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ECOSPORT AQUECENDO E NÃO ACHA O PROBLEMA????

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#1
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Para aqueles que estão penando para localizar o ponto de aquecimento da sua Ecosport , Fiesta ou Ka...

Durante 2 meses minha Eco foi e voltou da oficina umas 4 vezes e nada do bendito mecânico ( que constatei que era apenas um trocador de peças) achar o problema.

Troquei de besta, valvula termostática ( 1 X a carcaça completa ,e na segunda apenas o cotovelo, este pelo original Borg Warner), sensor d´agua outras 2 X

Resolvi levar em outro profissional que ficou tão encucado com o problema que acabou virando a noite acordado pensando no que poderia ser ( exagerado...)

Por fim acabamos encontrando o problema na VÁLVULA DE AR QUENTE que travou fechada e por isso não permitia a passagem de água pelo sistema

O Diego do canal Diego Velocímetros passou pelo mesmo problema



Estou sem ar quente, pois nesses meses devo ter usado 2 meses. Mas quando a situação melhorar eu troco as peças e reativo o sistema de novo

Quando sua Eco estiver aquecendo além da conta e troca bomba d´agua, válvula, sensor e nada de achar o problema, peçam para eliminar o ar quente fazendo o bypass na válvula termostática.

Isso quando o motor tiver carga, ou seja andando. Parado o carro não apresentava o sintoma.

Isso quem conseguiu resolver foi o Eduardo Gomes da JPL Reparação automotiva

https://www.facebook.com/pages/Jpl-Reparacao-Automotiva/1555245071435341

Ele provou que não precisa de câmera térmica de milhares de reais ou aparecer na TV aos Domingos para se importar com seus clientes e quebrar a cabeça para resolver os problemas.

Isso porque ainda me disseram- " É normal o carro passar um pouco da temperatura normal de trabalho de vez em quando...", detalhe, PROFESSOR DO SENAI!!!!

Apenas um desabafo , mas grato pelo Eduardo ter resolvido meu problema!!!

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Arnaldo, obrigado pelo retorno.
Eu até assisti o vídeo as partes que falam sobre o Eco para ver a conclusão do Diego, pois o Ecosport não tem válvula de ar quente, a água circula todo o tempo pelo radiadorzinho dentro do painel, o que aconteceu com vc e com o carro que o Diego consertou foi que a tubulação ou o radiador que alimenta o ar quente entupiu e não deixou a água circular.

O que o Ecosport tem é um atuador mecânico acionado pelo botão do painel que abre e fecha tipo uma janela que deixa ou não o ar passar pelo radiador do ar quente.

Mas o importante é que o teu problema foi resolvido e ficou a experiência para os próximos que vierem a passar pela mesma coisa.

#3
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Boa tarde Arnaldo, passei pelo mesmo problema recentemente e a causa foi justamente essa, mas com o agravante que queimou a junta do cabeçote. O meu problema era justamente esse, aquecia com o carro em movimento, como estradas, no trânsito ou parado em casa não apresentava o problema, meu prejuízo só não foi maior Depois que resolvi o problema, coloquei a causa no tópico para tentar ajudar quem passasse por lá. Mas como vão surgindo novos assuntos os antigos vão ficando pra trás o que é normal. Então quem sabe não poderia colocar esse tópico do Arnaldo como fixo, visto que esse não é um problema incomum nos Ecosport com motor Rocam. Só a modo de curiosidade, o meu sistema de ar quente não está totalmente entupido, pois soprei pela mangueira e saiu pela outra mangueira, e nem com vazamento, então acredito que ele possa estar com alguma obstrução já que assoprando sai ar e quando acelerava forte a temperatura abaixava. Quando estiver com tempo tento resolver isso, pq às vezes o ar quente faz falta, mesmo morando no Rio de Janeiro, afinal sempre tem uma serra pra visitar RS.

#4
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Zanetti , como o Fiesta e Ford Ka 1.6 tem essa bendita válvula imaginei que a Ecosport também teria... bem curioso

Araujo, Passei um baita sufoco, sempre tive que manter o carro acelerado quando parava no transito para baixar a temperatura, mas a temperatura nunca saiu da "faixa cinza" e passou para o vermelho. Também fiquei preocupado com a junta, mas não tenho sintoma de baixar água, óleo com cor de café com leite ou escapamento jogando água, acho que tive sorte

#5
 ricardocorrea

ricardocorrea
Iniciante
Iniciante
Boa tarde.
Tenho uma eco 2010 2.0 e o ponteiro da temperatura não passa do meio nunca, porem o carro já ferveu duas vezes e o ponteiro não passou do meio. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

#6
 cadin

cadin
Iniciante
Iniciante
Fala chará! Não conheço o motor da 2.0 mais seu caso parece que o Duratec tem dois sensores um pro painel e outro pro motor como em alguns carros mais novos(temperatura ambiente e temperatura interna) certamente caso de aquecimento não registrado ou registrado de forma errada é coisa de sensor de temperatura defeituoso. Pede pra passar o scan e verificar as temperaturas ou até mesmo ver as mensagens de erro/falha gravadas na central.

#7
 Flávio Lessa

Flávio Lessa
Iniciante
Iniciante
Olá a todos. Tenho uma eco 1.6xls 2010/2011. Deu problema em uma mangueira (uma após a outra). Forcei até chegar em casa e acabou queimando a junta. Depois de feito a retifica do cabeçote, o carro apresenta exatamente o que dito aqui. Parado funciona tudo, temperatura boa, aciona a ventoinha baixa, desarma, etc...tudo certo. Mas na pista ou numa subida, no mínimo de esforço o ponteiro sobe um pouco na faixa cinza e o eletroventilador parece sofrer para fazê-lo voltar ao meio, as vezes demora, é uma luta.

Mecânico trocador de peças orientou a trocar a válvula termostática pq que não estaria abrindo. Ok. Depois o problema não solucionando, troquei o sensor de temperatura. E nada. A bomba d'água está nova, abrimos e vimos, é recente. Levamos em um profissional para ver a limpeza do radiador. Por que parece que água não está circulando de forma satisfatória (me disseram: é a bomba d'água ou radiador sujo). Mas o radiador estava em bom estado. Não estava entupido. Foi feito a limpeza assim mesmo. O problema persiste.
Vi no YouTube sobre o radiador do ar quente. Mas assoprei e o ar sai do outro lado. Assoprei água por um lado e saiu pelo outro. Durante o funcionamento as duas mangueiras esquentam bem. Me parece que a água está circulando por ali. Mas não tentei fazer aquela parada do mangote em forma de U.
Pode ser o cabeçote que não ficou bom e pode estar tendo pressão ? Não entendi bem.isso, mas li aqui no tópico e um colega me disse isso também. Pode não estar mistura do óleo e água e vice versa, mas pode estar tendo uma pressão excesiva. Nesse caso problema grave e procurar um cabeçote novo ou até o bloco, né?
Quem me dera fosse a circulação do ar quente. Como um colega disse no tópico, pode não estar entupido, mas obstruído a ponto de comprometer o funcionamento do sistema.

#8
 Rafaeldias1304

Rafaeldias1304
Iniciante
Iniciante
Boa tarde. Outra coisa que é boba é aconteceu comigo. Ar no sistema. Carro ligava a ventoinha no segundo estágio e não esligava mais. Até acender a luz de aquecimento no painel. Troquei a valvula termostatica, mas no fim. Era ar no sistema.

#9
 Danylobm

Danylobm
Iniciante
Iniciante
Problema referente ao sensor de temperatura externa da Eco, é crônico.
Minha Titanium 2019 está com o mesmo sintoma. Temperatura externa chega a marcar 55ºC. Na Ford aqui em Goiânia reconhecem o problema corriqueiro.
Como se não bastasse, agora deu problema no sensor de temperatura do motor. Passei um scanner, e haviam erros no sistema. Um deles era referente a bateria. Minha bateria é uma Moura de 60A, mas o que diferencia ela da bateria original é o CCA, menor que o original.
Depois de passado o scanner, todos os erros foram corrigidos na semana passada. Menos o da bateria.
Rodei cerca de 150 km dentro da cidade e do nada, temperatura subiu novamente. Erro em algum dos sensores de temperatura, mas ainda não sei qual. São 2 no total. Um no bloco do motor, entre o cilindro 3 e 4. E outro na carcaça onde encaixa um monte de mangueiras, perto do filtro de ar, na parte de baixo.

Agora o que me resta é passar o scanner novamente, analisar cada um dos erros encontrados para ver se algum deles se identifica com o sensor de temperatura.

Alguém já passou por isso, no que tange ao sensor da temperatura do motor?

#10
 Danylobm

Danylobm
Iniciante
Iniciante
Moçada, problema do super aquecimento resolvido.
Não era nenhum dos sensores de temperatura.
Era o mesmo problema que ocorre com frequência nos New Fiesta. Eletroventilador.
Já adianto. Só é possível identificar o problema, desmontando a peça. Caso contrário não da pra ter certeza de onde é que está o problema. O scanner nao detecta.
Ao desmontar o eletroventilador, percebi que o conector estava parcialmente derretido, e a ventuinha com barulho bem pequeno.
A alternativa é trocar o eletroventilador, ( r$ 950 NA FORD ) ou fazer um reparo apenas no motor. ( R$ 350 ).
Optei pela segunda opção pelo seguinte motivo, além do baixo custo é claro.
O responsável pelo serviço deu garantia de 6 meses e afirmou com propriedade que de todos que ele consertou, nenhum voltou.
Se desse problema ele resolveria o problema sem custo.
Fica a dica. Se esquentar e a ventoinha parar de funcionar, troca logo o eletroventilador.

#11
 Marconi silveira

Marconi silveira
Iniciante
Iniciante
Boa noite,
Lendo todas as informacoes prestadas no topico, tudo corresponde as situacoes que vem ocorrendo comigo, mas ficou um pouco confuso algumas informacoes e se alguem puder me orientar melhor agradeco;
Tenho ecosport 2015, queimou junta de cabecote, e apos efetuado o servico, na primeira semana apos entrega do carro, comecou a baixar agua, dai todo dia completando agua, ate o ponto em que comecou a acender a luz da agua e logo no dia seguinte pela manha o carro estourou um mangote, dai levando ao mecanico que executou o servico do cabecote(uma semana com o carro) o mesmo comentou sobre a situacao da mangueira de ar quente e depois disse que isolou ou ja estava isolado a passagem do ar quente, e liberando o carro e ao pegar o carro e liganfo dentro da oficina e parado o carro diapara eletro, circula a agua tudo normal, mas transitando a poucos metros o carro acende a luz da agua e com pouco tempo estourou um mangote, alguem consegue me ajudar??

#12
 Mylla Santos

Mylla Santos
Iniciante
Iniciante
Estou com esse problema de aquecimento! Parado, o ar gela e o carro não esquenta! Quando começo a circular, após um tempo, o ar condicionado deixa de funcionar e a temperatura começa a subir, até acender a luz vermelha! Levei ao mecânico e ele passou o scanner. Não acusou nada! Comprei um relé pro eletroventilador, não resolveu! Daí ele disse que era o pressostato do ar! Trocamos, testamos e não esquentou (carro parado)! Ao sair da oficina, circulei por alguns km e o problema continuou! Não sei mais o que fazer! Alguém poderia me ajudar?

#13
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