EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ventoinha do radiador

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 3]

#1
 xuman

xuman
Membro Pro
Membro Pro
Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal.
sou novo no forum, o encontrei por acaso e achei bastante interessante e muito útil.
bom estou com o seguinte problema.
alias, queio que seja um problema.

tenho uma eco 2006/2007 e percebo o seguinte no radiador.
sempre que estou parado ou em velocidade MUITO lenta a ventoinha do radiador é acionada, porem ela sempre aciona direto na velocidade maior. fazendo um barulho bastante alto.
gostaria de saber se realmente a ventoinha er apara ter 2 velocidades.
se é normal ela ligar com tanta frequencia, mesmo em dias frios com o carro ligado +/- 220 minutos andando.


abraço e desde já um obrigado a quem ler e responder..


#51
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tem carro que quando ligado o A/C a ventoinha fica direta, no Eco nunca reparei, pois com o vidro fechado não escuto nada

#52
 Murilo74

avatar
Membro
Membro
Alguém sabe me informar qual o valor da resistência da " resistência do eletro ventilador ... quero medir antes de trocar.

#53
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Bom eu vou contar oque aconteceu comigo, troquei o liquido de arrefecimento, dai ficou ar no sistema, tipo tem o primeiro estagio da ventoinha que quase nao ouve, o segundo estagio mais forte, Meu carro tava ligando tipo um terceiro estagio, uma velocidade bem mais forte que o segundo, ligava e nao desligava mais, depois que tirou todo ar do sistema ele voltou ao normal, esse terceiro estagio nunca mais ligou, com ar desligado o carro liga e desliga apenas o primeiro estagio

#54
 Murilo74

avatar
Membro
Membro
Galera ... comprei uma peça nova a resistência do eltroventilador marca Valeo a resistência ôhmica é de 0,69 ..o.k. ... para quem não sabe .. o primeiro estágio liga quando você liga o A/C e ele fica ligado sem barulho nenhum ... se desliga o A/C ele desliga também de depois que o carro aquece muito mas sem altateração no ponteiro mostrador do veículo ele liga o segundo estagio que é mais barulhento... outra coisa bem interessante é se você roda muito quando chega em casa e desliga o carro o primeiro estagio funciona um pouco com o carro desligado ... foi assim que descobri que o meu parou de funcionar .. desligava o carro mesmo quente e a ventoinha não continuava .. outra coisa que percebi é ao dirigir muito dentro da cidade 50 a 60 km rodados depois que o motor aquece e o primeiro estagio não está funcionando há uma ligeira perda de potência em retomadas uns leves e sutis tranquinhos... agora vem as perguntas ... alguém sabe qual a temperatura de acionamento do primeiro estagio e do segundo estagio ? outra, comprei um chicote 0 bala no desmanche .. alguém sabe como desmontar o plug para evitar ter que cortar e soldar?

#55
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Murilo74 escreveu:Galera ... comprei uma peça nova a resistência do eltroventilador marca Valeo a resistência ôhmica é de 0,69 ..o.k. ... para quem não sabe .. o primeiro estágio liga quando você liga o A/C e ele fica ligado sem barulho nenhum ... se desliga o A/C ele desliga também de depois que o carro aquece muito mas sem altateração no ponteiro mostrador do veículo ele liga o segundo estagio que é mais barulhento... outra coisa bem interessante é se você roda muito quando chega em casa e desliga o carro o primeiro estagio funciona um pouco com o carro desligado ... foi assim que descobri que o meu parou de funcionar .. desligava o carro mesmo quente e a ventoinha não continuava .. outra coisa que percebi é ao dirigir muito dentro da cidade 50 a 60 km rodados depois que o motor aquece e o primeiro estagio não está funcionando há uma ligeira perda de potência em retomadas uns leves e sutis tranquinhos... agora vem as perguntas ... alguém sabe qual a temperatura de acionamento do primeiro estagio e do  segundo estagio ? outra, comprei um chicote 0 bala no desmanche .. alguém sabe como desmontar o plug para evitar ter que cortar e soldar?
Pra mim nao faz sentido ligar a ventoinha depois que desliga o motor, pois ele ira refrigerar a agua que ta no radiador , mas a esta altura a bomba de agua esta parada... Entao.... que vantagem leva Neves? Isto vai gastar a bateria isso sim.

#56
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
A minha qdo estou com o A/C ligado, percebi q algumas vezes o 2° estagio liga...só q o primeiro 1° estágio funciona direto.....será q é normal?

#57
 Murilo74

avatar
Membro
Membro
kentakk escreveu:
Murilo74 escreveu:Galera ... comprei uma peça nova a resistência do eltroventilador marca Valeo a resistência ôhmica é de 0,69 ..o.k. ... para quem não sabe .. o primeiro estágio liga quando você liga o A/C e ele fica ligado sem barulho nenhum ... se desliga o A/C ele desliga também de depois que o carro aquece muito mas sem altateração no ponteiro mostrador do veículo ele liga o segundo estagio que é mais barulhento... outra coisa bem interessante é se você roda muito quando chega em casa e desliga o carro o primeiro estagio funciona um pouco com o carro desligado ... foi assim que descobri que o meu parou de funcionar .. desligava o carro mesmo quente e a ventoinha não continuava .. outra coisa que percebi é ao dirigir muito dentro da cidade 50 a 60 km rodados depois que o motor aquece e o primeiro estagio não está funcionando há uma ligeira perda de potência em retomadas uns leves e sutis tranquinhos... agora vem as perguntas ... alguém sabe qual a temperatura de acionamento do primeiro estagio e do  segundo estagio ? outra, comprei um chicote 0 bala no desmanche .. alguém sabe como desmontar o plug para evitar ter que cortar e soldar?
Pra mim nao faz sentido ligar a ventoinha depois que desliga o motor, pois ele ira refrigerar a agua que ta no radiador , mas a esta altura a bomba de agua esta parada... Entao.... que vantagem leva Neves?  Isto vai gastar a bateria isso sim.

Bom .. eu ligo e desligo o carro várias vezes ao dia devido a quilometragem que rodo, o que acontece é : quando o carro já rodou muito aquecido e você estaciona e desliga o carro após uns 5 / 10 minutos se você colocar a chave no carro vai perceber que o mostrador de temperatura de água estará nas alturas ... agora com a ventoinha funcionando o primeiro estágio ele refrigera a água do radiador e com isso creio que por condutividade térmica a água de uma forma geral resfria evitando o problema de aquecimento com o carro parado... Como o carro não estará aquecido parado creio que force menos as mangueiras e o reservatório de expansão, com isso o motor também não ficará fora de temperatura o que acho que preserva o óleo evitando oxidação e todo as partes de borraça e vedações ... posso estar falando muita besteira mas creio que esse seja o motivo do radiador funcionar alguns minutos com o carro desligado

#58
 Murilo74

avatar
Membro
Membro
rafael69 escreveu:A minha qdo estou com o A/C ligado, percebi q algumas vezes o 2° estagio liga...só q o primeiro 1° estágio funciona direto.....será q é  normal?

não sei dizer se é correto ... mas a minha está assim também .. creio que seja normal.

#59
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim é normal, nesse caso ele fica refrigerando o gás e não a água necessariamente

#60
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
sobre a ventuinha funcionar ao desligar o motor....  a VW tambem segue este esquema..... mas lembro que as antigas delrey da ford desligava logo que desligava a chave... ou seja, era dependente da chave ligada.. Entaosse quem ta certo?
Lembro-me que uma vez no shopping desliguei o golzinho e sai.... dai fui andando.... notei que ao andar muitos metros o motor eletrico ainda estava ligado... Voltei para o carro e nada de delisgar..... a cebolinha tinha travado naquela hora..... se eu nao tivesse voltado teria acabado com a bateria.... Peguei uma chave de roda e dei uma pancada..... dai parou. Por isso nao confio nesse negocio de deixar a ventoinha ligar sem a chave no contato.

#61
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Acho besteira os carros que a ventoinha funciona mesmo com o motor desligado.
Se o motor ta desligado, então a temperatura só pode baixar, não precisa da ventoinha, certo ?

#62
 Marlo Roberto

Marlo Roberto
Membro Advanced
Membro Advanced
No meu caso o 1º estagio parou de funcionar, porém o marcador de temperatura se mantinha no meio, ou seja, dizendo que a temperatura estava ok, porém já estava fervendo.

Um dia ao descer do carro, ouvi o barulho da água fervendo e ao abrir o capô, já estava saindo água pelo sensor de temperatura.

Fiz toda a troca da água, com a retirada do ar do sistema, troquei a vedação do sensor de temperatura, porém continuou com o problema da ventoinha não funcionar no 1º estágio. Dei uma olhada na tomada do eletromagnetico e ela esta inteira, sem nenhum sinal de ferrugem nos contatos, nem derretimento do plástico.

Tive de trocar o sensor de temperatura mesmo. Ai resolveu.

Interessante que conforme um colega falou logo acima, com o problema na ventoinha, o motor começa a dar umas rateadas e perder potencia mesmo. Depois que troquei o sensor o carro ficou com outro comportamento.

#63
 Alex2104

Alex2104
Iniciante
Iniciante
Boa noite estou com problema com minha ecosport a ventulinha não despara e notei que a mangueira de água que pega embaixo do radiador está fria em quanto a de cima está pegando fogo acredito que seja o radiador entupido como nosso amigo falou vou fazer uma limpeza e depois couto a posta.

#64
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Amigo, dá uma olhada na válvula termostática.

#65
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
isto mesmo..... se la encima ta pegando fogo e la embaixo frio eh valvula termostatica que ta emperrada, fica dentro do cavalete de plastico na lateral do motor de onde saem varias mangueiras.....

#66
 Michelle Oliveira

Michelle Oliveira
Iniciante
Iniciante
[quote="renan.rj21"]Eu ja estou na minha segunda Eco ... a primeira 05 ligava com frequencia ... toda hora ligava ... hoje tenho uma 08 , que soh liga " no maximo " em casos extremos como parado ( ou quase ) em um engarrafamento em pleno verao de 40º do Rio !!!

Tirando isso , soh liga quando ligo e desligo o carro em menos de 5 minutos , mais isso eh uma " seguranca " do carro .. fica 30 segundos ligada e desarma...[/quote

Também tenho uma eco 08, quando vc desliga ela a ventoinha desliga na mesma hora? A ventoinha da minha está desligando quando desligo o carro

#67
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos