EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Válvula termostática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Rilian

Rilian
Iniciante
Iniciante
Boa tarde a todos
sou novo no fórum, quero dividir a minha alegria de participar e também já quero compartilhar uma dúvida.
Estou tendo um pequeno problema com minha Eco 2011. Já troquei a minha válvula termostática duas vezes e o 2º estágio da ventoinha continua armando e não para mais, só quando desligo o carro. O mecânico me orientou a trocar as mangueiras danificadas e o reservatório, troquei, só que o problema persiste.
Detalhe é que comprei tanto a primeira válvula como a segunda de alumínio, já esgotei todas as possibilidades.
Alguém já passou por essa situação? Ou alguém saberia me explicar o que está acontecendo?

Grato pela compreensão, aguardo uma resposta

Rilian Junior

#2
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Tarde Rilian e seja bem vindo!
Apesar de eu ser novo também no fórum, deixo minhas boas vindas!
Bom, as vezes vamos no mais difícil e esquecemos coisas simples. Estou dizendo isso, porque simplesmente pode ser "ar" no sistema, um tópico a pouco, informei isso e deu certo. Tente tirar o "ar" do sistema, veja se a válvula volta ao normal. Existe uma maneira bem fácil que é com o motor frio, tire a tampa do reservatório, aperte a mangueira várias vezes repetidamente, verá que sairá bolhas pelo reservatório! Caso não resolva, faça como um procedimento de troca de água do sistema, fazendo com que a água que esteja entrando no reservatório expulse o ar pela mangueira desconectada. Mas faça o primeiro procedimento, que as vezes resolve, caso não dê certo ou não, deixe o feedback, para que possamos tentar ajudá-lo com outro procedimento.
Espero ter ajudado!

#3
 Rilian

Rilian
Iniciante
Iniciante
Meu irmão muito obrigado pela dica, vou tentar, depois lhe dou um retorno.

#4
 Rilian

Rilian
Iniciante
Iniciante
Meu irmão
desculpe a demora, mas a semana foi corrida. Fiz o que vc tinha aconselhado, mas infelizmente não deu certo. A ventoinha continua ligando no 2º estágio e não para mais, só quando desliga o carro.

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vc já viu a parte elétrica, pode ser um relé colado, um sensor em curto ou até mesmo problema no chicote.

#6
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite Rilian
Bom, vamos lá, você já havia trocado 2 válvulas termostáticas e continuava o problema da ventoinha ligada, falei sobre o ar no sistema e se você tentou as duas formas de tirar o ar e não deu certo, então vamos para próxima etapa, como o Zanetti falou, parte elétrica foi o que restou, veja se tem relê com problema ou curto na parte elétrica! Vou apenas sitar um exemplo ao inverso do seu, quando a ventoinha não liga, porque a Válvula deu problema, geralmente como um quebra galho, se faz ligação direta para a ventoinha ficar acionada e o motor não esquentar, mas a bateria acaba arriando se não tomar cuidado. Desta forma, voltando para seu problema que é o inverso, a sua fica ligada direta, provavelmente deve ser parte elétrica. É bom dar uma checada nos relês primeiramente e se estiver tudo ok, foca na fiação que vai para a ventoinha....depois nos dê um parecer novamente!

#7
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Rilian, bom dia
Lembrei somente agora, mas não sei se vc olhou, mas existe um relê na frente, proximo ao radiador, dá uma olhada! No cavalete da válvula termostática, existem 2 sensores de temperatura, dá uma olhada, um fica logo depois da válvula termostática, na parte de cima e o outro no final, na parte de baixo. Verifique o primeiro e veja se não está com defeito! Para tirar, existe uma trava, na parte de baixo do sensor que parece um clips, empurre com uma chave de venda fina, fazendo uma alavanca, ele sai de lado, se precisar eu bato uma foto e te mostro, não é difícil. Ele dá pressão para o sensor ficar bem preso e não vazar, se por acaso ele estiver um pouco desgastado (frouxo), recomendo trocar, evitará vazamento posterior.
Só um detalhe importantíssimo, só mexa com o motor frio, é muita pressão no local e a água quente pode voar no seu rosto! Sei bem, porque fiz a besteira de esquecer de colocar a trava, quando lembrei não deu tempo, a pressão espirrou o sensor e a água veio no meu rosto, tive queimadura de 2º grau, na testa, peito e mão! Ainda bem que sarou e não ficou sequelas, tive muita sorte! mas fiquei ardendo e o susto foi muito grande!
Fica a dica!kkkkkk

#8
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Encontrei 2 vídeos no youtube onde mostra, as possibilidades que eu havia informado acima! O primeiro fala do sensor e o 2º uma nova possibilidade, mas também mostra onde fica o relê que eu mencionei......
https://www.youtube.com/watch?v=fq5HAWoLbN4&t=189s
https://www.youtube.com/watch?v=58EhEfoeSm8

Espero que seja um desses defeitos aparentes....se der certo ou não, dá um alô!

#9
 Rilian

Rilian
Iniciante
Iniciante
Muito obrigado meus irmãos
Vou fazer conforme vcs estão me aconselhando. Qualquer nova informação entrarei em ctt de novo.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Grato pela compreensão
Rilian Junior

#10
 Rilian

Rilian
Iniciante
Iniciante
Bom dia
Meu irmão graças a Deus consegui resolver, as dicas dos companheiros foi de suma importância, o problema estava no conector do sensor da válvula termostática, estava com folga, foi só apertar um pouquinho e colocar de novo no lugar que o problema acabou.
Estou mais tranquilo pois achei que o problema era na válvula.
Quero agradecer aos companheiros pela atenção dispensada.
Deus os abençoe.
Estamos juntos!

#11
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Tarde Rilian,
Que bom que as dicas deram resultado e tudo certo! Pelo visto foi simples resolver! Fico feliz em ter ajudado!
Precisar.....tamos aí!
Abraços

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse é o objetivo maior do fórum! Parabéns.



Like

#13
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos