EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

nivel de combustivel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 william pinheiro

william pinheiro
Iniciante
Iniciante
sempre encho o tanque da minha eco06\07 qndo chega no meio tanque ou 250 km aciona o luz do reservatorio isso é normal nas ecosport? tanque dela tem 54 lt

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Willian.


Se o tanque marca meio e a luz da reserva acende, não é normal mesmo.


Mas os Ecos da primeira geração têm realmente problemas na marcação do combustível - problemas na boia. Isso não é um caso isolado. E aquelas barrinhas não são muito precisas...

Veja só:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t4033-marcador-de-combustivel-nao-passa-de-1-2-tanque


https://ecosportclub.forumeiros.com/t720-medidor-de-combustivel-completamente-impreciso

Nos primeiros Ecos a capacidade do tanque era de 45 litros (pelo menos até 2005)! Eu acreditava que tinha sido assim até a segunda geração (2008). 


Mas creio que, quando surgiram as primeiras versões flex (2006), o tanque passou a ser de 54 litros!


Quando entra na reserva e você abastece cabe em média quantos litros? Uns 40 a 45?


Se for assim, isso quer dizer que, se você roda uns 250 km até a reserva (gastou uns 40 litros), seu consumo fica mais ou menos em 6,3 km/L - Se for com etanol até que não está ruim...

#3
 LucasXLS

LucasXLS
Iniciante
Iniciante
Bom dia a todos,

Comprei minha Eco tem mais ou menos um mês, e percebi a imprecisão do marcador de combustível, chega a ser muito estranho o funcionamento.
Creio que meu modelo seja 45 litros, certo? XLS 1.6 2005.

Quando comprei ela, deixei chegar a acender a luz da reserva e coloquei R$50,00 (cerca de 15 litros) e chegou no meio tanque no painel de barrinhas, achei estranho, mas tudo bem.
Rodei cerca de 160km com ela, até chegar na ultima barrinha com a luz acesa e coloquei mais R$50,00.
Quando acendeu novamente a luz da reserva (dessa vez sem chegar até a ultima marca), pedi para completar o tanque... para minha surpresa, deu R$105,00 (Quase 32 litros).
Rodei 190km e ela chegou agora ao meio tanque.

Talvez seja normal e seja coisa da minha cabeça, ainda não me acostumei com ela... cada abastecimento é cálculos novos que faço kkk.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom dia, Lucas.


Me parece tudo ok. Veja bem, quando chega na reserva ainda deve ter entre 6 e 10 litros (média de 8 litros), tudo a depender da sua média de consumo. 


Vamos analisar seu primeiro relato: reserva (uns 8 litros)  + 15 litros = 23 litros => quase metade do tanque => EXATO!


Segundo abastecimento: rodou 150 km com mais ou menos uns 17 litros: consumo médio de 8,8 km/L: OK! O meu primeiro consumo (urbano) registrado com meu primeiro EcoSport  foi 9,9 km/L. Mas das outras vezes se estabilizou em 8,0 km/L. Aliás, era um 1.6 XLS 2005, igual ao seu!


Daí fez o que é o melhor para marcar o consumo: encheu o tanque! Quase 32 litros -> Essa era a média dos meus abastecimentos! Isso quer dizer que ainda tinha uns 12-13 litros no tanque!


Daí rodou 190 km e gastou meio tanque (digamos uns 23 litros) => consumo médio de 8,3 km/L.


Agora só resta encher de novo e calcular quanto rodou. Daí terá a marcação exata do seu consumo que, aliás, está de fazer inveja a muita gente. É só urbano?


Caso você não possa encher o tanque, apenas anote quanto combustível colocou a cada abastecimento parcial. Quando puder encher o tanque, divida a km percorrida pelo consumo total de combustível gasto, mesmo que isso demore meses. Terá então uma média histórica do seu consumo.


Mas, pelos seus cálculos parciais dá para estimar que sua autonomia (na reserva) é de pelo menos 80 km. Mas não confie nisso nem fique rodando muito tempo na reserva. Além de ser um risco de multa e segurança, pode prejudicar a bomba de combustível, que precisa do combustível para seu resfriamento e lubrificação, além de trabalhar sob condições adversas em ladeiras, por exemplo!


Esse seu estranhamento é comum por duas razões principais: o tanque do carro é pequeno para o porte do veículo (por isso aumentou para 54 litros  quando surgiu a versão flex) e esse marcador digital é conhecido por não ser muito preciso!


Grande abraço!

#5
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos