Boa tarde Pessoal.
Muitos motoristas não sabem exatamente o que está sob o capô de seus automóveis. Fato! Tá aí a importância de ler o manual do proprietário do veículo! O manual do proprietário é essencial para que o motorista conheça definitivamente o seu veículo e profundamente seu funcionamento. #FicaaDica
Bom, para “quem nunca leu o manual do proprietário do seu veículo”, vai aí mais uma dica: não se assuste ou fique boquiaberto se algum dia você parar numa oficina, perguntando sobre algum possível problema em sua correia dentada, que pode quebrar e tal, que pode dar um grande prejuízo, isso e aquilo, e seu mecânico simplesmente responder que “seu carro não possui correia dentada e sim corrente de comando”.
Muitos mecânicos apontam essa falta de conhecimento dos motoristas. Eles falam que diversos clientes pedem para trocar correia dentada dos motores, como exemplo os motores da Ford, modelos Fiesta ou Ford KA, entre outros, sendo que nenhum desses tem ‘correia’, e sim ‘corrente’.
Para começar, vale saber para que serve a correia dentada e a corrente de comando de um motor:
Tanto correia, quanto corrente são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. As duas são responsáveis por sincronizar o movimento da parte inferior do motor – virabrequim e pistões – com o comando de válvulas, no entanto, algumas montadoras usam a correia e outras a corrente. Saber que tipo o seu carro utiliza é essencial na hora da manutenção. A correia caracteriza-se pela borracha com cintas de aço por dentro e por ser mais usada em carros nacionais. Por ser coberta por uma capa, dificulta sua visualização do desgaste, e se arrebentar, o motorista pode não perceber, devido à ausência de barulhos. O conserto custa caro.
Já a corrente é feita de aço e recebe lubrificação do óleo do motor. Apesar de ser mais resistente deve ser substituída algum dia e o preço também não é barato, aliás, tem um custo maior com a mão de obra, no entanto, ela dá sinais de desgaste ao motorista, apresentando fortes ruídos. Abaixo listamos as vantagens e desvantagens de cada peça:
Vantagens da corrente:
– Baixa manutenção
– Leveza do sistema
– Baixo índice de ruído
– Alta durabilidade
Desvantagens da corrente:
– Custo de reposição
– Manutenção complicada (quando necessária)
– Esquenta em rotações superelevadas
Vantagens da correia:
– Facilidade na manutenção/reposição do conjunto
– Baixa perda de potência
Desvantagens da correia:
– Constante manutenção
– Emite ruídos
Mais uma dica pra vocês!
Como tradição, a Ford utiliza em seus motores, a corrente de comando, substituindo a conhecida correia dentada
Última edição por costajo005 em Dom Fev 11, 2018 3:20 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : dicas restantes,texto invertido)