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Pneu Desgastando rápido D+

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#1
 Kenia Teixeira

Kenia Teixeira
Iniciante
Iniciante
Amigos(as) Bom dia ,
Sou nova aqui e Desculpe se não  encontrei um tópico sobre isso ...
Pois é comprei minha Eco tem 10 meses ando pouco Apenas dentro da cidade e moro em interior , então dá pra saber que é pouquinho mesmo ..rsrsr  
Os 2 Pneus da frente estão acabando rápido d+ na parte de dentro ... Levei o carro para Alinhar e Balancear , o cara disse que já esta tudo normal , que isso era do carro mesmo , que eu deveria fazer o rodízio das 4 rodas de mês em mês para desgastar por igual ..
Isso acontece com algum de vcs??
Fiquei achando meio estranho o que ele disse , Mais como aqui quase não tem recurso com mecânica , vou leva-lo em uma cidade vizinha para fazer o teste real .
Então antes de levar , achei que deveria perguntar a vcs o que vcs acham ... Meu Eco é 2008 XLS
O pneu que eu uso , é o Scorpion ATR 205/65 Roda 15
Obrigada Pela atenção amigos(as)... Very Happy Very Happy Very Happy

#2
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Bom dia Kenia. Isso é normal, porém nao deve acontecer. quando vc passa por algum buraco o carro acaba desalinhando. nao precisa fazer rodizio dos pneus, porem se vc passa por muitos buracos, lombadas vc terá sim problemas. mas nada fora do normal. O DO SEU CARRO DEVE TER SIDO CAMBAGEM!!!
Vou explicar como funciona o sistema de direção dos carros:
existem estes tipos de serviços que devem ser feitos:
OBS: 1- Nunca mais leve nesse cara, pois o rodizio nao é necessário todo mês. Ele quer ganhar dinheiro as suas custas.
2- A oficina que vc fez o serviço tem por obrigação fazer a revisão de seu carro com um mes de uso após o mesmo.


CASTER:
É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.

Positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para a frente

Negativo: quando a inclinação do eixo de giro é para traz

Zero: quando o eixo de giro esta na vertical

Função:
Proporcionar estabilidade direcional. O caster quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus.

Os efeitos de um Caster fora das especificações são os seguintes:

Quando insuficiente:
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade

Quando excessivo:
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade

Diferente lado a lado:
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em freagens violentas.
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau.

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CAMBAGEM:
Cambagem (Camber):
O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; se for negativo, o desgaste será no ombro interno do pneu.

Função:
A função do Camber é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Desgaste excessivo nos “ombros” dos pneus são geralmente atribuídos a regulagens incorretas de Camber.

Camber Negativo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.

Camber Positivo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca conseqüentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.

Camber Desigual:
Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.

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BALANCEAMENTO:
É o processo de equilibragem estática e dinâmica do conjunto pneu/roda.

Deve ser efetuado:

• Sempre que houver substituição de pneus
• Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras
• Por ocasião de vibrações ou ressonâncias
• Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, por exemplo, pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.

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ALINHAMENTO:
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículos a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.


Alinhamento das rodas dianteiras baseado na linha geométrica central:

A convergência de cada roda dianteira é medida e ajustada usando-se como referência a linha geométrica central do veículo. Este método foi usado por muitos anos, podendo proporcionar serviços de alinhamento satisfatórios, desde que as rodas traseiras do veículo estejam posicionadas perfeitamente paralelas a linha geométrica central.
No caso em que as rodas traseiras (eixo rígido ou suspensão independente), criam uma linha direcional formando um ângulo com que a linha geométrica central, a geometria da direção sairá do seu ponto central e o volante ficará torto para um dos lados, quando o veículo “rodar” em linha reta.

Alinhamento das rodas dianteiras baseado na linha direcional:

Alinhar as rodas dianteiras baseando-se na linha direcional criada pelas rodas traseiras, representam avanço considerável sobre o método anterior. Neste método a convergência traseira é medida (não ajustada). Com esta medição determina-se a linha direcional das rodas traseiras que é usada como referência para o ajuste das rodas dianterias. Como resultado, na maioria dos casos, o volante ficará centrado quando o veículo se desloca em linha reta.

Alinhamento total nas quatro rodas:

Alinhamento total é o serviço mais completo, a convergência individual traseira é medida e ajustada conforme as especificações do fabricante. Este ajuste faz coincidir a linha direcional das rodas traseiras com a linha geométrica central direcional. Neste caso as quatro rodas ficarão paralelas entre si e o volante centrado, teremos então o paralelismo total do veículo.

3- este site lhe explicará melhor http://www.caculadepneus.com.br

#3
 Kenia Teixeira

Kenia Teixeira
Iniciante
Iniciante
Obrigada , Hj pela manhã levei ele em um borracheiro e pedi ele pra frisar onde estava mais baixo e trocar ela de lado... Isso vai me dar tempo até eu leva-la até a cidade vizinha pra fazer o checkup geral , Obrigada!

#4
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Só se lembre que ecosport é um carro diferrenciado. mais pesado e com centro de gravidade mais alto. Frisar apenas mente em relação aos sulcos do pneu, porem vc retira a resistencia dele, o que pode fazer com que seus pneus estourem mais facilmente. Era melhor apenas inverter a posição do pneu, retirando e trocando o lado com que ele entra na roda. Cuidado!!!!! Sad 

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Amigos,

os pneus tem lado certo pra ficar na parte de dentro do carro, não é correto inverter o lado apenas pra fazer ele gastar igual
dos dois lados.

O lado de dentro, por regra, deve gastar sempre mais do que o lado de fora pois ele é arrastado sempre que se esterça a direção.

#6
 Kenia Teixeira

Kenia Teixeira
Iniciante
Iniciante
Resolvi o Problema .... Levei ela em um especialista na cidade vizinha , ele me disse que a cambagem do carro era original , que não havia nada nela , e que era p eu estar fazendo o rodízio de 5.000 km Rodado.
Sobre o friso , o borracheiro apenas tirou um pouquinho onde estava mais liso e trocou pelas rodas de trás que não estavam desgastadas, continuou do mesmo lado . Obrigada pelos conselhos .

#7
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