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Sobe temperatura quando desligo a ecosport

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#1
 rodriguezpqd

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Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal, vamos ver se alguém já teve algum tipo de problema igual.

Ligo meu carro normalmente, ando com ele normalmente e a temperatura sempre naquele tracinho do meio, normal como sempre foi. Porém, quando desligo o carro, a baixa da ventoinha fica ligada apenas uns 5 segundos, desarma e a temperatura fica subindo quase chegando na marcação vermelha.
Alguém teve o mesmo problema?


#26
 Lucasguedes93

Lucasguedes93
Iniciante
Iniciante
Estou com o mesmo problema. Alguém conseguiu resolver?

#27
 Jef03

Jef03
Iniciante
Iniciante
Troquei a junta do cabeçote da eco esport 2014 16 tbm troquei a válvula. Tbm troquei a bomba d'água.e continua aquecendo.o q por ser?

#28
 PolacoLws

PolacoLws
Iniciante
Iniciante
Boa tarde senhores, estou passando pela mesma situação do amigo rodriguez, possuo uma ecoesport 1.6 ano 2009, mecanico trocou radiador, valvula termostatica e cavalete, junta do cabeçote, eliminou o ar quente, sensor de temperatura da agua, tampa e reservatorio e o problema persiste, é o seguinte...o carro funcionando esta tudo ok, porém quando desligo a temperatura sobe, ex...chego de uma viagem desligo o carro, a ventoinha fica uns segundos acionada e em seguida desliga, ai vou la na chave e dou meu giro pra ligar o painel, automaticamente o ponteiro vai perto da area vermelha, as vezes chega no vermelho,ai dou partida, a ventoinha despara no segundo estagio e a temperatura volta ao normal, alguém tem alguma dica? Amigo Rodriguez conseguiu resolver?

#29
 gabriel_lemos91

gabriel_lemos91
Iniciante
Iniciante
Boa tarde pessoal,eu tive o mesmo problema no meu após a troca da carcaça da válvula termostática,o mecânico trocou junto na retifica do cabeçote,pois tive um problema de superaquecimento e tive que retificar o cabeçote,ai vem um grande problema,ele usou 5 peças (conjunto completo da válvula termostática) e todas as peças apresentaram defeito,cada peça um problema diferente um do outro,a ultima peça o carro aquecia após desligar o motor,ele conseguiu resolver comparando a temperatura no Scanner,junto com um termômetro a laser monitorando a temperatura direto no sensor de temperatura e no painel do carro, no Scanner apresentou curto circuito intermitente no sensor de temperatura,ele novamente trocou o sensor e a falha sumiu,já com o sensor em curto a temperatura que apresentava no termômetro a laser era diferente do que apresentava no Scanner e no painél,ou seja o sensor de temperatura novo estava em curto e estava mandando a leitura errada da temperatura para o painel e acionava a ventoinha no segundo estágio direto quando ligava a ignição com o motor desligado,o segundo estágio só liga quando o motor entra em emergência,como o sensor estava mandando a leitura errada o modulo entendia que o motor estava fervendo e já acionava direto o segundo estágio da ventoinha,não é normal a temperatura passar do meio,tenho o carro a 3 anos e nunca tinha visto a temperatura passar do meio em hipótese alguma,espero que consigam resolver o problema,eu estava passando pelo mesmo problema e já estava sem confiança no carro,mas agora está normal de novo cheers



Última edição por gabriel_lemos91 em Sáb Mar 14, 2020 12:23 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar informação)

#30
 ThiagoM22

ThiagoM22
Iniciante
Iniciante
Rapaziada boa tarde, então o problema de super aquecimento aí que o amigo citou que ao desligar a chave e ligar o primeiro estágio do contato a temperatura subia, o meu também fazia isso, olhei tudo no carro e estava tudo ok, válvula e carcaça boas, junta do cabeçote perfeita tudo certo mesmo assim continuava fazendo isso quando eu subia algum morro e desligava o carro.

Depois de muito analizar mecânico nenhum saber o que era eu em casa descobri.
Logo quando peguei o carro tive que trocar a tampa do reservatório de água pq tinha dado um trincado, coloquei uma tampa nova, mas a tampa nova e o carro continuou aquecendo desligado, então tive um estalo e resolvi fazer um teste.
Peguei a tampa velha tirei a borracha de vedação dela e juntei com a da tampa nova, sai com o carro e forcei ele pouco na ladeira da cidade aqui em casa depois de um tempo andando parei ele na garagem e desliguei a chave, esperei 5 minutos e liguei o contato só pra acender o painel e o problema foi resolvido temperatura normal no meio não subiu mas a ventoinha nem armou quando desliguei a chave.

Fica a dica aí pode ser a tampa do reservatório de água mesmo nova as vezes não veda direito.

#31
 gtpcosta

gtpcosta
Iniciante
Iniciante
francisco.itb escreveu:A minha eco ocorria isso: ecosport 2010 2,0 automatica... meu mecanico olhou e resolveu o problema, era alguma coisa com sensor da ventoinha... como se ela nao tivesse funcionando 100% apesar de disparar noi momento certo, hoje ela nao esquenta mais despois desligada....
Tive problema com radiador... em uma viagem.,.tive que alinha cabecote, troquei radiador.... apos isso nao ficou normal,  se desligasse ela depois de rodar, e ligasse novamente...a temperatura subia e ia reduzindo a medida que a agua circulava.

Amigo, sei que tem muito tempo essa msg, mas vc pode me ajudar? Quando vc fala em sensor da ventoinha vc tá falando da resistência da ventoinha ou do sensor de água que vai acoplado no cavalo d'água????

Abraço

#32
 gtpcosta

gtpcosta
Iniciante
Iniciante
Alguém conseguiu resolver esse problema??? Isso me incomoda demais na minha Eco. Já troquei resistência da ventoinha, recentemente troquei carcaça e termostática. O carro tá rodando lindo, ponteiro no meio. Mas é só desligar que tem hora que a temperatura sobe e tem hora que não. Noto que tem horas que a ventoinha arma perfeitamente, tem horas que desligo e ela fica só uns 5 segundos e para. Isso é normal??? Pessoal falou em sensor da ventoinha, seria a resistência??? Pq único sensor do sistema de arrefecimento que sei é o de temperatura que vai na carcaça da termostática.

#33
 gtpcosta

gtpcosta
Iniciante
Iniciante
ThiagoM22 escreveu:Rapaziada boa tarde, então o problema de super aquecimento aí que o amigo citou que ao desligar a chave e ligar o primeiro estágio do contato a temperatura subia, o meu também fazia isso, olhei tudo no carro e estava tudo ok, válvula e carcaça boas, junta do cabeçote perfeita tudo certo mesmo assim continuava fazendo isso quando eu subia algum morro e desligava o carro.

Depois de muito analizar mecânico nenhum saber o que era eu em casa descobri.
Logo quando peguei o carro tive que trocar a tampa do reservatório de água pq tinha dado um trincado, coloquei uma tampa nova, mas a tampa nova e o carro continuou aquecendo desligado, então tive um estalo e resolvi fazer um teste.
Peguei a tampa velha tirei a borracha de vedação dela e juntei com a da tampa nova, sai com o carro e forcei ele  pouco na ladeira da cidade aqui em casa depois de um tempo andando parei ele na garagem e desliguei a chave, esperei 5 minutos e liguei o contato só pra acender o painel e o problema foi resolvido temperatura normal no meio não subiu mas a ventoinha nem armou quando desliguei a chave.

Fica a dica aí pode ser a tampa do reservatório de água mesmo nova as vezes não veda direito.

Ih rapaz, vou testar aqui na minha Eco. Pq realmente as vezes eu escuto um barulhinho saindo da tampa, mas pensava que era alívio de pressão normal do sistema. Como é um item bem baratinho, vou trocar pra testar!!! Posto aqui os resultados.

#34
 gtpcosta

gtpcosta
Iniciante
Iniciante
gtpcosta escreveu:
ThiagoM22 escreveu:Rapaziada boa tarde, então o problema de super aquecimento aí que o amigo citou que ao desligar a chave e ligar o primeiro estágio do contato a temperatura subia, o meu também fazia isso, olhei tudo no carro e estava tudo ok, válvula e carcaça boas, junta do cabeçote perfeita tudo certo mesmo assim continuava fazendo isso quando eu subia algum morro e desligava o carro.

Depois de muito analizar mecânico nenhum saber o que era eu em casa descobri.
Logo quando peguei o carro tive que trocar a tampa do reservatório de água pq tinha dado um trincado, coloquei uma tampa nova, mas a tampa nova e o carro continuou aquecendo desligado, então tive um estalo e resolvi fazer um teste.
Peguei a tampa velha tirei a borracha de vedação dela e juntei com a da tampa nova, sai com o carro e forcei ele  pouco na ladeira da cidade aqui em casa depois de um tempo andando parei ele na garagem e desliguei a chave, esperei 5 minutos e liguei o contato só pra acender o painel e o problema foi resolvido temperatura normal no meio não subiu mas a ventoinha nem armou quando desliguei a chave.

Fica a dica aí pode ser a tampa do reservatório de água mesmo nova as vezes não veda direito.

Ih rapaz, vou testar aqui na minha Eco. Pq realmente as vezes eu escuto um barulhinho saindo da tampa, mas pensava que era alívio de pressão normal do sistema. Como é um item bem baratinho, vou trocar pra testar!!! Posto aqui os resultados.
Troquei a tampa e o problema permanece. Desconfio que seja pq tirei o restritor da mangueira de retorno do reservatório.

#35
 MarceloxMartins

MarceloxMartins
Iniciante
Iniciante
Amigos, isso de subir a temperatura é normal .. se vcs tiverem um scaner vai mapear bem ... Ande com o carro em avenidas ou estradas/rodovia que forcem o motor, ao parar em um local seguro, desligue o carro... Vire a chave do contato até o estágio 2, cujo ascende o painel e aguarde..... Nos primeiros minutos a temperatura tende a subir (Principalmente se estiver andando no álcool), pois como este possui um temperatura maior para detonação, o motor trabalha até 106°, segundo que a ventoinha tende a armar se estiver andando com o carro para baixar para próximo de 97°..... Na Gasolina a Ventoinha liga no primeiro estágio com 99°... A temperatura vai até 91° normalmente.....

Voltando... Se deixar ligado... Dentro dos primeiros 5....7.....8 minutos a temperatura deverá subir, alcançando em torno de 108°, mesmo que vc tenha desligado com 98°.... Porque não está circulando água... Nem o próprio óleo q ajuda a troca de calor além de lumbrificar..... Automaticamente a temperatura deverá elevar pois estava ocorrendo explosões com temperatura elevadíssimo nós cilindros.... Após esses 5~8 minutos notará a temperatura voltar a cair....


É diferente se fizer esse teste em marcha lenta, pois o aquecimento não será suficiente para após desligar permanecer aumentando a temperatura do motor....


Normalmente se o carro estivesse ligado, ou com algum problema é aí que ligaria o estádio 2 da ventoinha, pois ela arma em 108/109°..... Normalmente Ford suporta até 118°, daí por diante vai fundir o motor.... Vai queimar a junta do cabeçote.... (Informação de um mecânico que antes trabalhava com montagem dos carros da Ford).


Tive a experiência em 2019 da válvula termostática travar fechada... Foi aí que notei a ventoinha no estágio 2 (é raro armar, talvez se usar o ar condicionado, dia muito quente e rodovia).... Rodei por uns 5...8 dias deste jeito, mas como tenho um OBD2 a temperatura nunca passou de 114° carro parado no trânsito.... Eu precisava trabalhar naqueles dias e o percurso era pequeno que eu fazia....

#36
 jaime_vieira.1

jaime_vieira.1
Iniciante
Iniciante
Opa , alguém conseguiu resolver o problema ??
Estou com mesmo problema , sobe a temperatura depois de desligar , já troquei válvula , sensor

#37
 Corteez

Corteez
Iniciante
Iniciante
Qual foi a solução que vcs encontraram? Estou com mesmo problema numa eco 2009 1.6, já foi trocado radiador, válvula termostática, reservatório de água completo inclusive bomba, bateria... E começou depois de queimar junta do cabeçote, nisso foi tudo refeito no motor (cabeçote e parte de baixo) mas sem sucesso. Sempre que para o carro percebo que não mantém a ventoinha ligada, daí sobe a temperatura.

#38
 Sdycar

Sdycar
Iniciante
Iniciante
Galera vou deixar aqui um feedback para vocês Caso vocês queira que eu cheguei numa conclusão Aonde a motocreft e a Ford devem usar um material na expansão da válvula termostática o qual não Supre a necessidade desse motor Ford eu fiz o seguinte na minha EcoSport motor duratec 2.0 coloquei uma válvula termostática da Toyota Hilux ano 2002 na carcaça antiga fiz a fixação e hoje o carro parece um reloginho não sei por quanto tempo vai durar mas espero que dure 50.000 km ou 5 anos que é o correto após isso é necessário fazer a troca Lembrando que fazer a troca antes é muito mais seguro

#39
 AAraujo

AAraujo
Iniciante
Iniciante
Vou dar qui minha "colherada": quando chegar em casa com o motor quente (a situação que você narrou) arranje uma pessoa para te ajudar. Coloque um voltímetro nos terminais da bateria e peça para dar a partida. Verifique em quanto estava a tensão e para o quanto cai no momento da partida. O sistema elétrico destes carros vem com bateria, cabos etc dimensionados no mínimo e a central do motor é MUITO sensível e ODEIA quedas de tensão. Por tudo que li até agora sua bateria é de ótima marca mas parece que entre ela e o arranque algo não vai bem.
Eu já peguei uma F1000 cujos faróis não iluminavam nada e que já haviam trocado muitas coisas sem sucesso. Então reparei que a fiação tinha zinabre. Dei uma de doido e cortei a capa do fio. Estava todo tomado! Trocada a fiação, a noite virou dia.
Você pode verificar também se a malha de terra do motor está em ordem, assim como o aterramento da bateria. E também pode ligar um cabo direto do positivo ao arranque para testar.
Enfim, uma trabalheira sem dó - ainda mais que o arranque desse motor fica num buraco, mais fácil chegar por baixo talvez. Desejo boa caçada! Abraço a todos.

#40
 Carlos Alexandre

Carlos Alexandre
Iniciante
Iniciante
Boa tarde a todos!
Meu carro não é um Ecoesport, mas não encontrei nada na Internet a respeito do problema que está acontecendo somente aqui nesse fórum.
Tenho um fiesta sedan 1.6, motor zetec rocam ano 2006 que está exatamente com o mesmo problema relatado aí. Desde que aqueceu e queimou a junta e o cabeçote, já foi feito a retifica, troca da bomba d'água, válvula termostatica e carcaça, sensor, e o mecânico já fez todos os testes utilizando todas as ferramentas ( scanner e medidor da temperatura da água) . A bateria tb é zero.
Pela leitura dos aparelhos utilizados o carro não está mais aquecendo, mas, quando desliga a temperatura sobe no marcador do painel e o motor fica pesado e não vira. Após alguns minutos, é só dar a partida pega normal e pode andar o quanto quiser que o ponteiro se mantém no meio.
Vi que tem alguns colegas aqui que tiveram exatamente o mesmo problema com seu Ecoesport e gostaria de saber se conseguiram solucionar o problema.
Aguardo respostas.
Grande abraço!

#41
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