EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo apos Revisao.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Bom Dia Pessoal!
Adquiri minha primeira Eco no ultimo domingo.
Na segunda, logo mandei pra revisao, porque estava muito tempo parada, e engasgando e falhando muito.
Foram trocados:
Oleo + Filtro de Oleo + Filtro de Ar
Filtro de Combustivel
Velas
Cabos de Velas
Bobina.

O Carro e uma EcoSport FreeStyle 1.6 8v XLT 2005/06 com 92.6 mil km rodados originais.

O carro ficou otimo, porem, achei o consumo absurdo.
Peguei ele zerado de combustivel, e coloquei R$ 50. Deu 12.5 Litros.
JA rodei 36Km, e ele tem apenas um risco, antes de ascender a reserva.

E normal isso? Detalhe: Esta com escapamento furado, ja vou mandar arrumar hoje (Nao sei se interfere).

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum.


Sim, o consumo é bem alto. Mas você só poderá avaliar melhor após encher o tanque, anotar a km, rodar um bocado e depois encher o tanque de novo.


Pelo que você falou, o carro deveria estar com uns quatro litros quando comprou. E devia ser etanol, caso seja flex! Se você colocou 12,5 litros ficou com uns 16,5 litros. Pelo preço foi gasolina...


Daí rodou uns 35 km e já acendeu a reserva. Quando chega na reserva (acende a luz) tem uns 8 a 10 litros. Fazendo um cálculo grosseiro daria uns 5 a 6 km/L.


Infelizmente, esse é o consumo que alguns colegas já postaram aqui. Mas a maioria faz entre 7 e 8 km/l com gasolina no circuito urbano. Mas há quem faça entre 8 e 9 km/L.


Outra coisa: você abasteceu antes de mandar para a revisão? Porque durante os consertos/testes o consumo de combustível é considerável. Não dá para fazer uma média incluindo os gastos durante as revisões!


Não é à toa que o tópico sobre consumo é o mais acessado aqui no fórum!


Se quiser dar uma olhada:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t50-consumo-de-combustivel


Como o tópico é muito extenso, há algum tempo fiz um resumo:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t50p700-consumo-de-combustivel#43190


Abs!

#3
 LucasXLS

LucasXLS
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigo ferpudomg

Parabéns pela aquisição!

Bom, vou falar como proprietário de 2 Ecos, ok?

A primeira é uma EcoSport XLT 2005/06 1.6 8v Flex, que fica com meu pai. Essa é a mais gastona.
Foi feito revisão nela inteira, trocado cabos de vela, vela, filtros, óleo... enfim, toda a manutenção básica (e preciosa) foi realizada.

Com gasolina, ela chega a fazer entre 7,0 ~ 7,5 km/l.

Como você mencionou o escapamento, vou contar uma coisa que aconteceu aqui em casa. Essa Eco teve problema com o escapamento, na parte do catalisador, parecia que era uma barulheira terrível, meu pai foi até um amigo dele que mexe com escapamento, o cara abriu o escapamento e rancou tudo que tinha dentro, praticamente ficou "só o cano"... a média dela caiu de 6,5~7,0 km/l.

A outra é a minha EcoSport XLS 2004/05 1.6 8v Gasolina e essa realmente tem me alegrado cada dia mais.
O consumo dela está em torno de 7,5 ~ 8,0 km/l... cheguei a fazer até 8,5~9,0 km/l, lembrando que essa média é dentro da cidade, com muita semáforo e lombadas... fora que meu uso dela é de 5km de casa no máximo, ou seja, ela não chega a esquentar perfeitamente (o que pode ocasionar em mais economia).

A XLS foi feita as mesmas revisões, dizem que a economia é por ela ser somente gasolina.

Aqui na cidade estou pagando R$ 3,29 no litro de gasolina, completei o tanque dela esses dias (45 litros) e rodei cerca de 350km, quando acendeu a luz da reserva (acho que a reserva dela deve ser uns 5 litros) abasteci novamente... pensando assim, usando os 40 litros que tinha de gasolina nos 350km ela me rendeu uma média de 8,7km/l.

O que eu faço dirigindo: Não deixo o giro passar muito de 2.500rpm, na verdade troco as marchas quando chegam em 2.000rpm... meu pai usou a minha XLS esses dias em um trecho de 15km de uma cidade pra outra, que eu faço normalmente nos finais de semana, e incrivelmente desceu um pauzinho do marcador (coisa que comigo não acontece)...

Então, depende muito do seu pé.

Sobre o comentário do amigo Josimar, faz todo sentido, você abasteceu antes da revisão?

Quando tive que trocar minha junta, mandei ela com meio tanque pro mecânico, recebi ela de volta com menos de 1/4 de gasolina... segundo ele, foi utilizado em testes... isso influencia muito na média.

#4
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal e muito obrigado pelas respostas.
Tenho outro carro e bebe muito, e não queria mais 1 beberrão na família (Tenho uma Pajero TR4 Aut 05/06 Gasolina).
Lembrando de um detalhe aqui:
Peguei o carro no domingo, e marcava 3 pauzinhos. Provavelmente Etanol. O carro estava horrível, pensem, 2 anos parado, com aquele restinho de etanol no tanque... Mecânico me disse que combustível estava extremamente sujo, cabos das velas dando faísca pra fora das velas, bobina ruim, filtros ruins.
Agora vamos ao passo a passo de quarta-feira:
Mecânico após a troca das peças, esgotou o combustível sujo, e com todo sistema limpo e peças novas, colocou 5 litros de gasolina pra levar ela pra mim. Pegando ela, estava com 1 pauzinho e a luz da reserva acesa. Logo que sumiu esse 1 pauzinho, coloquei 12.7 litros de gasolina.
Esses 12.7 litros de gasolina, rodaram até 47.7Km, onde novamente sumiu o ultimo pauzinho. Coloquei mais 5.05 litros. Notei que ta demorando um pouco mais a sumir os pauzinhos.

Resumo: Acredito que pelo sistema todo ter sido abastecido a vida toda com etanol, e ficado muito tempo parado, essa transição para um sistema limpo e peças novas (limpeza de bicos, cabos de velas e velas, bobina, filtros de ar, óleo e combustível, e troca de óleo do carter), e agora abastecendo com gasolina, haverá mesmo um período de adaptação da central de injeção. Ela precisa entender que esse carro agora tem dono...rsrs (Meu tio tirou esse carro zero, só fez revisão em concessionária, rodou 92mil km e nunca rodou em estrada de terra, e pelo jeito tbm nunca lavou o carro hehe)

O que me dizem?

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Depois do seu relato só resta lhe parabenizar, igual fez o amigo Lucas, pelo excelente achado!


Isso é o que se chama de carro de procedência, rsrsrs. O fato de ter ficado muito tempo parado não é legal, mas pelo menos tem um bom histórico de manutenções, apesar de ter ficado meio esquecido na garagem...


Sobre o consumo, citei piores (5-6) e melhores consumos (8-9), e a média que citei - uns 7,5 km/L (que a maioria faz) é justamente a que o Lucas citou do carro do pai dele - que, aliás, é igual ao seu!


Não deve ficar muito diferente do Pajero, não! Com o Mit. você deve fazer uns 7 a 8 km/L, não é mesmo?

#6
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Média da TR4 na cidade 6.5 na estrada 8.5

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Então vai ser melhor com o Eco. Com meu 1.6 flex eu fazia pelo menos 12,5 km/L na estrada! Se não afundasse o pé fazia entre 13,0 a 13,5 km/L...


Deu uma olhada no tópico sobre consumo?


Fiz um outro mostrando as diferentes versões do Eco:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1810-modelos-e-versoes-diferentes-de-ecosport


Driver

#8
 LucasXLS

LucasXLS
Iniciante
Iniciante
Provavelmente com o tempo você vai sentir que o consumo vai dar uma melhorada.

É igual todos os tópicos dizem, não adianta esperar mais de 8,0 km/l, mas próximo a isso com certeza faz sim.

Trocou o filtro de combustível também, né?

Agora com tudo trocado, novo e você se adaptando ao modo de dirigir o veículo, vai ser só alegria.

A sua tá bem pouco rodado perto da minha, rs. A minha tem 167.205 km, ficou 5 anos com a ex dona e a mulher usava bem o carro viu? Mas detalhe: carro está zerado, não tem problema com motor, não vaza óleo em nenhum lugar, não baixa água (não agora rs) e anda tranquilo!

Vi relatos no Facebook de gente com 320.000 km originais no carro.

#9
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Primeira imprensoes....

Inicialmente assustado... Primeiros 12L a bichinha fez incriveis 3,5Km/L... (Salvo as observaçoes do começo do post)...

Segunda mediçao: 7,5Km/L... Dentro da cidade....

Dia 27/05 farei uma media na rodovia, farei uma viagem de aproximadamente 260Km... ai posto novamente pra voces....

#10
 Wesley Sampaio

Wesley Sampaio
Membro Pro
Membro Pro
Eu também, comprei a minha recentemente e notei que ela fez no etanol ( álcool ) 7km/l e abasteci o segundo tanque com gasolina, porém percebi que ela continua fazendo os mesmo 7km/l, e então comentei aqui e o que não sabia que quando se coloca outro combustível no tanque, tem que se rodar pelo menos 10km sem desligar o veiculo, para que a central reconheça o combustível, sendo assim estou a espera de abastecer novamente e fazer isso para poder observar melhor o consumo, e também estou andando com troca de marchas em 2000rpm tocada suave, e isso ajuda também no consumo menor, revisão em dia, pneus calibrados corretamente , Combustível de boa procedência ( Isso no nosso pais e meio difícil, kkkk ), mas fazer o que né , e também tem que levar em conta a sua cidade, condições de estrada de rodagem, uso urbano, etc... faz toda a diferença no final

#11
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Eu estou ansioso esperando a viagem da semana que vem, pra rodar pelo menos 100Km de parar, e analisar o danado do consumo.
Alguem aqui ja utilizou aqueles scanners bluetooth que atraves de um app de celular monitoram a central? Eles prometem uma analise de consumo em tempo real, erros, temperatura... Ja que nao temos computador de bordo ne!?

#12
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Eae galera!
Voltando para dar o relato da minha viagem! kkk
Vamos lá:

265Km rodados. (Muitas subidas e descidas, 4ª e 5ª marcha 98% do percurso).
Peso do carro: 2 adultos na frente - 1 adolescente atrás - 1 Mochila média de roupas.
Ar Condicionado ligado em todo percurso.

Abastecido aqui antes de sair: 35 Litros (Deixei secar pra encher, coube apenas 35L, é só isso mesmo?)
Chegando no destindo, fui direto novamente abastecer: 21,14L.
Média total: 12,53 KM / L

O que vocês me falam ?

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Arrow



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 1:50 pm, editado 1 vez(es)

#14
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Uma duvida... Ela ascende a luz da reserva, ainda com 1 pauzinho no marcador, depois esse pauzinho some, quando ta acabando acabando mesmo, ouvi dizer que a luz pisca, procede ?

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Arrow



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 1:47 pm, editado 1 vez(es)

#16
 ferpudomg

ferpudomg
Iniciante
Iniciante
Realmente a do reservatorio da partida a frio pisca mesmo, ja me acostumei, ate pq nao pretendo por alcool nao... alcool aqui muito ruim, muita agua... Preciso e que a minha seja bemmmm economica... fazer pelo menos 10 na cidade... kkk

#17
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos