Postado Ter Fev 11, 2014 7:42 pm
Ecosport Clube
Eterno...enquanto dura !
Prezados amigos do Fórum, estou comunicando que acabo de vender minha Ecosport e consequentemente vou acabar me afastando do convívio com vocês. Foram apenas 6 meses como proprietário de uma Eco e certamente de todos os carros que tive ao longo desses mais de 35 anos (desde meu primeiro fusquinha 72) foi o carro o qual fiquei por menos tempo.
O motivo de ter sido um período tão curto foi porque cheguei a conclusão de que esse não era o tipo de carro que pudesse atender as minhas necessidades de uso, explico:
Tenho um sítio onde a partir do fim do asfalto são 6 kms. de estrada de terra que ora está bastante molhada (lama/barro) ora bastante seca (pedras e poeira) e com muitos altos e baixos no piso e para piorar nos últimos 200 metros até minha casa há um trecho de razoável inclinação onde veículos com tração dianteira têm enorme dificuldade de subir estando a estrada seca ou molhada e onde o piso é o pior possível entre pedras e buracos. Por 3 vezes não consegui superar esse espaço tendo que deixar o carro no início da subida. Uma vez foi porque estava chovendo (e era tarde da noite e escuridão total), uma vez foi porque estava muito seco e outra vez foi porque estava muito pesado na mala. Tirando todas as vezes em que todos os passageiros que estavam no carro tinham que descer para aliviar o peso.
Aliado a isso tudo, quando a estrada estava muito seca, mesmo com o carro todo fechado, entrava muita poeira pelas frestas das portas ou seja, uma vedação para lá de sofrível. Entrava poeira até pelas telas dos auto-falantes. A trepidação na estrada já estava deixando o carro super-barulhento internamente mostrando uma grande fragilidade de acabamento dando a impressão que todos aqueles acabamentos de plástico iriam se soltar mais dias ou menos dias. Os bancos e o piso de carpete já estavam ganhando uma coloração de barro. Devido ao atrito dessa trepidação rodando na estrada de terra a mangueira do óleo da direção hidráulica (que é de ferro) furou. A do ar condicionado (de alumínio) já estava prestes a furar também. Esse foi um dos tópicos que criei aqui relatando o acontecido.
Enfim, cheguei a conclusão que esse tipo de carro (com câmbio automático) mesmo com uma altura do solo razoável não foi o carro apropriado para enfrentar esses tipos de dificuldades. Mesmo que fosse o modelo 4x4 ainda assim acredito que, pela fragilidade construtiva e de acabamento, não é o carro ideal para ser considerado um fora de estrada e que possa andar frequentemente em terrenos irregulares. Essa tração 4x4 dele tem mais o efeito de proporcionar mais segurança em piso molhado em estradas asfaltadas e dividir espaço com as SUV's concorrentes do que o de enfrentar bravamente e verdadeiramente terrenos irregulares.
Já dirigindo no asfalto, e somente no asfalto, é até bastante ágil, anda bem, e é razoavelmente econômico para um motor 2.0 (10/11 l/km na estrada), enfim é um carrinho bonito e gostoso de dirigir nesta situação. Tem grandes limitações de espaço para bagagens e isso não é novidade, quanto aos freios é necessário uma 'adaptação' ao seu modo de atuação. além de já ser um modelo fora de linha. Continuaria com ela se não fosse essa minha "necessidade especial". Acabo de trocar-la por carro com motor diesel e tração 4x4 + Reduzida. Espero que atenda ao que preciso.
Bem, então é isso pessoal. Gostaria enormemente de agradecer a todos aqui do Fórum por esse breve convívio que tivemos e pelas informações e esclarecimento de dúvidas que pude obter e compartilhar com o grupo e que me ajudaram muito a formar uma opinião mais balizada antes de me decidir na compra deste modelo. Não descarto a possibilidade de ter uma outra no futuro, e quem sabe já o modelo novo ?
Penso que, se minhas condições financeiras assim permitir (e é o meu objetivo), mais a frente eu possa manter o veículo atual somente para uso quando de minha ida ao sítio e outras aventuras mais pesadas e ter um segundo somente para uso em asfalto.
Eterno...enquanto dura !
Prezados amigos do Fórum, estou comunicando que acabo de vender minha Ecosport e consequentemente vou acabar me afastando do convívio com vocês. Foram apenas 6 meses como proprietário de uma Eco e certamente de todos os carros que tive ao longo desses mais de 35 anos (desde meu primeiro fusquinha 72) foi o carro o qual fiquei por menos tempo.
O motivo de ter sido um período tão curto foi porque cheguei a conclusão de que esse não era o tipo de carro que pudesse atender as minhas necessidades de uso, explico:
Tenho um sítio onde a partir do fim do asfalto são 6 kms. de estrada de terra que ora está bastante molhada (lama/barro) ora bastante seca (pedras e poeira) e com muitos altos e baixos no piso e para piorar nos últimos 200 metros até minha casa há um trecho de razoável inclinação onde veículos com tração dianteira têm enorme dificuldade de subir estando a estrada seca ou molhada e onde o piso é o pior possível entre pedras e buracos. Por 3 vezes não consegui superar esse espaço tendo que deixar o carro no início da subida. Uma vez foi porque estava chovendo (e era tarde da noite e escuridão total), uma vez foi porque estava muito seco e outra vez foi porque estava muito pesado na mala. Tirando todas as vezes em que todos os passageiros que estavam no carro tinham que descer para aliviar o peso.
Aliado a isso tudo, quando a estrada estava muito seca, mesmo com o carro todo fechado, entrava muita poeira pelas frestas das portas ou seja, uma vedação para lá de sofrível. Entrava poeira até pelas telas dos auto-falantes. A trepidação na estrada já estava deixando o carro super-barulhento internamente mostrando uma grande fragilidade de acabamento dando a impressão que todos aqueles acabamentos de plástico iriam se soltar mais dias ou menos dias. Os bancos e o piso de carpete já estavam ganhando uma coloração de barro. Devido ao atrito dessa trepidação rodando na estrada de terra a mangueira do óleo da direção hidráulica (que é de ferro) furou. A do ar condicionado (de alumínio) já estava prestes a furar também. Esse foi um dos tópicos que criei aqui relatando o acontecido.
Enfim, cheguei a conclusão que esse tipo de carro (com câmbio automático) mesmo com uma altura do solo razoável não foi o carro apropriado para enfrentar esses tipos de dificuldades. Mesmo que fosse o modelo 4x4 ainda assim acredito que, pela fragilidade construtiva e de acabamento, não é o carro ideal para ser considerado um fora de estrada e que possa andar frequentemente em terrenos irregulares. Essa tração 4x4 dele tem mais o efeito de proporcionar mais segurança em piso molhado em estradas asfaltadas e dividir espaço com as SUV's concorrentes do que o de enfrentar bravamente e verdadeiramente terrenos irregulares.
Já dirigindo no asfalto, e somente no asfalto, é até bastante ágil, anda bem, e é razoavelmente econômico para um motor 2.0 (10/11 l/km na estrada), enfim é um carrinho bonito e gostoso de dirigir nesta situação. Tem grandes limitações de espaço para bagagens e isso não é novidade, quanto aos freios é necessário uma 'adaptação' ao seu modo de atuação. além de já ser um modelo fora de linha. Continuaria com ela se não fosse essa minha "necessidade especial". Acabo de trocar-la por carro com motor diesel e tração 4x4 + Reduzida. Espero que atenda ao que preciso.
Bem, então é isso pessoal. Gostaria enormemente de agradecer a todos aqui do Fórum por esse breve convívio que tivemos e pelas informações e esclarecimento de dúvidas que pude obter e compartilhar com o grupo e que me ajudaram muito a formar uma opinião mais balizada antes de me decidir na compra deste modelo. Não descarto a possibilidade de ter uma outra no futuro, e quem sabe já o modelo novo ?
Penso que, se minhas condições financeiras assim permitir (e é o meu objetivo), mais a frente eu possa manter o veículo atual somente para uso quando de minha ida ao sítio e outras aventuras mais pesadas e ter um segundo somente para uso em asfalto.