Voltei a este tópico para finalizar o meu caso sobre os sintomas que descrevi anteriormente, abordando os acontecimentos do ar condicionado e de avisos na tela de mensagens. Ao realizar a troca da bateria para uma de 60 Ah no dia 22/02, o ar condicionado voltou a funcionar normalmente no mesmo dia e o aviso na tela de mensagens "Sistema de freio defeituoso, pare em segurança" não voltou mais a acontecer e por fim, o carro está apresentando funcionamento normal. Concluo que pelo fato da bateria que na ocasião, estava no final de sua vida útil, ao ligar o ar condicionado que também aciona a ventoinha, o "start" nessa operação que necessita de uma tensão sobre a bateria, o sistema deve ter detectado a insuficiência de carga e impediu a ligação do sistema de ar, acionando o ar quente para talvez, auxiliar o sistema de arrefecimento do veículo de modo a poupar o uso de energia para o acionamento do ar em si e até da ventoinha. Mesmo sendo leigo no assunto, ao ler alguns relatos sobre essas observações da bateria do Ecosport ser 'subdimensionada" se isso for verdade, Ford deveria realizar um "recall' para a troca da bateria para uma que fosse adequada de modo a atender a contento e com segurança seus veículos pois, sabemos, que houve casos de usuários do novo Ecosport terem panes elétricas totais em vias públicas de grande circulação, correndo risco de graves acidentes que podem estar relacionados a esse problema se realmente for constatado mas, me parece bem plausível. Espero que as pessoas que frequentem este espaço possam aprender a perceber os sintomas de que a bateria pode estar com seus dias contados e possam preventivamente, medir a carga de suas baterias a fim de que possam ser substituídas, se for o caso.