EcoSport Club

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Trocar correia de acessorios (Poly V)

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#1
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, não sei já criaram um tutorial de como trocar a correia de acessórios (ar condicionado, alternador, bomba d’água, direção hidráulica), se já, me desculpe.
   Então vamos lá, diga por sinal muito mais fácil do que eu imaginava, de um tempo pra cá estava escutando um tec – tec vindo da parte do lado do motor aonde fica a correia, e fui verificar a correia e percebi que as ranhuras da correia estavam muito fundas,e como vai fazer um ano e meio que estou com minha eco resolvi trocar, melhor se prevenir do que remediar né...rsrs.....

A minha eco é 2004 1.6  XLT .

Ferramentas necessárias:
1 chave fixa nº 16.
1 chave de boca nº 10.

1º Passo retirar a tampa plástica que protege (esconde) as polias e a correia , para isso você terá que entrar de baixo do carro , para facilitar é melhor levantar um pouco a frente para ter maio espaço de manuseio e visualização ( OBS: se achar necessário levantar um pouco o carro use um CAVALETE não confie só no macaco), existe dois parafusos que seguram a tampa na parte superior, com a chave de boca nº 10 você retira facilmente eles.

Trocar correia de acessorios (Poly V) 16atg1x


2º Passo : Depois que você retirou a tampa, você vai ter todo acesso a correia e as polias,  primeira coisa que eu fiz foi fazer um diagrama das polias e aonde que a correia passa, fiz na mão mesmo, mas eu vou colocar um diagrama aqui que irá servir muito bem, na imagem terá dois esquema das polias, a primeira é do motor sem ar condicionado e a segunda e com ar condicionado no caso a minha.

Imagem A = sem ar condicionado

Imagem B = com ar condicionado

Trocar correia de acessorios (Poly V) 9kv4f5

       
Para quem quiser saber para que serve cada polia segue a tabela de descrição:

Trocar correia de acessorios (Poly V) 200td1x

Imagem das polias :

Trocar correia de acessorios (Poly V) 2m4y6wy



3º Passo: Você ira notar que na parte de cima do motor, próxima ao reservatório de água existe uma capa que protege a correia, se você não a retirar na hora que você tirar a correia ela ficará presa nessa capa, então para você remover essa capa, com a chave de boca nº 10 você vai retira um único parafuso que o prende .

Trocar correia de acessorios (Poly V) 2nrnf6a


Imagem sem a capa:

Trocar correia de acessorios (Poly V) W1ekg7


4º Passo: Veja no diagrama a polia de nº6 , essa que usaremos para afrouxar a correia para que possamos retirar, com a chave fixa nº 16 encaixe no parafuso central da polia e force a chave para baixo sentido horário,  você terá que fazer um pouco de força nessa hora, a polia ira descer e assim a correia ira se afrouxa, e você poderá retirar a correia facilmente.

Trocar correia de acessorios (Poly V) 9kvxg9


5º Passo: Depois que você retirou a correias verifique as polias, eu aproveitei e dei uma lubrificado com WD-40, para colocar a nova correia, se baseie com o diagrama para seguir as ordens corretas das polias, uma dica importante deixe para colocar a correia na polia de nº 6 por ultimo, irá facilitar demais seu trabalho, coloque novamente a chave fixa nº16 na polia de nº6 e force novamente para baixo sentido horário, até que consiga encaixar a correia em todas as polias, depois da correia colocada verifique se a correia está na posição certa em todas as polias, e pronto, encaixa e coloque os parafusos na capa plástica que protege as polias e não se esqueça de encaixar e parafusar a proteção que vai lá em cima na ultima polia, feito isso trabalho concluído ....E satisfação de um trabalho realizado.

Me desculpe se deixei escapar alguma coisa, eu estava sozinho e não deu para produzir algo mais elaborado. Mas quem precisar estamos aí.

#2
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
Ahhh e o tec tec que estava fazendo parou, não sei exatamente se foi por causa da correia nova ou porque eu lubrifiques todas as polias.Mas valeu a pena.

#3
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
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Boa aasilva25. Excelente contribuição.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
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Ótimo post!!!

Obrigado pela contribuição!!



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Acho que a minha deve estar patinando, na chuva parece um jardim cheio de grilo Razz 

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito bom, foi-se o tempo em que eu tinha essa disposição de entrar em baixo do carro

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ótimo tópico. A minha estava fazendo algum barulho e resolvi passar vela...


Como é um motor 2.0, a correia de acessórios fica mais escondida. Até para passar a vela deu muito trabalho. Imagina para trocar...


Mas, se o problema persistir, terei que pensar seriamente na troca/lubrificação dos rolamentos...

#8
 Vanilsom Terto

Vanilsom Terto
Membro Jr
Membro Jr
Ótimo tutorial, parabéns AASILVA25, contribuiu muito para a página.

#9
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Fiquei cabreiro de fazer o mesmo, hoje troquei a minha paguei R$150, correia e mão de obra, os grilos sumiram rsrs...

#10
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
nem vou tentar, mas preciso trocar a minha, tá fazendo um barulho chatinho do motor.....

mas excelente tópico, com certeza merece o selo "aprovado" do ecosport clube!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#11
 silveriolafa

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Iniciante
Iniciante
No desenho me parece que está errado a descrição da polia 2 seria alternador e 7 polia do ar condicionado e 8??? são 7 polias.

#12
 willian azevedo

willian azevedo
Membro Pro
Membro Pro
a correia do motor 2.0 duratec é a mesma coisa para troca?

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acredito que não, Willian. Quando troquei a minha deu muito mais trabalho (para o mecânico...). 


O motor 2.0 ocupa quase todo o cofre do motor, de modo que sobra pouquíssimo espaço para manusear ferramentas ou mesmo colocar as mãos.


Devido a isso toda manutenção na área do motor é sempre mais trabalhosa no Duratec.


Mas falando em espaço, dá gosto ver o espaço livre no motor do novo eco equipado com motor Sigma. Ali sim a manutenção é facilitada!

#14
 Marcelo Alexander

Marcelo Alexander
Iniciante
Iniciante
Qual o tempo ou km q é indicado a troca a minha é 2.0;16v motor Duratec 2012

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu não conheço nenhum indicação para troca desta correia pelo tempo ou km!


Mas, assim como outros itens de desgaste natural (pastilhas, lonas de freio, sistema de embreagem, amortecedores, pneus, etc.), deve ser feita uma inspeção periódica para verificar desgaste visível.


Imagino que não haja um tempo/km prevista porque sua duração está intimamente ligada às condições de rodagem, quilometragem percorrida, tipo de utilização e modo de dirigir.


Por isso é importante uma checagem geral no carro a cada revisão/troca de óleo.


E, naturalmente, sempre que o veículo apresentar algum sinal de avaria. No caso da correia de acessórios, o chiado característico, por exemplo! 


Abs



PS: Marcelo, fiz umas considerações lá na sua primeira postagem:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3102p50-seu-extintor-esta-vencido-nao-esquenta-nao-e-mais-obrigatorio#50413

#16
 Aderico

Aderico
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, sou novo aqui no Fórum e quero parabenizar o aaSilva25 pela excelente contribuição.
Tenho um EcoSport 2006 Freestyle, que também está apresentando esse barulhinho chato na correia de acessórios, e pretendo realizar a substituição do kit da correia multi V e os rolamentos do tensor e da polia do guia da correia.
Com relação ao tempo da troca desses componentes, é importante ressaltar que devem ser verificados a cada revisão do veículo, afinal a durabilidade dos mesmos depende muito da qualidade do material de fabricação e condições de uso do veículo.
Com relação aos diagramas, a posições das polias são respecitvamente: 1- Bomba Direção Hidráulica; 2- Alternador; 3- Polia de apoio (Deslizante); 4- Vira-Brequim; 5- Bomba D'Água; 6- Tensor da correia; 7- Compressor do Ar Condicionado. É muito importante observar a posição correta da correia, por isso, uma boa dica é tirar uma foto do sistema montado antes de realizar a substituição dos componentes para não se perder na hora de montar.

#17
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