EcoSport Club

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Ar quente contínuo

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#1
 caconobre

caconobre
Iniciante
Iniciante
Olá, boa noite. Primeiramente, agradeço a oportunidade de fazer parte do grupo dos "Corts" - bela máquina que já completo um ano "de casamento". Estou com um problema de, quando ligo a ventilação interna do carro, sai um ar bastante quente - nem mesmo ligando o ar condicionado o ar não refrigera. Li algo sobre a válvula de ar quente - será mesmo problema nesse componente? Acredito que não seja problema na ventilação interna forçada (no potenciômetro), porque mesmo sem essa estar acionada, só ao abrir a linha que permite que o ar externo entre dentro do carro, esse já entra bem quentinho. E com esses dias de calor, não está nada fácil - o bicho tá parecendo um microondas! HELP!!!!!! Obrigado e grande abraço à todos.

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Seja bem vindo ao fórum amigo.
Pelo seu relato a válvula de retenção deve estar com defeito ou até mesmo o sistema de acionamento dela.
Como sugestão, leve a um profissional da área para consertar, neste caso um técnico em refrigeração automotiva.
Abç

#3
 caconobre

caconobre
Iniciante
Iniciante
Boa noite Echos!
  Primeiramente, agradeço ao Xave pela dica, e espero poder contribuir (e retribuir) quando necessário.
Passo aos membros do grupo essa dica, a respeito do problema que eu mesmo relatei - ar quente contínuo. Pois é, antes de levá-lo à oficina, resolvi averiguar (e desmontar) o painel de controle do ar e vi que o problema era muito simples: o cabo de aço do botão que modula a entrada da água quente/fria estava desencaixado de sua posição (por isso que o ar estava sempre quente: a válvula travou na posição quente). Não foram mais que 10 minutos de serviço: reencaixei a ponta do cabo em sua posição e, finalmente, pude voltar a SORRIR para tudo e todos à minha volta, porque dentro do carro voltou a ficar bem geladinho!
  Boa noite amigos, e espero ter contribuído com essa dica. Um abraço!

#4
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Valeu amigo, que bom que voltou a funcionar.
Abç

#5
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Um dos defeitos para esse sintoma é a falta de circulação da agua no radiador. As mangueiras de entrada e saida de agua devem ter a mesma temperatura. Se uma mangueira estiver mais fria que a outra, a agua do radiador não está circulando.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#6
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
caconobre escreveu:Boa noite Echos!
  Primeiramente, agradeço ao Xave pela dica, e espero poder contribuir (e retribuir) quando necessário.
Passo aos membros do grupo essa dica, a respeito do problema que eu mesmo relatei - ar quente contínuo. Pois é, antes de levá-lo à oficina, resolvi averiguar (e desmontar) o painel de controle do ar e vi que o problema era muito simples: o cabo de aço do botão que modula a entrada da água quente/fria estava desencaixado de sua posição (por isso que o ar estava sempre quente: a válvula travou na posição quente). Não foram mais que 10 minutos de serviço: reencaixei a ponta do cabo em sua posição e, finalmente, pude voltar a SORRIR para tudo e todos à minha volta, porque dentro do carro voltou a ficar bem geladinho!
  Boa noite amigos, e espero ter contribuído com essa dica. Um abraço!

Boa dica, caconobre.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#7
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Desde já agradeço ao espaço dado aqui no fórum para trocar idéias sobre este excelente carro da Ford. No dia 21/02 ao ligar o carro, o ar condicionado da Ecosport Titanium 2013 automático, mesmo com o botão acionado e na temperatura selecionada nos 21 graus, não estava gelando e ao invés disso, um forte ar quente passou a invadir o interior do carro pelas saídas de ar do sistema de ventilação, sem que o mesmo tenha sido acionado. Anteriormente o sistema de ar condicionado estava funcionando normalmente. Estarei levando à concessionária nesta quinta-feira na BRACOM do Recreio no Rio de Janeiro mas, se alguém puder dar uma luz a esse relato, ficarei grato.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O seu acredito que só na CSS mesmo por ser digital.

#9
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Troquei hoje (22/02) a minha bateria, numa loja que vende diversos tipos de baterias automotivas e de moto e realmente como previ anteriormente, o voltímetro/amperímetro do técnico estava acusando a carga no limite de uso, já que a bateria era original e estava com 03 anos de uso. Coloquei a bateria da MOURA de 60 Ah e me parece que está tudo em ordem, o ar condicionado está funcionando e a tela de informações não acusou "Sistema de freio defeituoso, pare em segurança" que já algum tempo estava acusando, quando às vezes dava a partida do carro. Cancelei por hora o agendamento da Ford BRACOM no Recreio/Rj e vou esperar mais alguns dias e novamente estarei postando o meu relato sobre o comportamento do carro.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ah bom, vc não mencionou o fato da bateria estar no limite, a Eco é muito sensível com a condição da bateria, principalmente as novas.

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ôpa! Mais uma forte evidência de que a bateria certamente é a responsável pelas famigeradas mensagens  "Sistema de freio defeituoso, pare em segurança" que eventualmente ocorrem antes de uma pane total no veículo...

#12
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Voltei a este tópico para finalizar o meu caso sobre os sintomas que descrevi anteriormente, abordando os acontecimentos do ar condicionado e de avisos na tela de mensagens. Ao realizar a troca da bateria para uma de 60 Ah no dia 22/02, o ar condicionado voltou a funcionar normalmente no mesmo dia e o aviso na tela de mensagens "Sistema de freio defeituoso, pare em segurança" não voltou mais a acontecer e por fim, o carro está apresentando funcionamento normal. Concluo que pelo fato da bateria que na ocasião, estava no final de sua vida útil, ao ligar o ar condicionado que também aciona a ventoinha, o "start" nessa operação que necessita de uma tensão sobre a bateria, o sistema deve ter detectado a insuficiência de carga e impediu a ligação do sistema de ar, acionando o ar quente para talvez, auxiliar o sistema de arrefecimento do veículo de modo a poupar o uso de energia para o acionamento do ar em si e até da ventoinha. Mesmo sendo leigo no assunto, ao ler alguns relatos sobre essas observações da bateria do Ecosport ser 'subdimensionada" se isso for verdade, Ford deveria realizar um "recall' para a troca da bateria para uma que fosse adequada de modo a atender a contento e com segurança seus veículos pois, sabemos, que houve casos de usuários do novo Ecosport terem panes elétricas totais em vias públicas de grande circulação, correndo risco de graves acidentes que podem estar relacionados a esse problema se realmente for constatado mas, me parece bem plausível. Espero que as pessoas que frequentem este espaço possam aprender a perceber os sintomas de que a bateria pode estar com seus dias contados e possam preventivamente, medir a carga de suas baterias a fim de que possam ser substituídas, se for o caso.

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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#14
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