EcoSport Club

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Procura de fusível queimado causa perda de parâmetros do módulo

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#1
 PauloCasemiro

PauloCasemiro
Iniciante
Iniciante
Olá, pessoal. Um simples desejo meu de substituir a única buzina de uma corneta original de minha Ecosport 2013 por uma FIAMM de dois caracóis está se transformando num pesadelo.

Comprei as buzinas no Mercadocar da Barra Funda e paguei instalação. Tudo me pareceu simples, já tinha lido no manual do proprietário que existe um relê dedicado à buzina. No primeiro teste elas funcionaram lindamente por 2 ou 3 toques, depois um silêncio total. O instalador disse que devia ter queimado algum fusível (que eles não substituiriam), e como eu estava com pressa disse à ele que deixasse como estava que eu iria procurar um auto-elétrico para trocar o fusível, o que se revelou ser uma grande bobagem minha.

Chegando na garagem resolvi eu mesmo verificar qual fusível estava queimado. Sem o manual original em mãos para checar os códigos da caixa, comecei a retirar os fusíveis um por um (e em seguida recolocá-los) para tentar encontrar qual estava queimado. Não encontrei nenhum queimado!

Decidi ir à um auto-elétrico e ao sair com o carro começou um GRANDE SUSTO!!! Ao ligar o carro, todas as luzes de alerta no painel se acenderam e não se apagaram mais!!! O veículo partiu mas o motor sem potência e pipocando, aparentemente num "modo de emergência". Mais um alerta apareceu, desta vez no SYNC: Defeito na direção elétrica assistida!!! E mais um problema, em movimento o velocímetro fica parado no zero.

Decidi voltar, deixar o carro na garagem e me informar mais sobre o que podia estar acontecido, mas não encontrei nada da Net sobre esta situação! Estou aqui na esperança que exista algum modo de reiniciar as funções dos módulos para tudo voltar ao normal. Recuso-me a acreditar que a simples remoção e recolocação dos fusíveis possa ter causado a perda dos parâmetros do módulo e danos sérios ao carro.

Espero conseguir ajuda aqui, pois imagino que exista alguma solução que eu mesmo possa fazer. Já li histórias de donos que tiveram que levar seu carro na concessionária e gastar os tubos numa reprogramação, e espero que haja como evitar isso! Obrigado a todos por qualquer ajuda.

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Dizem que desligando a bateria por uns 10 minutos que resolve, nunca experimentei.

#3
 PauloCasemiro

PauloCasemiro
Iniciante
Iniciante
Obrigado por sua resposta, caro Zanetti, fiz o que você sugeriu, desliguei a bateria e depois de 40 min a reconectei, mas infelizmente os alertas continuam. Descobri também que a luz do PATS (sistema antirroubo) está piscando.

Comecei com o pé esquerdo com esse carro, no dia que o peguei precisei parar na rua por meia hora (não haviam estacionamentos abertos) e quando voltei o estepe tinha sido roubado, com a fechadura da porta arrebentada. A roda e o estepe novo já me costuram uma fortuna. Eu sempre tive um pé atrás com os veículos da Ford e para minha infelicidade esta impressão está mais arraigada ainda agora. Tenho conhecimento básico sobre módulos, ainda espero que seja algo simples como apenas apagar os códigos de erros da memória, mas mesmo que seja só essa operação vai me custar um bom dinheiro. Vou ter de levar a uma concessionária para ver o que aconteceu.

Estou postando as fotos do painel caso alguém já os tenha visto. Abraços a todos.

Procura de fusível queimado causa perda de parâmetros do módulo 20150522_092449

Procura de fusível queimado causa perda de parâmetros do módulo 20150522_092918

Procura de fusível queimado causa perda de parâmetros do módulo 20150522_092718



Última edição por PauloCasemiro em Sex maio 22, 2015 1:01 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Paulo, bem vindo ao fórum.


Infelizmente você está passando por este problema. É como eu costumo dizer: tecnologia demais pode ser um problema...


Já faz algum tempo que alterar características elétricas do carro (mesmo uma simples troca de buzina, instalação de som, etc.) implica na perda de garantia do veículo.


E com este novo EcoSport então, o buraco é mais embaixo... Ele parece ser sensível demais a qualquer variação de corrente...


Já há diversos relatos de que o carro simplesmente se desliga e trava, em pleno movimento, porque o "Assistente de tração" foi acionado. E parece que isto está relacionado à pouca capacidade da bateria.


Você certamente causou a desprogramação por ter mexido nos fusíveis. É possível que tenha trocado algum de lugar. Mas creio que a esta altura você já obteve o manual e checou as posições e capacidades, correto?


O Manual está disponível no site da Ford e mesmo aqui no fórum há um link para baixá-lo.


Boa sorte!

#5
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
PauloCasemiro,
Em seu relato consta que:
...substituir a única buzina de uma corneta original de minha Ecosport 2013 por uma FIAMM de dois caracóis está se transformando num pesadelo.

Minha sugestão, caso ainda não tenha feito, é a remoção dessa nova buzina e o retorno da buzina original, se o problema continuar substitua o relé que aciona a buzina pois ele pode ter sido avariado e estar causando esses erros. Somente após este procedimento refazer o teste do reset desconectando o terminal negativo da bateria por um período maior de tempo, uma hora ou se possível até doze horas.
Abç

#6
 PauloCasemiro

PauloCasemiro
Iniciante
Iniciante
Agradeço bastante ao Xave e ao Josimar por estarem dedicando parte de seu tempo em me ajudar.

Xave, sou de uma época em que a inspeção de fusíveis era visual e infelizmente fiz o mesmo nesse carro. Minha única precaução foi remover um fusível de cada vez, examiná-lo e recolocá-lo no mesmo lugar antes de tirar o próximo. Hoje à tarde, já mais informado, fiquei sabendo que não se pode retirar nenhum fusível da caixa com a bateria conectada, o teste tem de ser feito com um voltímetro em cada um dos polos de cada fusível.

Josimar, hoje no final do dia vou recolocar a buzina original de volta, mas não acredito que ela vá funcionar, pois já fiz um teste com apenas um caracol da FIAMM e mesmo assim ela não toca. Você pode ter razão quanto ao relê, mas mesmo que ele esteja queimado e eu o substitua, não acredito que as coisas voltem ao normal.

O carro ainda está na garantia de 3 anos, acabei de agendar para 2ª uma inspeção na concessionária Superfor e me fazendo de leigo na conversa com o agente técnico, disse apenas que primeiro a buzina parou de funcionar e depois todas as panes aconteceram. Checando o cadastro do veículo verificou que todas as revisões estão em dia (graças à minha prima abastada!) e me disse que se tudo estiver original a garantia irá cobrir a reprogramação. Então a conclusão que cheguei, junto com a sugestão do Josimar, é que preciso recolocar a buzina original no lugar, levar até lá e torcer para que tudo se resolva dentro da garantia!

Obrigado amigos, isso me deixou um pouco menos aflito. Mas só vou relaxar depois que tudo se resolver e sem assaltos ao meu bolso!

#7
 PauloCasemiro

PauloCasemiro
Iniciante
Iniciante
Informação de hoje, sexta, agora à noite:

Retirei as 2 buzinas caracol da FIAMM e ao examinar o chicote percebi que o bastardo instalador cortou um pedaço da capa dos fios originais e enrolou porcamente dois rabichos em cima deles. Uma das emendas estava só com o fio encostado e teve o ponto de contato queimado, interrompendo o circuito com a passagem da corrente nos primeiros testes (7A por buzina, 14A no total).

Por sorte ele não arrancou o flexível que protege os fios, ele o cortou longitudinalmente para expor os fios. Isolei os fios, os empurrei para dentro do flexível, montei a buzina original e ela voltou a tocar! Fui na onda do instalador que o fusível havia se queimado. Podia mesmo ser, a Ford poderia ter especificado o fusível para só uma buzina. Não é o caso, o manual indica que é de 15A, e também existe um relé para a buzina de mesmos 15A.

O Xave sugeriu que eu desconecte o terminal negativo da bateria por doze horas. Vale a pena tentar, o carro vai ficar mesmo parado no fim-de-semana. Mas por que o terminal negativo? Não faz sentido para mim. E além disso existe uma caixa de fusíveis em cima que nem sei como remover para ter acesso a esse terminal.

Então agora é torcer para que o profissional da concessionária Ford não desmonte o chicote da buzina (pois ela está funcionando) e faça a reprogramação dentro da garantia!

Abraços a todos!

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Uma observação. O novo Ecosport possui linhas de alimentação e linhas de dados comunicação CAM.

Todo cuidado é pouco para não instalar equipamentos eletronicos nas linhas de dados.

Sei que não foi este o caso, mas fica a dica.


Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O Xave falou o negativo, como podia ter falado o positivo, qualquer um dos dois vai desenergizar todo o sistema

#10
 AlvaroAndrade

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Iniciante
Iniciante
Não sei se isso funciona para a EcoSport, mais uma vez fiz a desconexão da bateria de um Fiesta que eu tive, deixei 24 horas por recomendação do mecânico e após isso liguei o carro sem acelerar e ele fez o ajuste do módulo sozinho. Será que serve para a EcoSport.

Boa Sorte Paulo Casemiro.

#11
 PauloCasemiro

PauloCasemiro
Iniciante
Iniciante
Informação de hoje, uma semana depois do ocorrido.

O carro ficou 2 dias na concessionária mas para minha sorte a garantia cobriu o diagnóstico e nada foi cobrado. Realmente não se pode desconectar os fusíveis do carro, mesmo que seja um de cada vez. O desligamento individual de alguns módulos fez com que seus parâmetros fossem perdidos e o funcionário da concessionária teve de repor a programação de fábrica.

Então fica o alerta para quem passar por uma situação semelhante à minha: teste de fusíveis tem de ser feito com multímetro, na posição voltímetro na escala mínima de 12V sem retirar o fusível do local! Aquele que estiver queimado vai apresentar uma tensão diferente de zero em seus polos.

Quero novamente agradecer a todos que me responderam e se dispuseram a ajudar! Um abraço a todos.

#12
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
PauloCasemiro,
Que bom que resolveu o problema.
Quanto ao que lhe foi informado na concessionária, sinceramente não consegui entender os motivos, digamos que por algum motivo um dos fusíveis, qualquer um deles queime, e você não perceba isso, então, seguindo o raciocínio deles, vai perder toda a programação da central? desculpa se estou discordando, mas não creio que não possa remover os fusíveis, a não ser que tenha algum fusível em especial, tipo um jumper que não possa ser removido, mas apenas ele, daí sim.
Abç

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Desculpe Paulo Casemiro, mas essa desculpa da CSS não cola, se fosse assim os fusíveis não ficariam ao alcance do usuário.

Pense, se for assim caso vc precise trocar ou desligar a bateria também vai desprogramar?

Levaram duas semanas para resolver um caso de reprogramação?

Tem caroço nesse angu, mas o importante é que teu carro esta 100%

#14
 presley

presley
Membro Jr
Membro Jr
O aconselhável sempre que for desconectar a bateria que seja pelo polo ( - Negativo) e quando for religar desliga os dois conecta primeiro o polo (+positivo) e depois o negativo!

#15
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