EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

PRBLEMA NO 4X4 DA ECO 07.

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 DANIEL MOURA

DANIEL MOURA
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

BOM DIA, SOU NOVO NO FORUM E GOSTARIA DE AJUDA SOBRE O MEU PROBLEMA.
TENHO UMA ECOSPORT 2007 COM 18.500 KM QUE COMPREI A MAIS OU MENOS 03 MESES.
SENDO CERTO QUE FIZ A VISTORIA PRELIMINAR E ACIONEI VIA BOTÃO O 4X4.
SENDO QUE PASSADO ESTE TEMPO, VERIFIQUEI QUE AO FAZER UMA CURVA EM MANOBRA, O CARRO PATINA E QUEIMA A EMBREAGEM.
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM PODE ME AJUDAR NESTE CASO.

GOSTARIA DE TER ALGUMA DICA ANTES DE CAIR NAS MÃOS DA AUTORIZADA.

DANIEL MOURA.

17/03/2011.

Amigos,
Conforme combinado, escrevo o desfecho da história do “problema na tração”.
Bem, depois de dois dias na oficina, muitos telefonemas meus para o representante, muitos quilômetros rodados em testes e contatos da oficina com a fábrica, chegou-se a seguinte conclusão.
Como já era de conhecimento, conforme orientação do manual do proprietário do carro, este sistema 4WD não pode ser acionado de MANEIRA ALGUMA no asfalto, concreto, paralelepípedo e outros. Sua utilização deve ser feita EXCLUSIVAMENTE em terrenos que se tenha real necessidade de sua utilização, tais como, areia, barro, lama e etc.
Depois das explicações, sai como chefe da oficina para uma área onde o piso era de barro seco, e como pude conferir em loco, realmente o sistema estava funcionado perfeitamente.
Fui orientado de maneira bem contundente a utilizar a tração de só da forma acima descritas, correndo o risco de queimar a embreagem e superaquecer o módulo de tração.
Sendo assim amigos, me sinto na obrigação de atentá-los ao risco destas informações.
Com relação à observação que fiz sobre a possibilidade de estarmos abrindo um canal exclusivo sobre o 4WD, gostaria de esclarecer que minha idéia não foi em momento algum dividir este FORUM (que me ajudou muito e irá ajudar muitas vezes mais com certeza), e sim, estreitar mais o contato com proprietários (somos muito poucos) destes carros que tem suas peculiaridades que como bem sabemos são obscuras até para quem deveria dar aula de conhecimento (autorizadas/fabrica).
Sou muito novo neste site e de forma alguma gostaria de seccionar a maioria (1.0,1.6 e 2.0 auto/mec) de uma minoria (4x4).
Mais como sabiamente ponderou nosso amigo Alfredo “O Site é Ecosport, quanto mais modelos e participantes, melhor
Assim como de forma pontual o amigo Marcos citou de forma exemplificativa ” Se isso vingar, logo logo o pessoal do Eco automatico vai querer a mesma coisa e dae vai separar muito o pessoal por causa dos modelos diferentes”.
Mesmo assim ainda acredito que seria uma forma mais prática de coletar estas peculiares informações. Sei que estou sendo demais redundante mais friso que estou me reportando a PECULIARIDADES.
Não quero gerar polemica ou querer levantar uma bandeira, só quero esclarecer o meu ponto de vista.
Posso citar o exemplo de um site de compras. Você clica em eletrônicos, depois clica em televisões, depois chegamos as de LED, LCD, PLASMA e etc... São todas televisões, mais cada uma com sua PECULIARIDADE este é o famoso e muito utilizado FILTRO que não segrega não exclui, só otimiza tempo.
De resto agradeço muito aos amigos pelas opiniões, sugestões mais acima de tudo a boa recepção que tive no grupo.
Daniel Moura.



Última edição por DANIEL MOURA em Qui Mar 17, 2011 12:26 pm, editado 1 vez(es)


#26
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Leandro Gordo escreveu:E aí, alguem sabe me dizer se ao tirar apenas uma roda do contato com o chão, essa gira normalmente ou apenas se tirar o outro lado tambem do chão.

Grato pela ajuda

Continuo aguardando a ajuda de alguem

#27
 Ecomarco

avatar
Membro
Membro
Leandro Gordo escreveu:
Leandro Gordo escreveu:E aí, alguem sabe me dizer se ao tirar apenas uma roda do contato com o chão, essa gira normalmente ou apenas se tirar o outro lado tambem do chão.

Grato pela ajuda

Continuo aguardando a ajuda de alguem

Olá Leandro, vou tentar te ajudar...
Esta versão de 4x4 funciona por demanda, ou seja, se estiver com o botão na posição desligado (luz apagada) o carro fica com tração no modo auto, entende-se que quando patinar uma das rodas dianteiras, ou por desnível ou falta de aderência o torque é transmitido proporcionalmente para as rodas trazeiras em 25 ou 50% e quando você aciona a tração (4WD) o sistema já esta com 50x50 de torque, e agora a sua resposta, o diferencial trazeiro não tem compensação, é 100% bloqueado o que siginifica que as duas rodas trazeira andam na mesma rotação indiferente de estar ou não com a roda no chão ou no ar, elas estarão sempre na mesma rotação. Um indicativo disto é quando vc liga o 4WD na garagem por exemplo, ou qualquer piso pavimentado, tente arrancar o carro na lenta com a direção totalmente virada para um dos lados, o carro apanha, vc tem que acelerar e talvez queime a embreagem um pouco,isto porque as rodas trazeiras não fazem a compensação no diferencial, se as duas rodam na mesma rotação vc tera a de fora arrastando(muito lenta para a curva) e a de dentro patinando(muito rápido), fica mais visível se vc testar na areia, daí pode visualizar a roda de fora arrastando e a de dentro patinando sem queimar embragem. Por isso que o sistema só é indicado para areia, chão batido, ou desníveis.

Espero ter ajudado!!

Marco.

#28
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se a embreagem do 4x4 estiver queimada, vai ter que trocar a caixa todinha que dizem que usa um tipo de silicone liquido na embreagem e ela eh selada,ou seja, troca total.

#29
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
kentakk escreveu:Se a embreagem do 4x4 estiver queimada, vai ter que trocar a caixa todinha que dizem que usa um tipo de silicone liquido na embreagem e ela eh selada,ou seja, troca total.


Boa noite, troquei a embreagem da minha e nao tive que trocar a caixa toda nao, quanto ao silicone, na caixa nao encontramos nada disso não, inclusive nao tinha fio algum na parte dianteira onde aciona o sistemacom esse silicone, acredito que isso seja no diferencial traseiro.

#30
 wander.castro.14

wander.castro.14
Iniciante
Iniciante
Para quem ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da 4x4, veja no link: http://www.uor.com.br/noticias/2004_1/20040323.htm

#31
 wander.castro.14

wander.castro.14
Iniciante
Iniciante
Leandro Gordo escreveu:
kentakk escreveu:Se a embreagem do 4x4 estiver queimada, vai ter que trocar a caixa todinha que dizem que usa um tipo de silicone liquido na embreagem e ela eh selada,ou seja, troca total.


Boa noite, troquei a embreagem da minha e nao tive que trocar a caixa toda nao, quanto ao silicone, na caixa nao encontramos nada disso não, inclusive nao tinha fio algum na parte dianteira onde aciona o sistemacom esse silicone, acredito que isso seja no diferencial traseiro.


O silicone fica dentro do E-ERBC.

#32
 hugosmattos

avatar
Membro
Membro
Me respondam uma dúvida.

O Para-sol do lado do motorista no carro de vocês, tem ou não tem um adesivo com um monte de recomendações?
Vocês leram esse adesivo? Pra quem tem manual, leu esse manual?
O adesivo, por exemplo é bem claro com a parte do NUNCA utilizar o 4wd no asfalto.

Claro, salvo quando em chuva forte, e você tiver que passar em um verdadeiro rio em uma avenida, br...

#33
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos