A ideia não funciona. O Supercharger do motor 1.0 em regime máximo consegue entregar menos CFM que o cabeçote original do 1.6 engole em aspiração natural. Isso significa que o Superchrger seria na realidade um gargalo ao motor. Já tentaram, já quebraram a cara. Tem que usar um compressor maior sim.
Quer tirar mais potência do motor Zetec Rocam 1.6 de forma relativamente barata? O que vc tem que fazer é tirar o cabeçote fora, alargar os dutos de admissão e escape, lapidar as janelas de admissão para igualar com as janelas do coletor de admissão plástico, jatear os dutos de admissão (pra não gotejar a mistura) e polir até espelhar os de escape (pra não juntar carvão). As válvulas devem ser anguladas junto de suas sedes. As guias de válvulas podem ser trabalhadas, mas não cepadas. Na admissão o ideal é usar uma borboleta de Zetec 2.0. Ela de instalação e formato externo exatamente igual à do Zetec Rocam, inclusive vc pode continuar usando o TPS original, mas tem mais diâmetro, o que ajuda muito em todo giro.Nessa preparação, três pontos têm que ser definidos pelo dono:
1. Uso de comando original ou comando Carlini para o Zetec Rocam: Num carro leve como um ka, o comando é praticamente mandatório, pois o motor vai render muito amis e n vai sentir a perda de torque abaixo de 1500 rpm, afinal o ka é um carro bem leve. Porém o Eco é um carro mais pesado, e esse motor precisa de torque. Pelo mesmo motivo não aconselho DE JEITO NENHUM aliviar o volante de motor da Eco. No ka com certeza vale a pena.
2. taxa mais alta: com o comando Carlini, taxar pra 13:1 fica bom, pois o Carlinin tem bastante overlap. A taxa ajuda em todos os giros. Mas acho arrsicado usar taxa 13:1 num motor flex e comando original, com menos overlap. Eu no máximo elevava pra 12,5:1 sabendo já que o motor iria começar a consumir muito na gasolina. Porém iria ficar mais econômico no álcool.
3. Coletor dimensionado: mais um item que ajuda em giro alto, mas pode prejudicar em giro baixo. Porém, o dimensionado com o comando original e o cabeçote preparado não fica ruim, ajuda a lavar a câmara e permite que o giro suba com facilidade depois das 3 mil rpm. Eu acho bom, mas aumenta um pouco o barulho do carro.
Essa preparação, com tudo que eu descrevi em cima mais comando, volante aliviado, taxa amis alta e dimensionado eu usei num ka de track day que entrega cerca de 130cv nas rodas, oq ue daria uns 160cv no motor. O torque ficou em coisa de 13 quilos nas rodas, o que de novo daria ums 16-17 no motor. o ka é um Xr que anda na rua diariamente. Comprei o XR, montei pra TD e vendi... Foi muito bom enquanto esteve comigo. E esse XR rodava só no álcool e girava a 7 mil com injeção standalone.
Na Ecosport eu manteria a central original, pois ela se ajusta com muita facilidade a novos parâmetros de mistura, ignição e taxa. O motor continuaria cortando a cerca de 6500, mas ele responderia muito melhor a partir de 3500 rpm ficando praticamente igual pra baixo (responderia melhor um pouco se fosse usada a borboleta de Zetec 2.0). Eu não usaria na Eco comando Carlini nem dimensionado, mas taxaria a 12,5:1. A Eco passaria a consumir mais na gasolina e menos no álcool. Explico: a taxa de 12,5:1 é extremamente favorável ao álcool, mas é relativamente alta para gasolina. A central, percebendo isso, passaria a recolher ponto na gasolina e a encharcar mais a mistura. Na gasolina o motor continuaria praticamente original, talvez um pouquinho melhor em giro alto. Se for usada Podium melhora bastante. Porém, no álcool o motor se transformaria: com mais taxa a queima iria gerar mais potência e torque em todo o giro. O enchimento superior somado a essa queima mais eficiente iria gerar mais energia mecânica sem estressar o conjunto todo, uma vez que essa energia viria por meio de mais eficiência. O motor iria entregar pelo menos uns 110cv nas rodas, o que seria correspondente a uns 130cv no motor, mas com torque em todo giro, não apenas no alto. O motor teria fôlego em todo o giro, e ficaria muito mais esperto de resposta. Andando devagar a Eco iria consumir menos álcool que normalmente. O problema é andar devagar sentindo um motorzinho elástico pra caramba responder igual gente grande! Essa preparação eu fiz em outro XR, de um amigo que não quis montar o Carlini nem montar um escapamento maior com coletor de escape dimensionado. Ficou muito bom e o motor se manteve bem silencioso. Ah! outra coisa: Filtro lavável inflow. Mesmo nos Ecos originais, é uma boa pois custa o preço de três filtros de papel e dura muito mais. E libera mais fluxo em qualquer Zetec, emsmo aquele que só tem uma borboletinha de Zetec 2.0 e mais nada.