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ventoinha liga e não desliga

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#1
 eloyfeli

eloyfeli
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigos gastaria de uma ajuda dos mais experientes vi vários tópicos mais nenhum igual ao meu a ventoinha do meu carro liga normal no primeiro estagio e antes de desligar já entra a ventilação no segundo estagio e não para mais fica direto com o carro parado a temperatura chega no máximo na parte vermelha, já troque o sensor de temperatura já retirei a válvula termostática para fazer um teste e continuou e mesmo problema, alguém tem alguma dica que possa me ajudar.

#2
 Camillo

Camillo
Iniciante
Iniciante
Se a temperatura está chegando no vermelho mesmo com a ventuinha funcionando no 2º
estágio deve ter queimado a junta do cabeçote no mínimo.
Leva em seu mecânico urgente grande risco de fundir o motor.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, não dá para ficar andando com o carro no vermelho!!!


Às vezes uma bolha de ar pode impedir que a água circule (ar no sistema de arrefecimento). Uma tampa mal colocada ou com mal funcionamento pode ocasionar isso!!!


Uma dica: ligue o carro pela manhã (ou quando estiver frio) e cheque as mangueiras. As que estão diretamente ligadas ao motor aquecerão em um ou dois minutos.


Cheque todas as mangueiras alternadamente. Algumas permanecem frias até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, o que leva entre 5 e 10 minutos. Antes disso as mangueiras de retorno devem permanecer frias, pois a água não circula (válvula termostática fechada).


Quando a temperatura for ideal (ponteiro no meio), a válvula termostática deve abrir (dá para ouvir um estalo) e imediatamente as mangueiras de retorno ficam quentes. A água começou a circular pelo radiador.


Se isso não acontecer é porque a água (líquido de arrefecimento) não está circulando. Motivos mais comuns:


1 - Válvula termostática com defeito.

2 - Tampa do reservatório com defeito.

3 - Mangueiras obstruídas.

4 - Radiador obstruído.


5 - ???

Selecionei alguns tópicos - coloquei já na parte da solução encontrada. Dê uma olhada:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1716-temperatura-ecosport#36669


https://ecosportclub.forumeiros.com/t383-ventoinha-do-radiador#7090


https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8159


[url= https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8184]https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8184[/url]


Boa sorte!



Última edição por Josimar em Ter Set 16, 2014 6:04 am, editado 1 vez(es)

#4
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Olha comigo aconteceu quase a mesma coisa, o cavalete de distribuiçao da agua quebrou chegando em casa, dai por sorte nao chegou no vermelho a temperatura, comprei outra e coloquei no lugar, dai a ventoinha ligava e nao desligava mais, e minutos depois entrava num estagio mais forte doque o segundo, levei pro mecanico ver, ele tiro a valvula e ela estava travada fechada, dai oque acontecia era que, o motor chegava na temperatura, vai o sensor acusava de temperatura acusava e disparava a ventoinha, como nao tava passando agua pro radiador, a agua nao esfriava, por isso ela fica so ligada, dai tirou a valvula como vc mensionou, mais a ecosport tem valvula eletronica e nao funciona sem ela, comprei uma nova, e resolveu tudo.

#5
 eloyfeli

eloyfeli
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Pois é, não dá para ficar andando com o carro no vermelho!!!


Às vezes uma bolha de ar pode impedir que a água circule (ar no sistema de arrefecimento). Uma tampa mal colocada ou com mal funcionamento pode ocasionar isso!!!


Uma dica: ligue o carro pela manhã (ou quando estiver frio) e cheque as mangueiras. As que estão diretamente ligadas ao motor aquecerão em um ou dois minutos.


Cheque todas as mangueiras alternadamente. Algumas permanecem frias até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, o que leva entre 5 e 10 minutos. Antes disso as mangueiras de retorno devem permanecer frias, pois a água não circula (válvula termostática fechada).


Quando a temperatura for ideal (ponteiro no meio), a válvula termostática deve abrir (dá para ouvir um estalo) e imediatamente as mangueiras de retorno ficam quentes. A água começou a circular pelo radiador.


Se isso não acontecer é porque a água (líquido de arrefecimento) não está circulando. Motivos mais comuns:


1 - Válvula termostática com defeito.

2 - Tampa do reservatório com defeito.

3 - Mangueiras obstruídas.

4 - Radiador obstruído.


5 - ???

Selecionei alguns tópicos - coloquei já na parte da solução encontrada. Dê uma olhada:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1716-temperatura-ecosport#36669


https://ecosportclub.forumeiros.com/t383-ventoinha-do-radiador#7090


https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8159


[url= https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8184]https://ecosportclub.forumeiros.com/t702-eco-esquentando#8184[/url]


Boa sorte!


ok vou tentar verificar os fusíveis

#6
 eloyfeli

eloyfeli
Iniciante
Iniciante
larissayorky escreveu:Olha comigo aconteceu quase a mesma coisa, o cavalete de distribuiçao da agua quebrou chegando em casa, dai por sorte nao chegou no vermelho a temperatura, comprei outra e coloquei no lugar, dai a ventoinha ligava e nao desligava mais, e minutos depois entrava num estagio mais forte doque o segundo, levei pro mecanico ver, ele tiro a valvula e ela estava travada fechada, dai oque acontecia era que, o motor chegava na temperatura, vai o sensor acusava de temperatura acusava e disparava a ventoinha, como nao tava passando agua pro radiador, a agua nao esfriava, por isso ela fica so ligada, dai tirou a valvula como vc mensionou, mais a ecosport tem valvula eletronica e nao funciona sem ela, comprei uma nova, e resolveu tudo.

No momento ainda esta sem a válvula e mesmo assim com a passagem de agua livre ainda entra em alta temperatura porem não estou usando o carro estes testes estou fazendo com o carro parado na garagem.

#7
 eloyfeli

eloyfeli
Iniciante
Iniciante
No momento ainda esta sem a válvula e mesmo assim com a passagem de agua livre ainda entra em alta temperatura porem não estou usando o carro estes testes estou fazendo com o carro parado na garagem ok vou tentar verificar os fusíveis es espero por ultimo que não a junta do cabeçote.

#8
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
tenta colocar uma valvula nova, pois quando o mecanico tirou do meu carro, ele me falou que funcionava normal sem ela, depois de tudo montado, ligo o carro, e mesma coisa, ate ele nao sabia que na ecosport isso nao dava certo,mesmo a agua passando por todo sistema, ela ligava e nao desligava mais, pois ela é com sensor, o modulo do carro nao aceita ficar sem ela, ai fui atraz dela e comprei, quando termino de montar, voltou ao normal

#9
 eloyfeli

eloyfeli
Iniciante
Iniciante
Olá bom dia gostaria de agradecer a colaboração de todos e informar que conseguir resolver o problema da ventoinha ligada direto, conforme orientação de vocês coloquei uma válvula termostática nova e o problema foi solucionado, esta funcionando normal e desligando a ventilação tudo OK.

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
pelos sintomas achoqueo problema ta no modulo de comando... Se fosse um carro mais antigo onde uma cebolinha ligava e desligava a ventuinha ai era troca a cebola. Neste caso acho que pode ser a central(modulo)

#11
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Que bom que deu certo Eloyfeli

#12
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