EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eterno...enquanto dura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Ecosport Clube

Eterno...enquanto dura ! Crying or Very sad  Sad  Sad  Neutral  Neutral 

Prezados amigos do Fórum, estou comunicando que acabo de vender  minha Ecosport e consequentemente vou acabar me afastando do convívio com vocês. Foram apenas 6 meses como proprietário de uma Eco e certamente de todos os carros que tive ao longo desses mais de 35 anos (desde meu primeiro fusquinha 72) foi o carro o qual fiquei por menos tempo.
O motivo de ter sido um período tão curto foi porque cheguei a conclusão de que esse não era o tipo de carro que pudesse atender as minhas necessidades de uso, explico:
Tenho um sítio onde a partir do fim do asfalto são 6 kms. de estrada de terra que ora está bastante molhada (lama/barro) ora bastante seca (pedras e poeira) e com muitos altos e baixos no piso e para piorar nos últimos 200 metros até minha casa há um trecho de razoável inclinação onde veículos com tração dianteira têm enorme dificuldade de subir estando a estrada seca ou molhada e onde  o piso é o pior possível entre pedras e buracos. Por 3 vezes não consegui superar esse espaço tendo que deixar o carro no início da subida. Uma vez foi porque estava chovendo (e era tarde da noite e escuridão total), uma vez foi porque estava muito seco e outra vez foi porque estava muito pesado na mala. Tirando todas as vezes em que todos os passageiros que estavam no carro tinham que descer para aliviar o peso.
Aliado a isso tudo, quando a estrada estava muito seca, mesmo com o carro todo fechado, entrava muita poeira pelas frestas das portas ou seja, uma vedação para lá de sofrível. Entrava poeira até pelas telas dos auto-falantes. A trepidação na estrada já estava deixando o carro super-barulhento internamente mostrando uma grande fragilidade de acabamento dando a impressão que todos aqueles acabamentos de plástico iriam se soltar mais dias ou menos dias. Os bancos e o piso de carpete já estavam ganhando uma coloração de barro. Devido ao atrito dessa trepidação rodando na estrada  de terra a mangueira do óleo da direção hidráulica (que é de ferro) furou. A do ar condicionado (de alumínio) já estava prestes a furar também. Esse foi um dos tópicos que criei aqui relatando o acontecido.
Enfim, cheguei a conclusão que esse tipo de carro (com câmbio automático) mesmo com uma altura do solo razoável não foi o carro apropriado para enfrentar esses tipos de dificuldades. Mesmo que fosse o modelo 4x4 ainda assim acredito que, pela fragilidade construtiva e de acabamento, não é o carro ideal para ser considerado um fora de estrada e que possa andar frequentemente em terrenos irregulares. Essa tração 4x4 dele tem mais o efeito de proporcionar mais segurança em piso molhado em estradas asfaltadas e dividir espaço com as SUV's concorrentes do que o de enfrentar bravamente e verdadeiramente terrenos irregulares.
Já dirigindo no asfalto, e somente no asfalto, é até bastante ágil, anda bem, e é razoavelmente econômico para um motor 2.0 (10/11 l/km na estrada), enfim é um carrinho bonito e gostoso de dirigir nesta situação. Tem grandes limitações de espaço para bagagens e isso não é novidade, quanto aos freios é necessário uma 'adaptação' ao seu modo de atuação. além de já ser um modelo fora de linha. Continuaria com ela se não fosse essa minha "necessidade especial". Acabo de trocar-la por carro com motor diesel e tração 4x4 + Reduzida. Espero que atenda ao que preciso.
Bem, então é isso pessoal. Gostaria enormemente de agradecer a todos aqui do Fórum por esse breve convívio que tivemos e pelas informações e esclarecimento de dúvidas que pude obter e compartilhar com o grupo e que me ajudaram muito a formar uma opinião mais balizada antes de me decidir na compra deste modelo. Não descarto a possibilidade de ter uma outra no futuro, e quem sabe já o modelo novo ?
Penso que, se minhas condições financeiras assim permitir (e é o meu objetivo), mais a frente eu possa manter o veículo atual somente para uso quando de minha ida ao sítio e outras aventuras mais pesadas e ter um segundo somente para uso em asfalto.
 lol!  lol!  Driver  Crying or Very sad  Crying or Very sad

#2
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Alô paesrm.

Obrigado pelo convívio estes meses e visite-nos. Sempre se pode ajudar, ainda mais vc que utilizou o Eco em situações extremas e que viu defeitos que nem conhecemos por usar apenas no asfalto. Lembre-se que vc teve necessidades especiais e que de repente poderá ser a necessidade de um outro membro do fórum e sua escolha poderá também lhe servir. Não sendo filiado ao fabricante do Eco podemos ficar a vontade para falar das virtudes Very Happy  e defeitos Sad  deste carro.

Boa sorte em seu novo carro.

Grande abraço.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#3
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Boa sorte em sua nova compra amigo.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Realmente é muito trabalho pesado para um carro como o Eco. Como você citou, mesmo a versão 4WD teria alguns problemas para enfrentar repetidamente os trechos citados. Mas se você tivesse utilizado uma certamente ficaria mais tempo com o carro.

Eu, que tenho as duas versões, sei que não dá para comparar o desempenho de ambas em situações tão extremas. Qualquer veículo 4x2 sofreria muito nas estradas que você citou. Ainda mais sendo automatizado.

E, ademais, você veio de uma Pajero GLS de 7 lugares. Neste tempo todo deve ter sentido muita falta do espaço e da potência que tinha com ela. Aliás, qual veículo 4x4 você adquiriu? Eu fico sempre de olho nas Full de 2008 a 2010 (um preço mais razoável).

De qualquer modo, boa sorte com seu novo carro! Se possível nos visite de vez em quando!

 cheers 

#5
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:
Realmente é muito trabalho pesado para um carro como o Eco. Como você citou, mesmo a versão 4WD teria alguns problemas para enfrentar repetidamente os trechos citados. Mas se você tivesse utilizado uma certamente ficaria mais tempo com o carro.

Eu, que tenho as duas versões, sei que não dá para comparar o desempenho de ambas em situações tão extremas. Qualquer veículo 4x2 sofreria muito nas estradas que você citou. Ainda mais sendo automatizado.

E, ademais, você veio de uma Pajero GLS de 7 lugares. Neste tempo todo deve ter sentido muita falta do espaço e da potência que tinha com ela. Aliás, qual veículo 4x4 você adquiriu? Eu fico sempre de olho nas Full de 2008 a 2010 (um preço mais razoável).

De qualquer modo, boa sorte com seu novo carro! Se possível nos visite de vez em quando!

 cheers 

Pois é Josimar, eu tinha um verdadeiro tanque de guerra nas mãos, mas como ela era ano 2000 e a gasolina (automática), e como já estava entrando num período crítico de revisões, achei melhor passa-la adiante, além do que minha esposa sempre reclamava porque queria dirigir um carro mas não tinha "coragem" para dirigir aquele "monstro" como ela costumava se referir a Pajero. Realmente ela era um pouco gastona (6 cidade / 8,5 estrada na média). Diante dessa situação perguntei a ela qual carro seria bom para que pudesse dirigir também, e ela me sugeriu a Ecosport automática e mais importante, que estivesse dentro de nosso orçamento, então partimos para experimentar a Eco.
Uma coisa, é como você mencionou acima, espaço e potencia, isso ela tem de sobra; e mais: conforto, segurança, estabilidade, robustez e desempenho em estradas de terra isso eu tenho que admitir, a Pajero é um senhor carro ! Subia esse trecho no sítio "com os pés nas costas" nem tomava conhecimento dos obstáculos. Cheguei mesmo a subir com 4 sacos de cimento na mala sem necessidade do 4x4. Poeira, não entrava nadinha, uma perfeita vedação mesmo sendo um carro com 12/13 anos e com todas as borrachas originais e sem o mínimo desgaste.
Foi aí que começou minha 'decepção' com a Eco diante dessas dificuldades, parecia que eu estava num carrinho de brinquedo comparando ambas.
Então não tinha outra alternativa a tomar antes que eu detonasse a Eco nessas minhas idas ao sítio e acabar desvalorizando ainda mais o carro.
Como eu nesse momento não poderia entrar numa despesa muito alta porque estou fazendo obras no sítio, procurei um carro que tivesse seu preço próximo do valor da Eco e então surgiu a oportunidade e troquei por uma Tracker 2002 4x4 turbo-díesel 2.0. É um carro um pouco menor que a Pajero com câmbio mecânico (que saudades do automático !) está bem conservado e faz a incrível marca de consumo de 15/16 kms por litro na estrada e 11/12 na cidade. Essas foram as marcas que consegui medir até o momento. E isso é plenamente o normal para esse carro.
A Tracker nada mais é do que simplesmente o Suzuki Grand Vitara que a GM adotou com esse nome aqui no Brasil. Só mudou o emblema de Suzuki para Chevrolet o resto é totalmente japonês, apenas montado na Argentina.
Certamente vai deixar saudades esses comentários que trocamos aqui, principalmente com você que talvez seja o cara mais empolgado por Ecos aqui no forum. Vou manter a pagina em meus favoritos e de vez enquanto venho dar uma espiada e quem sabe alguns pitacos também.
Um grande abraço a todos,
Ronaldo

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos