EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
Ola pessoal , estou com um problema no Ar-condicionado da minha Ecoesport XLT ano 2006..

O ar-condicionado esta funcionado , porem o botão de velocidade só funciona no Nº4, ou seja no máximo...

Alguém pode me ajudar?

#2
 Chapolin

Chapolin
Membro
Membro
Já tive um problema desses, em outro carro. Era um relê ou uma resistência, do motor do eletroventilador do ar. Foi só abrir a caixa de fusíveis e trocar.

#3
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
Chapolin escreveu:Já tive um problema desses, em outro carro. Era um relê ou uma resistência, do motor do eletroventilador do ar. Foi só abrir a caixa de fusíveis e trocar.

Pode me informar como localizo essa peça para fazer a troca?

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olha, pelo esquema o problema deve ser ou no interruptor do ventilador (N73) ou no resistor do ventilador de aquecimento (R21).
90% de chance de ser o resistor ou seu conector com problema.
E ambos ficam em baixo painel

Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006) 2dakhf5

#5
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
O meu esquema funciona diferente desse ex:(0 desligado (1 lento velocidade (2 baixa velocidade (3 media velocidade (4 alta velocidade.só esta funcionado na 4 velocidade ou seja na alta

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim, essa numeração do diagrama esta confusa, o importante é o princípio de funcionamento, existe o seletor de velocidade e o resistor para diminuir ou aumentar a tensão no motor, como só funciona na velocidade alta que não passa pelo resistor, prova que o problema esta no circuito do resistor ou no conector que liga um ao outro.

#7
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
Ola pessoal,alguem poderia me informar onde esta localizado o relê que controla a velocidade do ventilador do ar condicionado,pois me falaram que se encontrava ao lado do radiador mais no meu caso não encontrei,procurei embaixo do painel também não encontrei.EcoSport 2006 Flex 1.6 XLT.Por gentileza ajude-me.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Antenor, esse relé não tem nada a ver com seu problema, ele controla as duas velocidades do ventilador que fica no radiador e não na cabine onde é o seu problema.
Pelo que andei lendo deve ser um fusistor que fica no banco de resistores que abriu.
Ele fica próximo ao ventilador em baixo do painel como mostra nas fotos.

Abaixe o porta luvas retraindo suas travas laterias para ter acesso visual ao resistor.
Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006) 2elxks6

Foto tirada de fora do porta luvas para vc ter ideia de onde fica
Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006) Zsuvsn

Internamente ele deve ter uma aparência parecida com a da foto

Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006) 2mga9fb

Deve ser essa peça (fusistor) marcada em azul que queimou.
Caso não saiba ou não tenha como trocar, no Mercado Livre o conjunto completo tem por R$50,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738608552-resistncia-ventilador-interno-ford-fiesta-ecosport-origin-_JM

#9
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
Amigo agredeço a sua dica,pois ja localizei esse sensor vou tentar tirar para ver se esta com defeito.

#10
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
bom dia amigos já consegui tirar essa peça agora eu pegunto tem comeu fazer um teste com o multímetro para saber se ela esta queimada? agradeço dese-já

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tem sim, vc deve colocar as pontas do multímetro nos terminais da peça que assinalei em azul (fusistor) na ultima imagem, na escala de X1 e tem que dar continuidade.
O ideal é soltar um dos lados do fusistor para não ter erro.

#12
 Antenor Abreu Bastos

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá Zanette estou mais uma vez agora para agradecer sua ajuda e toda a sua dedicação pela sua ajuda depois dos teste que eu fez realmente e essa peça que esta queimada muito obrigado.

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que bom, agora é só comprar outra, não custa caro, e trocar

Mas veja bem, ela pode até ter queimado por ordem e graça do Espirito Santo, mas o mais provável é que seu filtro, caso o tenha, esteja sujo em demasia, ou no caso de não ter, o evaporador (serpentina) do ar esta entupida e com a pouca saída de ar, seria bom verificar isso também.

#14
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Irmãozinho, essa peça queimada ai (a resistência) quase me ferrou a vida.
Fui usando o carro (peguei faz 3 meses), uma eco 4/5 e percebi que só o segundo estágio da ventoinha do motor funcionava. Não chegou a esquentar mas como já tinha ouvido que o ar da eco é um dos melhores da categoria, levei ao eletricista de confiança.
O cara viu que o primeiro estágio não ligava por conta dessa porcaria dessa resistência.
Resultado: Trocou a peça, fez uma resistência nova (e mais robusta). O ar liga que é uma beleza e dificilmente entra o segundo estágio do ventilador do motor.
Me custou uns 400 reais pra fazer tudo isso.

#15
 tuller

tuller
Iniciante
Iniciante
por favor me tirem uma duvida...o fusivel do ventilador é 30 ou 40?...o de trinta esta queimando toda hora...posso usar 40

#16
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
tuller escreveu:por favor me tirem uma duvida...o fusivel do ventilador é 30 ou 40?...o de trinta esta queimando toda hora...posso usar 40

Problema no Ar Condicionado (ECOESPORT XLT 2006) 33wmftk

#17
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos