pedrosartorio escreveu:to eu aqui mais uma vez perturbando kkk, peguei minha eco a uma semana, ela é freest. 1.6 manual ano 2014.
Por varias vezes ao engatar marcha a ré e soltar a embreagem a alavanca do cambio escapole da posição ré e fica arranhando, isso acontece em rua plana mesmo, sem forçar nada. Para não acontecer tenho que ficar com a mão na marcha, evitando assim que ela pule para frente. Costuma acontecer com alguns de vcs?? Desde já obrigado
Pedro, infelizmente não tenho experiência com o novo eco para servir de comparação, mas até onde sei
este carro tem uma proteção extra contra
engate acidental da marcha à ré, assim como uma prevenção contra o engate sem que a embreagem esteja posicionada até o fim.
Ou seja, devido a estas "proteções",
o engate desta marcha é mais complicado:
"O Eco tem um interruptor do motor de partida que impede a partida do motor a menos que
o pedal da embreagem esteja pressionado até o fim."
"A alavanca do câmbio só pode ser passada para a posição R (Ré) quando movida a partir da esquerda da 3 (Terceira) e 4 (Quarta) marchas antes de engrenar a R (Ré). Esta é um
recurso de bloqueio que protege a transmissão contra uma mudança acidental para R (Ré) a partir da 5 (Quinta)."
"Mantenha pressionado o pedal da embreagem e passe a alavanca do câmbio para ponto morto. Engrene a marcha R (Ré)."
"
Se a R (Ré) não for completamente engrenada, pressione o pedal da embreagem e retorne a alavanca do câmbio para o ponto morto. Solte o pedal da embreagem durante um momento, e então pressione-o e engrene a marcha R (Ré) novamente."
Como não lembro que nenhum outro usuário tenha reclamado desta característica, é possível que seja só a necessidade de se acostumar com os passos descritos acima.
Mas, se você já conhecia esta característica e toma estes cuidados, pode ser algo simples como o
Zanetti comentou.
Mas, de qualquer modo, se o problema não for resolvido, é prudente fazer uma checagem do conjunto embreagem/câmbio.
Boa sorte!