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Rotação do motor

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#1
 Carlos Daniel

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Iniciante
Iniciante
Boa noite amigos!!! tenho uma Ecosport xlt 16v 2004, e estou tendo um probleminha, sempre que coloco o carro em ponto morto a rotação do motor sobe rapidamente como se eu estivesse acelerando o veiculo parado, depois de alguns segundos volta ao normal, isso so acontece quando o veiculo fica em ponto morto, fiz uma revisão recente no carro, troquei velas, cabos e fiz limpeza de bicos, antes da revisão o veiculo não apresentava nada disso, gostaria de ter algumas dicas de vcs antes de eu retornar a oficina....desde já agradeço vcs pela atenção e gentileza .

#2
 kingleer

kingleer
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Pode ser o sensor de rotação com defeito. Peça para o mecânico olhar, a peça não é cara.

#3
 Carlos Daniel

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Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:Pode ser o sensor de rotação com defeito. Peça para o mecânico olhar, a peça não é cara.
Obrigado pela dica amigo, vou torcer pra ser isso mesmo.....abraços

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Carlos Daniel escreveu:
kingleer escreveu:Pode ser o sensor de rotação com defeito. Peça para o mecânico olhar, a peça não é cara.
Obrigado pela dica amigo, vou torcer pra ser isso mesmo.....abraços

quando voce liga o carro com o motor frio, isso é normal de acontecer nos primeiros 5 minutos que é o tempo que o motor demora
pra aquecer totalmente.

com o motor já aquecido e com o ar condicionado ligado, isso tambem acontece (o tempo todo até desligar o A/C)
além do sensor de rotação que o amigo comentou pode ser ainda o cabo do acelerador...

#5
 Carlos Daniel

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Iniciante
Iniciante
Marcos-CWB escreveu:
Carlos Daniel escreveu:
kingleer escreveu:Pode ser o sensor de rotação com defeito. Peça para o mecânico olhar, a peça não é cara.
Obrigado pela dica amigo, vou torcer pra ser isso mesmo.....abraços

quando voce liga o carro com o motor frio, isso é normal de acontecer nos primeiros 5 minutos que é o tempo que o motor demora
pra aquecer totalmente.

com o motor já aquecido e com o ar condicionado ligado, isso tambem acontece (o tempo todo até desligar o A/C)
além do sensor de rotação que o amigo comentou pode ser ainda o cabo do acelerador...

O mais estranho desse problema e que ele so ocorre com o carro em ponto morto, e tb ex: se eu paro num semaforo, o carro acelera sozinho por alguns segundos ( chega ate 2,5 rpm ) , depois desacelera e fica estabilizada poucio abaixo dos 1000 girus, ....no mais so agradeço vcs pelas dicas, abraços e muito obrigado

#6
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
sim amigo, isso só acontece em ponto morto porque acelerando o carro voce ta controlando a rotação com o pé,
em ponto morto a central eletronica é que acelera no lugar do motorista.

mas volto a dizer: isso só deveria acontecer quando o motor ainda ta frio, com ele em temperatura normal a rotação
tem que estabilizar entre 800 e 1000 rpm, nem mais nem menos que isso.

#7
 ocelof

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Iniciante
Iniciante
Amigo, como se resolveu esse problema? O minha eco é 05/06 e estou com o mesmo problema. Em ponto morto, ele varia de 1000 a 2500 repetidamente. O que devo fazer?

Carlos Daniel escreveu:
Marcos-CWB escreveu:
Carlos Daniel escreveu:
kingleer escreveu:Pode ser o sensor de rotação com defeito. Peça para o mecânico olhar, a peça não é cara.
Obrigado pela dica amigo, vou torcer pra ser isso mesmo.....abraços

quando voce liga o carro com o motor frio, isso é normal de acontecer nos primeiros 5 minutos que é o tempo que o motor demora
pra aquecer totalmente.

com o motor já aquecido e com o ar condicionado ligado, isso tambem acontece (o tempo todo até desligar o A/C)
além do sensor de rotação que o amigo comentou pode ser ainda o cabo do acelerador...

O mais estranho desse problema e que ele so ocorre com o carro em ponto morto, e tb ex: se eu paro num semaforo, o carro acelera sozinho por alguns segundos ( chega ate 2,5 rpm ) , depois desacelera e fica estabilizada poucio abaixo dos 1000 girus, ....no mais so agradeço vcs pelas dicas, abraços e muito obrigado

#8
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
ocelof escreveu:Amigo, como se resolveu esse problema? O minha eco é 05/06 e estou com o mesmo problema. Em ponto morto, ele varia de 1000 a 2500 repetidamente. O que devo fazer?

Bicos, sensor de rotação, limpeza do TBI?

#9
 Convidado

Anonymous
Convidado
O meu faz essa aceleração, porém ao mudar de marcha. Mas ele acelera muito mesmo. Ao reduzir a velocidade por exemplo para passar numa lombada o carro acelera, chega a ir aos 3 mil giros, então tenho que reduzir com ele em ponto morto, senão ele dá solavancos, já que eu piso no freio e o motor acelera sozinho.

Meu carro tem Gás, e isso só acontece no álcool/gasolina no gás ele não faz isso.

#10
 Luiz Alberto Marzullo

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Iniciante
Iniciante
Olha meu todas as informações e sugestões estão corretas, a minha que por sinal tem o mesmo ano da sua, faz a mesma coisa, fiz de tudo...isso sensor de rotação, verifiquei cabos e etc..nada!!! sabe o que fiz??? deixei quieto, pois esse pequeno problema está a mais de 1 ano...e sempre ela acelera, e depois abaixa....melhor o coisa?? faça que nem eu!!!

Abração..

Luiz Alberto Marzullo

#11
 Rodinei tago

Rodinei tago
Iniciante
Iniciante
Luiz Alberto Marzullo escreveu:Olha meu todas as informações e sugestões estão corretas, a minha que por sinal tem o mesmo ano da sua, faz a mesma coisa, fiz de tudo...isso sensor de rotação, verifiquei cabos e etc..nada!!! sabe o que fiz??? deixei quieto, pois esse pequeno problema está a mais de 1 ano...e sempre ela acelera, e depois abaixa....melhor o coisa?? faça que nem eu!!!

Abração..

Luiz Alberto Marzullo

Amigo vc sabe onde fica esse sensor de rotação? pode me referenciar por favor?

#12
 alexrio

alexrio
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal venho aqui contar mais uma de minhas experiências na área mecânica. Bom não sou mecânico mas de vez em gosto de eu mesmo ficar por dentro das coisas e desta vez venho compartilhar com vocês uma situação muito comum , não só no ecosport, mas também e várias outras marcas de carros. Bom , durante muito tempo, por várias vezes após sair da oficina ou coisa parecida a luz de anomalia voltava acesa e sempre me diziam a mesma historinha de que aquilo era normal pois meu carro tinha GNV instalado, enfim beleza, como sei scanear meu carro ( quem quiser é só acessar meu canal - ampliamenteprado - que tenho alguns vídeos de como fazer usando o adaptador sem fio ELM 327 ) sempre scaneava, logo após, para ver se algo a mais do que já tinha havia aparecido. E o erro de código P-0315 ( sensor de posição do vilabrequim não reconhecida ou apreendida ) sempre lá , já era de praxe, enfim como o carro andava normalmente eu deixava lá , mas confesso que me incomodava pois piscava constantemente. Beleza, com o tempo descobri que aquele erro era porque os mecânicos não faziam o tal da reaprendizagem desse sensor e também descobri que eu mesmo podia fazer, e vocês também.
Então é só esquentar o carro a temperatura ideal de funcionamento e acelerar o mesmo até 6000 rmp por 3 segundos. Repetir isso três ( 3 ) vezes com intervalo de 5 segundos. E ualá , problema resolvido . espero ter ajudado vocês , abraço..
Fiz um vídeo para ajudar melhor. Quem quiser assistir o vídeo com maior detalhes tá aí o link. Lá mostro como escaneio meu carro , como conecto o aparelho ao lap top , sem fio , o que ele pode fazer, enfim muito simples.
E você também pode.
( https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=Xic_sB2GEYk )

#13
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