Eu acho que a maioria acaba não usando para trilhas, a não ser umas estradas de terra mais radicais e olhe lá, afinal o Eco carece de maiores atributos para enfrentar trilhas pesadas.
Já vi relatos na web de Ecos que deixaram o escapamento para trás ao fazer trilhas. Por isso sempre evitei encarar qualquer trilha pesada, com presença de facões, etc.
Mas para raspar basta passar em um quebra-molas mais alto, estando o carro cheio. Eu me assustei da primeira vez que aconteceu comigo. Estava acostumado a levar todo mundo para passear no eco 4x2, passava numa boa pelos quebra-molas próximos à minha casa e, no primeiro passeio com o 4x4, lá estava a raspada marcante...
Mas o problema maior não é esta parte que aparece por trás, não. É no meio do carro que o problema fica sério. Compare as distâncias livres do solo nos eco 4x2 e no 4x4:
Aqui pode-se perceber a parte inferior do 4x2. É, não dá para ver muita coisa,
pois tem 25 cm livres do solo. O escapamento está protegido (e escondido) no vão central do veículo.
Agora as fotos da versão 4WD. Percebe-se claramente o escapamento por baixo.Só tem 18 cm livres do solo...Isso rendeu até um tópico:
https://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-novo-ecosport-altura-livre-do-soloNestes dias estive em Salvador, mas foi para um Congresso e não tive nem tempo para um passeio!
Abs