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Atuador do pedal da embreagem

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#1
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
O atuador do pedal da embreagem começou a vazar e tenho que trocar.
Comprei a peça por R$ 160,00 e me pediram R$ 130,00 para trocar!!!!
Sem contar que para deixar o carro tem que agendar, mas para pegar não tem hora certa, me disseram: "A tarde fica pronto", insisti em perguntar a hora e responderam: "Não tem hora, à tarde".
Já que não tem hora pra entregar por que tenho que ter hora pra levar o carro, as concessionárias da Honda possuem serviço leva e traz, agendamento para iniciar e horário para terminar com o carro na sua porta. Talvez seja apenas a loja aqui de Limeira. As concessionárias FORD são sempre assim?
Fora o comentário acima gostaria de saber se alguém pode me auxiliar na troca em casa desta peça.
Me disseram que o principal problema é retirar o ar do sistema (sangrar), por isso preciso de auxílio pois não tenho problemas com reparos caseiros.
Agradeço antecipadamente a ajuda

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Esse serviço precisa de mais uma pessoa pra te ajudar, na hora que vc for sangrar o dispositivo precisa que
alguem fique pressionando o pedal pra eliminar o ar do sistema enquanto voce troca o dispositivo.

Alem disso faz uma sujeira trocar todo o fluido (e como ele divide o mesmo fluido do freio, tem que fazer
um serviço bem feito). O atuador é esse aqui né ?

Atuador do pedal da embreagem Img?s=MLB&f=169026684_7256

#3
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Boa tarde Marcos.

Obrigado novamente pela resposta.

Sim, é essa peça mesmo, minha dúvida é exatamente onde eu sangro o dispositivo. Para trocar a peça tenho que colocar a nova acionada? Não tenho conhecimento do procedimento completo.

Agradeço antecipadamente esta nova ajuda.
Feriado deve ser uma loucura por aqui, todo mundo fuçando rs

Abraço



Última edição por daubert em Qui Jun 23, 2011 1:13 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Tambem não conheço direito esse procedimento, acredito que tem que tirar o atuador primeiro pra depois efetuar
a sangria, mas não tenho certeza ! Na duvida pergunta pra um mecanico e depois faz em casa hehehe

#5
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
Entra desse tópico Literatura de Serviços Ford e vai na SEÇÃO 308-02 – Controles da Embreagem, la explica direitinho.

#6
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Você salvou minha vida Lucas!!!

Olhei o "manual" e ainda estou seguindo as instruções, mas, só para ficar mais fácil, vou postando algumas fotos e instruções para facilitar outros "aventureiros" de plantão.

Capítulo 1 - Estudando o inimigo

Na foto 1 vemos o dito cujo que acabou derramando fluido na proteção da parede de fogo (ainda preciso definir como vou neutralizar esta ação para não chegar na lataria e fazer um buraco com o tempo.

Atuador do pedal da embreagem 001_acionador_embreagem

O acionador é colocado em um local extremamente chato para ser retirado, possui dois parafusos de fixação na lateral, sextavados, cabeça 10 e rosca soberba, além de uma mola de retorno do pedal que é preso diretamente no pedal da embreagem formando um único conjunto.

Atuador do pedal da embreagem 002_acionador_embreagem

A mola pode ser vista ao fundo nesta foto

Atuador do pedal da embreagem 003_acionador_embreagem

Notei, conforme vi comentários aqui no Forum, que o eixo do acionador fica apenas encaixado no pedal, não há uma trava para segurar e impedir algum movimento lateral (vou furar o eixo e colocar uma trava com arruela).

Atuador do pedal da embreagem 004_acionador_embreagem

#7
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Capítulo 2 - Satisfação garantida


Tire o parafuso que prende a pedaleira.
DETALHE IMPORTANTE
Tire a tampa que protege o painel de fusíveis, uma hora depois de ficar apanhando embaixo do volante lembrei da dita cuja!!!
A cabeça do parafuso fica do lado esquerdo e é 13, a porca, por incrível que pareça, é 15, dê preferência ao uso de chave com catraca no lado 15 pois fica mais prático.

Atuador do pedal da embreagem 007_acionador_embreagem

Afrouxe as porcas próximas para soltar a base do acionador

Atuador do pedal da embreagem 014_acionador_embreagem

Dentro do capô, aperte a trava azul que prende o tubo de alimentação do sistema e deixe-o de lado.

Atuador do pedal da embreagem 005_acionador_embreagem

Para não perder fluído do reservatório usei uma bucha de parede n° 10 com algodão dentro.

Atuador do pedal da embreagem 006_acionador_embreagem

O acionador possui travas com trilhos que precisam ser levantadas para retirar o tubo que vai no acionador da embreagem (lado motor). O local é de difícil acesso e se você não tiver mão de dentista peça para alguém ajudar. No meu caso usei uma chave de fenda que entortei 90° a 5 cm da ponta. Não consegui de outra forma.

Atuador do pedal da embreagem 009_acionador_embreagem

Assim que levantar a trava puxe a mangueira com cuidado para não romper o retentor que há na ponta do bico.

Feito isso volte para dentro do carro, tire o pedal da embreagem e empurre o acionador para a esquerda que o conjunto todo vai desprender.
É necessário tirar os dois para facilitar a recolocação da mola de retorno do pedal.
Não esqueça de afrouxar as porcas que ficam próximas para tirar o acionador.


Nesta altura do campeonato resolvi fazer uma trava para que o eixo do acionador não variasse para a esquerda e diminuísse a vida útil da peça bem como a possibilidade de rompimento do retentor interno como ocorreu.

Atuador do pedal da embreagem 010_acionador_embreagem Atuador do pedal da embreagem 015_acionador_embreagem

Fiz um furo de 2,5 mm no eixo lateral do pedal, coloquei uma arruela para distribuir o atrito e coloquei um grampo de cabelo que desamassei e “moldei” como trava.

Atuador do pedal da embreagem 011_acionador_embreagem

Aquele trequinho tem aço adequado com alto teor de carbono aumentando sensivelmente sua resistência contra esforços repetitivos, banho niquilado, proteção contra perfurações e, o melhor de tudo, 2,5 mm
Fique tranqüilo que pode ser grampo mesmo, pense bem, algo que agüenta uma mulher mais de 6 meses só pode ser feito com tecnologia alienígena vinda da área 51 Smile

Atuador do pedal da embreagem 013_acionador_embreagem

Segui o caminho inverso para colocar a peça nova e chegou a hora da sangria (literalmente).
No manual existe uma bomba de vácuo que acho só haver nas concessionárias, como aqui em Limeira a oficina oficial da Ford obriga a levar carro na hora agendada e não tem hora para terminar o serviço preferi nem arriscar a ir lá.
Apelei para tentativa e acerto.
Como a mangueira que aciona a embreagem já estava fora apenas encaixei no lugar, liguei a mangueira do reservatório e pedi para minha vítima (vulgo esposa) acionar o pedal com as mãos. Desta forma carregaria o pistão com fluido e a folga que estava no bico da embreagem serviria de sangria.
O único problema é que minha mão não cabia no local onde deveria segurar a mangueira.
Resolvi o problema usando um alicate de bico torto.
A cada três bombadas do pedal afastava ligeiramente o bico do acionador para sair o ar.
Este processo não é o adequado pois faz muita sujeira com fluído caindo no carro e no chão mas, pelo o que notei, serviu e a marcha ré está uma manteiga para engrenar. O resto de ar que deve ter ficado dentro vou confiar no manual que cita que o sistema é ventilado e pequenas quantidades de ar serão eliminadas naturalmente (TOMARA!!!)
Não esqueça de lavar a parte de dentro abundantemente com água para tirar qualquer resíduo de fluído que ataca a pintura e a lata.

Avaliação

Grau de dificuldade: médio
Tempo de execução: 2:48h.
Custo: Peça: R$ 160,00
Além do tempo, uma aruela, um grampo e meio litro de fluido de freio.
Economia: R$ 140,00 (R$ 110,00 da mão de obra + R$ 30,00 do fluido que não aceitaram que eu levasse)
Risada da cara da oficina especializada: NÃO TEM PREÇO.
Very Happy Very Happy Very Happy

#8
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
muito bom brother, otimo trabalho e passo-a-passo muito bem feito.

#9
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
Ficou ótima a explicação, bom trabalho, agora com o R$ 140,00 da pra comprar a carne e a cerveja do FDS.

#10
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Opa!!! que nada... com 140 eu vou no encontro em São Paulo!!!

Owww Lucas, obrigado por mostrar o caminho das pedras.

Abraço

#11
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
É mesmo cara, essa é uma boa pra gastar a grana hehehehehe, pena que ta longe pra mim, vou começar a estigar a galera do Rio pra fazer um encontro em Itaipava, ai nesse eu vou.
O fórum ta ai pra isso, um ajudar o outro, mas esse esquema da Literatura de Serviços Ford é uma mão na roda, ajuda muito a desmontar e montar a Eco sem sobrar parafusos hehehehehe.

#12
 Adriano Dallegrave

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Membro
Membro
Pessoal, tive um fiesta, e agora uma ecosport, os dois vazam fluido no tapete do motorista, a dica do dia acreditem o vazamento não é sinal de problema noa atuador, na maioria das vezes não é nescessário trocar,na 4ª foto dá prá ver bem direito qual é o problema, vou explicar como resolvi no fiesta e na ecosport também. e detalhe os vazamentos acabaram! 100%.

Funciona assim:

1) vc pisa no pedal e ilumine o atuador com uma lanterna e certifique-se de que ele esta vazando, quando acionado.

2) na foto 4 do nosso amigo que postou as fotos acima, dá prá visualizar o eixo, que é preso atras do pedal da embreagem.

3) observe que a ponta onde é preso no mecanismo do pedal é de plástico e com o passar do tempo e uso do pedal ele cria uma folga interna e o mesmo começa a se mover para fora, quase caindo do mecanismo do pedal.

4) peque uma abraçadeira de metal , aquelas com um parafuso e rosca, e coloque na ponta do mecanismo do pedal, fazendo com que o eixo entre retinho no atuador, ele precisa estar bem alinhado, entrando bem alinhado estará resolvido o vazamento.

5)depois limpe bem o mecanismo que vazava, e acompanhe seu funcionamento, ele continuará vazando um pouco pois ficou fluido do antigo vazamento dentro do atuador, mas em 1 ou 2 dias dependendo do uso já cessa o vazamento totalmente.

6) acompanhe por um tempo, monitore o vazamento até se certificar de que está 100%


Fazendo isso resolvi o problema de atuador do fiesta e da ecosport que acabei de adquirir.
espero ter ajudado, abraços.:.

#13
 alinaldo

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Iniciante
Iniciante
Ola Amigos, sou novo aqui.

Quero dar os parabens pelas explicações, estou com este problema na minha eco, esta dando entrada de ar no sistema a noite quando o carro fica parado, pela manha estou sem embreagem nenhuma, dai faço uma sangria e volta, vou trocar esta peça pois acredito que ela é a responsavel pela entrada de ar. O interessante é que levei em um mecanico aqui e ele falou que precisa trocar o atuador devido ao problema, primeiro o valor de peça , segundo ele nao tão caro, R$ 265,00 fora mão de obra, segundo o serviço demora porque ele precisa descer a caixa de marcha hehehehhehehe Very Happy , desculpe a risada , sei lá derepente existe outro atuador dentro da caixa nunca se sabe.
Mas enfim , agradeço ao colega e vou tentar junto com o meu sogrão trocar a dita cuja.
saudações a todos do forum.

a sim lembrando que este problema começou comigo depois que em um posto de combustivel o frentista falou que meu oleo de freio estava baixo e ele completou, porem depois li o manual e a eco usa fluido de freio DOT4 e o abençoado do frentista colocou DOT3, resultado tive que trocar todo fluido e o atuador foi para o espaço acredito.

#14
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Boas colega, seja bem vindo.

Não credito que a diferença de fluido tenha estragado o acionador, pelos sintomas que disse está mais fácil um vazamento na mangueira porém, todo cuidado é pouco, levante o tapete que fica abaixo dos pedais e veja se tem fluido de freio empossado pois o fluido está indo para algum lugar. Se estiver indo para baixo do tapete e você não tirar, inclusive lavando, logo terá um carro como dos flinstones com um buraco enorme abaixo dos seus pés pois o fluido de freio é altamente corrosivo. Não esqueça de usar óculos de proteção durante a operação de sangria pois conheço casos de acidentes nos olhos com o produto.
Pergunta pro seu mecânico onde ele fez curso da Ford!!!! Baixar o câmbio pra trocar o acionador????? Só na terra dele, se quiser pode imprimir este post e leva pro maluco ver.
Tive uma outra experiência com mecânico oportunista, tenho um Niva e num dia o óleo do câmbio vazou todo... fiquei desesperado e levei no mecânico, ele disse que ficaria R$ 800,00 pra arrumar que era isso e aquilo... Como sou um inconformado por natureza resolvi arriscar, desci o câmbio e descobri que tem um parafuso da quinta marcha que quebra, e como sinal a fábrica deixou, propositalmente, um selo de segurança que rompe pra avisar que a peça quebrou. Depois do câmbio retirado dei de cara com o parafuso, como todo sistema é lubrificado o toco foi extraído com uma chave de fenda "adaptada" por mim e paguei R$ 0,50 num parafuso novo. Se for contabilizar tempo, o custo não passou dos R$ 100,00 (isso sem eu ter local e ferramentas adequadas). Agora, só vou no mecânico quando é extremamente necessário, tá certo que o cara tem que ganhar a vida, mas não encontro meu dinheiro em árvore.
Se precisar de alguma ajuda manda um post que te respondo, mas veja as juntas de mangueira antes, de repente é só trocar uma mangueira mas se tiver que trocar a peça mesmo mete a cara que não é impossível, só demanda paciência e estudo dos passos acima descritos.
Grande abraço

#15
 Parrolha

Parrolha
Iniciante
Iniciante
Essas explicações com ilustrações foram decisivas pra mim, eu tava com problema no pedal da embreagem mas o atuador não estava vazando, assim mesmo de vez em quando a embreagem sumia, fiz o esquema da arruela no eixo do pedal e funcionou perfeitamente, o problema sumiu, mas eu não furei nem usei abraçadaira pra prender no eixo, simplesmente coloquei a arruela e uma borracha usada pra prender painel de moto no suporte da mesa, ela se parece com um pequeno carretel e se encaixa perfeitamente ao eixo firmando assim a arruela e a alavanca do atuador não desliza mais para o lado.
Aos usuários que postaram as dica e fotos, valeu por compartilhar os seus conhecimentos. Very Happy

#16
 george-bsb

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Iniciante
Iniciante
daubert escreveu:Capítulo 2 - Satisfação garantida


Tire o parafuso que prende a pedaleira.
DETALHE IMPORTANTE
Tire a tampa que protege o painel de fusíveis, uma hora depois de ficar apanhando embaixo do volante lembrei da dita cuja!!!
A cabeça do parafuso fica do lado esquerdo e é 13, a porca, por incrível que pareça, é 15, dê preferência ao uso de chave com catraca no lado 15 pois fica mais prático.

Atuador do pedal da embreagem 007_acionador_embreagem

Afrouxe as porcas próximas para soltar a base do acionador

Atuador do pedal da embreagem 014_acionador_embreagem

Dentro do capô, aperte a trava azul que prende o tubo de alimentação do sistema e deixe-o de lado.

Atuador do pedal da embreagem 005_acionador_embreagem

Para não perder fluído do reservatório usei uma bucha de parede n° 10 com algodão dentro.

Atuador do pedal da embreagem 006_acionador_embreagem

O acionador possui travas com trilhos que precisam ser levantadas para retirar o tubo que vai no acionador da embreagem (lado motor). O local é de difícil acesso e se você não tiver mão de dentista peça para alguém ajudar. No meu caso usei uma chave de fenda que entortei 90° a 5 cm da ponta. Não consegui de outra forma.

Atuador do pedal da embreagem 009_acionador_embreagem

Assim que levantar a trava puxe a mangueira com cuidado para não romper o retentor que há na ponta do bico.

Feito isso volte para dentro do carro, tire o pedal da embreagem e empurre o acionador para a esquerda que o conjunto todo vai desprender.
É necessário tirar os dois para facilitar a recolocação da mola de retorno do pedal.
Não esqueça de afrouxar as porcas que ficam próximas para tirar o acionador.


Nesta altura do campeonato resolvi fazer uma trava para que o eixo do acionador não variasse para a esquerda e diminuísse a vida útil da peça bem como a possibilidade de rompimento do retentor interno como ocorreu.

Atuador do pedal da embreagem 010_acionador_embreagem Atuador do pedal da embreagem 015_acionador_embreagem

Fiz um furo de 2,5 mm no eixo lateral do pedal, coloquei uma arruela para distribuir o atrito e coloquei um grampo de cabelo que desamassei e “moldei” como trava.

Atuador do pedal da embreagem 011_acionador_embreagem

Aquele trequinho tem aço adequado com alto teor de carbono aumentando sensivelmente sua resistência contra esforços repetitivos, banho niquilado, proteção contra perfurações e, o melhor de tudo, 2,5 mm
Fique tranqüilo que pode ser grampo mesmo, pense bem, algo que agüenta uma mulher mais de 6 meses só pode ser feito com tecnologia alienígena vinda da área 51 Smile

Atuador do pedal da embreagem 013_acionador_embreagem

Segui o caminho inverso para colocar a peça nova e chegou a hora da sangria (literalmente).
No manual existe uma bomba de vácuo que acho só haver nas concessionárias, como aqui em Limeira a oficina oficial da Ford obriga a levar carro na hora agendada e não tem hora para terminar o serviço preferi nem arriscar a ir lá.
Apelei para tentativa e acerto.
Como a mangueira que aciona a embreagem já estava fora apenas encaixei no lugar, liguei a mangueira do reservatório e pedi para minha vítima (vulgo esposa) acionar o pedal com as mãos. Desta forma carregaria o pistão com fluido e a folga que estava no bico da embreagem serviria de sangria.
O único problema é que minha mão não cabia no local onde deveria segurar a mangueira.
Resolvi o problema usando um alicate de bico torto.
A cada três bombadas do pedal afastava ligeiramente o bico do acionador para sair o ar.
Este processo não é o adequado pois faz muita sujeira com fluído caindo no carro e no chão mas, pelo o que notei, serviu e a marcha ré está uma manteiga para engrenar. O resto de ar que deve ter ficado dentro vou confiar no manual que cita que o sistema é ventilado e pequenas quantidades de ar serão eliminadas naturalmente (TOMARA!!!)
Não esqueça de lavar a parte de dentro abundantemente com água para tirar qualquer resíduo de fluído que ataca a pintura e a lata.

Avaliação

Grau de dificuldade: médio
Tempo de execução: 2:48h.
Custo: Peça: R$ 160,00
Além do tempo, uma aruela, um grampo e meio litro de fluido de freio.
Economia: R$ 140,00 (R$ 110,00 da mão de obra + R$ 30,00 do fluido que não aceitaram que eu levasse)
Risada da cara da oficina especializada: NÃO TEM PREÇO.
Very Happy Very Happy Very Happy

#17
 george-bsb

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Iniciante
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Marcos-CWB escreveu:muito bom brother, otimo trabalho e passo-a-passo muito bem feito.

#18
 Felipew

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Iniciante
Iniciante
Eu estou com um problema no meu fiesta mk5 2001
Sempre q eu deixo o carro parado de um dia para o outro entra ar no sistema de embreagem e quando vou ligar o carro pela manha as marchas ficam duras para engatar e a ré arranha, é bem um sintoma de falta de embreagem e que depois de andar umas quadras com o carro o sintoma desaparece.
Alguem tem alguma dica para resolver esse problema?
Ja troquei o oleo do cambio e n adiantou, verifiquei o atuador em baixo do pedal mas n notei vazamentos.
Não sei se tem algo a ver, mas depois de usar o carro o reservatorio de fluido de freio fica sujo com fluido na parte de cima, a unica explicação que acho é que as bolhas voltam por ali forçando uma pequena passagem de fluido para fora do reservatorio.

#19
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia amigos, primeiramente parabeniza-lo pelo ótimo post. Sou novo por aqui e esse é meu primeiro comentário, mas já tenho carros da Ford a algum tempo como Ka Focus e de quase 2 anos pra cá um Ecosport XLS 2008. Como já passei por esse problema no Focus venho compartilhar meu pouco conhecimento nesse assunto. Os carros da Ford como todos sabem tem a embreagem hidráulica, substituindo o cabo temos esse atuador e substituindo o garfo na caixa de marchas temos um cilindro hidráulico que faz o acionamento da embreagem. No Focus tive problema nos dois, primeiro no cilindro da caixa, que vazou óleo me deixando sem embreagem, mas como o vazamento nao era grande, era só completar com óleo que ela voltava,e nesse caso sim é necessário arriar a caixa de marchas pois o cilindro está dentro dela, porém o mecânico da loja onde comprei o carro colocou o bendito do óleo DOT3 ao invés do DOT4 e acreditem faz muita diferença, e logo deu problema no atuador do pedal. Como gosto de mexer nessas coisas eu mesmo troquei o do focus, dá um pouco de trabalho, mas com certeza no Ecosport dá mais, pois no Focus tem mais espaço no cofre do motor. Para se fazer a sangria, na parte superior da caixa da marchas próximo ao motor tem uma válvula tipo a válvula dos burrinhos e pinças de freios onde vc vai abrindo para sair o ar.
O bom desse sistema é que dificilmente ficamos sem embreagem a não ser que o vazamento seja muito grande e como ele divide o óleo com o sistema de freio, se o vazamento for ali primeiro ficaremos sem embreagem, ou seja saberemos antes que poderemos perder o freio. O que é bom também é sempre trocar todo o óleo do sistema de ano em ano ou de dois em dois anos, pois todos os óleos de freio tem como característica absorver umidade e dessa forma vão perdendo suas propriedades e podendo danificar peças e te deixar sem freios (no Ka aconteceu a segunda), então sempre deem uma olhada na cor do fluido ela também é uma grande indicação de problemas. Se o fluido for azul troque o mais rápido possível, se for vermelho (rosa) verifique se não está sujo. O fluido do meu troquei mês passado, e já havia trocado quando comprei o carro.
Espero ter ajudado e muito obrigado pela paciência.

#20
 Felipew

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Iniciante
Iniciante
Meu fluido não é rosa nem azul, parece mais um verde, sera que esta com o errado? foi trocado pelo antigo dono do carro 4 meses antes de eu comprar o carro.
Fico imaginando se esse problema começou depois dessa troca de fluido pode acontecer do mecânico que fez a troca não ter feito a sangria corretamente e ter ficado ar no sistema, mas pelo que sei o sistema elimina automaticamente algum ar que tenha ficado.

#21
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Boa tarde Felipew, provavelmente seu carro está com o DOT3 que é azul mas pode ter um tom esverdeado também. Eu colocaria o DOT4 que é o correto para os nossos carros evitando surpresas futuras.

#22
 Felipew

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Iniciante
Iniciante
Marquei terça feira pra ir na Ford trocar esse fluido, vamos ver se melhora.

#23
 edgomes30

edgomes30
Iniciante
Iniciante
daubert escreveu:Capítulo 2 - Satisfação garantida


Tire o parafuso que prende a pedaleira.
DETALHE IMPORTANTE
Tire a tampa que protege o painel de fusíveis, uma hora depois de ficar apanhando embaixo do volante lembrei da dita cuja!!!
A cabeça do parafuso fica do lado esquerdo e é 13, a porca, por incrível que pareça, é 15, dê preferência ao uso de chave com catraca no lado 15 pois fica mais prático.

Atuador do pedal da embreagem 007_acionador_embreagem

Afrouxe as porcas próximas para soltar a base do acionador

Atuador do pedal da embreagem 014_acionador_embreagem

Dentro do capô, aperte a trava azul que prende o tubo de alimentação do sistema e deixe-o de lado.

Atuador do pedal da embreagem 005_acionador_embreagem

Para não perder fluído do reservatório usei uma bucha de parede n° 10 com algodão dentro.

Atuador do pedal da embreagem 006_acionador_embreagem

O acionador possui travas com trilhos que precisam ser levantadas para retirar o tubo que vai no acionador da embreagem (lado motor). O local é de difícil acesso e se você não tiver mão de dentista peça para alguém ajudar. No meu caso usei uma chave de fenda que entortei 90° a 5 cm da ponta. Não consegui de outra forma.

Atuador do pedal da embreagem 009_acionador_embreagem

Assim que levantar a trava puxe a mangueira com cuidado para não romper o retentor que há na ponta do bico.

Feito isso volte para dentro do carro, tire o pedal da embreagem e empurre o acionador para a esquerda que o conjunto todo vai desprender.
É necessário tirar os dois para facilitar a recolocação da mola de retorno do pedal.
Não esqueça de afrouxar as porcas que ficam próximas para tirar o acionador.


Nesta altura do campeonato resolvi fazer uma trava para que o eixo do acionador não variasse para a esquerda e diminuísse a vida útil da peça bem como a possibilidade de rompimento do retentor interno como ocorreu.

Atuador do pedal da embreagem 010_acionador_embreagem Atuador do pedal da embreagem 015_acionador_embreagem

Fiz um furo de 2,5 mm no eixo lateral do pedal, coloquei uma arruela para distribuir o atrito e coloquei um grampo de cabelo que desamassei e “moldei” como trava.

Atuador do pedal da embreagem 011_acionador_embreagem

Aquele trequinho tem aço adequado com alto teor de carbono aumentando sensivelmente sua resistência contra esforços repetitivos, banho niquilado, proteção contra perfurações e, o melhor de tudo, 2,5 mm
Fique tranqüilo que pode ser grampo mesmo, pense bem, algo que agüenta uma mulher mais de 6 meses só pode ser feito com tecnologia alienígena vinda da área 51 Smile

Atuador do pedal da embreagem 013_acionador_embreagem

Segui o caminho inverso para colocar a peça nova e chegou a hora da sangria (literalmente).
No manual existe uma bomba de vácuo que acho só haver nas concessionárias, como aqui em Limeira a oficina oficial da Ford obriga a levar carro na hora agendada e não tem hora para terminar o serviço preferi nem arriscar a ir lá.
Apelei para tentativa e acerto.
Como a mangueira que aciona a embreagem já estava fora apenas encaixei no lugar, liguei a mangueira do reservatório e pedi para minha vítima (vulgo esposa) acionar o pedal com as mãos. Desta forma carregaria o pistão com fluido e a folga que estava no bico da embreagem serviria de sangria.
O único problema é que minha mão não cabia no local onde deveria segurar a mangueira.
Resolvi o problema usando um alicate de bico torto.
A cada três bombadas do pedal afastava ligeiramente o bico do acionador para sair o ar.
Este processo não é o adequado pois faz muita sujeira com fluído caindo no carro e no chão mas, pelo o que notei, serviu e a marcha ré está uma manteiga para engrenar. O resto de ar que deve ter ficado dentro vou confiar no manual que cita que o sistema é ventilado e pequenas quantidades de ar serão eliminadas naturalmente (TOMARA!!!)
Não esqueça de lavar a parte de dentro abundantemente com água para tirar qualquer resíduo de fluído que ataca a pintura e a lata.

Avaliação

Grau de dificuldade: médio
Tempo de execução: 2:48h.
Custo: Peça: R$ 160,00
Além do tempo, uma aruela, um grampo e meio litro de fluido de freio.
Economia: R$ 140,00 (R$ 110,00 da mão de obra + R$ 30,00 do fluido que não aceitaram que eu levasse)
Risada da cara da oficina especializada: NÃO TEM PREÇO.
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Pessoal!
gostaria de dar meu testemunho rsrs
recentemente adquiri uma Eco 04 XLT, como as marchas estavam ruins de engatar e muito baixa... um mecanico que levei disse que provavelmente seria o conjunto de embreagem.... mas uma coisa diferente eu notei: o pedal da embreagem estava muito folgado. Pesquisei bastante o assunto porque nunca passei por isso em outros carros que tive...
Depois dessas fotos muito bem elaboradas , parti para a pratica, saquei o pedal da embreagem e pude ver que o problema estavam nas BUCHAS de nylon que aparecem nas fotos... fui na ford e paguei 5,90 cada, no pedal vai duas, mas daí surgiu outro problema.... além das buchas de nylon, entre elas vai uma bucha ou guia de aço e este, devido ao atrito com metal do pedal por falta da bucha de nylon que praticamente desapareceu de tão gasta, gastou também.... voltei na autorizada para comprar essa bucha de aço e fiquei triste.... essa peça não se vende separado, somente em conjunto com o pedal que custa 250,00! e ainda bem que eles não tinham a pronta entrega! Frustrado voltando para casa , lembei que no meu serviço tem uma oficina mecanica e pessoal faz esse tipo de coisa! fui lá e pedi p/ meu colega fazer uma bucha de aço como a que gastou, ficou perfeita!, claro que devido ao atrido dessa peça com o pedal o mesmo gastou um pouco, mas depois do aperto final ficou show!
Ah! a minha ja veio com o furo e com uma cupilha para segurar o atuador, mas aproveitei a dica e coloquei uma arruela grossa entre o atuador e a cupilha deixando o eixo do atuador sempre alinhado.
Depois desse trampo todo a embreagem ficou perfeita, mais alta e até mais macia!
Nessa brincadeira economizei o valor da embreagem que na ford custa 775 + o atuador e + M-D-O!!!
Fica ai outra dica! se o pedal da embreagem esta com muita folga, provavelmente o problema esta nas buchas!
A todos o meu muuuuito OBRIGADO!!!

#24
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