EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luzes Painel acesas

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 Ricardo Alves

Ricardo Alves
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Boa Noite amigos

Pegando um gancho neste tópico aproveito pra perguntar
Tenho 1 Eco ano 2008 automatico e como todos sabem fica dificil enxergar o painel durante o dia por causa da claridade e mal posicionamento do painel. Agora vem a pergunta ,alguém aqui tem conhecimento se é possivel manter as luzes somente do painel acesas como nos modelos mais novos sem ter q acionar o botão de luzes?
Obrigado aguardo


#26
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Como disse em outra mensagem, o sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente, basta fazer a modificação do desenho abaixo..
Luzes Painel acesas - Página 2 Ligacao

Problema: Com esta mudança perderíamos o 'bip' de aviso de luz ligada, visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não tentei a modificação)

Queria o diagrama eletro/eletrônico pra alterar as trilhas do circuito impresso (PCI) do painel e não perder o 'bip'

Painel semi-desmontado

Luzes Painel acesas - Página 2 18072011351

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#27
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:Como disse em outra mensagem, o sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente, basta fazer a modificação do desenho abaixo..
Luzes Painel acesas - Página 2 Ligacao

Problema: Com esta mudança perderíamos o 'bip' de aviso de luz ligada, visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não tentei a modificação)

Queria o diagrama eletro/eletrônico pra alterar as trilhas do circuito impresso (PCI) do painel e não perder o 'bip'

Painel semi-desmontado

Luzes Painel acesas - Página 2 18072011351


Poxa Dolphin! Mas que chato heim? Esta eu tinha esquecido.... Neste caso as informacoes sobre o circuito eletornico esquece as concessionarias, sao um bando de incompetentes... a fabrica nem pensar.... so resta as lojas de conserto de paineis, mas ai eles nao vao dar as info de graca.... Acho que a solucao eh seguir as trilhas das lampadinha e cortar as trilhas do circuito e ligar direto na ignicao. deu pra animar agora? bounce

#28
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sera que ao desligar o conector do painel pode acontecer de zerar o hodometro?

#29
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
O hodometro parcial vai zerar imediatamente mas os KM fixos não, pois os KM fixos ficam marcados na central eletronica do carro e mesmo
desligando a bateria, ele tem uma memória interna que continua funcionando por um bom tempo.

Já desliguei o chicote do painel de instrumentos varias vezes, não zera nunca.

#30
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:O hodometro parcial vai zerar imediatamente mas os KM fixos não, pois os KM fixos ficam marcados na central eletronica do carro e mesmo
desligando a bateria, ele tem uma memória interna que continua funcionando por um bom tempo.

Já desliguei o chicote do painel de instrumentos varias vezes, não zera nunca.

ok Obrigado. Faz muito sentido, senao seria facil zerar o hodometro para sacanear na venda do carro.

#31
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:O sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente(NÃO TESTEI), basta fazer a modificação do desenho abaixo.
Luzes Painel acesas - Página 2 Ligacao

Problema: Notem que nossos carros tocam um 'bip' quando deixamos a luz ligada com a ignição desligada. Com esta mudança perderíamos este sinal visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não fiz a modificação)

'stou tentando encontrar o diagram eletrônico do Grupo de instrumentos (ICL) para tentar fazer a mudança na placa. Alguém tem?

Luzes Painel acesas - Página 2 Ligacao



(Imagem original do conector está em:
http://fenix.revemar.com.br/cat/EcoSport/HTML/DE/ecofiesta-700-07-00.htm )

Dolphin! ola.... me diz uma coisa.... como que vc descobriu que estes 2 fios sao os corretos? pois a foto eh do conector tirado do manual de manutencao. Mas os fios coloridos foi vc quem fez. É certeza esta ligacao?

#32
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu só ando com as lanternas acessas mesmo de dia, assim ficam os faróis de milha acessos e melhora a visualização do painel que mesmo assim pra quem usa óculos não fica muito bom

#33
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
A idéia é boa, Zanetti, mas na minha região ninguém anda de lanterna acesa durante o dia e se eu fizer isto, com certeza os outros carros começarão a lampejar os farois pra me lembrar que "esqueci" as lanternas acesas... kkk

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#34
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
kentakk escreveu:
Dolphim escreveu:O sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente(NÃO TESTEI), basta fazer a modificação do desenho abaixo.
[,,,imagem]

Problema: Notem que nossos carros tocam um 'bip' quando deixamos a luz ligada com a ignição desligada. Com esta mudança perderíamos este sinal visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não fiz a modificação)

'stou tentando encontrar o diagram eletrônico do Grupo de instrumentos (ICL) para tentar fazer a mudança na placa. Alguém tem?

[... imagem]



(Imagem original do conector está em:
http://fenix.revemar.com.br/cat/EcoSport/HTML/DE/ecofiesta-700-07-00.htm )

Dolphin! ola.... me diz uma coisa.... como que vc descobriu que estes 2 fios sao os corretos? pois a foto eh do conector tirado do manual de manutencao. Mas os fios coloridos foi vc quem fez. É certeza esta ligacao?

Kentak. Conforme já tinha dito (Teoricamente(NÃO TESTEI)...) é apenas teórico e baseado inteiramente no diagrama elétrico.

Observe:

1 - No painel chega um fio da ignição -> Podemos deduzir que serve pra dizer ao painel que a ignição está ligada e assim executar as lógicas que são executadas com a chave ligada. (Como posicional em '0' o velocímetro e RPM / Ainda sinalizar que as luzes estão ligadas, se faltar este sinal / e outras coisas que só poderíamos analisar se tivesemos o diagrama elétrônico do painel)

2 - Tambem chega no painel um fio que vem da iluminação do carro -> Também podemos deduzir que serve pra iluminar o painel e ainda executar as lógicas que são executadas com as luzes ligadas. (Como sinalizar que as luzes estão ligadas, se faltar o sinal da ignição / e outras coisas que só poderíamos analisar se tivesemos o diagrama elétrônico do painel).

Ora, se pegamos o fio que vai pra iluminação do painel, cortarmos, e ligarmos o lado que está no painel ao da ignição, o painel passaria a ser iluminado pelo sinal da ignição. O problema é que não teríamos mais a lógica: LUZ LIGADA & IGNIÇÃO DESLIGADA que faz o sinal sonoro nos avisar que as lanternas estão ligadas.

Se quizer falar de maneira mais técnica sobre isto, podemos discutir atraves das MPs, pra não 'torturarmos' o fórum. Ok. kkk

As cores reproduzi conforme a indicação no próprio desenho.

Gnd abç.



Última edição por Dolphim em Qui Fev 21, 2013 2:09 pm, editado 2 vez(es)

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#35
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:
kentakk escreveu:
Dolphim escreveu:O sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente(NÃO TESTEI), basta fazer a modificação do desenho abaixo.
[,,,imagem]

Problema: Notem que nossos carros tocam um 'bip' quando deixamos a luz ligada com a ignição desligada. Com esta mudança perderíamos este sinal visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não fiz a modificação)

'stou tentando encontrar o diagram eletrônico do Grupo de instrumentos (ICL) para tentar fazer a mudança na placa. Alguém tem?

[... imagem]



(Imagem original do conector está em:
http://fenix.revemar.com.br/cat/EcoSport/HTML/DE/ecofiesta-700-07-00.htm )

Dolphin! ola.... me diz uma coisa.... como que vc descobriu que estes 2 fios sao os corretos? pois a foto eh do conector tirado do manual de manutencao. Mas os fios coloridos foi vc quem fez. É certeza esta ligacao?

Kentak. Conforme já tinha dito (Teoricamente(NÃO TESTEI)...) é apenas teórico e baseado inteiramente no diagrama elétrico.

Observe:

1 - No painel chega um fio da ignição -> Podemos deduzir que serve pra dizer ao painel que a ignição está ligada e assim executar as lógicas que são executadas com a chave ligada. (Como posicional em '0' o velocímetro e RPM / Ainda sinalizar que as luzes estão ligadas, se faltar este sinal / e outras coisas que só poderíamos analisar se tivesemos o diagrama elétrônico do painel)

2 - Tambem chega no painel um fio que vem da iluminação do carro -> Também podemos deduzir que serve pra iluminar o painel e ainda executar as lógicas que são executadas com as luzes ligadas. (Como sinalizar que as luzes estão ligadas, se faltar o sinal da ignição / e outras coisas que só poderíamos analisar se tivesemos o diagrama elétrônico do painel).

Ora, se pegamos o fio que vai pra iluminação do painel, cortarmos, e ligarmos o lado que está no painel ao da ignição, o painel passaria a ser iluminado pelo sinal da ignição. O problema é que não teríamos mais a lógica: LUZ LIGADA & IGNIÇÃO DESLIGADA que faz o sinal sonoro nos avisar que as lanternas estão ligadas.

Se quizer falar mais sobre isto, podemos discutir atraves das MPs, pra não 'torturarmos' o fórum. Ok.

As cores reproduzi conforme a indicação no próprio desenho.

Gnd abç.


ola Dolphin! tudo bem? é que na verdade eu nao tive acesso ao diagrama eletrico do veiculo. Voce pode me enviar um link do diagrama? Grato.

#36
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Ei-lo.

click no link abaixo para baixar:
https://docs.google.com/file/d/0BweGEllRBsS-amg4MDBnUF8yaXc/edit?usp=sharing

Ou veja aqui: (Conector do painel está na pag. 209 (4WD na pag. 208))


Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#37
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Entao Dolphin! o acesso a este esquema eu ja tinha, mas acho muito complexo. Tudo baseado em letras e codigo dos fios arghhhh..... Nada como o bom e velho multimetro e medir no local.
Eu nao entendi como funciona esses codigos dos fios da Ford. Um esquema eletrico eu so consigo entender quando vejo na integra e nao em pedaços.... clown

#38
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Infelizmente, Kentak, não mais é possível desenhar diagrama elétrico de carro em uma folha só, como no fusca 1968...

Diagrama elétrico do fusca 68
Luzes Painel acesas - Página 2 Fusca6869

Ver maior: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/341/fusca6869.jpg/

O circuito elétrico dos carros cresceram muito e do diagrama de 1 página do fusca passamos a 224 páginas do EcoSport. É a modernidade.
Como percebo que você gosta de eletricidade, sugiro que não se esconda dos grandes diagramas mas ame-os pois a tendência é "piorar". kkk

As páginas 31 e 32 ensinam como ler os códigos dos fios.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#39
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Realmente Dolphin! com tantos recursos eletronicos hoje em dia seria impossivel fazer numa folha só. Mas quem sabe fazer em varias folhas em forma de blocos.....

#40
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Janes Martins Nascimento escreveu:Só complementando o belo trabalho de informação, as siglas em letras significam as cores dos cabos em inglês, BK = Black , etc ...

 colega desculpe a demora.  So agora vi a sua duvida.
ye- yellow, bu-blue, rd-red, gy-gray, gn-green, og-orange, pk-pink, wh-white, vt-violeta.... que me lembre so esses....

#41
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:Como disse em outra mensagem, o sinal do interruptor de luz chega pelo pino '15'
O sinal da Ignição pelo pino '13'

Teoricamente, basta fazer a modificação do desenho abaixo..
Luzes Painel acesas - Página 2 Ligacao

Problema: Com esta mudança perderíamos o 'bip' de aviso de luz ligada, visto que a combinação
"Luz Ligada + Ignição desligada + Porta aberta" não ocorreria mais. (Por esta razão não tentei a modificação)

Queria o diagrama eletro/eletrônico pra alterar as trilhas do circuito impresso (PCI) do painel e não perder o 'bip'

Painel semi-desmontado

Luzes Painel acesas - Página 2 18072011351

ola Dolphin! sera que vc sabe se tem algum terminal o painel onde esteja sobrando algum pino que seja ligado a algum led do tipo, indicador de defeito no cambio automatico, ou indicador de fazer uma revisao? Pois o meu nao tem essas funcoes entao gostaria de usar estes leds. Abraços.

#42
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Oi kentakk.
Infelizmente, não sei. Acredito que exista terminais e LEDs sobrando mas só saberemos mesmo quando criarmos coragem de desmontar por completo o painel ou encontrarmos o diagrama eletro/eletrônico dele.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#43
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu estou começando a achar que o interruptor na vai direto ao led e sim ao PCM e de la vai para o painel. Chamam a isso de sinal multiplexado...  Ai ferrou.....
Neste caso  teria mesmo que desmontar o painel e coloca um led la dentro.

#44
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
kentakk escreveu:eu estou começando a achar...

Só tem um jeito de saber, kentakk: Desmontando.
E vc é a pessoa mais indicada pra isto pois é o professor pardal do club.Smile Smile Smile 

Luzes Painel acesas - Página 2 Prof.pardal

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#45
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ta de brincadeira comigo Dolphin!!! Quando era moleque os meus amigos me chamavam mesmo de professor pardal....Laughing

#46
 Talesco

Talesco
Iniciante
Iniciante
Eu até nem me incomodo tanto com a escuridão do painel de instrumentos, mas vi em um carro mais novo que quando o carro é aberto e o alarme destravado, os faróis, a luz interna e o painel de intrumentos acendem. Os faróis sei que é mais difícil, a luz interna já acende de fábrica, mas será que não dava pra ligar a luz do painel quando destravamos o carro?

#47
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos