EcoSport Club

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Ventoinha do radiador

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#1
 xuman

xuman
Membro Pro
Membro Pro
Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal.
sou novo no forum, o encontrei por acaso e achei bastante interessante e muito útil.
bom estou com o seguinte problema.
alias, queio que seja um problema.

tenho uma eco 2006/2007 e percebo o seguinte no radiador.
sempre que estou parado ou em velocidade MUITO lenta a ventoinha do radiador é acionada, porem ela sempre aciona direto na velocidade maior. fazendo um barulho bastante alto.
gostaria de saber se realmente a ventoinha er apara ter 2 velocidades.
se é normal ela ligar com tanta frequencia, mesmo em dias frios com o carro ligado +/- 220 minutos andando.


abraço e desde já um obrigado a quem ler e responder..


#21
 Branca De Neve

Branca De Neve
Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:bom ... com relação aos fusiveis não tem erro, basta olhar pra eles que você consegue saber se estão bons ou queimados.
agora com os relês é um pouco mais dificil, precisa tirar eles do lugar e observar o estado, se tem cheiro de queimado, etc ...

Na duvida leve num eletricista que não vai cobrar pra testa-los.

Para os leigos essa é a melhor saída mesmo ... Obg.

#22
 Jairo M

Jairo M
Iniciante
Iniciante
Ola Caros colegas.

Hoje tb tive problema com a ventuinha da minha Eco 4wd 2.0 ano 08.

Notei que ao ligar o veiculo, a ventuinha armava em velocidade maxima e não voltava ao normal. Então curioso comecei a fuçar. Descobri que na tubulação inferior do AC (Ar-condicionado)
Havia um sensor. Descobri tb que meu cãozinho resolveu comer o mesmo. E assim mastigou os fios provocando mal contato. E levando uma leitura erronia para a central. Que por sua vez mantinha a ventuinha a maxima. Deu um certo trabalho refazer sozinho a fiação no sensor. Mas feito isso problema resolvido.

Segue foto do cãozinho entrometido e de onde encontrar esse sensor:
Ventoinha do radiador - Página 2 Provajunior.th

Segue foto do estrago:
Ventoinha do radiador - Página 2 Provajunior2.th

#23
 Artur Duque

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Iniciante
Iniciante
xuman escreveu:Boa noite pessoal.
sou novo no forum, o encontrei por acaso e achei bastante interessante e muito útil.
bom estou com o seguinte problema.
alias, queio que seja um problema.

tenho uma eco 2006/2007 e percebo o seguinte no radiador.
sempre que estou parado ou em velocidade MUITO lenta a ventoinha do radiador é acionada, porem ela sempre aciona direto na velocidade maior. fazendo um barulho bastante alto.
gostaria de saber se realmente a ventoinha er apara ter 2 velocidades.
se é normal ela ligar com tanta frequencia, mesmo em dias frios com o carro ligado +/- 220 minutos andando.


abraço e desde já um obrigado a quem ler e responder..




Kara .. a minha vivia assim ... parava e ligava a ventoinha.

coisa simples.

o radiador é feito por tubos de cobre que são resfriados por aquelas fileiras de aluminio.
o que acontece, com o tempo elas entopem com a sujeira e impedem que o ar circule pelo espaço entre elas e assim dificultando a refrigeração.

Com cuidado lave o radiador para que essa sujeira (fuligem e bichos mortos) saiam do radiador e liberem a passagem de ar no radiador.

Nunca lave com as famosas WAP, pois a pressão da água é muito grande e podem dobrar as fileiras de aluminio ... ai meu filho soh trocando o radiador.

no meu caso .. era esse o problema, talvez a dica siva para alguém ai.

Abraços!

#24
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Artur Duque, toda dica é bem vinda aqui, obrigado !

#25
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Artur Duque escreveu:
xuman escreveu:Boa noite pessoal.
sou novo no forum, o encontrei por acaso e achei bastante interessante e muito útil.
bom estou com o seguinte problema.
alias, queio que seja um problema.

tenho uma eco 2006/2007 e percebo o seguinte no radiador.
sempre que estou parado ou em velocidade MUITO lenta a ventoinha do radiador é acionada, porem ela sempre aciona direto na velocidade maior. fazendo um barulho bastante alto.
gostaria de saber se realmente a ventoinha er apara ter 2 velocidades.
se é normal ela ligar com tanta frequencia, mesmo em dias frios com o carro ligado +/- 220 minutos andando.


abraço e desde já um obrigado a quem ler e responder..




Kara .. a minha vivia assim ... parava e ligava a ventoinha.

coisa simples.

o radiador é feito por tubos de cobre que são resfriados por aquelas fileiras de aluminio.
o que acontece, com o tempo elas entopem com a sujeira e impedem que o ar circule pelo espaço entre elas e assim dificultando a refrigeração.

Com cuidado lave o radiador para que essa sujeira (fuligem e bichos mortos) saiam do radiador e liberem a passagem de ar no radiador.

Nunca lave com as famosas WAP, pois a pressão da água é muito grande e podem dobrar as fileiras de aluminio ... ai meu filho soh trocando o radiador.

no meu caso .. era esse o problema, talvez a dica siva para alguém ai.

Abraços!

É mesmo Artur Duque, não tinha pensado nisto; e eu lavava o radiador de meu Ford/Verona com jato d'água. Ainda bem que minha lava-jato queimou antes de eu comprar o EcoSport!!! cheers

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#26
 Edmarceneiro

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Legal esse tópico , a minha também liga bastante a ventoinha no máximo quando eu ligo o ar condicionado, só para esclarecer, quando eu ligo ela pela manhã por exemplo e já ligo o ar, qual é o normal ? Ventoinha silenciosa ou no máximo por um tempinho e depois desliga ? A minha fica ligando a cada 2 ou 3 minutos quando o carro está parado e o ar ligado !!!! Se alguém puder me explicar qual é o normal eu agradeço... a minha é 2006 1.6 flex ...

#27
 adilson garcia

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Membro Pro
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O normal e quando voçê ligar o ar condicionado ela tem que ligar no 1¨ estagio ou seja na velocidade baixa, pelo que eu percebi a sua esta ligando somente no 2¨ estagio, se realmente estiver assim ela esta com problema, a minha quando eu comprei ela tambem estava assim a minha tambem e uma 2006 1.6, pelo que eu percebi esse problema e bastante comum nas ecosport, a maior causa desse problema e o conector que vai na resistencia do eletro ventilador, ele não suporta muita temperatura e acaba derretendo,a minha era esse conector, fui num bom eletricista e ele trocou por um outro bem mais resistente e acabou o problema, conector+mãodeobra= R$20,00, ficou nova.

#28
 Edmarceneiro

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Membro Pro
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valeu a dica Amigo, vou verificar !!! E realmente á minha só liga no máximo não liga em velocidade lenta não !!!!

#29
 Edmarceneiro

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Membro Pro
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adilson garcia escreveu:O normal e quando voçê ligar o ar condicionado ela tem que ligar no 1¨ estagio ou seja na velocidade baixa, pelo que eu percebi a sua esta ligando somente no 2¨ estagio, se realmente estiver assim ela esta com problema, a minha quando eu comprei ela tambem estava assim a minha tambem e uma 2006 1.6, pelo que eu percebi esse problema e bastante comum nas ecosport, a maior causa desse problema e o conector que vai na resistencia do eletro ventilador, ele não suporta muita temperatura e acaba derretendo,a minha era esse conector, fui num bom eletricista e ele trocou por um outro bem mais resistente e acabou o problema, conector+mãodeobra= R$20,00, ficou nova.

Já que você tem uma igual á minha qual a média de consumo real da sua ?

#30
 Edmarceneiro

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Membro Pro
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Valeu a dica do conector amigo !!! Poxa... fui lá no conector,e nem precisei trocar, apenas dei uma mexida nele e apertei bem e pronto, a ventoinha ligou na lenta , coisa que não acontecia, e pronto..... acabou aquela barulhera toda de liga e desliga no máximo.... muito bom poder receber informação de quem tem , pois só quem tem para saber como é !!!! Abraço !!!!

#31
 Convidad

Anonymous
Convidado
Olá Pessoal!
Bom, minha ventoinha, como esperado, apresenta os mesmo sintomas da maioria por aqui!!! Então fui ver o bendito conector que vai na resistencia do eletro ventilador e ele estava totalmente derretido!!! Tava até feito carvãozinho!!!
É agora??? Tem jeito de trocar só o conector ou vou ter que trocar toda a fiação só por causa do conector???

Vi abaixo que o Adilson conseguiu um eletricista que fez o reparo para ele, mas eu achei esse conector muito especifico, vai ser difícil achar ele se não for na concessionaria! E como sabemos na concessionaria eles não querem nem saber, vão trocar tudo e cobrar o olha da cara!!!

Se alguém puder dar alguma dica, vai ser muito bom!!!

Valeu!!!


adilson garcia escreveu:O normal e quando voçê ligar o ar condicionado ela tem que ligar no 1¨ estagio ou seja na velocidade baixa, pelo que eu percebi a sua esta ligando somente no 2¨ estagio, se realmente estiver assim ela esta com problema, a minha quando eu comprei ela tambem estava assim a minha tambem e uma 2006 1.6, pelo que eu percebi esse problema e bastante comum nas ecosport, a maior causa desse problema e o conector que vai na resistencia do eletro ventilador, ele não suporta muita temperatura e acaba derretendo,a minha era esse conector, fui num bom eletricista e ele trocou por um outro bem mais resistente e acabou o problema, conector+mãodeobra= R$20,00, ficou nova.

#32
 adilson garcia

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Membro Pro
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Olha se voçe achar a original voçe pode ate colocar, só que com o tempo vai acontecer de derreter denovo, a minha tambem estava toda derretida, pode pesquisar que voçe vai ver que esse problema é bem comum na eco, o conector original parece que tem folga nos encaixes, e por isso acaba dando mal contato e derretendo, ou simplesmente isolando, depois que eu troquei o meu não deu mais problema.

#33
 Convidad

Anonymous
Convidado
adilson garcia escreveu: Olha se voçe achar a original voçe pode ate colocar, só que com o tempo vai acontecer de derreter denovo, a minha tambem estava toda derretida, pode pesquisar que voçe vai ver que esse problema é bem comum na eco, o conector original parece que tem folga nos encaixes, e por isso acaba dando mal contato e derretendo, ou simplesmente isolando, depois que eu troquei o meu não deu mais problema.

Adilson, muito obrigado pelas dicas!! Poderia me dizer se seu eletricista já tinha disponível o conector na oficina dele? E encaixou direitinho, ou precisou trocar também o conector fêmea? Se sim ele fez tudo isso??? Inclusive descascou e conectou os fios tudo corretamente???

Desculpe tantas perguntas, mas é para eu saber se caso eu achar um eletricista que faça isso aqui em São Paulo, já saber o que falar para ele fazer e não cair no papo furado que tem que trocar TUDO... que não tem jeito... que vai custar um milhão de dólares... enfim aquele papo que já estamos cansado de ouvir....

Muito Obrigado novamente!!!!

#34
 adilson garcia

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Adilson, muito obrigado pelas dicas!! Poderia me dizer se seu eletricista já tinha disponível o conector na oficina dele? E encaixou direitinho, ou precisou trocar também o conector fêmea? Se sim ele fez tudo isso??? Inclusive descascou e conectou os fios tudo corretamente???

Desculpe tantas perguntas, mas é para eu saber se caso eu achar um eletricista que faça isso aqui em São Paulo, já saber o que falar para ele fazer e não cair no papo furado que tem que trocar TUDO... que não tem jeito... que vai custar um milhão de dólares... enfim aquele papo que já estamos cansado de ouvir....

Muito Obrigado novamente!!!![/quote]

Ele ja tinha o conector sim, ele soldou os fios no plug da resistência e depois isolou bem para não ter problema de entrar agua, nesses fios ele colocou um plug fêmea, que sai da resistência, e aonde era o conector com problema que vem do chicote do carro ele colocou outro conector macho, para quando voçe precisar tirar o radiador ou a resistência é só desconectar os plugs novamente, ficou perfeito bem isolado e sem problemas, o eletricista é muito bom, e por preço muito baixo, R$20,00.

#35
 hugosmattos

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Comprei a minha Eco 2005 4wd - Duratec gasolina em Janeiro desse ano.
Como estou a 30 dias com esse carro esquentando tanto que já chegou a ferver o motor, achei este fórum interessante.

Levei o carro no mecânico e o mesmo disse que precisava trocar o reservatório de expansão e a tampa do reservatório. Como perguntei pro mecânico se a válvula termostática estava com problema e ele disse que não, confiei e, sobrei, o carro ferveu com direito a derreter o bocal do reservatório. Em emergência, comprei outro reservatório e troquei a água e liquido de arrefecimento - 50% de água e 50% de líquido. Capacidade do sistema: 6,2 litros. Amanhã irei novamente à oficina pra ele trocar a válvula termostática e limpar de vez o sistema de arrefecimento.

Porque limpar? Bom, hoje pela manhã eu resolvi fazer a sangria do radiador pra ver se havia ar preso no sistema porque mesmo após a 1º limpeza, o carro continua esquentando.

1 - Dei uma volta no bairro com o ar condicionado no máximo (dei umas esgoeladas) até a ventoinha ligar. Quando ligou, fui olhar motor: Radiador frio, ventoinha no 2º estágio, mostrador da temperatura do motor na zona negra e pra surpresa: reservatório de expansão marrom. Ou seja, radiador está sujo.

2 - Quando pus a mão no radiador, notei que a ventoinha está jogando ar pra fora (funcionando como exaustor) e aí ferrou os neurônios. A montagem está certa??

Pergunto isso porque uma vez ouvi um especialista em radiadores da Valeo dizendo que alguns carros, as montadoras colocam a ventoinha funcionando jogando o ar pra fora do motor ao invés de puxar, mas isso só em países frios. Já no Brasil, o recomendado é pra ventoinha funcionar absorvendo o ar externo pra dentro do cofre do motor.

3 - A válvula termostática do motor Duratec 2.0 é diferente da foto postada aqui neste tópico? O meu, aparentemente, não tem tal válvula.

A ventoinha da Ecosport de vocês está assim também?

Como vou trocar a termostática e bomba de água amanhã, vou manter vocês informados.

#36
 Convidad

Anonymous
Convidado
Olá pessoal!

Fui no autoelétrico trocar o conector que vai na resistência do eletro ventilador! No meu caso tive que trocar tanto o conector macho como o conector fêmea! Esse conector fêmea tem junto com ele a resistência também!
Os dois (macho e fêmea) estavam, como já havia falado antes, em péssimas condições! Derretidos, despedaçados e feitos carvãozinhos!!!

Os novos conectores que o autoelétrico colocou são bem mais resistentes, não sei se é original ou não! Só vi que a caixa era Branca com selinhos que indicavam o que eram as peças e que serviam para EcoSport e Fiesta. Mas são muito superiores das que estavam no meu EcoSport.

Os dois conectores = R$ 70,00 + Mão de Obra = R$ 80,00 (Sim, o cara meteu a faca em mim!!! Mas o serviço ficou ótimo e era do lado da minha casa, então tá valendo) Total da brincadeira = R$ 150,00

Tudo voltou ao normal, ventoinha funcionando no estagio 1 com Ar-Condicionado Ligado e o estagio 2 ainda nem funcionou, pq no meu caso, o estagio 2 só ligava quando meu EcoSport estava no limite dos limites mesmo, tipo 40ºC temperatura ambiente, transito pesado e Ar-Condicionado no talo!!!

Bom, essa semana farei todos os testes e se aparecer alguma anomalia eu volto aqui e falo para vcs!

Ah sim, tive uma surpresa... o reservatório de aguá do radiador estava ressecado e RACHADO!!!!! Vazando aguá!!!!! A quantidade era pouca que vazava, mas o suficiente para me deixar na mão a qualquer momento.... então tive mais R$ 70,00 de gasto adicional... O Detalhe é que o reservatório, dessa vez, da gasolina já tinha sido trocado no RECALL que a FORD fez com o mesmo problema de rachaduras!!! Pq a FORD não fez RECALL do reservatório de aguá também???

Mais algumas observações:
1- O autoelétrico me falou que esses conectores são o que mais estraga nos EcoSports e Fiestas, que ele já tá acostumado em fazer esse serviço!!!

2- Portanto, será que a FORD ainda tem a coragem de colocar essas peças de baixa qualidade nos carros NOVOS???

3- Com base nos inúmeros casos aqui postados por todos nós, mais essas informações dos mecânicos, não seria o caso de um RECALL em todos os EcoSports e Fiestas que estão com esses conectores de baixa qualidade??? Só a FORD que não sabe desses problemas???

4- Na minha opinião, isso é negligencia da FORD e afeta muito a imagem dela por miseras peças que afetam diretamente a segurança dos usuários! Mancha a imagem da FORD a troco de banana...

Por exemplo, já não tenho mais tanto interesse assim no Novo Ecosport...

#37
 adilson garcia

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Membro Pro
Olha Ricoinside, ele te meteu a faca mesmo e sem dó, só que importante é que foi resolvido e ficou bom, agora realmente esses problemas que acontecem em algumas peças acaba as vezes decepcionando as pessoas, mais não adianta tentar trocar de montadora, é só voçe dar uma pesquisada na internet que voçe vai ver que não só com a Ford, basta digitar qualquer nome de um veiculo que voçe vai ver os defeitos e reclamações, que são inumeros, na verdade este desrespeito com nós consumidores, parece que virou uma coisa normal, nós brasileiros pagamos o maior preço em um automóvel e pelado ainda, em todo o mundo, e ainda damos risadas, é por isso que o Brasil esta assim, ( o fumo esta entrando e nós estamos dando risada).

#38
 hugosmattos

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Membro
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15 dias atrás eu paguei 160 pra trocar essa resistência...
Troquei o reservatório também...

Não adiantou nada, e ferveu. Agora, o carro está na oficina com a boca aberta e com autorização pro mecânico passar pente fino = Mangueiras, bomba, radiador e termostática.

#39
 Convidad

Anonymous
Convidado

Pois é Adilson, foi sem dó mesmo... rsrsrsrsrsrs...Sim, o descaso das montadoras é geral com os clientes! Isso acontece porque como vc disse, a grande maioria do povo Brasileiro, compra, dá risada e não se dá o respeito! Ainda ira demorar muito para que aconteça uma mudança de mentalidade do povo, e os governantes querem que fique do jeito que está mesmo para que eles possam fazer o que bem entender... é uma bola de neve!


Hogosmattos, no meu caso eu não tinha problemas de super aquecimento, era só a ventoinha que estava louca mesmo!
Quando eu ainda não sabia do que se tratava o problema, eu acompanhava direto o ponteiro da temperatura do motor e ele ficava sempre antes do meio do marcador que sempre foi o normal!
Mesmo vazando agua do meu reservatório rachado (que até então eu não sabia que tava rachado), eu completava ele pensando que estava existindo um consumo ou evaporação maior que o normal, mas até então não sabia a razão.

Quando vc descobrir o motivo do seu super aquecimento, informe para nós que será de grande valia!!! [ ]'s

#40
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
hugosmattos escreveu:...Quando pus a mão no radiador, notei que a ventoinha está jogando ar pra fora (funcionando como exaustor) e aí ferrou os neurônios. A montagem está certa??...

Olha hugosmattos, o que sei é que o ventilador nunca poderá soprar em sentido oposto ao vento provocado pelo movimento do carro pois isto anularia o vento, portanto no EcoSport obrigatoriamente deverá tirá o ar do radiador jogando em sentido ao motor.

Ventoinha do radiador - Página 2 F

Grd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#41
 hugosmattos

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Membro
Membro
Carro consertado!

Troquei a válvula termostática troquei o líquido de arrefecimento. 50% o carro cabe 6,5 litros. Então --> 3,25 litros de líquido.
depois disso, o carro não esquenta mais.

#42
 testa

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Iniciante
Iniciante
Entao....

Comprei recentemente a minha eco 2008. E tambem percebo que ao ligar o ar condicionado...o ventilador fica disparando com frequencia. Mas a temperatura nao se altera....fica sempre na metade.

Como identificar estas duas velocidades ou se é anormal esse comportamento do ventilador? Geralmente identifico quando o carro esta parado em engarrafamentos ou entao quando fico parado em algum lugar com ar ligado!

#43
 adilson garcia

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Membro Pro
Membro Pro
Para testar se a 1¨ velocidade esta funcionando é simples, basta voçe ligar o ar condicionado, o carro pode estar frio mesmo, quando voçe ligar o ar condicionado é so voçe abrir o capô e verificar se a ventoinha esta ligada direto, se ela ligar e desligar é porque não esta funcionando o 1¨estagio, é só verificar a restencia do eletro ventilador, este defeito é bem comum nesse carro, na maioria dos casos não é preciso trocar a resistencia, trocando somente o conector que vai encaixado nela ja resolve, precisei fazer isto na minha e gastei apenas R$20,00, o conector original que vem não resiste a temperatura e acaba derretendo e isolando.

#44
 marcosdefortuna

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Iniciante
Iniciante
AMIGOS ESTOU COM UM GRANDE PROBLEMA E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, TENHO UMA ECOSPORT XLT 1.6 2004, E UM ANO ATRÁS , ELA PEGOU UM ESQUENTE POR FALTA DE AGUA, LEVEI NO MECANICO, TROCAMOS JUNTA DO CABEÇOTE, MANDAMOS DESEMPENAR O CABEÇOTE, E TROCAMOS O CAVALO DÁGUA COMPLETO COM A VALVULA TERMOSTATICA, SO QUE DEPOIS EU PERCEBI QUE AS VEZES, E AGORA É DIRETO, A VENTOINHA DISPARA DIRETO, DIRETO SEM PARAR ... COM O AR OU SEM O AR LIGADO, E O IMPRESSIONANTE É QUE ERA PARA O CARRO ESFRIAR, MAIS NÃO O PONTEIRO DA TEMPERATURA SOBE ATÉ EM CIMA, AI EU PARO O CARRO, ESPERO UNS 20 MINUTOS, AI DEPOIS VOLTA A FUNCIONAR NOVAMENTE... NORMALZINHO. ENTÃO O QUE POSSO FAZER???SERÁ QUAL É O PROBLEMA???

#45
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Um duvida sobre a ventoinha do radiador. Eh necessario ele entrar apos desligar o motor? Meu golzinho eh assim... desliguei o motor e a ventoinha entra. Pra que isso se a bomba da agua ja esta parada tambem. Isto nao vai em nada refrescar o motor ja que a bomba da agua esta parada. Isto so vai gastar a carga da bateria. Concordam comigo? Sem falar que como o motor esta deligado ele nao vai esquentar mais que isso.

#46
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