Shell melhorou definitivamente o consumo.
Abraços
Alfredo


mas em relaçao a valores vale e pena?
pq pagar R$2,79 na gasolina eh um absurdo..

geralmente eu abasteço com alcool a R$ 1,69.. no max R$ 1,79 ..

meu consumo eh entre 6 e 6,5..
mesmo esquema do consumo citado no topico, transito intenso, mas grande consumo tbm em 5 marcha.. ar ligado e ar desligado...

#6
 Elton

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Só tenho usado comum BR (ás vezes Shell comum) cidade 8,5 estrada 12,5 - 2.0 aut. 3 mil km

#7
 Alfredo Carlos

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Elton escreveu:Só tenho usado comum BR (ás vezes Shell comum) cidade 8,5 estrada 12,5 - 2.0 aut. 3 mil km
Abaixo de R$ 1,70 o litro do etanol, fica mais barato para abastecer, só que no RJ esta acima de R$2,00
impossível só gasolina
Alfredo

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Marcodell o consumo da minha está bem próximo do que você relatou.

Abraços

EFEMOTA

#9
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Abasteci essa semana com a "milagrosa" Vpower (R$ 3,059) e até agora, segundo o Computador de Bordo o consumo é:

Estrada: 13,1 km/l
Cidade: 7,5 km/l

Antes no etanol comum era:

Estrada 9,0 km/l
Cidade 4,3 km/l

No próximo tanque usarei gasolina comum. Só abasteci com a Vpower em atendimento ao Manual da Eco que recomenda gasolina aditivada a cada 5.000 km rodados ou 3 meses. A minha completou 3 meses essa semana só andando no etanol, que na minha região essa semana começou a se tornar inviável pois atingiu os R$ 1,99 contra 2,79 da gasolina comum.

Eco 2011/12 2.0 aut. (2.200 km)

#10
 diogenesdidi

diogenesdidi
Membro
Membro
Em Aracaju o preço do etanol é absurdo (de R$ 2,19 a R$ 2,39). A gasolina comum fica entre R$ 2,69 e R$ 2,80.
Sempre abasteço em um posto BR perto de casa, com preço de R$ 2,75 no cartão (para ganhar milhas, rsrsrsrs).
Minha Eco 1.6 está com 13.800 km e quase 5 meses. Viajo muito e as médias são:

Cidade, vias expressas: 10,5km/l
Cidade, interior (máximo até 3ª marcha): 6km/l

Estrada (média 80km/l): 15,1km/l
Estrada (90-100km/l): 13,7km/l
Estrada (entre 100 e 110km/l): 12,5km/l

Quando estou sem pressa, é uma benção a economia que faz.

#11
 Elton

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Alfredo Carlos escreveu:
Elton escreveu: Só tenho usado comum BR (ás vezes Shell comum) cidade 8,5 estrada 12,5 - 2.0 aut. 3 mil km
Abaixo de R$ 1,70 o litro do etanol, fica mais barato para abastecer, só que no RJ esta acima de R$2,00
impossível só gasolina
Alfredo

Há muito tempo não sei o que é isto!! rsrsrsrsrsr

Aqui na minha região, desde de março o álcool está impraticável, sempre na casa dos R$ 2,00, idem ao q vc falou!!!!

#12
 luiz.henrique

luiz.henrique
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luiz.henrique escreveu:Pessoal,

Resolvi abrir esse topico para tratarmos sobre experiencias com as "diferentes" gasolinas que são vendidas por ai.

Há muitas pessoas dizendo que a V-power da Shell torna o carro mais economico ou mais potente, mas com base em que são essas afirmações?
Ela não tem mais octanas que a gasolina comum.
A Vpower é uma gasolina aditivada. Gasolina aditivada é gasolina de mesma octanagem que gasolina comum adicionada de detergente!
Não consigo entender senão que após o uso da gasolina aditivada houve uma melhora do consumo por uma limpeza nos bicos de injeção, filtros, etc, que limpos passaram a conferir aproveitamento melhor e consequentemente rendimento ao sistema no todo. Obviamente com uso continuo as sujeiras não existirão no sistema e o sistema será sempre economico.

O maunual da Eco 2011 recomenda o uso de aditivada a cada 3 meses ou 5.000 km (o que ocorrer primeiro).

Agora temos as chamadas premium (Vpower racing, podium da BR) que possuem octanagem maior. Essas sim dependendo do motor do carro pode conferir maior potencia devido a maior explosao do combustivel relacionado a taxa de compressão do motor. Não sei na Eco, mas esse combustivel num Mille não fará menor diferença devido a taxa de compressão do motor 1.0.

O que depende e muito da eficiencia do combustivel é sua procedencia. Abastecer em posto confiavel é sem duvida a melhor forma de economizar.


Bom... Finalizei um tanque hoje completo com Gasolina Aditivada VPOWER. Seguem os dados comparativos com o tanque anterior com Etanol e o meu parecer:

ETANOL---->Km do carro: 1662; Km rodados: 328; Qtd. Abastecido: 47,2 l; Média (Km/l):6,27; Preço do Abastecimento: R$ 82,06 (R$ 1,74/l)

VPOWER-->Km do carro: 1990; Km rodados: 467; Qtd. Abastecido: 52,32 l; Média (Km/l):8,96; Preço do Abastecimento: R$ 160,05(R$3,06/l)

O trajeto foi praticamente o mesmo sempre.
Calculando, verifica-se que dividindo o Consumo do ETANOL pelo Consumo da VPOWER temos melhor eficiência da Vpower em exatos 30% !!!!
Devido a relatos sobre a VPOWER, eu esperava que essa eficiência fosse no minimo uns 32% (até uns 35%!!!!), o que eu cheguei a aferir pelo Computador de bordo logo no começo do teste.
Pra mim, Gasolina aditivada melhora o consumo = MITO

Minha Eco: 2.0 automática 2011/12 (2.457 Km)








#13
 Elton

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Membro Pro
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luiz.henrique escreveu:....

Pra mim, Gasolina aditivada melhora o consumo = MITO

...

Compartilho de sua conclusão, o mesmo serve para o tal do álcool aditivado vendido pela Shell.

E ainda quanto à gasolina de alta octanagem quando usada em motor de alto desempenho, não notei melhora no consumo, continuo com a mesma média.

#14
 Alfredo Carlos

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Caros parceiros Elton e Luiz.
Não duvido da conclusão de vcs com relação ao combustivo aditivado ou não. O que posso garantir é que tomando como base o computador de bordo e o abastecimento no mesmo posto afirmo categoricamente que no meu caso a VPower tem rendimento melhor do que a comum ou mesmo aditivadas da BR e Ipiranga. meu carro é 2011 comprado em agosto de 2010 e está com 39.000 rodados, já experimentei etanol e tudo que é combustível do mercado.
Abraços
Alfredo

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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diogomcr escreveu:é

nooooossa.... vc vai ganhar de mim.... 2006 com 19mil km?
Aminha eh 2009 com 7mil km....(mas é so de estrada, so a engrenagem da quinta marcha esta usada,rs,rs,rs...)

#16
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Alfredo Carlos escreveu:
efemota escreveu:A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando
É meus caros parece mentira mas não é, já usei premium da BR, cara demais, depois Ipiranga, nemhuma mudança, agora estou usando a Shell, abasteço com comum e outras com aditivada, sem nemhuma regra específica, apenas preservano o mesmo posto que fica perto de onde moro. O que aconteceu é que o consumo ficou um pouco melhor, hoje faço sempre médias acima de 9km/l em cidade e vias expressas, uma média boa para 2.0 AUT com ar ligado.
A Shell melhorou definitivamente o consumo.
Abraços
Alfredo

O Alfredoooo..... para meu.... acima de 9km por litro com ar ligado e ainda por cima automatico 2.0????
Conta outra vai.... So se for andar apenas ladeira abaixo... Onde vc mora tem ladeiras????

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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diogenesdidi escreveu:Em Aracaju o preço do etanol é absurdo (de R$ 2,19 a R$ 2,39). A gasolina comum fica entre R$ 2,69 e R$ 2,80.
Sempre abasteço em um posto BR perto de casa, com preço de R$ 2,75 no cartão (para ganhar milhas, rsrsrsrs).
Minha Eco 1.6 está com 13.800 km e quase 5 meses. Viajo muito e as médias são:

Cidade, vias expressas: 10,5km/l
Cidade, interior (máximo até 3ª marcha): 6km/l

Estrada (média 80km/l): 15,1km/l
Estrada (90-100km/l): 13,7km/l
Estrada (entre 100 e 110km/l): 12,5km/l

Quando estou sem pressa, é uma benção a economia que faz.

6km por litro na cidade com gasolina e motor 1.6? Tem alguma coisa errada ai.... afro

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Gasolina, gasolina, gasolina....
Pra mim v power e outra tem a mesma octanagem.
E todas elas tem 25% de alcool misturado.
Se ela fosse pura sem alcool com certeza renderia mais km por litro.
O que tem de especial na vpower e aditivadas sao oos aditivos lubrificantes e detergentes...

#19
 Branca De Neve

Branca De Neve
Membro Jr
Membro Jr
Algum problema se eu sempre usar aditivada? Ipiranga? Nossa, as minhas perguntas são as melhores, mais leigo do que eu, impossível ...

Abraço meu povo ...

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Branca De Neve escreveu:Algum problema se eu sempre usar aditivada? Ipiranga? Nossa, as minhas perguntas são as melhores, mais leigo do que eu, impossível ...

Abraço meu povo ...

Creio que nao.
O que nao pode é nunca usou aditivada e de repente começa a usar. dai a sujeira do tanque começa a descolar do fundo e entope tudo.

#21
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
No manual diz pra usar a cada 5000 km ou 3 meses.
Especialistas dizem pra que nunca usou, passar a usar moderadamente ate atingir 100%.

#22
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Tenho usado a Ipiranga Premium (91 octanas). Eu sinto o carro render um pouco mais e a autonomia melhorou, ou seja, estou gastando um pouco menos de gasolina. Ainda não botei no papel pra ver se realmente vale a pena. Se a taxa de compressão da Eco fosse maior, até renderia mais.

Se for colocar aditivada, tem que ir aos poucos - 5 litros de aditivada e o resto de comum, depois 10, 15, 20 etc. Senão os bicos injetores podem entupir e o carro vai começar a falhar bastante.

#23
 Alfredo Carlos

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kentakk escreveu:
Alfredo Carlos escreveu:
efemota escreveu:A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando
É meus caros parece mentira mas não é, já usei premium da BR, cara demais, depois Ipiranga, nemhuma mudança, agora estou usando a Shell, abasteço com comum e outras com aditivada, sem nemhuma regra específica, apenas preservano o mesmo posto que fica perto de onde moro. O que aconteceu é que o consumo ficou um pouco melhor, hoje faço sempre médias acima de 9km/l em cidade e vias expressas, uma média boa para 2.0 AUT com ar ligado.
A Shell melhorou definitivamente o consumo.
Abraços
Alfredo

O Alfredoooo..... para meu.... acima de 9km por litro com ar ligado e ainda por cima automatico 2.0????
Conta outra vai.... So se for andar apenas ladeira abaixo... Onde vc mora tem ladeiras????

Meu caro parceiro.
Neste exato momento o computador de bordo está marcando 9.2km/litro em vias expressas e transito pesado dentro da cidade do Rio de Janeiro, não tenho porque mentir, não venda gasolina da Shell, passo a dica do combustível porque já usei BR e Ipiranga e afirmo que com a VPower é melhor, pelo menos no meu caso.

#24
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alfredo Carlos escreveu:
kentakk escreveu:
Alfredo Carlos escreveu:
efemota escreveu:A minha é 1.6 e roda melhor no alcool, mais potência, abasteço 1 vez por mes com gasolina aditivada para o sitema flex reconhecer o outro combustivel. A gasolina também dá aquela lubrificada que o alcool tira. O reservatorio de partida a frio eu nunca completo, coloco sempre 2 Reais, rs, pra gasolina não ficar velha. Utilizo V-power da Shell. Consumo muito relativo porque rodo tanto em transito pesado como 5a marcha. ar ligado e ar desligado.
Abraços

Fernando
É meus caros parece mentira mas não é, já usei premium da BR, cara demais, depois Ipiranga, nemhuma mudança, agora estou usando a Shell, abasteço com comum e outras com aditivada, sem nemhuma regra específica, apenas preservano o mesmo posto que fica perto de onde moro. O que aconteceu é que o consumo ficou um pouco melhor, hoje faço sempre médias acima de 9km/l em cidade e vias expressas, uma média boa para 2.0 AUT com ar ligado.
A Shell melhorou definitivamente o consumo.
Abraços
Alfredo

O Alfredoooo..... para meu.... acima de 9km por litro com ar ligado e ainda por cima automatico 2.0????
Conta outra vai.... So se for andar apenas ladeira abaixo... Onde vc mora tem ladeiras????

Meu caro parceiro.
Neste exato momento o computador de bordo está marcando 9.2km/litro em vias expressas e transito pesado dentro da cidade do Rio de Janeiro, não tenho porque mentir, não venda gasolina da Shell, passo a dica do combustível porque já usei BR e Ipiranga e afirmo que com a VPower é melhor, pelo menos no meu caso.

Alfredo! Nao achei que vc estava mentindo, mas 9km por litro é uma oooooooootimaaaaa media para um automatico deste porte. Se eu tivesse o seu carro nao venderia ela por nada. Pois carro é assim mesmo. Tem uns que dao azar e pegar um carro ruim, no seu caso vc pegou um carro prendado. Parabens...

ps: so por curiosidade qto ele faz na estrada a 120 km por hora?

#25
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Na minha, a 120 fica a 3 mil giros e consumo por volta de 9.5Km/L.

#26
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