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IMPORTÂNCIA DO ÓLEO CORRETO

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#1
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Colegas.

Desculpe se o assunto é bobo ou repetido, mas quis compartilhar com vocês uma situação vivida.

Comprei minha Eco faz 3 meses. A agência, sempre que vende um carro, faz "revisão", que nada mais é do que troca o óleo.

Quando peguei o carro, notei que colocaram 20W50 (que é o mais barato). Não que estivesse escrito na etiqueta do óleo, mas a "próxima troca" estava marcada para 5.000km depois.

Deixei esse óleo mesmo pq, estando na garantia, caso desse algum problema, estaria na garantia da loja.

Passado os 90 dias/3.000km da garantia, fiz a troca do óleo e filtro de óleo. Coloquei o óleo correto conforme o manual (5W30) e, para minha surpresa, tive um ganho de 11% no consumo.

Não sei se é coincidência ou não... De todo modo, pra mim, isso reforça a necessidade de sempre utilizar o óleo correto.

Essa coisa de que motor mais rodado precisa de óleo mais grosso e etc pode até servir alguns caso, mas não é regra. A minha Eco está com 189.500km rodados e está usando correto.

É isso!!

#2
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
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Fábio - São Mateus/SP escreveu:Colegas.

Desculpe se o assunto é bobo ou repetido, mas quis compartilhar com vocês uma situação vivida.

Comprei minha Eco faz 3 meses. A agência, sempre que vende um carro, faz "revisão", que nada mais é do que troca o óleo.

Quando peguei o carro, notei que colocaram 20W50 (que é o mais barato). Não que estivesse escrito na etiqueta do óleo, mas a "próxima troca" estava marcada para 5.000km depois.

Deixei esse óleo mesmo pq, estando na garantia, caso desse algum problema, estaria na garantia da loja.

Passado os 90 dias/3.000km da garantia, fiz a troca do óleo e filtro de óleo. Coloquei o óleo correto conforme o manual (5W30) e, para minha surpresa, tive um ganho de 11% no consumo.

Não sei se é coincidência ou não... De todo modo, pra mim, isso reforça a necessidade de sempre utilizar o óleo correto.

Essa coisa de que motor mais rodado precisa de óleo mais grosso e etc pode até servir alguns caso, mas não é regra. A minha Eco está com 189.500km rodados e está usando correto.

É isso!!

Boa noite amigo, sim é imprescindível que se use sempre a especificação correta do óleo não só pelo fator consumo, parece coisa simples mas não é, fora a API que pode sofrer alteração anual então no momento da compra e bom ver o lote e fabricação para ver se o óleo já tem mais de um ano e pode estar tecnicamente desatualizado... E no caso da Ford o 5W e a espessura do oleo na partida fria, e o 30 com o motor aquecido, e esse 5 é importantíssimo pois um óleo mais grosso na partida pode causar sérios danos ao sistema de válvulas e cabeçote, eu teria obrigado a agencia a colocar o certo, ou nem teria rodado com esse.

#3
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
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JHenrique.rj escreveu:
Fábio - São Mateus/SP escreveu:Colegas.

Desculpe se o assunto é bobo ou repetido, mas quis compartilhar com vocês uma situação vivida.

Comprei minha Eco faz 3 meses. A agência, sempre que vende um carro, faz "revisão", que nada mais é do que troca o óleo.

Quando peguei o carro, notei que colocaram 20W50 (que é o mais barato). Não que estivesse escrito na etiqueta do óleo, mas a "próxima troca" estava marcada para 5.000km depois.

Deixei esse óleo mesmo pq, estando na garantia, caso desse algum problema, estaria na garantia da loja.

Passado os 90 dias/3.000km da garantia, fiz a troca do óleo e filtro de óleo. Coloquei o óleo correto conforme o manual (5W30) e, para minha surpresa, tive um ganho de 11% no consumo.

Não sei se é coincidência ou não... De todo modo, pra mim, isso reforça a necessidade de sempre utilizar o óleo correto.

Essa coisa de que motor mais rodado precisa de óleo mais grosso e etc pode até servir alguns caso, mas não é regra. A minha Eco está com 189.500km rodados e está usando correto.

É isso!!

Boa noite amigo, sim é imprescindível que se use sempre a especificação correta do óleo não só pelo fator consumo, parece coisa simples mas não é, fora a API que pode sofrer alteração anual então no momento da compra e bom ver o lote e fabricação para ver se o óleo já tem mais de um ano e pode estar tecnicamente desatualizado... E no caso da Ford o 5W e a espessura do oleo na partida fria, e o 30 com o motor aquecido, e esse 5 é importantíssimo pois um óleo mais grosso na partida pode causar sérios danos ao sistema de válvulas e cabeçote, eu teria obrigado a agencia a colocar o certo, ou nem teria rodado com esse.  


Ahhh.. sabe aquela ânsia de querer o carro logo? Por isso nem pensei em devolver. Ansiedade... ansiedade é f#$%@!! rsrsrsrs

Agora, pretendo trocar novamente com 5.000km e depois adotar a rotina de trocas a cada 8.000km, até pq meu carro tem uso muito próximo do uso severo. Não se enquadra em uso severo, mas é por pouco... rsrsrs

#4
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
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Fábio - São Mateus/SP escreveu:Ahhh.. sabe aquela ânsia de querer o carro logo? Por isso nem pensei em devolver. Ansiedade... ansiedade é f#$%@!! rsrsrsrs

Agora, pretendo trocar novamente com 5.000km e depois adotar a rotina de trocas a cada 8.000km, até pq meu carro tem uso muito próximo do uso severo. Não se enquadra em uso severo, mas é por pouco... rsrsrs

Faz parte kkkkk......... Em fim de 2011 peguei a 4WD zero mas não tinha vendido minha anterior ainda, deixe a pobre abandonada quase 2 meses quando a nova chegou ai vendi.....
Mas rapaz uso severo para óleo sintético seria rodar todo os dias em extremo transito, ou o meu caso rodar menos de 7mil km ano que também danifica o óleo, nesses casos sim e melhor trocar aos 8mil KM no caso de transito ou 6 meses em caso de pouca rodagem onde o óleo fica muito tempo parado no cárter.

E quanto a marca do óleo isso é meio que pessoal, mas eu so uso Motorcraft se a API estiver em dia ou Castrol e Mobil pois é exatamente essas duas marcas que embalam óleo para Ford, se olharmos as embalagens do oleo Motorcraf ela é identica a das duas marcas dependendo de qual em cada ano vigente esta embalando para Ford, ano passado e esse ano foi a Mobil.

#5
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
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JHenrique.rj escreveu:
Fábio - São Mateus/SP escreveu:Ahhh.. sabe aquela ânsia de querer o carro logo? Por isso nem pensei em devolver. Ansiedade... ansiedade é f#$%@!! rsrsrsrs

Agora, pretendo trocar novamente com 5.000km e depois adotar a rotina de trocas a cada 8.000km, até pq meu carro tem uso muito próximo do uso severo. Não se enquadra em uso severo, mas é por pouco... rsrsrs

Faz parte kkkkk......... Em fim de 2011 peguei a 4WD zero mas não tinha vendido minha anterior ainda, deixe a pobre abandonada quase 2 meses quando a nova chegou ai vendi.....
Mas rapaz uso severo para óleo sintético seria rodar todo os dias em extremo transito, ou o meu caso rodar menos de 7mil km ano que também danifica o óleo, nesses casos sim e melhor trocar aos 8mil KM no caso de transito ou 6 meses em caso de pouca rodagem onde o óleo fica muito tempo parado no cárter.

E quanto a marca do óleo isso é meio que pessoal, mas eu so uso Motorcraft se a API estiver em dia ou Castrol e Mobil pois é exatamente essas duas marcas que embalam óleo para Ford, se olharmos as embalagens do oleo Motorcraf ela é identica a das duas marcas dependendo de qual em cada ano vigente esta embalando para Ford, ano passado e esse ano foi a Mobil.  

No meu caso, o uso severo é aquele em que o carro roda pequenas distâncias diárias e logo é desligado, sem que o motor atinja a temperatura ideal de trabalho. Durante a semana eu rodo distâncias curtas, mas aos fins de semana eu costumo rodar mais. Quanto à marca, nunca me atentei muito, mas vou começar a seguir as marcas que embalam pra Ford.

Obrigado!!

#6
 arkanoid

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Membro Jr
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JHenrique.rj escreveu:

Mas rapaz uso severo para óleo sintético seria rodar todo os dias em extremo transito, ou o meu caso rodar menos de 7mil km ano que também danifica o óleo, nesses casos sim e melhor trocar aos 8mil KM no caso de transito ou 6 meses em caso de pouca rodagem onde o óleo fica muito tempo parado no cárter.

Rodar pouco por ano não é uso severo. Somente como vc citou, trânsito extremo, ou pequenas distâncias por dia que não deixa o motor esquentar devidamente. E claro andar arregaçando motor tb é uso severo.

O óleo sintético se n estou em erro é feito pra rodar 10mil milhas por ano, são 16mil km e alguns sites sugerem até 20mil km apesar de eu não achar sensato chegar a tanto.

#7
 Guiddk

Guiddk
Iniciante
Iniciante
Cara, cada dia fico mais impressionado como tem revendendora de carro pilantra.

E se perguntar dizem que fizeram uma bela revisão e que está tudo certo. =/

Eu tenho trocado o óleo da minha Eco a cada 5.000 km e sempre coloco o Motorcraft mesmo.

Acho que configuro uso severo pelos trajetos curtos diários e trânsito intenso.

De qualquer forma o óleo sai com uma aparência boa nas trocas, se é que eu sei julgar aparência de óleo rs

Abraço!

#8
 arkanoid

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Esqueci de mencionar que eu rodo pouco por ano... normalmente menos q 10mil km mas já cheguei a rodar 13 ou 14mil km com óleo sintético e de boas, meu mecânico falou que nunca viu um motor tão limpo igual o meu e a vela tb não troquei desde q peguei o carro e tá meia vida ainda, mas só uso aditivada. Nunca coloquei gás no carro ou alcool.

#9
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
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arkanoid escreveu:Esqueci de mencionar que eu rodo pouco por ano... normalmente menos q 10mil km mas já cheguei a rodar 13 ou 14mil km com óleo sintético e de boas, meu mecânico falou que nunca viu um motor tão limpo igual o meu e a vela tb não troquei desde q peguei o carro e tá meia vida ainda, mas só uso aditivada. Nunca coloquei gás no carro ou alcool.

Quanto às revendas de carros, eu nunca espero coisa boa. Eu já compro pensando em despesas de revisão. Fluidos no geral, freio, correias, filtros... Difícil é colocar na cabeça da patroa que precisa fazer isso. Ela fala "como precisa fazer tudo isso se você acabou de comprar o carro?!?!?!?!..." lol! Driver

Quanto ao óleo, terei um maior cuidado com ele a partir de agora. Quanto ao combustível, gosto muito de rodar com alcool, mas o carro está com um comportamento estranho com esse tipo de combustível. Enquanto não esquenta, ele fica com a rotação oscilando, fica meio doidão... ela oscila entre 500 e 1200 mais ou menos. Enquanto está andando, é tranquilo... Responde bem ao acelerar, não engasga... Mas é parar o carro no farol, ou numa manobra onde não precise acelerar e pronto, ele fica oscilando. Até conversei com o mecânico e ele suspeita de sonda lambda.
Quanto ao gás, eu sou meio resistente a essa ideia. Tenho minha Eco, que é 2.0 automática e a patroa tem um Vectra CD 2.0 16V automático tbm. São carros que bebem beeeeeeeemmmm, mas mesmo assim não me sinto suficientemente atraído pela ideia do GNV.



#10
 arkanoid

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Membro Jr
Membro Jr
Isso da oscilação do rpm quando está frio já aconteceu cmg também. Pode ser os bicos, eu comprei um litro de Koube Perfect Clean e resolveu tudo, esse produto é show. O motor tá lisinho até hoje.

#11
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
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arkanoid escreveu:Isso da oscilação do rpm quando está frio já aconteceu cmg também. Pode ser os bicos,  eu comprei um litro de Koube Perfect Clean e resolveu tudo,  esse produto é show. O motor tá lisinho até hoje.


Vou tentar esse produto aí. Por 30/40 contos, não custa tentar.

#12
 arkanoid

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Membro Jr
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Fábio - São Mateus/SP escreveu:

Quanto ao óleo, terei um maior cuidado com ele a partir de agora. Quanto ao combustível, gosto muito de rodar com alcool, mas o carro está com um comportamento estranho com esse tipo de combustível. Enquanto não esquenta, ele fica com a rotação oscilando, fica meio doidão... ela oscila entre 500 e 1200 mais ou menos. Enquanto está andando, é tranquilo... Responde bem ao acelerar, não engasga... Mas é parar o carro no farol, ou numa manobra onde não precise acelerar e pronto, ele fica oscilando. Até conversei com o mecânico e ele suspeita de sonda lambda.
Quanto ao gás, eu sou meio resistente a essa ideia. Tenho minha Eco, que é 2.0 automática e a patroa tem um Vectra CD 2.0 16V automático tbm. São carros que bebem beeeeeeeemmmm, mas mesmo assim não me sinto suficientemente atraído pela ideia do GNV.

Cara como eui não rodo muito tb n coloquei GNV. Prefiro não ter dores de cabeça e gastar um pouco mais. E eu piso bem tb, logo o GNV ia atrapalhar muito rs... Qto ao consumo, o seu motor 2.0 é capaz de beber bem mais q o meu se pisar, mas como tem mais torque acredito q na estrada seja mais economico. Mas a sua é automática né, então isso pesa tb.

#13
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