Se formos ler as matérias de empresas que vendem chips, o milagre de se ganhar 10 a 15% de potência será constante, mas se ler algo mais técnico, e entender um pouquinho de eletrônica automobilística, verá que somente trocar um chip e um filtro de ar, não será possível chegar a estes números, é necessário um conjunto de alterações.
Maior entrada de ar pelo filtro mais livre e o remapeamento de curvas pelo chip, irão aumentar muito pouco a potência, já que para a devida queima será necessário mais combustível, e com a mesma bomba e mesmos bicos injetores, existirá uma limitação, e fique certo de que o consumo irá se alterar.
Fazer chegar o ar mais frio ao filtro é uma boa alternativa, algo parecido são os sistemas Cooler em caminhões turbo, quanto mais longe das partes quentes do motor, menos quente será o ar aspirado, e quanto mais frio o ar, mais moléculas de oxigênio terá no mesmo, em algumas fotos de veículos preparados pode-se observar placas ou chapas tentando isolar a entrada de ar, normalmente em filtros cônicos, mas vale lembrar que os filtros que não são in box, correm o risco de absorver água, e ai se ocasionar um calço hidráulico no motor, o custo para consertar será alto ....... é um assunto polêmico.