Enquanto ninguém mais gabaritado responde, vou arriscar uns palpites...Em teoria, a gasolina do tanquinho só entraria em ação quando o percentual de etanol no tanque fosse maior do que 90% e a temperatura do motor estivesse abaixo de 16
0C (em alguns sistemas abaixo de 20
0C).
Porém, acredito que
na prática isso não role não!
Acho que basta a temperatura estar baixa para que a gasolina do tanquinho entre em operação!
E como esta temperatura é avaliada? Segundo apurei, acredito que pelo mesmo
sensor de temperatura do motor: um
termistor feito à base de cerâmica do tipo NTC (
Negative Temperature Coefficient), que gera uma medida fiel e precisa da temperatura.
Ou seja, sua gasolina do tanquinho está baixando porque pela manhã a temperatura ambiente (do motor) está baixa (15
0C?) e a gasolina acaba sendo injetada toda vez. Afinal, se aqui no Nordeste acabei de acordar e está 21
0C, aí em Sampa deve estar mais frio, né?
E eu creio isso acaba sendo uma coisa boa: ajuda a não deixar a gasolina velha... Como moro numa região de clima quente, por precaução eu esvaziava meu tanquinho de 6/6 meses, só para renovar a gasolina:
https://ecosportclub.forumeiros.com/t2094p20-luz-do-reservatorio-de-partida-a-frio-piscando#26938No meu caso,
a gasolina do tanquinho nunca acabava, então acredito que este sistema da Ford não injete automaticamente a gasolina a cada partida como ocorre, por exemplo, nos carros antigos da Honda e em alguns modelos da Fiat.
Falando nisso, há alguns anos a Honda utiliza uma resistência elétrica para aquecer o etanol (
Flex one - também adotado por outras montadoras).
Mas já existe um sistema melhor - a
injeção direta - que aumenta a pressão do etanol e permite a partida até em temperaturas negativas!
#Partiu tanquinho - mas sem rachar, rsrsrs!
Então, resta a dúvida: no seu carro isso acontecia também quando as temperaturas estavam maiores? Mas acho que isso é raro, pois as médias mínimas de SP são sempre menores do que 20
0C, em qualquer mês do ano!
O ideal seria algum colega de SP dar este feedback e relatar se isso ocorre também!Outro detalhe: no ano passado acho que você teve um problema com vazamento no tanquinho, não foi? Chegou a trocá-lo ou trocou alguma vedação?