Pessoal, acredito que o meu veículo apresentou o mesmo problema que foi relatado acima, porém corri um grande risco, pois eu estava trafegando na BR e o veículo apagou depois da exibição destas mensagens. Vou reproduzir o que relatei em outro tópico:
Sou proprietário de uma Ecosport 2013, FreeStyle 1.6, adquirida em janeiro de 2013. Hoje ao meio dia estava trafegando na BR 116 entre as cidades de Santa Bárbara e Serrinha (Bahia) quando o carro emitiu um aviso que o sistema ABS estava avariado, em seguida aconteceu o mesmo com os controles de estabilidade de e tração. Reduzi a velocidade para tentar entender o que estava acontecendo quando subitamente o veículo simplesmente desligou em plena BR. Mantive a calma e com muitas dificuldades, uma vez que o volante e o pedal de freio endureceram, consegui levar o carro para o acostamento.
Se o fato tivesse acontecido numa curva ou durante uma ultrapassagem, certamente eu teria morrido, pois não conseguiria manobrar o carro naquela condição. Cumpre destacar que no momento do ocorrido havia uma pick up seguida de várias carretas atrás do meu veículo.
Tentei dar a partida novamente, mas o carro não funcionou mais. O veículo foi guinchado e amanhã será levado para a concessionária FORD na cidade de Feira de Santana, pois lá fechou mais cedo devido ao jogo do Brasil. O próprio motorista do guincho me informou que há quinze dias atrás atendeu um chamado de um proprietário de uma Ecosport com 10 meses de comprada, o qual apresentou problema muito semelhante ao meu, segundo o mesmo, o problema foi vinculado ao alternador do carro.
Vale ressaltar que o veículo passou pela terceira revisão (30.000) no dia 17.06.14, ou seja, a menos de 20 dias atrás e nada de irregular foi detectado na parte mecânica do carro.
Já tive vários outros problemas com minha Ecosport, alguns inclusive relatados aqui no Fórum (pneu estourado na BR sem motivo aparente, limpador de para-brisa que trepida e não limpa direito , dentre outros ) e sempre relevei, mas dessa vez não dá pra passar, pois hoje corri um enorme risco de vida. E caso eu tivesse me acidentado ou até mesmo morrido, provavelmente ainda levaria a culpa, uma vez que não haveria marcas de frenagens na estrada.
Em rápida pesquisa aqui no Fórum, encontrei pessoas relatando fatos parecidos ao ocorrido comigo, porém sem a mesma gravidade, pois os carros continuaram funcionando e provavelmente ocorrendo dentro da cidade.
O caso logo me fez lembrar a situação da GM, onde várias pessoas se acidentaram faltamente, devido a problemas que a empresa já tinha conhecimento, porém nada foi feito.
A utilização do meu veículo ocorre 90% na estrada, pois o utilizo como uma ferramenta de trabalho e agora não tenho mais confiança nenhuma em voltar à estrada na Ecosport. Estou amadurecendo a ideia de vender o carro, mesmo sabendo do enorme prejuízo financeiro que terei.
Não dá pra entender como a FORD diz que são investidos milhões de reais em projetos de engenharia e testes e a Nova Ecosport (pelo menos a minha) apresentar tantos problemas, sendo que alguns chegam a ser primários, como por exemplo o problema do limpador do para-brisa.
Estou estudando a possibilidade de ingressar com uma ação judicial contra a FORD, devido ao risco de passei hoje na estrada.
O sentimento que fica é de decepção e muita revolta.
Fica o alerta aos demais proprietários da Nova Ecosport.
Fábio Silva.