EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Troca de marchas de forma irregular e luz de mau funcionamento acesa, seria bateria?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 afos

afos
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, sou novato no fórum e agradeço a oportunidade de poder participar do grupo.
Estou com um problema que está me tirando o sono, gostaria da ajuda de vocês.

Através de muita pesquisa que fiz aqui no fórum surgiram algumas hipóteses de problemas e gostaria da ajuda de vocês para pode identificar o possível problema e solução, talvez alguém já tenha passado por isso.


--- O CARRO:
Ecosport Titanium 2.0 Automático 2017, 48.000 km, fabricada em fevereiro de 2016.


--- A COMPRA:
Sou o terceiro dono e comprei há 40 dias de um particular conhecido da família, na Fipe estava por R$ 58.500 paguei R$ 51.000.

Nos primeiros 15 dias estava funcionando de forma satisfatória, percebia-se que precisava de uma revisão, olhei no manual e só vi a informação da revisão de 10 mil km, as demais estavam em branco.

Então fiquei preocupado, comprei óleo do motor, fluidos, filtros e o que mais precisava para se fazer uma revisão de 40 mil e 50 mil juntas. Antes de fazer a revisão o problema em questão surgiu.


--- O PROBLEMA:
20 dias depois da compra, ao abastecer com um combustível de procedência duvidosa (álcool aditivado num posto BR), o carro começo a ficar fraco, a luz indicadora de mau funcionamento acendeu e a troca de marchas começou a funcionar de forma irregular, fazendo com que o carro começasse a dar uns trancos como alguém que está aprendendo a dirigir.

Alguns dias depois a partida (start/stop) começou a demorar uns 3 a 5 segundos para dar a partida, coisa que não fazia e o problema na troca de marchas ainda continua.
20 dias depois quando tentei dar a partida no carro (tempo frio), ao apertar o botão start/stop a partida demorou, as luzes do painel acenderam e apagaram, só ficaram acesas luz indicadora de mau funcionamento e a luz da bateria, tentei novamente por mais 2 vezes e o problema persistiu, até que na quarta vez o carro ligou com características de carro a álcool ligado logo cedo e a luz da bateria apagou, acelerei e o motor voltou a funcionar como era de se esperar, mas a luz indicadora de mau funcionamento continua acesa e a troca de marchas continua a apresentar mau funcionamento.


--- O PRIMEIRO MECÂNICO QUE LEVEI (AUTÔNOMO):
Fez a troca do Filtro de combustível, Óleo do motor, Filtro de óleo do motor, Líquido arrefecimento, Filtro de ar, não olhou nada mais. O filtro de óleo foi mal colocado pelo aprendiz dele e na hora de ligar vazou óleo por baixo, desligaram o carro e o mecânico recolocou o filtro de volta. Completa falta de profissionalismo.

A pedido meu, o mecânico passou o Scanner genérico e identificou o seguinte problema:
DTC: P07A5:00-EC | Elemento de fricção B da caixa de velocidades bloqueado ativado | State: CMDTCs
DTC: P07A5 | Elemento de fricção B da caixa de velocidades bloqueado ativado | State: FreezeFrame Mode2
Alguém conhece tais erros?

O mecânico então apagou as mensagens de erro e a luz indicadora de mau funcionamento, o carro voltou a funcionar normalmente, passando as marchas no tempo certo e sem trancos. A noite quando fui sair a luz indicadora de mau funcionamento acendeu mais uma vez e o problema na troca de marchas voltou.

Desse dia em diante a troca de marchas oscila de forma intermitente entre um funcionamento normal e um mal funcionamento, além da partida demorar mais que o normal ao se apertar o botão de start.

As vezes quando abastecia álcool em um posto Ipiranga de confiança o funcionamento passava de mau para um funcionamento normal, mas a luz indicadora de mau funcionamento permanece acesa.


--- O SEGUNDO MECÂNICO QUE LEVEI (CENTRO AUTOMOTIVO):
Inicialmente o atendimento pareceu ser primoroso, recepcionado pelo proprietário da oficina. Falei pra ele do problema, sem mencionar os acontecimentos anteriores, ele falou que poderia ser problema de infiltração de algum líquido no sistema de embreagem. Pedi para ele verificar o problema geral, principalmente o problema do mau funcionamento durante a troca de marchas, ele falou que o serviço seria executado por partes para poder identificar o problema.

No dia seguinte me passaram orçamento para a execução dos serviços de troca do jogo de velas (que estava muito desgastada e enferrujada o que indicava que o carro há um tempo não passa por revisões), limpeza dos bicos e da tbi e reprogramação do sistema de injeção (R$ 480,00) + os serviços de troca dos amortecedores traseiros, das pastilhas de freio, dos cilindros das rodas traseiras, da sangria e troca do fluido, limpeza e regulagem do freio traseiro e troca do jogo de lonas.

Perguntei para o mecânico se havia a possibilidade de, ao se realizar os serviços da injeção, o problema do mau funcionamento durante a troca de marchas ser resolvido, o mesmo me respondeu que: "Primeiro se deve corrigir a parte de injeção para conseguir avaliar outros problemas". Autorizei inicialmente a execução dos serviços da injeção, na esperança de resolver o problema de mau funcionamento durante a troca de marchas, o que infelizmente não aconteceu.

Ao buscar o carro, percebi que o som do funcionamento do carro melhorou, mas foi só isso, a luz indicadora de mau funcionamento continua a acesa e o problema da troca de marchas não foram resolvidos, então eles me pediram para andar no carro para passar um feedback para eles. Falaram também que a parte de transmissão já foi mexida e que por esse motivo e pelo motivo de o carro não ter passado pelas revisões programadas na concessionária, a Ford não cobre a garantia.

5 dias depois levei o carro novamente e o atendimento já não o mesmo do primeiro dia, o dono já não veio falar comigo, quem veio foi o mecânico, expliquei para ele que o problema com a troca de marchas persistia e ele me informou que eles não trabalham com esse tipo de problema.

Fui até o dono da oficina que fez pouco caso e falou que infelizmente eles não fazem esse tipo de serviço porque não valia o investimento em ferramentas, fiquei muito #%$# com isso, porque já não falou antes?


--- HIPÓTESES:
Hipótese 1: problema com combustível de má qualidade e sujeira no tanque de combustível.

Hipótese 2: problema na transmissão do Powershift, mais especificamente problemas em um dos atuadores.

Hipótese 3: problema de vida útil da bateria, o que poderia ocasionar o mau funcionamento do módulo fazendo com que a troca de marchas não acontecesse no tempo certo. Ouvi dizer que se o módulo principal não estiver devidamente alimentado ele pode causar alguns problemas estranhos devido a leitura incorreta dos parâmetros.

Qualquer outra hipótese será muito bem-vinda.


--- AJUDA
Preciso da ajuda de vocês para tentar identificar o que pode estar acontecendo com o meu carro, os poucos mecânicos nos quais passei não estão sendo sinceros e o que percebo é que querem somente garantir o deles.

Aqui na minha região é difícil encontrar uma oficina que seja de confiança e que trabalhe com esse tipo de problema.

Encontrei uma oficina (Sandre Service em Santo André) através do YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=Z1IyU-PDkPQ) em que o proprietário mostra um de seus mecânicos com ferramentas específicas para se trabalhar com o câmbio Powershift, talvez leve o carro lá, mas antes estou querendo tentar 2 coisas:

Primeiro seria tentar dar um reset no módulo retirando os conectores da bateria e ligando um fio entre eles, para assim retornar os parâmetros do módulo aos originais de fábrica, vi vários relatos no YouTube muitas pessoas agradecendo ao autor do vídeo por terem ajudado, muitos informam que o carro melhorou 100% (link: https://www.youtube.com/watch?v=kIGxCUIzorA)

Segundo seria trocar a bateria por uma nova, pois depois do último problema apresentado, em que tentei 4 vezes para poder dar a partida enquanto a luz da bateria estava acesa, a minha desconfiança na teoria de que o módulo principal possa estar operando de forma incorreta devido à má alimentação está aumentando.

Agradeço a atenção de todos.

#2
 Evandrorock

Evandrorock
Iniciante
Iniciante
Bom dia, olha eu não sou mecânico mas sou curioso igual vc,para tirar sua dúvida da bateria,compre um multímetro,aí vc mede sua bateria com carro desligado,se ela der menos que 12V, realmente vc tem um problema com bateria, depois liga o carro e novamente vc vai medir sua bateria ela tem que dar em média 13.80V, se tiver com esse valor ou próximo e oscilando pouco tá correto. mas uma dica muito importante verifique se os cabos estão bem apertado,pq isso tbm da mau funcionamento e o carro fica doido,a o multímetro pode ser desses barato de 25 reais funciona perfeitamente, outra coisa que eu vi em seu comentário foi que vc diz que isso aconteceu após um abastecimento, no manual do meu carro diz que jamais abastecer o carro com combustível com chumbo,se vc procurar vai encontrar no manual,mas vc já colocou gasolina aditivada para saber se não mudou alguma coisa, lembrei se possível compre um Scaner daquele mini, que vc usa com celular ele custa em média 50 reais e funciona muito bem, usa com app torq, tem informar vários defeito do carro. Espero ter ajudado se resolver depois poste aqui.

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
se for cambio power shift automatizado eh um problema ate porque a ford parou de fabricar carros automatizados pela inumera dor de cabeça que deu... um carro que desvalorizou demais por causa deste cambio. Se já eh o terceiro dono em 4 anos então so pode ser isso.

#4
 afos

afos
Iniciante
Iniciante
Graças a Deus e a pesquisas feitas aqui no fórum, consegui resolver o meu problema.
Era a bateria, segui a recomendação de alguns usuários mais experientes e troquei a bateria.
Depois de 30 minutos a luz de mau funcionamento apagou e a troca de marchas voltou ao normal.
Fica a dica!!!

#5
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos