leandrorodrigues escreveu:se o carro estiver acima de 100.000 rodado o óleo tem que ser mais grosso, o normal é 5w30 mas vi a tabela no mecânico e o mesmo disse pra usar 15w30, esse barulho que vc escuta é da bomba de óleo no motor, trocando e colocando esse óleo vai ficar bom.
Esse assunto sobre o óleo é muito polêmico e já foi discutido amplamente aqui no fórum, muitos mecânicos, contrariando o indicado no manual, realmente indicam usar um óleo mais grosso. Eu sigo o que recomenda no manual, sempre o 5w30 100% sintético com a API mais recente, isso garante uma maior fluidez e uma lubrificação mais rápida nos pontos de atrito durante a partida e o correto funcionamento dos tuchos.
Resumindo: um óleo mais grosso irá circular mais lentamente e isso fazer com que o óleo aqueça mais, se aquecer demais poderá produzir a temida borra dentro do motor.
Sem desmerecer a opinião do seu mecânico, que certamente merece respeito, se este barulho ocorre todas vezes em que o motor está frio, eu ainda opino pela existência de problemas no tensionador da corrente do comando, se colocar um óleo mais viscoso vai somente esconder o problema, mas pode gerar outros.
PS: Se existir borras, o que pode entupir o pescador, nem trocando a bomba resolve pois ela não conseguiria puxar o óleo.
Não quero estender este assunto.
Fica a seu critério.
Abç e boa sorte