Mattos:
Primeiramente parabéns pela aquisição!
Sobre o Motor 2.0 Duratec não há problemas. O conjunto 2.0 com o câmbio automático é o mesmo que fez sucesso no Focus.
O câmbio tem apenas 4 marchas, mas é muito confortável e não dá trancos.
No manual do proprietário você encontra informações de como utilizar o câmbio automático, mas basicamente:
P: Parking (ou popularmente, parado), usado com o carro estacionado junto com o freio de mão.
R: marcha ré
N: Neutro, ponto morto.
D: Drive, usado para dirigir o carro na maior parte do tempo.
2: usada para descidas íngrimes como uma serra por exemplo, funciona como um freio motor mantendo o carro em 2ª marcha.
1: usada em subidas íngrimes com porta-malas carregado ou com muito peso; mantém o carro em 1ª marcha.
Obs1: se não estiver com peso pode subir em D.
Obs2: há um botão na alavanca que desliga o Overdrive (há uma luz indicadora no painel). Mantém o carro em 3ª marcha. Facilita e aumenta a segurança em ultrapassagens, por exemplo.
Como o amigo Kentakk disse, "óleo do motor Motorcraft 5W30 e troca do óleo do câmbio a cada 50.000Km".
Você pode usar qualquer outra marca de óleo no motor (idônea, claro!) no lugar do Motorcraft, contando que seja 5W30.
Já óleo de câmbio não é qualquer um...você usa homologado Mercon V.
Não sei se há outra marca similar além da Motorcraft que abrange o Mercon V, se os amigos do fórum souberem eu também agradeço.
Abraço.