Aproveitando i assunto, para quem tem um pouco de prática em soldar fios e motar e desmontar equipamentos, o serviço pode ser feito em casa mesmo. No meu caso, um dos fios da chave de seta, que manda sinal ao computador de bordo se partiu. Os procedimentos para realizar o serviço são:
1 - Remover a capa plástica superior da coluna da direção ( esta não tem fixação por parafusos, é só encaixada )
2 - Para quem tem o comando do rádio na coluna de direção, o mesmo deverá ser removido antes de remover a chave de seta. Para remover o comando, basta soltar uma travinha que fica localizada na parte posterior do comando do rádio. ( há umas fendas na parte posterior, onde está a trava. )
3 - Feito isso, tem de retirar os 2 parafusos que prendem a chave de seta na coluna, e que ficam na parte superior da mesma.
4 - com a chave de seta em mãos, é só soltar os parafusos e abri - la, cuidando para não perder nenhuma peça pequena. Não se preocupe que a cheve de seta não é daquelas antigas que soltam molas pra tudo que é lado ao abri - las, mas é bom abrir com cuidado.
5 - Dos fios que vão da alavanca até a parte interior da chave de seta, há 2 fios que são do interruptor do computador de bordo, nas cores azul e laranja. Certamente um desses 2 fios estará partido. O rompimento ocorre devido ao ressecamento prematuro do material que cobre o fio, e também porque por padrão, os fios ficam esticados demais. sendo a alavanca uma peça que se movimenta, deveria haver um pouco mais de folga nos fios.No meu caso, eu fiz uma emenda com um pedaço de fio, soldando as extremidades, já pra deixar uma certa folga e reduzir o risco de novo rompimento do fio.
Buenas, feito isso, basta motar novamente a chave de seta e coloca - la no lugar. Isso ja deverá resolver o problema, e fazer com que o computador de bordo volte a funcionar novamente.
Bom pessoal, é isso aí, espero ter colaborado de alguma forma, sendo que esse problema me parece ser bastante comum, e já ocorreu com vários usuários.
Qualquer dúvida, enviem MP.
Att