Problemas com a tração da EcoSport 4WDA mensagem abaixo foi retirada do blog:
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com-
ecosport-
4wd.html
Todo o crédito ao EcoAmigo Ewerton Souza Problemas com a ECOSPORT 4WD tração 4wd não funciona o que fazer ?Problemas com a ECOSPORT 4WD tração 4wd não funciona o que fazer ?Problemas com a ECOSPORT 4WD tração 4wd não funciona o que fazeFiz este Blog por não existir muitas informações sobre
a tração da Ecosport 4WD, eu comprei
a minha
Ecosport 4WD ano 2005 em dezembro de 2013, e por conta
da má fé do antigo dono do carro me vendeu o carro
com a tração sem funcionar como seria isso ?
A tração inteligente pode transferir sem o acionamento do botão
da tração ate 40% do toque para as rodas traseiras e pode chegar ate 100%
com o botão acionado em caso de perda de
tração das rodas dianteiras, diante
da falta de experiência
com esse tipo de problema
com a grande maioria dos mecânicos ficamos
a mercê das concessionárias após, chegar cuidadosamente toda
a parte elétrica que faz o acionamento
da tração entre fusíveis e relês tive
a minha 1 decepção, o problema era mecânico, sem imaginar o tamanho do problema que estaria por vir,
a peregrinação começ
a que o conversor de torque conhecido como sistema Control Trac II, é quase impossível encontrar no mercado paralelo em lojas de auto peças, e para
a minha grande surpresa e minha 2 decepção na concessionária
da FORD o preço do conjunto custa quase 9 mil reais quase 40% do valor do carro do mesmo ano que o meu,
a concessionária diz que
a peç
a não
da recondicionamento, então vi o tamanho do problema que era
a ecosport 4WD gostei muito do carro mas
a manutenção do sistema Control Trac II se torna quase inviável, e poucos os mecânicos que vão fazer um serviço de confianç
a, assim sendo após muito trabalho consegui arrumar um mecânico que confiava para podermos descobrir qual era o defeito mecânico.
Como quase não encontrei fotos de como era o conversor de toque resolvi tirar algumas fotos e mostrar como é este mecanismo relativamente simples, mas
com uma grande precisão
da parte técnica em suas peças.
Pensei que fosse complicado para retirar o conversor mas não foi tão complicado em 30 minutos foi o tempo aproximado para retirar o sistema Control Trac II e ver o que havia acontecido, eu imaginei que pudesse ter sido um problema simples mas o conversor vem lacrado
com 2 pontos de solda na tampa acredito que para evitar que
a tampa possa se soltar
com o tempo
com a ajuda do toque, então depois de acompanhar
a retirada
da peç
a e após ser limpas deu pra ver e entender o que aconteceu.
A carcaç
a que transfere o torque do cardã para o diferencia havia quebrado como
da pra ver nessas fotos.
O conversor se resume em 3 partes,
a carcaç
a o eixo aonde vão as engrenagens que transferem
a tração e
a bobina magnética que faz o acionamento integral do sistema como se pode ver nas próximas fotos.
Não sei
a quanto tempo isso estava quebrado, mas sei que não sou o 1
a adquirir uma
ecosport 4WD e ter uma péssima surpresa dessas, eu estando descontente
com a concessionária e
a dificuldade de conseguir esta peç
a nas autos peças resolvi junto ao mecânico recondicionar esta peç
a vendo que iria gastar muito menos do que perder dias tentando encontrar outra peç
a desta ou comprando outra na concessionária,
a carcaç
a é feita de alumínio então no meu caso não teria como soldar usando uma máquina de solda comum, Neste caso tem que ser usado
a solda TIG que não é nada barato mas deve resolver o problema no meu caso também danificou
a rosca
da parte interna
da carcaç
a e após
a solta tive que levar para tornear
a parte interna aonde vazou solda para o lado interno e
a rosca estava danificada como
da pra ver na foto.
Após todo o trabalho de tornearia que ficou excelente e testar
a bobina magnética se estava funcionando foi só conferir o estados dos discos de fricção tive que trocar alguns anéis oring e rolamentos ate mesmo para prolongar
a vida útil do sistema e montar tudo na sequência colocar o óleo ficou assim.
Fiquei impressionado
com a forç
a da bobina eletromagnética quando ligamos pra fazer o teste quando ela estava na bancada, e também fiquei bem aliviado pois esta peç
a só iria conseguir comprar na concessionária e é custa quase 3 mil, isso poque dizem que
a ECOSPORT tem um baixo custo de manutenção .... Pode ate ser
com exceção do conversor de toque que este é importado do E.U.
A. e como os outros modelos de carros que utilizam o mesmo tipo de sistema de
tração é o FORD ESCAPE e o MAZIDA TRIBUTE, sem chance de achar estes carros nos desmanches ou auto peças, então após todo esse trabalho de logística e troca dos retentores e rolamentos chegou o grande momento de testar novamente
a tração.
Por esta peç
a ser importada
a dificuldade de encontrar os retentores foi enorme mas ainda deu certo após muita procura.
Quem tem uma
ECOSPORT 4WD não quer ter este carro apenas para usar no asfalto mas ter esta "mosca branca" e descobrir apenas quando for tarde que foi enganado ou que não vale
a pena o conserto não é justo ficar no prejuízo e pensando nos outros donos que foram vitimas de má fé assim como eu fui fica
a dica de que vale
a pena gastar 2 mil para arrumar o sistema Control Trac II, lembando que esse sistema deveria durar aproximadamente uns 200 mil Km, o meu sistema quebrou antes dos 60 mil e vejo que existem muitos outros
com problema, ao todo eu gastei 2 mil para "recondicionar" o sistema control trac II o serviço ficou
com boa qualidade esta funcionando perfeitamente estou satisfeito e não pretendo mais me desfazer
da minha eco
4WD se algum outro dono de
ECOSPORT 4WD estiver passando pelo mesmo problema que já passei entre em contato comigo para fazer o "recondicionamento" do sistema, meu email é ewtsouza@gmail.
com e para ficar um material
a mais disponível sobre essa
ecosport 4wd. Uma dica para quem quer testar se
a tração esta funcionando corretamente, basta levantar uma das rodas dianteiras
com um macaco ate que perca o contato
com o solo em uma área plana então acione o botão
da tração e solte levemente o pedal
da embreagem o carro deverá sair do lugar cuidado pois provavelmente irá derrubar o macaco esta condição simula
a condição de perca de
tração dianteira e pode ser transferido ate 100% do toque para as rodas traseiras.
Tenham sempre o hábito de verificar se realmente o botão que aciona
a tração integral esta desligado pois pode danificar o conversor de torque o sistema control trac II, que foi
a provável causa que danificou o sistema
da minha
ecosport ou o antigo dono se esqueceu de desligar
a tração e ficou andando no asfalto ou foi na estrada
a mais de 100 Km\h que deve ter feito este estrago o importante que teve como consertar e relativamente barato em vista dos valores que poderia chegar.