Capítulo 2 -
Satisfação garantidaTire o parafuso que prende a pedaleira.
DETALHE IMPORTANTE
Tire a tampa que protege o painel de fusíveis, uma hora depois de ficar apanhando embaixo do volante lembrei da dita cuja!!!
A cabeça do parafuso fica do lado esquerdo e é 13, a porca, por incrível que pareça, é 15, dê preferência ao uso de chave com catraca no lado 15 pois fica mais prático.
Afrouxe as porcas próximas para soltar a base do acionador
Dentro do capô, aperte a trava azul que prende o tubo de alimentação do sistema e deixe-o de lado.
Para não perder fluído do reservatório usei uma bucha de parede n° 10 com algodão dentro.
O acionador possui travas com trilhos que precisam ser levantadas para retirar o tubo que vai no acionador da embreagem (lado motor). O local é de difícil acesso e se você não tiver mão de dentista peça para alguém ajudar. No meu caso usei uma chave de fenda que entortei 90° a 5 cm da ponta. Não consegui de outra forma.
Assim que levantar a trava puxe a mangueira com cuidado para não romper o retentor que há na ponta do bico.
Feito isso volte para dentro do carro, tire o pedal da embreagem e empurre o acionador para a esquerda que o conjunto todo vai desprender.
É necessário tirar os dois para facilitar a recolocação da mola de retorno do pedal.
Não esqueça de afrouxar as porcas que ficam próximas para tirar o acionador.
Nesta altura do campeonato resolvi fazer uma trava para que o eixo do acionador não variasse para a esquerda e diminuísse a vida útil da peça bem como a possibilidade de rompimento do retentor interno como ocorreu.
Fiz um furo de 2,5 mm no eixo lateral do pedal, coloquei uma arruela para distribuir o atrito e coloquei um grampo de cabelo que desamassei e “moldei” como trava.
Aquele trequinho tem aço adequado com alto teor de carbono aumentando sensivelmente sua resistência contra esforços repetitivos, banho niquilado, proteção contra perfurações e, o melhor de tudo, 2,5 mm
Fique tranqüilo que pode ser grampo mesmo, pense bem, algo que agüenta uma mulher mais de 6 meses só pode ser feito com tecnologia alienígena vinda da área 51
Segui o caminho inverso para colocar a peça nova e chegou a hora da sangria (literalmente).
No manual existe uma bomba de vácuo que acho só haver nas concessionárias, como aqui em Limeira a oficina oficial da Ford obriga a levar carro na hora agendada e não tem hora para terminar o serviço preferi nem arriscar a ir lá.
Apelei para tentativa e acerto.
Como a mangueira que aciona a embreagem já estava fora apenas encaixei no lugar, liguei a mangueira do reservatório e pedi para minha vítima (vulgo esposa) acionar o pedal com as mãos. Desta forma carregaria o pistão com fluido e a folga que estava no bico da embreagem serviria de sangria.
O único problema é que minha mão não cabia no local onde deveria segurar a mangueira.
Resolvi o problema usando um alicate de bico torto.
A cada três bombadas do pedal afastava ligeiramente o bico do acionador para sair o ar.
Este processo não é o adequado pois faz muita sujeira com fluído caindo no carro e no chão mas, pelo o que notei, serviu e a marcha ré está uma manteiga para engrenar. O resto de ar que deve ter ficado dentro vou confiar no manual que cita que o sistema é ventilado e pequenas quantidades de ar serão eliminadas naturalmente (TOMARA!!!)
Não esqueça de lavar a parte de dentro abundantemente com água para tirar qualquer resíduo de fluído que ataca a pintura e a lata.
AvaliaçãoGrau de dificuldade: médio
Tempo de execução: 2:48h.
Custo: Peça: R$ 160,00
Além do tempo, uma aruela, um grampo e meio litro de fluido de freio.
Economia: R$ 140,00 (R$ 110,00 da mão de obra + R$ 30,00 do fluido que não aceitaram que eu levasse)
Risada da cara da oficina especializada: NÃO TEM PREÇO.