A galera já respondeu sua pergunta,
Gerson. É exatamente isso. Não se incomode em perguntar algo, mesmo que pareça óbvio. Estamos aqui para trocar experiências e conhecimento sobre o carro.
Dito isso, gostaria de acrescentar mais alguns detalhes:
O
compartimento para partida a frio destina-se àqueles veículos abastecidos com etanol, pois este combustível tem menor poder calorífico em relação à gasolina.
Em SP e em alguns outros locais do Brasil a temperatura pode facilmente ser
menor do que 15 graus Celsius, limite para o correto funcionamento do motor, quando deveria entrar em cena a gasolina do tanquinho, caso no tanque haja mais de 90% de etanol...
O problema é que, em
locais quentes, como aqui na Paraíba e aí em Goiânia (na maior parte do ano), a gasolina do tanquinho raramente será utilizada, então muitos usuários simplesmente não abastecem o reservatório. Mas daí o anel de borracha pode ressecar e ficar quebradiço.
Por outro lado, se tem gasolina no tanquinho
mas não é utilizada, fica velha, pode virar uma
gosma que entope tudo ou, na melhor das hipóteses, depois de alguns meses a gasolina
perde o poder de queima e não adianta nada ela lá dentro.
Por isso, em regiões quentes, caso a gasolina não seja usada, sugiro que seja feita uma
sangria no tanquinho, para colocar gasolina nova.
Muitos postos fazem isso, mas no meu caso resolvi o problema eu mesmo, fazendo a sangria periodicamente (faço de quatro em quatro meses).
Comprei uma mangueira usada para medir nível em construções e uma seringa. Adaptei o bocal da seringa com durex e acoplei à mangueira.
O
resultado foi esse:
Introduzi a mangueira até o fundo do reservatório e retirei cerca de 120 ml de
gasolina velha, já muito escura:
Foi necessário introduzir
60 cm de mangueira dentro do reservatório. Como a seringa era pequena (10 ml), foram necessárias várias sucções até secá-lo completamente. Vou comprar uma seringa de 60 ml.
Resultado: retirei toda a gasolina velha e depois completei com nova, para evitar acúmulo de gasolina velha e possível
formação de depósitos que poderiam entupir o sistema.