EcoSport Club

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Sugestões para um primeiro Ecosport

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#1
 Pacheco

Pacheco
Iniciante
Iniciante
Salve, galera!

Até recentemente nunca havia dirigido um carro na vida, mas há um ano tirei a CNH e, há poucos dias, comprei um Ecosport 2012 semi-novo (Ford Ecosport XLT Freestyle 1.6 Flex 8V 5P - 85.000 km rodados), que é um dos poucos carros que enchem meus olhos. Porém, além de ainda não dirigir bem, eu realmente não entendo ABSOLUTAMENTE NADA de carro. Estou fazendo um esforço para aprender lendo materiais na internet (como aqui), estudando o manual, vendo vídeos no Youtube e tal. Então eu ficaria muito agradecido se os membros mais experientes e com bastante paciência (rs) pudessem me esclarecer duas dúvidas:

1 - O carro foi adquirido numa revendedora aparentemente em muito bom estado e havia sido apenas de um dono antes de mim; mas este só fez duas manutenções preventivas, uma em 2013 e outra em 2018. Após mecânico de confiança checar e dar o ok, fechei negócio. Só que ele o fez "apenas" dirigindo, sem nem abrir o capô e tal. De imediato, o que vocês recomendam que eu mesmo confira para não acabar danificando o carro por rodar com algo "errado"? Lembro que na autoescola insistiam muito na questão do nível da água e do óleo - e isso eu fiz.
2 - Vou rodar muito com o carro tanto na cidade quanto na estrada (uma média de 2.000 km por mês). Considerando isso, o fato de ser um carro com quase dez anos e ter seus 85.000 km rodados, de quanto em quanto tempo/quilometragem vocês me recomendam "cuidar" de determinado componente ou "área" do carro (por cuidar entendam tudo que exija uma ação preventiva ou reativa, desde troca de fluidos, até revisão de peças, etc.)?

Obrigado

#2
 giovannipj

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Iniciante
Iniciante
Fala parceiro.

Tentando te ajudar, em todo carro que eu compro sempre começo fazendo a troca de óleo, filtro de óleo e filtro de ar. Se tem informação da última troca eu costumo deixar vencer as informações. Sempre marco e confiro o nível do fluido de arrefecimento (sempre com o carro frio), eu nunca completo o reservatório com água. Se o nível está baixo ou abaixando, é uma questão que não pode ser ignorada. Eu consumo também, levar o carro pra conferir o alinhamento e balanceamento, com o intuito de preservar a vida útil do pneus. Depois disso tudo eu agendo um dia pra deixar o carro em um mecânico de confiança. Deixo o carro um dia inteiro a disposição dele, pra fazer um check-up geral.

#3
 carlosn2512

carlosn2512
Membro
Membro
Olá.
A Eco é o meu 4º carro. A minha é uma XLS 2007. Gosto muito dela, mas temos que admitir que precisa de um bom cuidado de manutenção preventiva. Leve em um bom mecânico e peça para verificar:

- Se está usando o Óleo correto 5W30. A maioria dos mecânicos torce o nariz, diz ser muito fino e que pega direto motores estourados por causa do uso desse óleo; Dizem que as montadores indicam o uso dele para gerar mais manutenção e troca de componentes. Mas depois de muita pesquisa, principalmente aqui no fórum, entendi que os tuchos de válvulas e o tucho do esticador da corrente tem dificuldades com óleos mais grossos, além disso já ví vários relatos de motores zetec perto dos 200.000km sem precisar abrir usando esse óleo. Por isso, resolvi usar o óleo do manual em vez do 10W40 que o dono anterior usava. O motor ficou com um ronco mais suave, parou alguns barulhos parecidos com tucho batendo que dava de vez enquando e diminuiu o consumo de combustível. Também optei pelo uso do Militec a cada 2 trocas de óleo.

- Velas e cabos de vela, pois interferem muito no desempenho do veículo;

- Carcaça da válvula termostática. A original e as de reposição, são de plástico e dá muito problema de trincar; Na maioria das vezes acaba dando sobreaquecimento e queimando a junta do cabeçote, daí o gasto é grande. Assim que precisar aconselho substituir pelos modelos de alumínio;

- No mais é só manutenção normal como qualquer outro veículo.

#4
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