Postado Qua Jun 18, 2014 5:33 pm
Olá pessoal, não sei já criaram um tutorial de como trocar a correia de acessórios (ar condicionado, alternador, bomba d’água, direção hidráulica), se já, me desculpe.
Então vamos lá, diga por sinal muito mais fácil do que eu imaginava, de um tempo pra cá estava escutando um tec – tec vindo da parte do lado do motor aonde fica a correia, e fui verificar a correia e percebi que as ranhuras da correia estavam muito fundas,e como vai fazer um ano e meio que estou com minha eco resolvi trocar, melhor se prevenir do que remediar né...rsrs.....
A minha eco é 2004 1.6 XLT .
Ferramentas necessárias:
1 chave fixa nº 16.
1 chave de boca nº 10.
1º Passo retirar a tampa plástica que protege (esconde) as polias e a correia , para isso você terá que entrar de baixo do carro , para facilitar é melhor levantar um pouco a frente para ter maio espaço de manuseio e visualização ( OBS: se achar necessário levantar um pouco o carro use um CAVALETE não confie só no macaco), existe dois parafusos que seguram a tampa na parte superior, com a chave de boca nº 10 você retira facilmente eles.
2º Passo : Depois que você retirou a tampa, você vai ter todo acesso a correia e as polias, primeira coisa que eu fiz foi fazer um diagrama das polias e aonde que a correia passa, fiz na mão mesmo, mas eu vou colocar um diagrama aqui que irá servir muito bem, na imagem terá dois esquema das polias, a primeira é do motor sem ar condicionado e a segunda e com ar condicionado no caso a minha.
Imagem A = sem ar condicionado
Imagem B = com ar condicionado
Para quem quiser saber para que serve cada polia segue a tabela de descrição:
Imagem das polias :
3º Passo: Você ira notar que na parte de cima do motor, próxima ao reservatório de água existe uma capa que protege a correia, se você não a retirar na hora que você tirar a correia ela ficará presa nessa capa, então para você remover essa capa, com a chave de boca nº 10 você vai retira um único parafuso que o prende .
Imagem sem a capa:
4º Passo: Veja no diagrama a polia de nº6 , essa que usaremos para afrouxar a correia para que possamos retirar, com a chave fixa nº 16 encaixe no parafuso central da polia e force a chave para baixo sentido horário, você terá que fazer um pouco de força nessa hora, a polia ira descer e assim a correia ira se afrouxa, e você poderá retirar a correia facilmente.
5º Passo: Depois que você retirou a correias verifique as polias, eu aproveitei e dei uma lubrificado com WD-40, para colocar a nova correia, se baseie com o diagrama para seguir as ordens corretas das polias, uma dica importante deixe para colocar a correia na polia de nº 6 por ultimo, irá facilitar demais seu trabalho, coloque novamente a chave fixa nº16 na polia de nº6 e force novamente para baixo sentido horário, até que consiga encaixar a correia em todas as polias, depois da correia colocada verifique se a correia está na posição certa em todas as polias, e pronto, encaixa e coloque os parafusos na capa plástica que protege as polias e não se esqueça de encaixar e parafusar a proteção que vai lá em cima na ultima polia, feito isso trabalho concluído ....E satisfação de um trabalho realizado.
Me desculpe se deixei escapar alguma coisa, eu estava sozinho e não deu para produzir algo mais elaborado. Mas quem precisar estamos aí.
Então vamos lá, diga por sinal muito mais fácil do que eu imaginava, de um tempo pra cá estava escutando um tec – tec vindo da parte do lado do motor aonde fica a correia, e fui verificar a correia e percebi que as ranhuras da correia estavam muito fundas,e como vai fazer um ano e meio que estou com minha eco resolvi trocar, melhor se prevenir do que remediar né...rsrs.....
A minha eco é 2004 1.6 XLT .
Ferramentas necessárias:
1 chave fixa nº 16.
1 chave de boca nº 10.
1º Passo retirar a tampa plástica que protege (esconde) as polias e a correia , para isso você terá que entrar de baixo do carro , para facilitar é melhor levantar um pouco a frente para ter maio espaço de manuseio e visualização ( OBS: se achar necessário levantar um pouco o carro use um CAVALETE não confie só no macaco), existe dois parafusos que seguram a tampa na parte superior, com a chave de boca nº 10 você retira facilmente eles.
2º Passo : Depois que você retirou a tampa, você vai ter todo acesso a correia e as polias, primeira coisa que eu fiz foi fazer um diagrama das polias e aonde que a correia passa, fiz na mão mesmo, mas eu vou colocar um diagrama aqui que irá servir muito bem, na imagem terá dois esquema das polias, a primeira é do motor sem ar condicionado e a segunda e com ar condicionado no caso a minha.
Imagem A = sem ar condicionado
Imagem B = com ar condicionado
Para quem quiser saber para que serve cada polia segue a tabela de descrição:
Imagem das polias :
3º Passo: Você ira notar que na parte de cima do motor, próxima ao reservatório de água existe uma capa que protege a correia, se você não a retirar na hora que você tirar a correia ela ficará presa nessa capa, então para você remover essa capa, com a chave de boca nº 10 você vai retira um único parafuso que o prende .
Imagem sem a capa:
4º Passo: Veja no diagrama a polia de nº6 , essa que usaremos para afrouxar a correia para que possamos retirar, com a chave fixa nº 16 encaixe no parafuso central da polia e force a chave para baixo sentido horário, você terá que fazer um pouco de força nessa hora, a polia ira descer e assim a correia ira se afrouxa, e você poderá retirar a correia facilmente.
5º Passo: Depois que você retirou a correias verifique as polias, eu aproveitei e dei uma lubrificado com WD-40, para colocar a nova correia, se baseie com o diagrama para seguir as ordens corretas das polias, uma dica importante deixe para colocar a correia na polia de nº 6 por ultimo, irá facilitar demais seu trabalho, coloque novamente a chave fixa nº16 na polia de nº6 e force novamente para baixo sentido horário, até que consiga encaixar a correia em todas as polias, depois da correia colocada verifique se a correia está na posição certa em todas as polias, e pronto, encaixa e coloque os parafusos na capa plástica que protege as polias e não se esqueça de encaixar e parafusar a proteção que vai lá em cima na ultima polia, feito isso trabalho concluído ....E satisfação de um trabalho realizado.
Me desculpe se deixei escapar alguma coisa, eu estava sozinho e não deu para produzir algo mais elaborado. Mas quem precisar estamos aí.