Schuvartzhaupt escreveu:Boa Tarde.
poderiam me informar qual o jogo tanto de velas quanto de cabos, tem um melhor rendimento para o Ecosport motor Duratec 2.0 16v 2004 4x4?
Falam sempre em Bosh e/ou NGK, no entanto tem a E-klass. qual ser a melhor, quero que o carro fique mais econômico mais não perca potencia.
Aguem ja trocou diferente e notou melhor desempenho?
Bom dia amigo, a minha 4WD é 2012 ela não usa cabo de velas, pois tem uma bobina para cada vela a alimentação é individual e vem direto do chicote, como seu motor é da primeira geração que vai de 02/2003 a 11/2008 ele usa cabos.......Os cabos originais vêm com a marca MOTORCRAFT se comprados na concessionaria, mas se você olhar nas letrinhas miúdas são fabricados pela NGK ou pela Magneti Marelli dependendo do ano, ou seja você comprando em auto peças qualquer uma das duas marcas está bem servido.
Porém os cabos de velas são terão desempenho ruim, no caso de estarem danificados ou se forem de baixa qualidade sendo dessas marcas não haverá qualquer alteração no desempenho........ Mas as velas sim, essas tem uma influencia gigante nisso..... Posso falar por experiência as velas originais do meu carro são da NGK-TR6AP-13 e no seu carro são as NGK-PTR6F-13 ambas tem elemento de Platina de excelente qualidade mas no caso a minha seria para motor FLEX e a sua somente GASOLINA........ no meu caso um amigo que faz tunning de carros meu deu um conjunto de velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13, lógico antes de mandar trocar fiz uma pesquisa, pois na tabela da NGK essas velas não constam para Ecosport, elas são japonesas fabricadas para o Ford Fusion mas que usa o motor duratech 2.0 16v, baseado nisso olhei as tabelas técnicas da minha vela e dessa:
DIFENÇAS:
ORIGINAL: elemento central de Platina e eletrodo externo em metal condutivo (elemento central com boa durabilidade, porém dispersão de centelhas por baixa qualidade do elemento externo)
JAPONESA: elemento central de Iridium e eletrodo externo em platina (ou seja maior durabilidade queima precisa, centelhamento centralizado sem falhas)
VEJA VÍDEOS COMPARATIVOS DE IRIDIUM X PLATINA NO YOUTUBE
SEMELHANÇAS IMPORTANTES Seriam:
o diâmetro da rosca
altura da cabeça
distancia da rosca
ponto termal
e o GAP distancia dos elementos
E COMPARADOS NA TABELA SÃO IDENTICOS......
tomei a liberdade de pesquisar sobre a sua vela, e percebi que a única diferença da sua para minha e o ano, que teoricamente a sua e só para gasolina e a minha para flex.... Então as Laser Iridium que coloquei no meu carro também servem para o seu....................
Finalizando essas velas me deram um ganho urbano de 2 a 3 km por litro no caso saltando a média de 8,5km/l para 11 a 12,5km/l, e na estrada também, mas ja consegui fazer até 4 a mais na estrada mantendo os 120km por hora sem o ar condicionado, você pode procurar em outras postagens que mandei foto do computador de bordo com KM de 15.4 km/l, mas o médio com ar fica entre 13,4 e 14km/l.......... Mas no bolso mês a mês a diferença e bem grande.... Então apesar de ter sido presente as velas se soubesse disso antes teria comprado ....... as nossas originais em auto peças não são baratas tendo um valor médio de R$ 180,00 até R$ 260,00 reais dependendo da região..... as iridium pesquisando bem talvez fiquem no mesmo valor.
Segue imagem da tabela NGK caso vc queira manter o original e também as especificações das duas velas para vc tirar suas conclusões.